Notas & Notas – 15 de agosto de 2019

0

BARRA MANSA E CBF

Foto: Divulgação


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, informou ontem que fechou uma parceria com a CBF para o projeto Gol do Brasil. “No momento em que estamos resgatando o futebol na cidade, queremos que as nossas crianças tenham a oportunidade de treinar com a metodologia e chancela da CBF! O projeto ainda vai dar oportunidade para qualificação de professores”, disse o prefeito.

MANUTENÇÃO NA REDE DE ESGOTO

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Serviços Públicos vem realizando serviços de manutenção nas redes de esgotos da cidade. Um desses locais é no bairro Oriente, que inclusive, já recebeu melhorias no ano de 2018 e, desde a última sexta-feira, dia 9, a Secretaria está fazendo mais uma ação de melhoria no bairro com a substituição de manilhas na Rua Manuel Serra. A previsão é que a obra termine nessa quinta-feira. A ação visa sanear uma demanda antiga dos moradores que sofriam com o entupimento da rede,

MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SARAMPO

Alertar os profissionais de saúde das redes pública e privada em relação à proteção e aos cuidados para evitar a propagação do sarampo nas unidades de saúde do país. Esse é o objetivo de um conjunto de recomendações encaminhadas, nesta semana, pelo Ministério da Saúde às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, responsáveis por repassar aos serviços de saúde. Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados; além da necessidade da oferta de treinamentos periódicos, em relação à segurança e riscos biológicos no trabalho; e remanejamento das gestantes que prestam assistência diretamente aos casos suspeitos e que não têm comprovação prévia de vacinação.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Nesta sexta-feira, dia 16, o Centro de Convivência do Idoso de Itatiaia (CCI), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, inicia a semana de comemorações pelo 23º aniversário da instituição. Será realizado um passeio pela cidade turística de Bananal, localizada no interior de São Paulo, com saída da unidade prevista para às 7 horas. Na ocasião, um grupo formado por 22 idosos cadastrados no CCI e que fazem parte do projeto, irão conhecer os encantos da região.

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Por mês, cerca de 200 pessoas acima dos 60 anos utilizam o espaço de convivência que oferta atividades sociais, físicas e psicoterapêuticas, com o auxílio de profissionais de diversas áreas especializadas. Entre outras conquistas, são responsáveis também por garantir a continuidade e identidade cultural regional. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Itatiaia, o Centro é um espaço de valorização e registro da memória, e tem o principal objetivo de promover, incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação das Políticas dos Direitos do Idoso em âmbito Nacional, Estadual e Municipal.

EMPREGABILIDADE JUVENIL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (SEDEERI), lança nesta quinta-feira, dia 15, às 11 horas, no auditório da Fecomércio RJ, na Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo, o Programa Geração Futuro. Em parceria com a Secretaria de Educação, entidades formadoras, instituições de ensino superior e Sistema S, o programa visa encaminhar o jovem ao mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, Estágios e Contratação Convencional pela Central de Macrocaptação de Emprego e Atendimento a Empresas da Subsecretaria de Emprego e Renda. O Estado do Rio tem o potencial de gerar 86 mil vagas para jovens aprendizes, e apenas 46 mil estão em processo de aprendizagem.

PRÊMIO DE RECONHECIMENTO

O projeto prevê ainda a criação de um prêmio de reconhecimento de empresas que se destacam pela empregabilidade juvenil, e um aplicativo de celular, que fará cadastro e cruzamento de dados para ofertar vagas aos jovens e profissionais que buscam a primeira oportunidade de emprego.

FESTA JUNINA EM ANGRA

O próximo fim de semana vai ser em clima de festa junina em Angra dos Reis, com muita dança típica no Cais de Santa Luzia, no Centro da cidade. Depois de ser adiado por causa da chuva, o Torneio Municipal de Quadrilhas Juninas será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto. A programação começa nessa sexta-feira, com a apresentação do grupo Coração Junino. Já no sábado, dia 17, o público vai poder conferir as quadrilhas Escorrega Show, Emoções Junina, Aconchego da Ciça e Cumpadre Nequinho. Encerrando o evento, no domingo, dia 18, a animação fica por conta do Dito Peres, Dona Junina e Zé Buscapé. Em todos os dias, as apresentações serão a partir das 21 horas.

