Notas & Notas – 15 de outubro de 2019

0

PROJETO DESCARTE SOLIDÁRIO NA BR-393

Sabe aquela TV velha ou aquele aparelho de som sem utilidade em sua casa? E o celular esquecido na gaveta, da mesma forma que o computador sem uso há anos?  A K-Infra Rodovia do Aço vai receber todo tipo de material eletroeletrônico em suas cinco bases de atendimento ao usuário na BR 393 até esta sexta-feira. 18. A ação une proteção ao meio ambiente e benefício a instituições de caridade. A concessionária apoia o Projeto Descarte Solidário, do Rotary Club de Volta Redonda, que abrange dez cidades da região.  Os interessados podem entregar os eletroeletrônicos que não queiram mais, no horário das 6 às 18 horas, em qualquer dia da semana, ao longo da campanha. O material doado é vendido pelo Rotary para empresas especializadas e certificadas, junto aos órgãos ambientais, no reaproveitamento desses eletroeletrônicos.

PONTOS DE ENTREGA

As bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) que recebem o material são: SAU 1 – Km 126,0, Sapucaia; SAU 2 – Km 159,0, Três Rios, SAU 3 – Km 194,7, Paraíba do Sul; SAU 4 – Km 231,0, Vassouras; SAU 5 – Km 268,0, Barra do Piraí.

COBRANDO A ENEL

Desde que assumiu o governo municipal em 2017, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, tem cobrado a melhoria dos serviços prestados pela Enel, responsável pela geração e distribuição de energia elétrica na Ilha Grande. A atuação do seu secretariado foi fundamental para que se chegasse ao acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para a liberação das obras emergenciais que estão em andamento, com previsão de término em fevereiro do ano que vem. Há um compromisso da Enel para instalação de dois geradores, um no Abraão e outro no Provetá. Porém, passados dois anos, eles ainda não foram instalados.

LICENÇA AMBIENTAL

Na semana passada, a Enel informou à prefeitura que deu entrada na licença ambiental do gerador do Provetá. E a prefeitura está agilizando a licença para que não haja desculpas para a não instalação. Já no Abraão, o terreno pretendido não se revelou viável tecnicamente. A prefeitura já encaminhou nova proposta de terreno e ainda procura novas áreas que devem ter 360 metros quadrados. O prefeito quer o gerador em funcionamento antes da alta temporada.

ATIVIDADES GRATUITAS NO CEFET

Entre os dias 21 e 25 de outubro o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Angra dos Reis realizará a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão que terá como tema ‘Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável’. O evento, que é integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, recebe o apoio da Prefeitura de Angra de Angra dos Reis. Durante o evento que será realizado no campus do Cefet/Angra, localizado na Rua do Areal, nº 522, no Parque Mambucaba, serão oferecidas mais de 40 de atividades gratuitas como: minicursos, palestras, debates, workshops e atividades artísticas. O público-alvo são alunos e servidores do Cefet, além do público externo. As inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://bit.ly/31h7EcO onde poderão ser obtidas mais informações sobre as atividades e seu tempo de duração e dos palestrantes.

VESTIBULAR DE MEDICINA

Estão abertas até às 23h59min do dia 27 de novembro as inscrições para o vestibular do curso de Medicina da Estácio, campus Angra dos Reis. São oferecidas 29 vagas para a graduação com início no primeiro semestre de 2020, sendo duas bolsas integrais de estudo proporcionadas aos moradores do município, por meio de uma parceria com a prefeitura. As provas serão realizadas no dia 7 de dezembro, com início às 9 horas e término às 13h30min, na unidade, em Jacuecanga.

COMO SE INSCREVER – continua

As inscrições poderão ser feitas através do site https://selecao.econrio.com.br ou ainda no Campus da Universidade Estácio de Sá, na Avenida dos Trabalhadores, 179, Jacuecanga. Todos os detalhes do vestibular, suas regras, orientações, documentação exigida, entre outras informações estão disponíveis no edital publicado no site da Universidade que poderá ser acessado pelo link: http://bit.ly/2IQBRsT.

FESTIVAL DA FAMÍLIA

A quarta edição do Festival da Família foi marcada pela comemoração de um ano da revitalização do Calçadão do bairro Vila Nova. Organizado pela Prefeitura de Barra Mansa e com a participação de diversos segmentos do setor público, o evento levou vários serviços à comunidade. O prefeito Rodrigo Drable e vice-prefeita, Fátima Lima participaram das atividades. O Festival contou com partidas de futsal Sub15, artesanato, coleta de óleo de cozinha usado, orientações do Programa Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Saae-BM em parceria com a Cooperativa de Catadores e do programa de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Virus e chikungunya.

BARRA MANSA + SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICA

Foto: Divulgação


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa em parceria com a Fundação Nissan, a ONG Mokiti Okada, os supermercados Bramil e o grupo do projeto Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista iniciaram no domingo, dia 13, o plantio de dez mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no distrito Floriano. A atividade faz parte do Projeto Barra Mansa + Sustentável e Ecológica e tem a finalidade de auxiliar na recuperação das nascentes e, consequentemente aumentar a produção de água. O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Fazenda, Leonardo Ramos de Oliveira, prestigiaram a iniciativa e de bicicleta, percorreram cerca de 6,5 quilômetros até o rancho Andrade, onde as equipes se dividiram para o plantio de mudas de ipês, pau formiga entre outras espécies.

SICOOB COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS

Na sexta-feira, dia 11, as crianças da Casa da Criança e do Adolescente, em Volta Redonda, ganharam uma festa em comemoração ao Dia das Crianças promovida pelo Sicoob Credirochas, uma cooperativa de crédito que atua na região há uma década. O objetivo do evento foi proporcionar um dia de atividades educativas e de lazer com ginástica laboral, oficinas de literatura, educação física e construção de brinquedos. A instituição beneficente atende, em média, 110 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos por ano, vítimas de diversas formas de violência.

MUITAS MÃOS AMIGAS

Os colaboradores do Sicoob Credirochas das cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Valença e Teresópolis se reuniram para a realização desta festa. Cada um ficou responsável por uma oficina, como foi o caso de Camila Afonso, que é gerente de relacionamento da agência do Aterrado e responsável pela oficina ‘Aprendendo a criar’ para a criação de brinquedos feitos com os materiais domésticos. “Eu escolhi participar de um evento como este, porque é gratificante trazer algo novo e legal para as crianças carentes, com coisas acessíveis, que elas têm capacidade de fazer e se divertir”, contou a colaboradora.

DOAÇÃO DE LIVROS INFANTIS

Já a responsável pela oficina de literatura e também superintendente regional da cooperativa, Giovana Simonaci, compartilhou que, no cooperativismo, os interesses da sociedade também são o interesse da cooperativa. “O Sicoob Credirochas não é apenas uma instituição financeira, ela está diretamente ligada às necessidades locais e atua ativamente para a contribuição em ações sociais, como esta. Por isso, além da festa, também recolhemos doações de livros infantis e entregamos às crianças’’, explicou.

PARA COMBATE A INCÊNDIO

Foto: Divulgação


O Comitê Guandu-RJ iniciou a entrega dos equipamentos e suprimentos de combate a incêndios florestais, previstos no Plano Associativo de Prevenção e Combate a Queimadas. Até o dia 19, 13 municípios, entre eles Piraí, Rio Claro e Barra do Piraí, receberão dez itens para o combate ao fogo, como abafadores manuais para fogo rasteiro, luvas de proteção em altas temperaturas e supressante de chamas – liquido que aumenta a eficácia da água, gerando espuma. Objetivo é contribuir com a estrutura das brigadas de incêndio dos municípios da região da bacia, prevenindo e mitigando os efeitos das queimadas na natureza. Os equipamentos são doados pelo Comitê sem contrapartidas.

CURSO DE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural em parceria com o Sindicato Rural de Barra Mansa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecem um Curso de Planejamento de Produção de Hortaliças para produtores rurais da cidade. O curso acontecerá nos dias 24, 25 e 31 de outubro, na Secretaria do Ambiente de Pinheiral. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas através dos telefones (24) 999878927, (24) 3333-1306 ou no Departamento de Desenvolvimento Rural, na Secretaria do Ambiente, que fica localizada na Rodovia Benjamin Constant, no Km 5.

HOMENAGEM NA CÂMARA DE VEREADORES

Os profissionais de Educação Física foram homenageados pela Câmara de Volta Redonda, em Sessão Solene na última semana. Além dos vereadores, que agraciaram 18 profissionais, a cerimônia contou ainda com a presença do presidente do Conselho Regional de Educação Física, Rogério Melo e da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares. A vereadora Rosana Bergone, responsável por intermediar os projetos federais para a cidade, homenageou dois profissionais.

CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS

No próximo dia 26 acontece no Refúgio do Monte em Volta Redonda o curso de Plantas Medicinais e Farmácia Viva. A iniciativa acontece das 9 às 16 horas, ingressos à venda em https://bit.ly/33tyShT.  O curso é voltado a quem deseja cultivar e utilizar, de maneira segura, as propriedades terapêuticas das principais espécies vegetais indicadas para o uso medicinal.

PALESTRA SOBRE SAÚDE ANIMAL

A  Vetoquinol, uma das dez maiores empresas de saúde animal do mundo, desembarca no Rio para palestras sobre dicas e técnicas para realizar exame ortopédico em animais de companhia que serão ministradas pelo professor, médico veterinário, pós-graduado em cirurgia e autor do livro ‘Ortopedia Veterinária Básica para clínicos e cirurgiões iniciantes’, Rodrigo Luiz Morais da Silva. Em Volta Redonda, a palestra será na quinta-feira, dia 17, na Rua Dezenove A, 252, no bairro Bela Vista. Mais informações poderão ser obtidas através do endereço: http://bit.ly/31iaHS6.

RETÃO DE RESENDE

Foi enterrado na tarde de ontem, no Cemitério Municipal de Porto Real, o corpo de Max Meier, de 74 anos, uma das seis vítimas de um grave acidente ocorrido no domingo, dia 14, na mesma cidade. O fato ocorreu na tarde de sábado, dia 12, no Km 294 da Via Dutra (BR-116), no trecho conhecido como ‘Retão de Resende’, no sentido Rio, envolvendo um cavalo mecânico em um automóvel deixou seis mortos.

EMPATE SEM GOLS NA QUARTA DIVISÃO

Na tarde de ontem, no Estádio Leão do Sul, na Colônia Santo Antonio, em Barra Mansa, o Paraíba do Sul recebeu o Atlético Carioca pela terceira rodada da Série C a ‘Quartona’, do Campeonato Carioca e o placar não saiu do zero. O resultado foi suficiente para manter a equipe de Paraíba do Sul na liderança do Grupo C, com quatro pontos. Lanterna da mesma Chave, o Atlético possui apenas dois pontos. As equipes voltam a campo amanhã. O Paraíba do Sul visita o Teresópolis no Atílio Marotti, às 15 horas, enquanto o Alvinegro recebe o São José, no Alzirão, às 10 horas.

Um Fato na Foto

Trabalho de prevenção com auxílio da tecnologia

Foto: Paulo Dimas

Com o intuito de prevenir desastres naturais causados pelas cheias dos rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina, a Defesa Civil de Barra Mansa acompanhou a primeira etapa do levantamento topográfico realizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) que foi realizado ontem. Neste primeiro dia foi realizado teste com drone visando definir os pontos de maiores índices de transbordamentos. A partir desse acompanhamento, uma equipe técnica do Inea realizará a limpeza das áreas de amortecimentos e a dragagem dos rios. O equipamento foi utilizado para sobrevoar cerca de 120 metros a fim de melhor avaliar os pontos mais críticos. Após a conclusão do estudo será definido qual técnica será utilizada para reduzir as chances de transbordamento.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !