Notas & Notas – 19 de novembro de 2020

0

JORNAL ESCLARECE EQUÍVOCO EM DIVULGAÇÃO DE FOTOS DE SUSPEITOS

No dia 2 de fevereiro de 2019 o A VOZ DA CIDADE veiculou a notícia do assassinato do cabo da Polícia Militar, Sá Ferreira, de 39 anos, que teria acontecido no dia 1º de janeiro, no bairro Retiro, em Volta Redonda. Ele foi atingido por um tiro na cabeça durante ação contra o tráfico de drogas.  O A VOZ DA CIDADE divulgou no dia 2 de fevereiro fotos e nomes dos suspeitos. A divulgação foi feita pela polícia, mas o jornal errou ao fazer a veiculação em seu site. O jornal vem a público para informar o equívoco ao divulgar foto e nome de Matheus Barros Geraldo.

Ele não cometeu o homicídio, não era suspeito e não integra facção criminosa. O jornal informa que horas depois da publicação, as fotos divulgadas pela polícia foram retiradas do ar e a matéria no jornal impresso de segunda-feira, dia 4, não continha nenhuma informação a respeito dos suspeitos listados, mas sim o fato das investigações em busca dos assassinos. O jornal lamenta o ocorrido e não teve o intuito de denegrir ou macular a imagem do citado.

NOVAS INSTALAÇÕES DO CENTRO POP

Foto: Divulgação/PMVR


O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, realizou uma visita ontem as novas instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O local, inaugurado na última semana, atende em média 50 pessoas diariamente. O novo espaço de atendimento, que conta com salas ampliadas, refeitório, banheiros para higiene pessoal e demais cuidados, armários pra guardar pertences, acessibilidade e um canil, irá permitir a ampliação do serviço, além de proporcionar uma melhor assistência aos usuários.

ATENDIMENTOS

A nova sede fica ao lado do Hospital do Aterrado, antigo Cais, na Rua Paulo Leopoldo Marçal, número 298, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Centro Pop é destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O local tem como finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento da sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

AULAS REMOTAS GRATUITAS

O UniFOA prepara mais uma ação para quem deseja ingressar no ensino superior. Vem aí o #ExperiênciaUniFOA, de 23 a 27 de novembro, os professores da instituição irão oferecer, de forma gratuita, aulas remotas por meio do aplicativo Microsoft Teams. No site unifoa.edu.br/portaldocandidato é possível conferir a agenda das aulas por curso e as temáticas de cada uma delas.  Com a oportunidade, os interessados poderão descobrir como é ser acadêmico do UniFOA, ter acesso aos docentes e às dinâmicas que são propostas por eles em sala de aula.

ALUNO POR UM DIA

A versão on-line da atividade é uma adequação ao modelo ‘Aluno por um dia’ que já existia no formato presencial na instituição.  A programação conta com aulas dos 21 cursos disponíveis para escolha. Quem optar pela experiência no curso de Administração, por exemplo, terá uma aula sobre “Empreendedorismo e Startup”; se o interesse for por Odontologia, o tema em discussão será “Odontologia Restauradora: Possibilidades estéticas”; já no curso de Jornalismo será ministrada uma aula sobre “Apresentação de telejornal: os âncoras e a condução da informação”.   A agenda completa com as aulas por curso, horários e link para inscrição se encontra no site unifoa.edu.br/portaldocandidato.

LIVE COM PHONORAMA

Foto: Divulgação

Sucesso na quarta live do ano, realizada em setembro, a banda Phonorama estará de volta no próximo sábado, às 19 horas, na ‘Live de Artistas’, série promovida pelo Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos em seu canal no YouTube. Nessa segunda participação, os talentosos músicos Mario Vitor (baixo, piano, guitarra e voz), Maurício Borioni (bateria, cajon, percussão e voz) e Gustavo Camardella (guitarra e voz) vão mesclar clássicos do rock nacional e internacional, além de músicas do repertório autoral. Transmissão será pelo Facebook e Instagram: @parquesaojoaomarcos.

CONCURSO DE MÚSICA – CONTINUA

Como parte da programação do evento online, serão apresentados os três ganhadores do primeiro Concurso de Música realizado pelo Parque, que vão interpretar as canções vencedoras em clipes durante a programação. Aos autores de cada uma das canções selecionadas foi oferecido um cachê-prêmio de R$ 800 e veiculação nas redes do Parque.

AÇÃO CONTRA JAPERI

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Educação (GAEDUC/MPRJ), ajuizou ação civil pública para que o município de Japeri efetue a abertura de conta bancária específica para o recebimento dos recursos provenientes de royalties pela exploração de petróleo, vinculados à área educacional. A ACP ressalta que a conta deverá ser aberta em nome da Secretaria Municipal de Educação e ser por ela gerida. A ação tem por objetivo fazer com que o município acate os comandos expressos nos artigos 2º, II, da Lei nº 12.858/2013, 212 § 5º da Constituição Federal e 69 § 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

PARCELAS DE ROYALTIES

De acordo com a ação, o município foi contemplado, nos exercícios de 2018 e 2019, com parcelas de royalties pela exploração de petróleo no Campo de Mero, porém, de acordo com informações prestadas pela administração municipal, o ordenador das despesas permanece sendo o prefeito. Além disso, em descumprimento à legislação vigente, não foi prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA-2020) fonte específica para classificação das receitas correspondentes a 75% dos recursos provenientes de royalties vinculados à educação. Desta forma, requer o GAEDUC/MPRJ que o município promova, em prazo máximo de 15 dias contados da decisão que conceder a tutela de urgência, a abertura de conta específica em nome da Secretaria Municipal de Educação; que transfira os recursos previstos já recebidos e a serem recebidos para a conta a ser aberta; que confira ao secretário municipal de Educação, com exclusividade, a gestão e a ordenação de despesas da conta; e que inclua na LOA-2021 fonte específica para classificação das receitas correspondentes a 75% dos recursos provenientes de royalties vinculados à educação, conforme determina o artigo 2º, II, da Lei nº 12.858/2013.

ARCELORMITTAL ADERE À COALIZÃO EMPRESARIAL

A ArcelorMittal Brasil, produtora de aço líder na América Latina, adere formalmente, neste sexta-feira, 20, à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O termo de adesão será assinado pelo Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, e pelo CEO Aços Longos Latam e Mineração Brasil, Jefferson De Paula. A data da adesão foi escolhida por coincidir com o Dia da Consciência Negra, o mais importante reconhecimento aos descendentes de africanos, e da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra o sistema escravista no Brasil.

MAIS DIVERSA E INCLUSIVA

“A adesão à Coalizão nos coloca ao lado de outros parceiros empresariais que buscam, em um esforço coletivo, superar a desigualdade de raça e de gênero nas organizações”, afirma Benjamin Batista Filho. “Estamos formalizando para a sociedade o compromisso que já temos internamente de tornar nossa empresa mais diversa e inclusiva”, complementa Jefferson De Paula.  A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero é um fórum permanente de promoção da diversidade no mercado de trabalho, mantido pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360 e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

SÉRIE DE ATIVIDADES

Ao longo dos dias 18, 19 e 20 de novembro, a ArcelorMittal realizará uma série de atividades durante a chamada “Semana da Consciência Negra”. Este será o segundo ano em que o evento é promovido pela empresa, por meio de seu Grupo de Diversidade Racial, que reúne empregados voluntários e que é apadrinhado pelo Vice-Presidente de Operações de Aços Planos da ArcelorMittal Brasil, Erick Torres. “A Semana da Consciência Negra é um momento a mais para refletirmos sobre a forma como agimos e o que estamos fazendo, efetivamente, para dar conhecimento e valorizar a cultura negra bem como combater o racismo e qualquer forma de discriminação”, destaca Erick Torres, que é o primeiro vice-presidente negro na história da ArcelorMittal Brasil.

UM FATO NA FOTO

Passeio no Zoo precisa ser agendado

Foto: Divulgação


Um dos principais espaços públicos de lazer da região, o Zoológico Municipal de Volta Redonda continua sendo a melhor opção de lazer para as famílias. Com limitação para a visitação por conta da Covid-19, o espaço está recebendo 500 visitantes da parte da manhã e 500 à tarde. Para essa sexta-feira, dia 20 (feriado em alusão a Consciência Negra) e sábado, dia 21, ainda há vagas. Já para o domingo, dia 22, a capacidade está esgotada. O agendamento pode ser feito com antecedência pelo site https://agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br/register ou presencialmente no Centro de Informações Turísticas (CIT), que funciona na Rua Vinte e Cinco, em um quiosque localizado no largo em frente ao shopping, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, e das 14 às 18 horas, na Vila Santa Cecília. Para marcar a visitação são necessárias informações como: nome completo, e-mail, data de nascimento, telefone e documento oficial com foto (RG). O local foi totalmente reformado.

error: Conteúdo protegido !