VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (Semader) iniciou a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. Esta etapa segue até o dia 30 de novembro e possui o objetivo de vacinar os rebanhos bovinos e bubalinos de até dois anos de idade.
SERVIÇO GRATUITO
A vacinação é gratuita e realizada pelos técnicos da Semader. Os interessados na vacinação dos animais devem realizar o agendamento pelo telefone (24) 99987-0168 ou comparecer à secretaria, localizada na Rodovia Benjamin Constant, nº4703, Km 05, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já os produtores que optarem por comprar a vacina e aplicar por conta própria, deverão entregar a declaração e nota fiscal de forma presencial no posto municipal ou núcleo de defesa agropecuária. A imunização é obrigatória e o produtor rural poderá ser penalizado caso não realize a imunização do rebanho.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE MEDIDAS DE EMERGÊNCIA
O Departamento de Defesa Civil de Pinheiral, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, realizou uma reunião com diversos setores da Prefeitura Municipal do município para atualização do Plano de Contingência da cidade, visando preparar as equipes para os períodos chuvosos que se aproximam e estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos.
O plano de contingência é um planejamento de medidas a serem adotadas para ajudar a controlar uma situação de emergência. Com isso, é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas. O documento registra o planejamento que foi elaborado a partir de estudos dos cenários de riscos do município, estabelecendo procedimentos para ações e descrevendo os procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais.
DIA DO ESPORTE AMADOR
Nesta quarta-feira, dia 15, é comemorado o Dia Nacional do Esporte Amador. Segundo a Pesquisa Saúde e Trabalho, divulgada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) este ano, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que praticam, 22% se exercitam todos os dias, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), atleta amador é aquele que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos, ou mesmo aqueles que praticam alguma modalidade esportiva com regularidade e controle, sem envolver remuneração ou contrato formal de trabalho.
Atividade física é sinônimo de saúde e prevenção, uma vez que favorece o controle de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, além de melhorar o condicionamento físico e, consequentemente, a autoestima, mas o doutor em Educação Física, Sandro Ribeiro, alerta que qualquer atividade precisa ser praticada seguindo alguns cuidados indispensáveis para evitar lesões e problemas cardíacos, principalmente pessoas que tiveram Covid e homens na faixa a partir dos 40 anos.
ASFALTO NAS RUAS DO BAIRRO SANTO AGOSTINHO
A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Governo do Estado, concluiu na última semana o asfaltamento de 19 ruas do bairro Santo Agostinho. As vias vão receber agora a nova sinalização. Enquanto isso, o governo municipal já busca recursos para que o asfalto novo chegue a outras partes do bairro. Ao todo, o convênio com o Estado prevê o asfaltamento de 300 ruas em diversos bairros do município. No entanto, há possibilidade de mais uma verba ser liberada para ampliar esse número de vias beneficiadas.
SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE FAMÍLIA ACOLHEDORA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizou ontem, o 1º Seminário Municipal do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF). Com o tema “Fortalecendo a rede de atenção à criança e adolescente e sua família”, o evento, que contou com a presença de mais de cem pessoas, aconteceu no auditório 4 do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. O objetivo é divulgar o Serviço de Acolhimento Familiar, que está completando 11 anos de sua implementação no município.
INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O palestrante Lindomar Dáros, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), destaca que o SAF é fundamental. Disse que esse serviço precisa ser prevalente em relação ao acolhimento institucional e necessita convocar a sociedade para atuar como famílias engajadas na transformação social. Com isso é possível minimizar a institucionalização de crianças desde o nascimento até os 18 anos.