Notas & Notas

0

Piraí recebe reconhecimento da Unicef 

Piraí recebeu reconhecimento público da Fundação das Nações Unidas pela Infância (Unicef) pela participação no programa Busca Ativa Escolar. Estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu na última terça-feira (18) no Rio de Janeiro, o prefeito municipal Dr. Luiz Antonio juntamente com o comitê gestor de programa e a secretária municipal de Educação Sandra Gomes Simões. Dos 39 municípios do Rio de Janeiro, 26 aderiram ao programa e onze receberam o reconhecimento, sendo Piraí um deles.

A plataforma, criada pela Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM., tem o objetivo de promover a inclusão social e erradicar a evasão escolar. O projeto busca apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Para isso, oferecem acompanhamento em diversas áreas e dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

CASAMENTO COMUNITÁRIO

As inscrições para a 3ª edição do Casamento Comunitário já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 de julho, gratuitamente. Para se candidatar a uma das 200 vagas oferecidas, os casais necessitam cumprir alguns requisitos: residir em Angra dos Reis há pelo menos três anos, morar junto há mais de dois anos e ter uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

INSCRIÇÃO 

Para se inscrever, os interessados devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Mambucaba, Bracuí, Frade, Belém, Nova Angra, Campo Belo, Monsuaba ou a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, no centro da cidade. No ato da inscrição, os seguintes documentos devem ser apresentados:comprovante de residência, CPF, Identidade, certidão de nascimento ou averbação do divórcio, comprovante de renda (carteira de trabalho, contracheque ou declaração de renda), comprovante do tempo de moradia no município (expedido por Cras, posto de saúde ou escola) e comprovante de inscrição do CadÚnico (NIS).

CARRETA EDUCACIONAL DA ENEL

O Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, recebe de segunda, dia 24, a quinta-feira, 27, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Coordenadoria Técnica de Ciência e Tecnologia, a Carreta Educacional: um caminhão de 13 metros de comprimento, com atividades para a economia de energia. A carreta, que ficará estacionada no Campo da Gringa, é equipada com maquetes interativas, recursos audiovisuais, sala de realidade virtual e jogos, por meio dos quais é possível aprender sobre formas mais eficientes de consumir energia elétrica, mantendo o conforto, mas reduzindo a fatura de energia. Alunos das redes municipal, estadual e particular do município visitarão o projeto.

TROCA DE LÂMPADAS 

Além disso, com a conta de luz em mãos, os moradores poderão trocar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por modelos LED, que consomem menos energia e se inscrever no Enel Compartilha Eficiência, que trocará mais de 70 geladeiras por outras novas e mais eficientes. No mesmo período, a Enel também doará mudas de plantas nativas da mata atlântica para plantio, como forma de compensação pelas emissões de carbono do veículo. Além disso, serão sorteados brindes e réguas No Standy By, que desligam o stand-by dos aparelhos para reduzir o consumo de energia. Para concorrer, é preciso postar no Instagram uma foto no evento com a tag #EnelCompartilhaEmAngra. Os usuários também terão acessos a parcelamentos, retirada de 2ª via de conta e diversos serviços comerciais na Loja Móvel, que fará atendimentos na quinta-feira, 27, de 9 às 16 horas.

CORRIDA DA PAZ NO BRASIL

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer convida para a Corrida da Paz no Brasil, no dia 25 de junho, a partir das 7h30min na Escola Municipal Pequenina Calixto. A Corrida da Paz é uma corrida de revezamento mundial que busca promover amizade e compreensão internacionais. Como símbolo de harmonia, os corredores levam uma tocha flamejante, passando-a de mão em mão, para integrantes de milhares de comunidades locais, viajando por mais de 140 países ao redor do mundo.

PACOTE DE PALESTRAS GRATUITAS

Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Sempre existe o desafio de saber em qual área investir, seja para quem está começando a vida profissional ou para quem está em busca de novos caminhos. Por isso, a fim de orientar o público sobre as profissões, as tecnologias e o mercado de trabalho, a Firjan Senai promove nos meses de junho e julho, uma programação especial de encontros presenciais e onlines, em todo o estado do Rio. As inscrições gratuitas para as palestras presenciais e online devem ser realizadas em firjansenai.com.br/palestras.

PALESTRA EM BARRA DO PIRAÍ 

Na região Sul Fluminense, a Firjan Senai Barra do Piraí vai oferecer no dia 18 de julho a palestra Perfil Profissional e a Indústria 4.0. O encontro será ministrado pela instrutora Natália Medeiros na sede do Senais, na Rua Alan Kardec, a partir das 19 horas. Pós-graduada em Logística e Supply Chain, ela vai falar sobre como a internet das coisas e a rápida automatização vão revolucionar as linhas de montagem e gerar produtos inovadores e customizados em um futuro próximo.

Técnicos em alta no mercado 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Para quem está em busca de novas oportunidades e de atualização, a dica da Firjan SENAI é investir um curso técnico transversal, que pode ampliar o seu leque de oportunidades.

Café da manhã

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa realiza nesta quarta-feira seu tradicional café da manhã. O evento é a partir das 7h30min, haverá homenagem ao grupo Royal pelo novo empreendimento no município, apresentação oficial da programação do 3º Festival Internacional de Música de Barra Mansa, além da entrega dos prêmios da campanha do Dia dos Namorados.

Assistência Social de Barrado Piraí convoca

O beneficiário deve comparecer a unidade de saúde mais próxima até o dia 30 de junho para realização da pesagem de crianças entre 0 e 7 anos e gestantes. Não esquecendo de ter em mãos o cartão do Bolsa Família, a carteirinha de vacinação atualizada e, no caso das gestantes, o cartão de acompanhamento pré-natal.

Eleição Conselho Tutelar

Estão abertas até o dia cinco de julho as inscrições para a eleição de representantes do Conselho Tutelar de Piraí, das 9 às 16 horas, na Casa dos Conselhos, situada à Rua Pio XII, nº 100, no Centro de Piraí (ao lado da Igreja Católica Matriz de Santana).

Roda de conversa

A Secretaria da Mulher, Idosos e Direitos Humanos – SMIDH Volta Redonda promoveu  uma roda de conversa com alguns homens, servidores públicos da prefeitura. O objetivo foi realizar um novo debate sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a necessidade de diminuir a opressão de gênero e os papéis sociais limitadores. O Workshop ‘Círculo de Homens’, foi ministrado pelo ativista social, jornalista e diretor do Instituto Shanti Brasil, Leandro Uchoas.

CRAS Cambota recebe nova pintura

O Centro de Assistência Social (Cras) do bairro Cambota em Valença  está de cara Nova. O espaço de convivência de crianças e idosos recebeu nova pintura para melhor atender a comunidade.

O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede sócioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

A Unidade do CRAS Cambota, fica na Rua Pedro Ponciano n°164, Telefone: 24- 2452-4311 e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

VISITA NAS FAZENDAS

Uma vez por mês, a Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, organizará uma visitação para moradores até uma fazenda histórica da cidade de forma totalmente gratuita. O Projeto “Visita nas Fazendas” tem como objetivo sensibilizar os moradores para o turismo, e, de certa forma, envolvê-los na dinâmica das atividades turísticas do município. A primeira visita está agendada para o dia 30 de junho, na Fazenda São Roque. Queremos Vassouras para os turistas, mas também, para os vassourenses.

Um fato na foto

SMI realiza manutenção no fim de semana em Volta Redonda

A Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda (SMI) segue realizando ações de manutenção na cidade durante o final de semana. No último sábado, dia 22, as equipes da SMI realizaram a limpeza das avenidas dos bairros Ponte Alta e Jardim Belmonte. Equipes também limparam as canaletas do bairro Vale Verde, já a capina e a roçada foi realizada nos bairros Barreira Cravo e Santa Rita do Zarur. Além da manutenção o programa ‘Asfalto de Volta’ está sendo realizado durante a semana. No feriado a massa asfáltica foi colocada na Avenida dos Trabalhadores e durante o fim de semana foi colocada no bairro Casa de Pedra e Jardim Tiradentes (Avenida dos Metalúrgicos)  e na entrada da cidade. A foto é de  Evandro Freitas – Secom VR

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !