Notas & Notas – 17 de abril de 2019

0

É CAMPEÃO

Foto: Arquivo pessoal


No último fim de semana, o barra-mansense Guilherme Katraquinha, de 12 anos, da equipe Rio de Janeiro Cycling Team, conquistou o primeiro lugar na Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real, na categoria Sub-15, que foi disputada em Ouro Branco (MG). O próximo desafio que Katraquinha terá pela frente será o Campeonato Estadual que será disputado no próximo fim de semana em Campos dos Goytacazes (RJ) nas modalidades cronometro contra-relógio e de estrada.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Docentes, gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e Empresas Juniores já podem se inscrever no Empreenda Santander 2019. As inscrições para a categoria Universidade & Microempreendedor estão abertas até o dia 25 de abril pelo site do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas em https://bit.ly/2G0eIp0.

ACIDENTE NA VILA HISTÓRICA

Dois homens ficaram feridos ontem pela manhã após um acidente na Rua das Flores, na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada após informações de que um caminhão de mudança perdeu o controle e acabou atingido um poste. As vítimas, motorista e carona, foram encaminhadas para o Hospital Geral da Japuíba (HGJ), que não informou o estado de saúde delas.

MELHORAMENTOS NO CAMPO NOVO

O vereador Jorge Antonio Abreu (PDT) solicitou melhoramentos para o Campo Novo, em Rio Claro, destacando-se a construção de dois bancos para reservas e um para os mesários, todos com coberturas. O vereador lembrou ainda da necessidade de se construir uma pista de atletismo em volta do gramado que irá permitir a prática de outros esportes, além do futebol.

CORPO ENCONTRADO DO RIO PARAÍBA

Um corpo foi encontrado na tarde de ontem no bairro Sidervile, em Volta Redonda. Não há informação se é de homem ou de mulher. O cadáver foi avistado por populares às margens do Rio Paraíba do Sul, na Rua Vice-Prefeito Wilson de Paiva. A informação é de que o cadáver ficou agarrado em um galho de árvore. Até o fechamento desta edição o corpo seguia no local até ser removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Três Poços. O caso vai ser investigado pela 93ª Delegacia de Polícia (DP).

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO

Neste sábado, 20 de abril, acontecerá no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, o evento gratuito ‘Todo Dia é Dia de Índio’. Será um dia inteiro de atividades dedicadas ao conhecimento e à valorização dos índios. Está prevista a visita de integrantes da terra indígena guarani do distrito Bracuí, em Angra dos Reis, que vão compartilhar sua cultura e costumes com os visitantes. O evento tem início às 11 horas e segue até às 17 horas, com diversas programações.

OITO TONELADAS ARRECADADAS

Foto: Divulgação


Oito toneladas de alimentos. Esse foi o total da arrecadação da sétima edição da Liquida-VR, maior feira de liquidação do Sul do Estado, realizada entre os dias 11 e 14 de abril, pela Associação Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), no pavilhão da Ilha São João, que recebeu um público aproximado de 80 mil pessoas durante os quatro dias de evento. A maior parte dos alimentos foi doada pelo público visitante na entrada da feira e 200 quilos de arroz foram doados, pela empresa parceira, Supermercados Empório Brasil. Todos os donativos foram entregues pela Aciap-VR, na tarde de ontem, para 27 instituições filantrópicas da cidade, cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea).

OFICINA SOBRE VOZ

Profissionais administrativos da Atenção Básica de Saúde de Resende participam, nesta quarta-feira, dia 17, das 9 às 17 horas, de uma oficina com o tema “O que a sua voz diz?”. O evento é uma parceira entre a prefeitura, por meio do Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiológico (CEMAF), o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II, com sede na cidade, em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no 16.

A oficina acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), no bairro Jardim Tropical.

GENTE EMPREENDEDORA

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda realiza hoje, às 14 horas, a aula inaugural do Projeto Gente Empreendedora VR. Trata-se de uma Incubadora Pública de Negócios com foco no desenvolvimento econômico e social para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O curso, que acontece na sede da secretaria, tratará assuntos como: conceito de empreendedorismo, técnicas sobre como e por onde começar a empreender, conhecendo o mercado e o cliente, planejamento de negócio, técnicas de vendas e cuidado com finanças.

PÁSCOA NO ZOOLÓGICO

Neste domingo, 21, a Prefeitura de Volta Redonda vai promover um grande evento de Páscoa no Zoológico Municipal. A ação, que acontecerá das 9 horas às 16 horas, contará com diversas atividades interativas como apresentação de números circenses, contação de histórias, feira de produtos artesanais, distribuição de ovos de chocolate e brindes. Além de brincadeiras recreativas. O acesso do público é gratuito. O principal objetivo do projeto, segundo a secretária Municipal de Cultura, Aline Ribeiro, é oferecer à população uma programação diversa, voltada não só para as crianças, mas para toda família, através de atividades culturais, educativas e recreativas.

RUAS REVITALIZADAS

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTMU), da Prefeitura de Volta Redonda, já revitalizou 755 quilômetros de ruas do município com pinturas e sinalizações. O objetivo da equipe é recuperar a sinalização da cidade, praticamente apagada em ruas importantes ao trafego de veículos, o que colocava em risco a segurança, a integridade dos motoristas e aumentava a possibilidade de acidentes.

ATÉ O MOMENTO

Foi feita até o momento a revitalização de várias ruas de bairros de volta Redonda, como no Sessenta, revitalização das ruas do Vila Santa Cecília, do bairro São Lucas, bairro Belmonte, revitalização dos bairros Siderlândia, Santa Rita de Cássia e revitalização do Santo Agostinho. As ruas foram pintadas com sinalização horizontal e recuperação da sinalização vertical. São 654 quilômetros em 2018 e mais 101,5 quilômetros no primeiro bimestre deste ano de vias revitalizadas.

REVITALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Segundo informou o secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, Mauricio Batista o trabalho de revitalização do trânsito é desenvolvido por duas equipes, uma que trabalha durante o dia e outras duas a noite, no período das 22 horas às 7 horas. Cada equipe de oito pessoas é acompanhada pelos profissionais que fazem a instalação, remoção e renovação de placas.

SINALIZAÇÃO COM TAXÃO

O reforço da sinalização com taxão e segregadores e Volta Redonda foi realizada parcialmente, na Rodovia dos Metalúrgicos, Conforto, Avenida Getúlio Vargas, Siderlândia, Amaral Peixoto e Padre Josimo. Ponto de ônibus na BR-393 Vila, vaga rápida na Rua 33, mão dupla na Rua D no trecho entre a estrada e a Rua A para facilitar acesso do ônibus, faixa de pedestre, sinalização de travessia de crianças e recompor quebra-molas em frente à Escola Monteiro Lobato no bairro Santa Rita do Zarur; faixas em frente às escolas Rotary, Jurassy Varanda e Creche Alquindar no bairro Água Limpa.

CONVERSANDO COM ADOLESCENTES

Foto: Divulgação


Cerca de 100 alunos do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto, em Volta Redonda, participaram na manhã desta terça-feira, dia 16, de uma palestra do Programa Saúde da Família, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. A gerente da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro, Mariana Figueiredo, conversou com os estudantes sobre doenças que têm prevenção. “Sabemos que é difícil de o adolescente ir ao posto para se vacinar. É uma população difícil de captar e vimos essa necessidade. Falamos sobre doenças que são prevenidas e as vacinas que têm no calendário básico do adolescente. Também entramos um pouquinho na questão da Dengue”, explicou Mariana, que estava acompanhada da técnica de Enfermagem, Gilmara Licia.

CLICK PELAS ÁGUAS

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) já recebeu mais de 200 imagens da campanha ‘Click Pelas Águas’, iniciada em março para celebrar o lançamento do perfil do Comitê, no Instagram. A campanha visa incentivar os usuários a compartilharem fotografias do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, promovendo assim a mobilização e a conscientização das pessoas, para valorizar e preservar os mananciais hídricos da Bacia. A participação está aberta a todos até o dia 22 de abril. As fotografias deverão ser enviadas para os endereços do Ceivap nas redes sociais. Pelo Instagram, por meio da hashtag #clickceivap, pelo Facebook, inserindo a foto nos comentários dos posts da ação, e também por meio de mensagem direta nas duas redes.

OUTROS MEIOS – CONTINUAÇÃO

Além disso, a foto pode ser enviada diretamente para e-mail do Comitê ([email protected]). A ação não se estrutura como um concurso e não prevê pagamento ou entrega de prêmios. As melhores fotos serão selecionadas e postadas nas páginas do Comitê e poderão ilustrar futuras publicações digitais e impressas do Ceivap.

EXTRAÇÃO IRREGULAR DE AREIA

Uma denúncia recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) através do aplicativo “Disque Denúncia RJ” possibilitou policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga a identificarem um terreno em Paraty, onde havia indícios de extração irregular de substância mineral. De acordo com os agentes da 4ª UPAm, na Avenida Aluízio de Castro, no bairro Condado, havia uma área degradada de aproximadamente 400 metros quadrados as margens do Rio Perequê Açu, onde era realizada a extração de areia. Durante a fiscalização, não havia nenhum responsável pelo crime bem como placas indicativas do licenciamento da atividade. Os agentes procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da lei de crimes ambientais.

LEILÃO EM VOLTA REDONDA

Foto: Gabriel Borges/PMVR


A Guarda Municipal de Volta Redonda realiza mais uma edição do leilão de veículos apreendidos por infrações ao código de trânsito, que será promovido, simultaneamente, sob a forma presencial e eletrônica. Ao todo serão leiloados 183 veículos que já estão disponíveis para oferta por meio de endereço online www.brbid.com. No dia 29, a partir das 11 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), que fica na Rua Santa Helena, número 22, no bairro Niterói, o leilão acontece de forma presencial.

TIPOS DE VEÍCULOS

De acordo com inspetor da Guarda Municipal, Valdo Gomes Rocha, são dois grupos de veículos em leilão: os que permitem regularização,   sendo 17 carros e 125 motos, onde pode participar qualquer pessoa física ou jurídica; e os veículos que são destinados à prensa (41 carros) que só podem ser arrematados por pessoa jurídica. Os veículos serão entregues aos arrematantes livres e desembaraçados de quaisquer ônus, exceto aos que tiverem o fato gerador posterior à data do leilão bem como o pagamento de DUDAS para regularização e IPVA do ano do arremate, ficando o arrematante responsável pelo registro perante o órgão executivo de trânsito, vistorias e demais procedimentos para transferência do veículo. O inspetor explica que os veículos que serão leiloados foram recolhidos por causa de infrações de trânsito.

CONFERINDO OS VEÍCULOS

Além das fotos disponíveis online, quem quiser verificar as condições dos veículos de perto, pode comparecer a dois depósitos: no pátio da Guarda Municipal, na Rua Alexandre Polastri Filho, 10, Ilha São João; e no Depósito Santa Cruz, na Avenida Caetano Arcuri Spinelli, nº1955 (RJ-153, entre os quilômetros 0 e 1).  A visitação pode ser realizada nos dias 25 e 26 das 9 às 11h30min e das 14h30min às 17 horas, e também no dia 27 (sábado), das 8 às 14 horas. O edital e outras informações sobre como participar do leilão estão disponíveis no site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br).
Um Fato na Foto

Caminhão com lubrificantes tombou na Via Dutra

Foto: Divulgação

Um caminhão, com placa do Paraguai, carregado com galões e baldes de óleo lubrificante tombou no fim da tarde de ontem na Via Dutra. De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente ocorreu no Km 265, em Barra Mansa, no sentido São Paulo. Ainda segundo informações, não houve vazamento do produto e também não foi registrado engarrafamento no trecho.

error: Conteúdo protegido !