ESTÁCIO PROMOVE A 10ª EDIÇÃO DO FÓRUM DOCENTE

Com o propósito de promover um espaço de discussão pedagógica, proporcionar a troca de experiências entre os professores e fortalecer e difundir seu próprio modelo de ensino, a Estácio realizará a 10ª edição do Fórum Docente nesta quinta-feira. A programação da manhã será transmitida ao vivo, das 8h30min às 13 horas, para todo o Brasil diretamente da Cidade das Artes, Barra da Tijuca – RJ, e contará com a participação online de mais de 4,7 mil docentes das unidades que fazem parte do Grupo Estácio.

PROJETO PAPO RETO

Cerca de 100 alunos de três turmas da Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu, localizada no Retiro, em Volta Redonda, participaram na manhã de ontem, dia 14, do projeto Papo Reto, realizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude. Os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental fizeram perguntas e conversaram sobre vários assuntos com o prefeito Samuca Silva no pátio da unidade escolar. Um dos primeiros temas levantados no bate-papo foi relacionado à saúde. O aluno Isaque Costa Nunes perguntou ao prefeito porque ele não constrói um hospital na cidade, enquanto o colega Caio questionou como será o funcionamento do Hospital Santa Margarida mesmo com poucos recursos na prefeitura.

ESCLARECENDO

Samuca Silva explicou que o custo para construção de um hospital é alto, cerca de R$ 100 milhões, e há dificuldades para um investimento desse porte. Em relação ao Santa Margarida, o prefeito ressaltou que a aquisição foi feita pensando no futuro da cidade. O prefeito agradeceu a participação dos alunos e explicou que algumas vezes o problema é questão de logística e que podem ocorrer atrasos com fornecedores, processos de licitação, mas não falta dinheiro. Samuca lembrou que a rede municipal de ensino possui 105 unidades escolares.

FEIRA DE PROFISSÕES EM PORTO REAL

O Ginásio Alexandre Ramos Samuel (Tande), em Porto Real, recebeu ontem a segunda edição da Feira de Profissões Daqui Pra Frente, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, que teve como proposta apresentar possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional aos moradores de Porto Real, com foco nos estudantes.

ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO

A Feira de Profissões teve a participação de diversas entidades educacionais como a Universidade Federal Fluminense (UFF); Centro Universitário de Barra Mansa; Associação Educacional Dom Bosco (AEDB); Estácio de Sá; Universidade Paulista (Unip); Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni); Centro Universitário Geraldo de Biase (UGB); IFRJ (Instituto Federal do Rio Janeiro); Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); Faculdade Campos Elíseos (FCE); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA); Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC); Senac; CNA; Wizard e Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

TRÂNSITO MODIFICADO EM ITATIAIA

Foto: Divulgação


O trânsito na localidade Jardim Martinelli, no bairro Penedo, em Itatiaia, sofrerá alteração no próximo domingo, dia 18. A mudança acontecerá no período da manhã por conta da corrida ‘A Muralha Up and Down – Marathon 2019’. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito, das 8 às 12 horas não será permitido o acesso de veículos a Penedo pelo bairro Jardim Martinelli, apenas a saída. A opção será seguir pela Rodovia Rubens Tramujas Mader, passar pelo Portal de Informações Turísticas e seguir pela Avenida Casa das Pedras. A saída de veículos pelo Jardim Martinelli será normal e agentes de trânsito estarão na via para auxiliar os motoristas e pedestres.

GUARDAS EMPOSSADOS EM RESENDE

A Prefeitura de Resende assinou na terça-feira, dia 13, os termos de posse de mais nove convocados do processo seletivo do concurso da Guarda Municipal, realizado em 2016. A posse aconteceu na Secretaria Municipal de Administração, localizada no Centro Administrativo Jefferson Geraldo Bruno, sede do governo municipal, situado no Jardim Jalisco. Os servidores serão apresentados ao Comando da Guarda Civil Municipal, receberão uniformes e orientações para integrar a escala de serviço da unidade.

NOVA CONVOCAÇÃO

Em abril deste ano, outros 10 candidatos também ingressaram para o quadro de funcionários da Guarda Civil Municipal e desde então vêm atuando em diversas atividades no município, como a organização do trânsito e a segurança patrimonial de órgãos públicos.

FÓRUM EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Ontem foi realizado o 2º Fórum em Saúde do Trabalhador destinado a aproximadamente 400 profissionais da rede municipal de ensino de Volta Redonda. A atividade foi desenvolvida pelo Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS) e a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME). O tema deste ano foi “Professor saudável, educação de excelência”. As atividades foram realizadas durante manhã e tarde, no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase).

ENCONTRO MATTERNA

O Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, recebe no sábado, dia 17 e domingo, dia 18, o Encontro Matterna. A iniciativa reúne palestras com profissionais renomados, fornecedores de produtos e serviços do mercado infantil. O evento será gratuito, porém como as palestras têm vagas limitadas, e já foi liberado o link para inscrição: http://bit.ly/2z0WtcS.

DIPLOMAÇÃO EM PARATY

A cerimônia de diplomação do prefeito eleito de Paraty, Luciano de Oliveira Vidal (MDB), será realizada nesta quinta-feira, às 13h30min, no Fórum da cidade. O prefeito e o vice Valdecir Machado Ramiro (PP), que também será diplomado, formaram a chapa mais votada na eleição suplementar do último dia 4, com 9.093 votos (44,29% dos válidos). A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral verifica a legitimidade dos candidatos eleitos pelo povo e ocorre após a aprovação das contas da campanha eleitoral.

SIMPÓSIO E SEMINÁRIO

Nos próximos dias 12 e 13 de setembro ocorrerá o 6º Encontro de Responsáveis Ambientais das Províncias, Estados e Regiões da América da America Latina e do Caribe, IV Simpósio Água Boa e IV Seminário Arie Floresta da Cicuta. Encontro que reunirá autoridades internacionais para discutirem as mudanças climáticas. O encontro será no Auditório da Universidade Federal Fluminense, no Campus Aterrado, em Volta Redonda, às 10 horas.

LADRÕES ASSALTAM CASAS BAHIA

A loja das Casas Bahia, localizada na Avenida Condessa do Rio Branco, no Centro de Três Rios, foi invadida por ladrões na noite de terça-feira, 13. Quatro homens, armados de revólveres, invadiram os estabelecimentos, renderam funcionários e roubaram todo o dinheiro do caixa, videogames e celulares. Eles usaram sacolas da própria loja para colocar os objetos roubados e em seguida fugiram de carro. O crime foi registrado na 108ª Delegacia de Polícia (DP).

ABERTURA DO JEAR 2019

A solenidade de abertura dos Jogos Estudantis de Angra dos Reis (Jear), na quadra do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (Ceav) na tarde de terça-feira, dia 14, contou com shows de dança e de luzes. A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, fez a declaração solene de início dos jogos e agradeceu à direção do Ceav, que cedeu suas dependências para realização dos jogos. “Digo ainda a todos vocês, que estão na torcida, para continuarem leais a todas as equipes. A disputa só acontece dentro das quadras”, reafirmou a secretária.

CURTIR O MOMENTO

Atualmente, o ser humano faz tudo ao mesmo tempo. Almoça chegando redes sociais, trabalha ouvindo música, caminha checando emails. Momentos em que se precisa ficar desconectado, parecem ser uma eternidade .Uma dica para desacelerar é curtir o momento. A caminho de casa do trabalho, no ônibus ou no trem — em vez de refletir sobre todos os problemas com os quais você teve que lidar no trabalho, concentre sua atenção fora de si mesmo. Olhe para o céu, para as casas e edifícios pelos quais você passa e esteja consciente de si mesmo aqui, viajando entre eles.

UM FATO NA FOTO

Um fim de tarde na Fazenda da Posse

Foto: Fábio Guimas

A Fazenda da Posse é a primeira construção de Barra Mansa, datada de 1767. Ficou abandonada durante muito tempo até que em uma parceria entre prefeitura e o Sesi, foi restaurada, em 1999. Passou por outra grande reforma em 2017. Atualmente abriga o Centro de Documentação e Memória, onde estão vários documentos do Poder Público municipal, assim como jornais. O registro de fim de tarde na Fazenda da Posse foi feito pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !