Notas & Notas

0

DEIXANDO A CULTURA
Desde ontem, Márcia Fernandes não é mais secretária de Cultura de Volta Redonda. A mudança foi informada pelo prefeito Samuca Silva (Podemos), através de nota para imprensa. Assume interinamente o cargo, Aline Ribeiro. Samuca Silva agradeceu o empenho e dedicação de Márcia nesses nove meses e explicou que as alterações fazem parte de adequações administrativas que vêm ao encontro das necessidades do governo e, principalmente, da população.
ESCOLA NA GRANDE ALEGRIA


O vereador de Resende, Caio Sampaio (Rede), teve aprovada indicação solicitando que o prefeito Diogo Balieiro (PSD) faça gestão ao Estado para a construção de uma escola estadual na região da Grande Alegria. “O objetivo é o de implantar mais uma escola para atender a região da Grande Alegria, visto que apenas as escolas existentes atualmente, a Escola Estadual Antonina Ramos Freire e a Escola Municipal Getúlio Vargas, que disponibiliza o ensino médio apenas no turno da noite. Tais unidades de ensino não comportam a grande demanda de crianças, jovens e adolescentes presentes no bairro. Ainda que as três esferas sejam complementares, suas responsabilidades são distintas, cabendo ao estado a responsabilidade de fornecer o ensino médio de acordo com o nosso regramento”, disse o vereador, ressaltando que devido à dimensão da região da Grande Alegria o deslocamento dos alunos muitas vezes não é viável, muitos estudantes necessitam do transporte público para chegar ao local de estudo, o que acaba gerando diversos transtornos, sendo ainda adolescentes de pouca idade, não sendo ideal um distanciamento grande de suas residências.
DISCUSSÕES CONTINUAM
Aconteceu na noite de ontem mais uma discussão visando a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda. O encontro foi o décimo debate sobre o tem e aconteceu no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro Santa Cecília. O objetivo foi diagnosticar problemas e soluções para mobilidades da cidade, através das demandas apresentadas pelos moradores dos bairros Bela Vista, Laranjal, Vila Santa Cecília, Sessenta e Rústico (Santa Teresa).
VISITA ILUSTRE


Esteve ontem no gabinete do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), o comandante do Colégio Naval, o Capitão de Mar e Guerra, Fabrício Fernando Nazareth Duarte. As duas instituições firmaram parceiras e uma delas será o casamento comunitário que acontece no Colégio Naval no dia 21, onde 200 casais poderão oficializar, gratuitamente, suas uniões perante a lei.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
O I Casamento Comunitário de Angra dos Reis acontecerá às 10 horas. Os Cartórios do Centro, Parque Mambucaba e Frade já estão tramitando a documentação dos casais, que se reuniram no dia 27 de setembro, na Casa Larangeiras, para acertarem os últimos detalhes com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social. O casamento comunitário será possível para aqueles que já vivem juntos, têm filhos e desejam oficializar a relação conjugal, legalmente definida como união estável. Os casais fizeram as inscrições gratuitamente, na sede da secretaria e nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
FECHAMENTO PROVISÓRIO
Teve início ontem e segue até sexta-feira a interdição do acesso à pista sentido São Paulo da Rodovia Presidente Dutra pelo Km 305,3, em
Resende, em apoio às obras e manutenção da adutora realizada pela Águas das Agulhas Negras. O fechamento foi feito pela CCR NovaDutra. Durante o período de interdição, a alternativa para os motoristas será seguir por dentro do município e acessar a rodovia pelo km 306,5. Dentro da cidade, os motoristas serão orientados com o auxílio da Guarda Municipal.
MISSA DE SÉTIMO DIA
A família do nadador de Itatiaia Ramon Melo comunica que a missa de sétimo dia do atleta acontece hoje, às 19 horas, na Igreja Matriz de São José, na Praça Mariana Rocha Leão, Centro. Natural de Itatiaia, Ramon Melo tinha 25 anos de idade e foi revelado no Clube da Siderúrgica de Volta Redonda. O atleta também atuou no Minas Tênis Clube, no Flamengo, na Seleção Brasileira.Foi campeão e recordista dos 50 livre no Multinations. Nos últimos anos Ramon morou nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de treinar e estudar. No país passou pela universidade do Missouri e terminou na Southern Methodist University, onde se formou em engenharia. No dia 25, em Dallas, no Texas, cidade onde vivia, Ramon teve um mal súbito, se sentiu mal quando fazia musculação. Sofreu um AVC e ficou constatado um tumor cerebral considerado inoperável. O nadador foi declarado clinicamente morto na noite do dia 26 de setembro. A família optou pela doação dos órgãos do atleta que beneficiará cerca de 150 pessoas.
DIA DO IDOSO

Ontem a Secretaria de Ação Comunitária (Smac) fez uma ação alusiva ao Dia do Idoso, comemorado o dia 1º deste mês, na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura de Volta Redonda. O evento, que teve início às 9 horas, contou também com a participação das Secretarias de Esporte e Lazer, Políticas Públicas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Meio Ambiente, e Saúde, além da
Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os participantes fizeram um aulão de capoeira e zumba e puderam levar para casa mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, produzidas no Parque Municipal do Ingá. Ao todo, 100 mudas foram distribuídas.
CAFÉ FESTIVO
Outra comemoração alusiva a data acontece hoje. Os 300 usuários da Policlínica da Melhor Idade de Volta Redonda foram convidados para participar de um café festivo. O encontro será no Clube Náutico, no Aterrado, das 9 às 12 horas. Durante a festa, organizada pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, os idosos terão aula de dança de salão, música ao vivo e o Caminhão do Cabelo, que vai oferecer corte gratuitamente.
PALESTRA
Em Quatis, a prefeitura dá continuidade hoje da programação organizada para comemorar a Semana Nacional do Idoso. Hoje, às 8h30mìn, no Centro Administrativo da prefeitura, haverá uma palestra ministrada pela psicóloga Lidiane de Araújo Brasil aos idosos atendidos no Ativa Idade, um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer do município junto ao segmento da terceira idade da cidade. Atualmente, este programa conta com 100 moradores cadastrados. A programação da Semana do Idoso em Quatis está sendo realizada através de uma ação conjunta da Secretaria de Esporte e Lazer com a Secretaria Municipal de Saúde, além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
‘ATIVA IDADE’ – nota de continuação
O diretor da Secretaria de Esportes e Lazer de Quatis, Willian Nascimento, lembra que as atividades do Programa Ativa Idade são promovidas semanalmente no ginásio do bairro Nossa Senhora do Rosário e na quadra de esportes do bairro Mirandópolis. Os dias e horários das atividades são os seguintes: segunda e quarta-feira, de 7h30min às 8h30min, em Mirandópolis e terça e quinta-feira, no mesmo horário no bairro Nossa Senhora do Rosário. Neste programa, os idosos participam da caminhada orientada e da ginástica localizada. “Com as atividades da Semana do Idoso em Quatis, a prefeitura mostra o seu comprometimento no sentido de valorizar a terceira idade enquanto um segmento de fundamental importância no dia a dia da população e do município”, disse Willian.
MAIS PALESTRAS
A importância da atividade física na terceira idade será destacada na atividade prevista para a quinta-feira, sob a coordenação da professora Fernanda Pinheiro. Após o café da manhã, os idosos vão realizar exercícios de alongamentos. Além de prevenir a ocorrência de doenças, as atividades físicas para a população idosa ajudam a garantir a integração social e a elevar a autoestima, entre outros benefícios.
Lar dos Velhinhos recebe ação social
O Lar dos Velhinhos, localizado em Volta Redonda, no bairro Monte Castelo, receberá uma ação social no próximo sábado, dia 07, a partir das 13 horas. Serão realizadas atividades como corte de cabelo, baile e alimentação especial para os idosos. O projeto foi elaborado por alunas do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso. O intuito é promover um momento de diversão para os idosos que residem na instituição. O evento é aberto ao público. As organizadoras, Rebeca Aguiar e Alexandra Palmeira, explicam que o trabalho tem o objetivo de mostrar ao estudante que a profissão de publicitário vai além de elaborar estratégias de lucro para seus clientes. “A Publicidade pode e deve colaborar com ações que visam o bem social. No ambiente profissional, o evento surge como um resultado de todo o aprendizado adquirido ao longo dos quatro anos de faculdade sobre planejamento e realização de projetos que abordem temas relacionados à ação social” comentam.