Notas & Notas –

0

CONSELHO ALIMENTAR

Foi empossada na última semana, em Volta Redonda, a nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda para o próximo biênio 2018-2020. A presidência ficou com William Ferreira de Carvalho que terá mandato de dois anos. O conselho é composto por 20 representantes titulares da Sociedade Civil e 10 representantes governamentais. A cerimônia foi às 14 horas no auditório da Smac, Aterrado. A coordenadora do Conselho, Gisele Cristina Araújo de Almeida, disse que o órgão tem como principal objetivo “elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar, fiscalizar e propor políticas de segurança alimentar, com atuação prevista em lei municipal.

TRABALHO A SER FEITO

O presidente empossado do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda, William Ferreira, comentou o trabalho a ser feito pelo gripo. Disse é que gratificante este trabalho e que está feliz porque o Conselho terá um papel importante, propositivo, com atribuições muito maiores junto à sociedade civil que representa. Disse que são mais de 100 entidades representadas por setores, sendo que vai tomar decisões no coletivo para que todos possam participar delas. O presidente empossado  substitui na função o ex presidente Belino Francisco de Melo, que ajudou a estruturar o conselho, que nasceu de um fórum, virou comitê, antes do reconhecimento institucional.

PARTE DO CONSELHO

Fazem parte do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda pelo Governo Municipal, o Comsea, as secretarias de Educação, Governo, Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, Saae-VR, Banco VR de Fomento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, FBG, Ação Comunitária, Furban. Pela Sociedade Civil, estão entidades como Apae, Deficientes Auditivos (Apada), Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Federação de Associações de Moradores (FAM), igrejas evangélicas, Lar Espírita Irmã Zilá, ONGs Projeto Arte em todo lugar, Ser e Crescer Sempre Jovem, Grupo Solidariedade, entre outras.

MRS SE REÚNE COM COMUNIDADES

Neste mês a MRS realizou mais um ciclo do Espaço Aberto: MRS e Comunidades em Barra do Piraí e Itaguaí. Nessas oportunidades, a companhia recebe as demandas apresentadas pela comunidade e busca soluções compartilhadas. Apenas nos últimos meses, já é possível observar alguns exemplos deste modelo de trabalho, como: os convênios com as prefeituras de Barra do Piraí e Três Rios, a construção de praças em Itaguaí e Pinheiral, entre outros. “Mais uma vez destacamos a importância deste evento anual com a participação do tripé Prefeitura, MRS e comunidades, que tem se mostrado a base do sucesso para as nossas realizações”, destaca Rosa Cassar, gerente geral de Relações Institucionais da MRS para a região. Em Barra do Piraí, no dia 26, o encontro foi realizado em um auditório localizado no centro do município no qual cerca de 60 representantes da MRS, Administração Pública, lideranças comunitárias da cidade e de municípios da região como Pinheiral, Mendes e Barra Mansa estiveram presentes. Já no dia 28 de junho foi a vez de Itaguaí receber 35 representantes da empresa, Administração Pública, moradores e líderes comunitários das cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, todas do estado do RJ.

PROGRAMA DE ASSENTAMENTO

Foto: divulgação

Na última semana, na sede da Prefeitura de Paraty, o prefeito Casé Miranda e o vice-prefeito Luciano Vidal, deram continuidade ao Programa de Assentamento de Paraty, onde foram entregues a sete moradores da Barra Grande o título definitivo da propriedade. O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paraty e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, onde busca solucionar a regularização fundiária nas áreas de assentamentos rurais e urbanos do município. Além da Barra Grande, São Roque e Taquari também fazem parte dos bairros que vão ser beneficiados na Zona Rural.

DUAS MIL PESSOAS

Os processos dos moradores de bairros da Zona Urbana que fazem parte do programa de assentamento estão em fase de tramitação de propriedade junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O Programa de Assentamento de Paraty vai beneficiar cerca de duas mil pessoas e foi possível através da Lei Municipal 1973/2014. O evento também contou com a presença do superintendente do Incra, dos Secretários do governo municipal de Pesca e Agricultura, Habitação e Regularização Fundiária e Planejamento, além de representantes da Câmara de Vereadores.

RODA DE CONVERSA SERÁ QUINZENAL

Foto: Divulgação

Temas como autoestima, empoderamento, violência doméstica, desafios, mercado de trabalho e família, estão entre outros serão discutidos durante a “Roda de Conversa” que será promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Os encontros acontecerão de 15 em 15 dias, na sede da Secretaria, e o objetivo é ouvir as moradoras e as orientar em relação aos problemas do dia a dia, entre eles aqueles que prejudicam a sua autoestima e autonomia.

Podem participar mulheres com idade a partir de 18 anos e para isso é necessário se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, na sede da Secretaria, que funciona na Rua Coronel José Mendes Bernardes, 14, no Centro de Itatiaia. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 3352-1339. No ato da inscrição a interessada deve apresentar RG e comprovante de residência.

FIGURA FEMININA

Segundo a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Janaína Sá Dantas, a roda de conversa tem como objetivo ressaltar a importância da figura feminina e mostrar o quanto todas são importantes e capazes de tudo. “Será um espaço onde as mulheres poderão falar de seus anseios, dúvidas, medos, conquistas, entre outros. E é importante lembrar também que o conhecimento por meio da informação é uma das melhores formas de prevenção e libertação e esse será realmente um momento onde todas poderão ficar muito a vontade para conversarem”, disse a secretária.

COLETIVO MULHERES EMPREENDEDORAS

Com o objetivo de reunir mulheres empreendedoras e aquelas que querem iniciar um trabalho na área de empreendedorismo, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Itatiaia promove na próxima quinta-feira, dia 05, às 17 horas, no Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ), o Encontro de Criação do Coletivo Mulheres Empreendedoras. O Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ), que fica na Avenida dos Expedicionários, nº575, Centro de Itatiaia. O evento, aberto ao público, acontece em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Desenvolvimento Econômico.

PALESTRA

O ‘Coletivo Mulheres Empreendedoras’ contará com uma palestra com o tema ‘Empreendedorismo e Ideias Criativas’, ministrada pelo representante do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Jayme  de Souza Filho. “Queremos reunir nesse Coletivo mulheres que tenham atividades de geração de renda e também aquelas que querem iniciar um trabalho nessa área de empreendedorismo. Nesse encontro elas poderão falar de suas experiências e também tirar as suas dúvidas para que possam realizar negócios na área de economia criativa”, disse o Assessor técnico da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, José Leon.

NIVELMANETO DE TRAVESSA EM RESENDE

O vereador Odair Ozório (PSD) solicitou providências da prefeitura para que seja feito nivelamento da Travessa São Paulo, localizada no Bairro Alvorada. “A referida rua se encontra muito desnivelada, fato este que vem piorando cada vez mais com a circulação de veículos de grande porte. Existe no local muitos moradores idosos que encontram dificuldades de se locomover pela referida via, podendo vir a sofrer acidentes, além de causar transtornos para os motoristas que por ela circulam”, argumentou.

CASAMENTO INUSITADO

Foto: Divulgação

Um jovem casal, um casamento inusitado e um bebê que chegou uma semana antes do previsto. Assim foi o casamento da estudante Flavia Melissa Pinheiro, de 18 anos, com o frentista Mateus Lopes dos Santos, de 21, que aconteceu na sexta-feira, dia 29, na maternidade do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. Em vez de ir para o cartório para o casamento, que estava marcado para às 9 horas, Flavia, que entrou em trabalho de parto no meio da manhã, teve que ser levada para o hospital. Em meio à correria, a madrasta de Mateus, Gabriele Valim de Oliveira, teve a ideia de convidar o juiz de paz para realizar o casamento dentro da maternidade. “Já estava tudo certo para o casamento e eles não queriam desmarcar, então eu fui até o juiz e expliquei a situação, e ele nos atendeu prontamente. Nós pedimos autorização do hospital e também fomos prontamente atendidos”, detalhou a madrasta de Mateus.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS

Os 37.500 alunos da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda estavam nas salas de aula no sábado, dia 30. Até o início do  mês de agosto os alunos terão reposição das aulas perdidas durante a greve dos caminhoneiros. Em seis escolas da rede as atividades foram especiais e contaram com a participação dos pais e responsáveis. Entre as ações realizadas nessas unidades estão oficinas e exposições, até apresentações de música, dança e jogral.

UM FATO NA FOTO

Um erro não justifica o outro

Foto: Divulgação

Na imagem acima, enviada por um leitor do jornal A VOZ DA CIDADE pelo WhatsApp (24) 99911-0101, é possível ver que a Guarda Municipal está notificando um veículo estacionado em frente a um supermercado localizado na Rua Francisco Vilela de Andrade Neto, no bairro Estamparia. O local em que o veículo está estacionado é destinado aos taxis que atendem, principalmente, os clientes desse supermercado. No entanto, o que chamou a atenção, foi que, a Guarda Municipal, para ‘punir’ um infrator, também, cometeu uma infração, ao deixar a viatura parada em fila dupla.

 

Deixe um Comentário