Notas & Notas – 16 de fevereiro de 2019

0

VACINAÇÃO CONTRA HPV

O reinício do período escolar é um momento importante para que pais e filhos fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes, como sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola e HPV, dentro e fora do ambiente escolar. A vacina do HPV, doença transmitida pelo papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais, atingindo meninos e meninas, só é administrada na adolescência.

MAIS MUDANÇAS

Ontem mais uma mudança em cargos de chefia na Prefeitura de Volta Redonda. O prefeito Samuca Silva, agora tucano, nomeou para assumir a direção administrativa do Hospital Santa Margarida, Nelson Kruschewsky dos Santos Gonçalves. Ele coordenará o projeto do novo hospital. Em seu lugar, o comando do Banco VR de Fomento é agora do advogado e assessor especial do prefeito, Daniel Renna.

INCLUSÃO DE DEFICIENTES NO TRABALHO

Foto: Divulgação


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa recebeu nesta sexta-feira, 15, uma palestra sobre inclusão social. Os funcionários puderam ouvir experiências de pessoas com deficiência e suas histórias de vida. O evento contou com a presença de voluntários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae). O tema principal foi a inclusão de deficientes no mercado de trabalho e o curso de Libras oferecido para os funcionários do Saae.

DANDO SUPORTE

Para dar suporte e apoio a esta causa, o Saae vem investindo em projetos e contratações que ajudam no atendimento a pessoas deficientes. A autarquia já formou turmas de funcionários e estagiários em Libras e contratou uma estagiária fluente na língua para auxiliar no atendimento ao público.

HORÁRIO DE VERÃO CHEGA AO FIM

O horário de verão, que começou no dia 4 de novembro terminará nesse domingo, 17. À meia-noite os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Nesse ano, o horário de verão foi mais curto, já que o ex-presidente interino, Michel Temer, assinou o decreto que encurtou a duração dele, para atender ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral. As vantagens do horário de verão foram apontadas em um estudo do Ministério de Minas Energia, que mostrou uma queda na efetividade da iniciativa, pois o consumo de eletricidade está ligado à alta temperatura e não ao horário. Com isso, foi cogitada a possibilidade de acabar definitivamente com o horário.

CAPACITAÇÃO PARA ESTUDANTES

A Prefeitura de Volta Redonda fez uma parceria com a empresa de Tecnologia e Informática dos Estados Unidos, Oracle Academy, para capacitar os alunos da rede municipal de ensino da cidade. Os interessados em participar devem comparecer neste sábado, 16, às 9 horas, no Auditório do Colégio Getúlio Vargas. A Oracle Academy atinge mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 150 países. Os estudantes desenvolvem habilidades de TI e de negócios através de software amplamente usados em centenas de indústrias enquanto os educadores se mantêm em dia com as tecnologias mais modernas.

INICIATIVA

A parceria surgiu através da Empresa de Processamento de Dados (EPD) e a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), visando oferecer capacitação a esses alunos e certificá-los na empresa de tecnologia. Dando oportunidade de atuação na área de ciência da computação, um mercado que está em expansão diariamente.

CONVÊNIO DOS PRODUTORES DE ÁGUA E FLORESTA

Foi com um auditório lotado e presença de diversas autoridades que Maike Henrique Motta, subsecretário de meio ambiente de Vassouras e; os secretários municipais de meio ambiente de Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes, Raphael Nora e Leandro Tavares, respectivamente, assinaram o convênio com o Comitê Guandu-RJ, para receber o projeto Produtores de Água e Floresta (PAF), durante cerimônia realizada na quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Seropédica/RJ. A assinatura fez parte da pauta da primeira reunião ordinária do plenário do Comitê em 2019, que ainda empossou a nova composição plenária, responsável por gerir a bacia que abastece mais de 12 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio.

O PROJETO

O projeto é realizado em Rio Claro desde 2008 e alia conservação ambiental, reflorestamento, reeducação e geração de renda através do pagamento por serviços ambientais (PSA). Só em Rio Claro, o PAF já recuperou mais 500 hectares de mata atlântica, e resultou na conservação de mais de quatro mil hectares, além de distribuir quase R$ 300 mil aos produtores locais, gerando renda e sustentabilidade. A meta dessa nova fase, nos três municípios, é conservar mais mil hectares e recuperar 50, na sub-bacia de Sacra Família.

DEFESO DA SARDINHA CHEGA AO FIM

Após mais de três meses, chegou ao fim ontem o período de defeso da sardinha verdadeira. Durante o defeso, a pesca de sardinha é proibida, fator esse que ajuda na proteção e reprodução da espécie.Embora não exista uma estimativa de quantas toneladas de sardinha serão pescadas neste período, a Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca acredita que o fim do defeso trará melhorias para a economia do município.Os pescadores poderão realizar a pesca até o dia 15 de junho, quando se dará início ao próximo defeso, que se estende até o dia 31 de julho.  Neste período, os pescadores que forem flagrados desrespeitando o defeso podem ser enquadrados nas penalidades previstas, desde o pagamento de multa até a detenção, além de apreensão dos equipamentos de pesca.

ENSINO DAS MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS

Professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda participam neste final de semana, 16 e 17, de uma palestra e curso ministrados pela comissão técnica da Seleção Brasileira de Handebol. O curso tem como tema “O ensino das modalidades esportivas coletivas no Brasil; Avanços e Limitações“. A parte teórica do curso acontece no auditório da Defesa Civil, na Ilha Pequena, e as aulas práticas acontecerão na Ilha São João. A palestra será disponibilizada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Smel, com os treinadores. Alguns alunos participaram também do curso, que será ministrado pelos assistentes técnicos da Seleção Brasileira de Handebol.

