Notas & Notas – 17 de janeiro de 2020

0

VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, encerrou a segunda etapa de vacinação, realizada de julho a dezembro, cumprindo as metas estabelecidas pela pasta. Ao total, foram imunizadas neste período cerca de 830 fêmeas bovinas em 121 propriedades rurais, obtendo a maior quantia desde o início da campanha. A brucelose é uma doença zoonose, ou seja, que passa do animal para o ser humano e é causada por uma bactéria (Brucella abortus) que ataca principalmente bovinos e bubalinos. Uma pessoa pode adquirir a doença através do contato com animais infectados, assim como a partir da ingestão de carne mal passada, leite contaminado e seus derivados. A brucelose pode causar infertilidade, artrite e outras complicações que podem levar à morte.

SELEÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

Com ensino público de qualidade, os alunos da rede municipal de Volta Redonda vêm se destacando e conquistando cada vez mais espaço nas provas de seleção para cursar o Ensino Médio. Ao todo, 21 alunos da Escola Municipal Jiulio Caruso passaram em importantes escolas públicas e particulares da região. Alguns dos alunos aprovados participam do curso de aprofundamento oferecido pela Rede Municipal de Educação, que acontece aos sábados, com aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

INSTITUIÇÃO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Os alunos foram aprovados na Instituição Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, nos cursos de Agroindústria, Meio Ambiente, Informática, Automação e Agropecuária, além de dois aprovados com bolsa 100% no Sesi, mais dois no Instituto de Cultura Técnica (ICT) e um na Escola Técnica Pandiá Calógeras.

INSCRIÇÕES PARA ESCOLA DE GESTÃO

A Escola de Gestão Pública, vinculada à Secretaria de Administração da Prefeitura de Angra, abre nesta quinta-feira, dia 16, inscrições para três novos cursos que serão realizados nos próximos meses, com foco na capacitação dos servidores municipais. A primeira formação oferecida será ‘Saúde Emocional do Servidor’, prevista para ocorrer nos dias 9, 16, 23 e 30 de março, das 13h30min às 17 horas. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, discussão e acolhimento dos servidores em busca do desenvolvimento e fortalecimento da saúde mental. As aulas abordarão os seguintes temas: saúde emocional, ansiedade e depressão e autoestima.

DENÚNCIA AO LINHA VERDE

Foto: Divulgação


Uma construção irregular com cerca de 63 metros quadrados foi localizada em Paraty, nesta quarta-feira, dia 15, por policiais militares, após informações recebidas pelo Linha Verde (0300 253 1177) através do aplicativo ‘Disque Denúncia RJ’ para celulares. De acordo com os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga (4ª UPAm), a denúncia citava a existência de uma construção que vinha descumprindo um embargo do Inea, no Condomínio Portal do Corumbé, no bairro Várzea do Corumbé.

LICENÇAS NECESSÁRIAS

No local, os policiais encontraram a arquiteta responsável pela construção e ao questioná-la sobre a proprietária do local, foram informados que a mesma residia no Chile. Os agentes então perguntaram sobre as licenças necessárias para a construção e foi apresentado um alvará vencido do ano de 2009, um ofício do IPHAN não autorizando o loteamento e a notificação do embargo pela Prefeitura Municipal de Paraty, porém sem nenhuma licença ambiental para o empreendimento. Por esse motivo, ela foi convidada a prestar esclarecimentos na 167ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais.

JANEIRO BRANCO EM RESENDE

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, preparou diversas ações de prevenção e conscientização da campanha nacional ‘Janeiro Branco’. Neste ano, a Superintendência Municipal de Saúde Mental está voltada para a saúde do servidor.

A PROGRAMAÇÃO

A programação do ‘Janeiro Branco’ conta com palestras e ofertará  serviços de saúde, como aferição da pressão arterial e massagem. Também há atividades previstas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com rodas de conversa com as equipes e nas salas de espera com os usuários. Segundo a coordenação do núcleo, será enfatizada a importância de um bom acolhimento das demandas emocionais.

PROJETO ‘BRINCANDO NOS BAIRROS’

Foto: Divulgação


O projeto ‘Brincando nos Bairros’ chega nesta sexta-feira, dia 17, ao bairro Bela Bisca, em Itatiaia. No período de 9 horas ao meio-dia, crianças e adolescentes com idades entre cinco e 17 anos poderão participar de diversas atividades, voltadas para as práticas esportivas e de trabalho pedagógico cooperativo. Entre eles, Basquete, Cabo de Guerra, Capoeira, Corrida de Saco, Corrida do Ovo, Corrida Kids, Dança, Futebol, Vôlei, Peteca, Pique Bandeira, Queimada e Tênis de Mesa. O projeto é promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Esporte e Lazer do município e será realizado em diversos bairros até o próximo dia 1º de fevereiro.

LIMPEZA EM FALCÃO

Desde quarta-feira, a Prefeitura de Quatis está realizando os trabalhos de limpeza no distrito de Falcão, na zona rural situado a 18 quilômetros da área urbana. A limpeza das vias públicas de Falcão faz parte do calendário permanente de manutenção e conservação organizado pela prefeitura para todos os bairros e distritos da cidade, mas nesta semana vem sendo reforçada devido à festa de São Sebastião, padroeiro do distrito. A festa é considerada um dos acontecimentos principais do calendário de eventos da cidade. Dez operários atuam no local com o auxílio de ferramentas manuais e um caminhão.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A Prefeitura de Porto Real informa que o atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda será até as 15 horas. O motivo é que será realizada uma dedetização na sede da unidade. A Secretaria também anuncia que devido à substituição dos computadores que pertenciam ao Estado pelos disponibilizados através da Prefeitura, ocorrida no último dia 13, foi solicitado na mesma data a autorização e a transmissão dos MAC (endereços físicos) dos novos computadores para Brasília.

USF VILA MARIA DE BARRA MANSA

A manhã de quinta-feira, dia 16, foi marcada pela visita dos representantes do Instituto Albert Einstein e da Secretaria Estadual de Saúde à Unidade Saúde da Família do bairro Vila Elmira, em Barra Mansa. O objetivo da ida até o espaço foi conhecer e avaliar o processo de trabalho da unidade laboratório do PlanificaSUS no município. O projeto tem a finalidade de melhorar os serviços de saúde na região, buscando avançar a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma qualificada e integrada, reduzindo as filas em serviços primários e especializado.

PLANIFICASUS

O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS. O objetivo da iniciativa é otimizar o desenho da rede de saúde, melhorar o acesso da população aos serviços e trabalhar para alcançar atendimento para a população, além de fortalecer a articulação com os setores de saúde de outros municípios.

TURISMO EM ANGRA DOS REIS

Os primeiros botes, com os cerca de três mil turistas argentinos e brasileiros, vindos do Navio Costa Pacífica, começaram a atracar no Cais de Santa Luzia por volta das 8 horas dessa quinta-feira, dia 16. A todo tempo barcos de agências e credenciados saíam para passeios nas mais diversas praias e ilhas da cidade.  Outra parte do grupo de visitantes aproveitou o dia para conhecer os atrativos do Centro de Angra, o comércio local e pontos turísticos como a Igreja Matriz, o Convento do Carmo e o Museu de Arte Sacra.

RISCOS DE EMPINAR PIPAS

Com a proximidade do fim das férias escolares, a CCR NovaDutra reforça sua campanha educativa sobre os perigos de empinar pipas às margens da rodovia. Essa ação ocorre durante o ano todo, mas nos períodos de férias escolares ela ganha um reforço, uma vez que durante esse período é muito comum a ocorrência de crianças e jovens empinando pipas em áreas próximas à rodovia Presidente Dutra.

INTERVENÇÃO ASFÁLTICA

Visando melhorar o tráfego de veículos e pedestres na região central, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, começou a realizar nesta quinta-feira, dia 16, o asfaltamento no cruzamento entre as ruas Dr. Mário Ramos e Monsenhor Costa. Outro ponto que também receberá o asfalto é o trecho próximo ao canteiro, em frente a um posto de combustível. O Secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Luiz Furlani, disse que esse serviço é de grande importância, pois em breve haverá a implementação da nova sinalização nas vias.

INCLUSÃO E VISIBILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

O grupo Volta Redonda Sem Homofobia realiza no próximo dia 29 no Campus IFRJ Campus Volta Redonda a Roda de Conversa “Pela Inclusão e Visibilidade no Mercado de Trabalho” em comemoração ao Dia Internacional da Visibilidade Trans com presença de ativistas, autoridades e empresas, O evento tem entrada franca e acontece a partir das 18h30min.

REDUTOR DE VELOCIDADE

O vereador Pedro Paulo Florenzano solicitou a prefeitura de Resende que faça estudo de viabilidade visando implantação de um redutor de velocidade na Rua dos Umbus, no bairro Cidade Alegria, considerado o maior conjunto habitacional da cidade. Pedro Paulo explica que a referia via possui tráfego intenso de veículos leves e pesados transitando em alta velocidade. Em virtude da abertura de uma rua que dá acesso ao bairro Alegria Velha, a movimentação de pedestre e de veículos aumentou consideravelmente no local.

VALE ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Administração, informou que na última quarta-feira, dia 15, o Vale Alimentação foi creditado, no valor de R$ 200. O auxílio atende 1.130 servidores de carreira e foi disponibilizado dentro do prazo, que varia devido à flexibilidade na data limite para o depósito do crédito. O secretário de Administração, Adilson Rezende, apontou a importância de manter o auxílio em dia.

MORREU ATROPELADO

Um homem, de 56 anos, morreu atropelado no início da tarde desta quinta-feira, 16. De acordo com o Registro de Ocorrência (RO) feito na 93ª Delegacia de Polícia (DP) o acidente aconteceu na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. A informação é de que a vítima foi atingida por um carro quando seguia de bicicleta pela localidade. O homem, que era lanterneiro, morreu no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal, em Três Poços.

ARBITRAGEM DEFINIDA

A Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COAF-RJ) divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 16, a escala de arbitragem para a rodada de abertura da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca e, também, do Grupo X do Campeonato Carioca. A relação completa poderá ser conferida através do endereço http://bit.ly/2NxJMO5.

Um Fato na Foto

Dono procura por gata de estimação que fugiu após acidente de carro

Na última terça-feira, dia 14, Gustavo Naves Vilela Oliveira, de 35 anos, sofreu um acidente da Via Dutra, na entrada de Barra Mansa, no Km 263, após perder o controle do carro. No veículo também estava sua gata de estimação, na caixa de transporte. Após o acidente, a gata, que responde pelo nome de Gaia, se assustou e fugiu para dentro do mato e não foi mais localizada. Gustavo mora no Rio de Janeiro e estava indo para Boa Esperança (MG), na hora do acidente. Ele pede que caso alguém tenha informações sobre o animal, que entre em contato pelos telefones (21) 99889-2744; (21) 99889-4964; ou (35) 98841-3449.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !