Seminário voltado à Economia do Mar
O Prefeito de Niterói, Axel Grael, participou nesta quinta-feira, dia 15, da abertura do Seminário voltado à Economia do Mar promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), que acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O encontro reúne autoridades, gestores públicos e investidores do setor de todo o país para discutir o avanço da chamada Economia Azul, com foco em associativismo e cooperativismo.
Apoio municipal
O evento conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Seden), e da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj). A proposta do encontro é discutir um novo modelo de empreendedorismo que busque equilibrar o aproveitamento dos recursos marinhos com sua preservação, através de painéis que debatem o turismo, portos e marinas, indústria naval, transição energética, tecnologia bluetech e o desenvolvimento de cidades costeiras.
Ordenamento da numeração de residências
A Prefeitura de Angra dos Reis está dando início a uma nova etapa do ordenamento de logradouros, organizando a numeração das residências. A ação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência de Habitação, começou pelo bairro do Pontal, na última terça-feira, dia 13.
Comprovando residência
Com o ordenamento, o morador poderá comprovar residência para a confecção de documentos ou inscrição em programas assistenciais, além de receber suas correspondências e entregas com mais facilidade.
Uma equipe está indo de casa em casa entregando um comunicado informando o nome da rua e o novo número da residência. Neste documento tem a instrução de como os moradores terão que proceder para conseguir a certidão informativa oficial da Prefeitura, atualizando seu endereço junto aos prestadores dos serviços, como água, luz e internet.
Próxima etapa
Os próximos bairros a receberem a numeração serão Belém e Ribeira. Anteriormente já foi feito o ordenamento das ruas, com a oficialização dos nomes e a criação de CEPs.
Melhor nota do Ideb da Costa Verde
O município de Angra dos Reis, obteve as melhores notas da sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais do ensino fundamental. A avaliação foi realizada por meio da Prova Brasil, parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em novembro de 2023.
Dados do Inep
De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, dia 14, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública angrense alcançou a nota de 5,7 nos anos iniciais, um aumento de 12% em comparação ao resultado de 2019, que foi de 5,1. Para os anos finais, o município registrou 4,5, representando um crescimento de 18% em relação ao mesmo período, quando a nota era de 3,8. Com esses resultados, Angra dos Reis se destacou como a primeira colocada na região da Costa Verde, tanto nos anos iniciais quanto nos finais.
Sobre a Prova Brasil
A Prova Brasil é uma avaliação que integra o Saeb e é fundamental para o cálculo do Ideb. Realizada a cada dois anos, ela abrange estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e dos anos finais (6º ao 9º ano), avaliando as disciplinas de português e matemática. Após a aplicação da prova, o Inep envia um boletim com desempenhos individuais e informações adicionais para todas as unidades escolares participantes.
Clin e Projeto Pró Sustentável ampliam ações no Jacaré
Com o objetivo de ampliar as ações que promovam práticas ambientais corretas no bairro do Jacaré, a Prefeitura de Niterói está iniciando um projeto de incentivo à reciclagem. Coordenado pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e pelo Projeto Pró Sustentável, o município criou o “Espaço de Reciclagem do Jacaré”, que já está sendo utilizado pelos catadores, fornecendo um espaço adequado para armazenamento e as orientações necessárias para a melhoria do trabalho diário.
No galpão da Clin
O espaço, que funciona no galpão de reciclagem da Clin, já foi visitado pelos catadores para que se ambientem com todo o processo que deve ser desenvolvido. Para dar início ao projeto, equipes de conscientização ambiental da Clin atuaram no bairro a fim de informar os moradores e comerciantes da região sobre a coleta seletiva, que ocorre às quintas-feiras, a partir das 7 horas, e estimulá-los a separar os produtos recicláveis. Assim, a Clin recolhe o material e o deixa no próprio bairro, neste espaço adaptado. Os catadores passam, então, a ser responsáveis por esses resíduos, fechando o ciclo ao levar os materiais para reciclagem.
Ação em parceria
A ação reforça a parceria da Clin com o Pró Sustentável – um programa de recuperação ambiental da Região Oceânica, que disponibilizou um ambiente adequado para esses catadores. O espaço conta com quatro estruturas, denominadas “casinhas”, que sustentam o “bag armado” – uma espécie de grande sacola para os materiais recicláveis – e uma mesa de longa extensão para a separação adequada dos resíduos. Neste espaço, há ainda pontos de água e de luz, além de mesas e cadeiras para tornar a área mais aconchegante, facilitando o trabalho em conjunto. A Clin também colocou no local um contêiner de 240 litros para a disposição de possíveis materiais orgânicos que possam vir junto com os recicláveis.