CRESCIMENTO DA UNIMED VOLTA REDONDA

Foto: Divulgação


Com mais de 65 mil clientes, cerca de 1,4 mil colaboradores e 452 cooperados, a Unimed Volta Redonda celebra 30 anos de história e energia em cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. Uma trajetória construída com protagonismo e solidez, que foi compartilhada nesta sexta-feira, 15, durante a primeira edição do “Momento Unimed”, que reuniu imprensa e convidados no Shopping Park Sul. Durante o evento, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, o presidente da Cooperativa apresentou o andamento das obras de expansão do Hospital Unimed Volta Redonda. O projeto contempla o incremento real de 117 novos leitos, com ampliação do Centro de Oncologia, da UTI Adulto e Neonatal/Pediátrica e do Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde). Além da ampliação de áreas de apoio, criação de solários e novas recepções.

TUDO PRONTO PARA PRÉ CARNAVAL DE RESENDE

Foto: Divulgação


Já está tudo pronto para o primeiro final de semana do Pré-Carnaval de Resende. Neste sábado a prefeitura dará início à programação do Pré Carnaval 2019. Para repetir o sucesso do ano passado, as a série de atrações dessa edição conta com bandas regionais, como Mistureba e Quartetum Brasil, além do maior e mais tradicional bloco de carnaval do país, o Cordão da Bola Preta, que completa 101 anos neste ano.A partir das 11 horas deste sábado, acontece a Sirizada do bloco Crustáceos da Manguaça. Ainda acontece o concurso Lagostosa, um Bailinho Infantil, na Praça do Trenzinho. Já às 18 horas, a animação do público ficará por conta do Baile da Mari.

MAIS PROGRAMAÇÃO

No domingo, dia 17, além do Espaço Kids, que ficará disponível em todos os dias do Pré Carnaval, a Prefeitura traz o Bloco das Safadas, DJ Júnior Cunha e Banda Mistureba. A festa continua no final de semana seguinte, dias 23 e 24, com outra grande sequência de atrações.

REUNIÃO SOBRE FOMENTO DO TURISMO NO ESTADO

O turismo integrado entre o Rio de Janeiro e as cidades do Estado, durante os novos eventos que serão realizados na capital em 2019 foi pauta da reunião que aconteceu na última terça-feira, dia 12, na sede da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e que contou com a presença de representantes da Prefeitura de Itatiaia. O encontro, com o objetivo de planejar ações para ampliar a visibilidade das cidades do Estado, contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite e de representantes do trade dos municípios da Costa do Sol, Costa Verde e Agulhas Negras.

DIVULGAÇÃO

Conforme conta o subsecretário de turismo de Itatiaia, José de Luca, na oportunidade foram debatidas ideias para ampliar a divulgação do turismo com o objetivo de gerar oportunidades para as cidades, como durante o Rock in Rio, que acontece em setembro e atrai milhares de visitantes para a cidade. “O Rock in Rio é um evento já tradicional e que atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros para o Rio de Janeiro. Além de outros eventos,  foi discutido nessa reunião um planejamento para atrair esses turistas para conhecerem também outras cidades do Estado, como as da Região das Agulhas Negras, onde estamos localizados”, disse Luca, explicando que um vídeo com os atrativos turísticos da Região das Agulhas será produzido e divulgado pelo setor de marketing do evento ao público do festival.

VISITA GUIADA AO MUSEU FINLANDÊS

Um grupo de adolescentes, com idades entre nove e 15 anos, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Penedo, visitou na quinta-feira, dia 14, o Museu Finlandês. O espaço, mesmo passando por reformas, permanece aberto ao público e o objetivo do passeio é o de estimular os jovens a aprenderem mais sobre a cultura regional e possibilitar o acesso às memórias dos povos antepassados. A coordenadora do Centro, Tayenne Parada, falou um pouco sobre as experiências compartilhadas e do aprendizado que proporciona a valorização de questões relacionadas à identidade cultural do município.

INAUGURAÇÕES EM BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, inaugura neste sábado, 16, às 9 horas, a Creche Vereador José Luiz Vaneli, no bairro Getúlio Vargas. A unidade disponibilizará aproximadamente 80 vagas para a Educação Infantil. Ainda no sábado, será entregue às 11 horas, a elevatória Vereador Francisco Moreira Maciel, do bairro Vila Brígida, que foi reformada.

ACIDENTE NA RIO-SANTOS

Dois veículos se envolveram em uma grave colisão, no final da tarde de ontem, na Rodovia Rio-Santos (BR-101), na altura de Mangaratiba. Segundo informações, a batida aconteceu na altura do Km 433. Não havia, até o fechamento desta edição, confirmação de feridos. O trânsito ficou lento no local até a retirada dos veículos.
CAMPANHA ‘PARCEIROS DA BASE’

A comissão técnica das categorias de base do Barra Mansa Futebol Clube lançou na última quinta-feira, a campanha que visa a captação de novos parceiros para contribuir com a manutenção das equipes da base do Leão do Sul nas competições durante a atual temporada. O torcedor ou parceiro que tiver interesse em se associar ao programa ‘Parceiro da Base’ poderá ligar para o número (24) 98821-3564 para mais informações.

COMER DEVAGAR

Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados, sempre que possível, com companhia. Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite ‘beliscar’ nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento. Sempre que possível, coma em companhia e amplie o desfrute o prazer da alimentação.

Um Fato na Foto

À espera de uma poda

Foto: Luana Januário

Quem passa pela Avenida Argemiro de Paula Coutinho, no Centro de Barra Mansa, em direção ao Viaduto Alexandre Fisher, já deve ter reparado que a árvore que fica bem no início está formando um ‘túnel’, uma vez que a cúpula está encontrando com um arbusto que determina a rotatória no trecho. A imagem foi feita pela estagiária do A VOZ DA CIDADE. Luana Januário.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !