Notas & Notas – 15 de janeiro de 2019

0

ELEIÇÕES 2020
As eleições para prefeito e vereador só vão acontecer no próximo ano, mas já há grande movimentação nos corredores da política de Volta Redonda. Tem nomes já conhecidos e vários novos que estão surgindo. Outros nomes comuns nas disputas foram silenciados. Com isso, a disputa pelo Palácio 17 de Julho e rumo ao Legislativo Municipal promete.
SISPATRI TEM PRAZO AMPLIADO
A Controladoria Geral do Estado (CGE), em resolução conjunta com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), determinou a prorrogação do prazo de apresentação da Declaração de Bens e Valores no Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual (Sispatri), que deveria ter encerrado no dia 11. Todos os servidores ativos do Estado terão até o dia 22 de fevereiro para preencherem seus dados, através do Portal do Servidor: www.servidor.rj.gov.br. A determinação foi publicada no Diário Oficial do na quinta-feira, dia 10.
FONTES DE RENDA
Na Declaração de Bens e Valores devem constar todas as fontes de renda do servidor, como imóveis, dinheiro, títulos de ações, bens móveis, investimentos financeiros e participações societárias, entre outros. A não apresentação poderá ocasionar a suspensão do pagamento e a abertura de processo administrativo. Após terem sido atendidas diversas solicitações para ampliação do prazo, esta será a última concessão para quem ainda não regularizou sua situação.
VAGA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A MRV Engenharia planeja lançar 18 novos empreendimentos no estado do Rio de Janeiro e já busca por novos profissionais para reforçar sua equipe no estado. As vagas abertas são para profissionais com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS, para cargos operacionais da construção civil, como servente de obra, auxiliar de limpeza, pedreiro e marceneiro. Os novos colaboradores vão trabalhar em canteiros de obras da construtora na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul e Norte Fluminense. Os interessados devem enviar currículo para: [email protected].
OBRAS DO CRAS DO PARQUE MINAS GERAIS ESTÃO A TODO VAPOR

Foto: Divulgação

As obras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Parque Minas Gerais, em Resende, estão em ritmo acelerado. Mais de 800 famílias serão beneficiadas com uma unidade nova do Cras. A estrutura da unidade, que ainda receberá o acabamento da pintura e a jardinagem, contará com sala multiuso, sala de atendimento à família, espaço externo coberto, almoxarifado, recepção, jardim, área de serviço, banheiros e copa. Além da população do bairro, o novo Cras também vai beneficiar diretamente outros locais da região das Barras, entre elas, os condomínios Gardênia e Tulipa e os bairros Fazendas da Barra I, II e III e Morada da Barra.
PREFEITURA FAZ REPAROS CAIXA COLETORA
A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município (SMOSP) iniciou, na segunda-feira, dia 14, uma reparação da caixa coletora de águas pluviais e o desentupimento da rede coletora de águas pluviais, na região do Polo Empresarial. Segundo a Secretaria, o local deve passar também por uma troca de manilhas e devido à complexidade dos serviços a obra segue sem previsão de término. Outro serviço é o conserto do sistema de distribuição de água, devido a um vazamento provocado pelo rompimento de uma adutora no domingo, dia 13, na Rua Fernando Bernardelli, próximo à Guardian. Os locais afetados foram: parte da Rua Dona Betina; o bairro Colinas; os loteamentos Veneza e Shalon; o Tecnopolo e o Polo Empresarial.
AÇÃO CONTRA INVASÃO

Foto: Divulgação/PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu na manhã de ontem uma operação para averiguar uma denúncia de invasão em uma servidão da Rua Paranapanema, no bairro Água Limpa. A ação contou com a participação de equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), da Guarda Municipal (GMVR) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU-VR). De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, a ocorrência chegou ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
PRÓXIMO PASSO
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, a denúncia de invasão a uma área em Volta Redonda chegou ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No local, de acordo com o coordenador, os invasores já cortaram árvore, limparam o terreno e o próximo passo seria a construção de algum tipo de obra em uma área que constatamos ser pública. O coordenador declarou que tem que monitorar e não permitir que seja montado nenhum tipo de residência. Se a invasão se consolidar, de acordo com Rezende, a área pode se tornar de risco e, por meio do trabalho de prevenção do município, tem que evitar isso.
MANUTENÇÃO EM IPIABAS
A Cedae realizará hoje, 15, serviço de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí. A operação terá início às 8 horas e deverá ser concluída até às 14 horas. O abastecimento deverá ser normalizado ao longo do dia. Imóveis que disponham de sistema de reserva (cisterna e/ou caixa d’água) não deverão ter problemas de abastecimento. Mesmo assim, a Cedae orienta os moradores da região afetada a usar de forma consciente os reservatórios internos (caixas d´água e cisternas) e a evitar o desperdício, reprogramando as tarefas não essenciais que representem grande consumo de água.
REVITALIZA RESENDE
A Prefeitura de Resende iniciou ontem as obras de recuperação da estrutura do Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, localizado anexo ao Hospital de Emergência. As intervenções vão contemplar a revitalização geral do espaço, pintura interna e externa, tratamento das infiltrações, revisão da parte elétrica e hidráulica, além da ampliação de uma das salas, possibilitando a criação de outra ala na unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a obra será entregue até o final deste semestre e os serviços continuarão funcionando normalmente no período da obra.
MAIS DE SEIS MIL PACIENTES
De acordo com coordenadora da unidade, a fisioterapeuta Caroline Afonso Camoleze, o local, que atende anualmente mais de seis mil pacientes, terá seus serviços otimizados após o término da obra, uma vez que alguns atendimentos são feitos na mesma sala, como por exemplo, os de fonoaudiologia, psicologia e uroginecologia. Ainda segundo ela, feitas as intervenções, o Centro passará a contar com alas separadas para cada especialidade, o que é sinônimo de mais conforto aos pacientes.
MAIS DE 200 EXAMES
O Bracuí foi o primeiro bairro a receber o Saúde Pertinho de Você em 2019. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Angra dos Reis, oferece vários exames gratuitamente para a população, próximo às suas residências. Nos dois dias, sexta e sábado, foram realizados 27 ecocardiogramas, 60 mamografias, 52 densitometrias ósseas, 5 eletrocardiogramas e 57 ultrassonografias. Todos os exames foram marcados anteriormente pela Secretaria de Saúde. Nos dias 24 e 25 será a vez da Monsuaba voltar a receber a unidade móvel do projeto.
CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO E LEITURA DE PLACAS

Foto: Wagner Gusmão/PMAR

Agora a cidade de Angra contará com 51 câmeras de videomonitoramento urbano e 44 câmeras de reconhecimento de placa veicular, na região central e ao longo da Rodovia Rio-Santos. Até o momento, cinco câmeras estão em funcionamento e a expectativa é que, até a próxima sexta-feira, 17, as demais 90 estejam instaladas. Estas câmeras não gerarão multa, mas permitirão o controle de acesso de entrada e saída de veículos em toda a cidade, inclusive colaborando no mapeamento de rotas utilizadas pelo tráfico de drogas. Ao longo da Rio-Santos, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, serão instaladas 13 câmeras. Para isso, o município aguarda a liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
NÃO SÃO RADARES
De acordo com o prefeito Fernando Jordão, muita gente tem confundido as câmeras de monitoramento como radares. “Essas câmeras não geram multas ao cidadão. O objetivo é colaborar com a segurança da cidade, além de auxiliar na gestão de riscos, no ordenamento do trânsito e na gestão urbana,” explicou.
NOVA SANTA CASA
Nesta terça-feira, dia 15, Resende terá um grande motivo para celebrar o serviço de saúde pública prestado no município. A partir das 18h30min, uma cerimônia marcará a entrega da segunda etapa das obras de revitalização da Nova Santa Casa, no novo ambulatório do SUS, que agora comportará aproximadamente oitenta pessoas. A cerimônia contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, do vice, Geraldo da Cunha, do secretário de Saúde, Alexandre Vieira, além de diretores e do superintendente de Atenção Hospitalar.
MELHORIAS
Nesta segunda etapa foram feitas, dentre outras melhorias, a conclusão das obras de ampliação e revitalização da recepção do ambulatório do SUS, onde são atendidas dezenas de pessoas diariamente. De acordo com a direção da unidade, além da entrega das obras do ambulatório, que agora comporta oitenta pessoas sentadas, a Nova Santa Casa ganhou um laboratório amplo, climatizado, com pintura interna, externa, piso de primeira linha, assim como portas e janelas novas. Outras intervenções importantes foram realizadas no local, como a instalação de uma rampa de acesso, balcão de atendimento exclusivo para cadeirantes, além de banheiros adaptados e uma fachada renovada.
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
A Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda vai realizar entre os dias 15 e 22 de janeiro uma série de capacitação para 60 profissionais da secretaria. As oficinas e workshop têm como objetivo promover atividades esportivas, recreativas e de lazer com temas pertinentes ao trabalho diário dos profissionais de educação física em seus locais de atuação. O intuito é valorizar e oportunizar os profissionais a qualificarem e estimularem a atualização para a aplicabilidade efetiva das aulas.
JOVEM É BALEADO EM RESENDE
Até o fechamento desta edição, seguia internado no Hospital de Emergência de Resende, o jovem 21 anos, que não teve sua identidade divulgada. Ele foi baleado com um tiro no abdômen na madrugada de segunda-feira, dia 14, no bairro Vicentina. De acordo com policiais militares do 37º BPM, ao entrevistar a vítima ela contou que é um ex-integrante de uma facção criminosa e que atualmente não possui envolvimento, o que deve ter gerado a motivação da tentativa de morte.
PAGAMENTO INTEGRAL
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, vai quitar nesta terça-feira, os salários de dezembro para 378.771 servidores ativos, inativos e pensionistas. Os 75.929 servidores ativos da Secretaria de Educação (Seeduc) receberam os vencimentos de dezembro no dia 28 de dezembro com recursos do Fundeb. O valor líquido desta folha de hoje é de R$ 1,58 bilhão. A folha total de dezembro soma R$ 1,74 bilhão com os servidores ativos da Seeduc.
UM FATO NA FOTO
‘Estacionamento’ na calçada?

Foto: André Matheus

Muitas pessoas reclamam dos mais variados problemas da cidade de Barra Mansa. Entre eles, o trânsito caótico, a falta de sinalização, sujeiras nas ruas, má conservação de rios e praças, enfim, é uma gama de reclamação. No entanto, o motorista ao seu bel prazer decidiu fazer da calçada da Rua Abdo Felipe, no Ano Bom, de estacionamento, cometendo assim, uma infração grave. Se tivesse sido pego pela Guarda Municipal, o proprietário do veículo, seria enquadrado no artigo 181 – VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que diz que: Estacionar veículo no passeio (calçada), faixa de pedestre, ciclovia ou ciclofaixa”, é proibido e seria multado em R$ 195,23, além de perder sete pontos na CNH. A imagem foi captada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário