Notas & Notas – 16 de março de 2023

0

PROJETO “COMUNIDADE NA ESCOLA”

A Secretaria Municipal de Educação, a Consultoria Especial de Projetos para Assistência Social, e a Defensoria Pública estão trabalhando em parceria em um projeto que vai levar a comunidade para dentro das escolas de Itatiaia. Uma reunião definiu a data para a 1ª edição do “Comunidade na escola”, que tem como objetivo intensificar as políticas públicas junto às crianças, adolescentes e também aos pais de alunos.

PRIMEIRA AÇÃO

A primeira ação está agendada para dia 1º de abril, no Colégio Municipal Pedro de Souza Rangel, no bairro Vila Odete, e contará com a participação de várias secretarias e órgãos, entre elas as de Educação, Assistência Social, Saúde, Emprego e Renda, Meio Ambiente, as Superintendências de Cultura, de Eventos, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), entre outros.

DIVERSAS ATIVIDADES

Dentre as atividades previstas estão, palestras, doação de mudas, captação de currículos, atendimentos de saúde, como aferição de pressão, serviços de orientações sobre Cadastro Único, Programa Bolsa Família, acesso a documentação civil básica e demais serviços da assistência, além de apresentações culturais.

ATENDIMENTOS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO ÚNICA

A Central de Atendimento Único (CAU), que funciona na Ilha São João, em Volta Redonda, registrou 4.536 atendimentos telefônicos no mês de fevereiro. O destaque ficou com o Canal Cidadania, com 2.432 solicitações por meio do telefone 156, que atende o contribuinte 24 horas por dia. O serviço de utilidade pública registra as ocorrências e faz o encaminhamento para que os órgãos municipais competentes atendam à população.

ATENDIMENTO EFICIENTE

A CAU tem mostrado eficiência e a rapidez na solução dos problemas do cotidiano, e os atendimentos em fevereiro foram divididos entre: Canal Cidadania – Ramal 156 (2.432); Polícia Militar (679); Guarda Municipal – GMVR (614); Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – Ciosp (161); Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (98); e Polícia Civil (26).

DEMANDAS

As solicitações feitas abrangeram serviços diversos: estacionamento irregular (328); disparo de alarme (144); veículo com som alto e perturbação do sossego (91); capina e roçada (71); fiscalização ambiental (56); buracos na via (61); poda de árvores (47); veículo em situação de abandono (44); imóvel em risco (31); entulho na calçada/via pública (39); manutenção de bueiro (34); maus tratos a animais (30); deslizamento de terra (25); estabelecimento irregular (17); entre outros.

CADASTRO DE PROTETORES DE ANIMAIS

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, iniciou o cadastro dos protetores de animais da cidade a partir deste dia 15 de março, quarta- feira. O projeto é uma iniciativa da SEMADER atendendo a uma indicação do presidente da Câmara Municipal e Vereador Mário Arthur, com o objetivo de assegurar o devido reconhecimento aos protetores independentes e entidades que se preocupam com a causa animal, facilitando o acesso a programas públicos como castração, vacinação, feiras de adoção entre outros.

CINECLUBE DAGAZ

O Instituto Dagaz com patrocínio da NST (Nova Transportadora do Sudeste), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Minc (Ministério da Cultura), está com inscrições abertas para escolas e instituições sociais que desejam participar do CineClube. O projeto oferece exibições gratuitas de filmes, documentários, curtas e médias metragens para estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

EXIBIÇÕES

As sessões terão como polo de exibição a sede do CineClube Dagaz, no Ciep 299 – Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho em Volta Redonda e também acontecerão de forma itinerante. O acervo é formado por filmes não comerciais que provocam discussões de temas pertinentes à realidade local, através de rodas de conversas coletivas em cima da abordagem da obra cinematográfica e assuntos cotidianos.

COMO PARTICIPAR

As inscrições podem ser feitas na sede do Instituto Dagaz, no Condomínio Cultural, localizado no CIEP 299 – Jiulio Caruso na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho – Volta Redonda, ou pelo  telefone (24) 99999-7732 e pelo e-mail [email protected]. O funcionamento da secretaria é das 9 às 17 horas.

NOVA ILUMINAÇÃO LED

Foto: Cris Oliveira/PMVR


Implantada em parceria com o Governo do Estado, por meio do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, a troca de lâmpadas de sódio (amarelas) por modelos de LED já beneficia 10,6 mil pontos de luz da cidade. Os números referentes ao balanço até este mês de março apontam também que a economia aos cofres públicos alcançada com a ação chegou a R$ 412.536,59 mensais.

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO INTEGRAL

Foto: Divulgação/PMI


Profissionais da educação de Itatiaia, incluindo diretores, orientadores e coordenadores do Departamento de Educação Básica, visitaram a Escola Municipal José Diogo Bastos (CAIC), em Cruzeiro, no estado de São Paulo, para compartilhar ideias e saber mais sobre a modalidade de ensino integral.  A visita, guiada pelo Secretário de Educação de Cruzeiro, Mário Costa, teve como objetivo trocar experiências sobre a implementação do ensino integral em Itatiaia.

PRÁTICAS

Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica, Mônica de Mello, foi uma oportunidade para que os gestores pudessem conhecer mais sobre as práticas e desafios enfrentados pela escola no município paulista durante o processo e, assim, aplicar as lições aprendidas. “O ensino integral representa uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino em Itatiaia. Nele, a escola tem o papel de desenvolver o sujeito em suas habilidades e competências para além da atribuição de notas”, disse a diretora.

INTERCÂMBIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Foto: Fabiano Sabino/PMPR


A Secretaria de Educação de Porto Real, realizou na Escola Municipal Sebastião Barbosa de Almeida, no bairro Bulhões, um intercâmbio de práticas pedagógicas nas dependências da própria unidade. A equipe de Alfabetização da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, de Resende, conferiu na terça-feira, dia 14, a sequência didática utilizada na unidade escolar. A equipe de Alfabetização da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves foi recepcionada pela diretora Luciane Pereira Maximiniano, juntamente com a orientadora Pedagógica, Ione de Jesus e as coordenadoras dos Anos Iniciais, Débora Cristina e Gislaine Lopes.

EXPERIÊNCIAS

O intercâmbio foi marcado por momentos de visitação das salas de aula, processo de formação com o tema “Sequência Didática em Pauta”, desenvolvido pela professora Mercedes França. A equipe participou de um momento de relato de experiências com a professora do 3º ano, Daiane Dugoni que desenvolveu a Sequência Didática, “Contando e Encantando Com Branca de Neve”. “Esse movimento valoriza as práticas desenvolvidas pelos profissionais da Unidade e de toda Rede de Ensino de Porto Real e amplia os olhares quando temos a oportunidade de conhecer novas realidades”, disse a professora Mercedes.

Deixe um Comentário