Notas & Notas

0

SELEÇÃO DE PROJETOS

Após a adesão do município de Barra Mansa ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), em novembro do ano passado, a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR) está recebendo da sociedade civil projetos para Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Para a seleção de 2018, resultado da articulação de ações entre o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o valor disponibilizado é de R$ 50 mil para cada projeto contemplado pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).  A inscrição vai até o dia 13 de junho.

ÁREAS

São três áreas temáticas: Políticas Afirmativas, Fortalecimento Institucional do SINAPIR e Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais. Dentro deles, poderão ser inscritos projetos para elaboração de planos de igualdade racial, capacitação profissional e ao empreendedorismo, implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), elaboração de Planos de Promoção da Igualdade Racial, formação de Gestores e Conselheiros de Promoção da Igualdade Racial, inclusão produtiva, assistência técnica e comercialização de bens e serviços, mapeamento de Terreiros e de incentivos e fomento da cultura.

SELECIONADOS

De acordo com o gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, serão encaminhados três projetos, um para cada categoria. “A contextualização dos projetos deve apresentar a realidade local e o público beneficiado, além da planilha de custos para a comprovação da viabilidade financeira da iniciativa”, destacou. Mais informações no edital: http://bit.ly/editalgepir.

APLICATIVO DE LICENCIAMENTO

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou na manhã de ontem o lançamento do aplicativo para Licenciamento Ambiental. O evento aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade e contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza; do presidente do INEA, Marcus de Almeida Lima; do Superintendente Regional Médio Paraíba do Sul do Inea, Sérgio Costa; além de agentes ambientais e representantes de secretarias municipais de Meio Ambiente da região. O aplicativo “INEA Licenciamento” está substituindo o atual Portal do Licenciamento e será o único meio pelo qual será possível fazer o enquadramento do empreendimento ou atividade e dar entrada ao processo de licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro. O presidente do Inea, Marcus de Almeida Lima, enfatizou sobre a principal ideia do aplicativo. “Essa ferramenta vai ser muito útil, facilitaremos a vida do usuário e também adequamos à linguagem. Qualquer pessoa pode acessar o aplicativo e consultar o Inea sobre as principais questões ambientais”, disse.

TÍTULO DE CIDADÃO

O ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Essiomar Gomes,  foi homenageado na última semana pela Câmara Municipal de Itaperuna, e recebeu o título de cidadão Itaperunense. A indicação foi feita pela presidente da câmara, Amanda da Aidê, pelos serviços prestados durante minha gestão na superintendência do Ministério da Agricultura.

ORGULHO

De acordo com Essiomar Gomes, é um orgulho receber um título tão importante de uma cidade tão importante.  “Itaperuna é a capital do noroeste. Estou muito feliz em receber essa homenagem pelo enorme carinho que tenho com essa região”, disse. Ainda segundo ele, o município é onde possui as maiores indústrias de laticínios de charqueados e que só vem crescendo com o tempo.

BATE-PAPO

Nesta sexta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e em parceria com o Conselho Tutelar, promoverá um evento de conscientização sobre o tema. A ação acontecerá na sede do Conselho Tutelar, das 14 às 17 horas. Na ocasião, haverá palestra e bate-papo relativo ao tema da campanha, que tem como slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.

RECURSOS HÍDRICOS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), representaram Volta Redonda, até ontem, no Fórum de Gestão de Recursos Hídricos na cidade de Maricá, Rio de Janeiro. O encontro foi encerrado com uma visita técnica ao sistema de abastecimento de água da cidade carioca. A secretária Municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, e a assessora de marketing e meio ambiente do Saae-VR, Márcia Neves, foram as representantes da Prefeitura de Volta Redonda no evento. Segundo Daniela, a secretaria de Meio Ambiente e o Saae-VR fazem parte da diretoria do comitê 3 da Bacia Hidrográfica na Região Sul, que conta com 19 municípios. Volta Redonda integra a diretoria do comitê 3 da Região Médio Paraíba, onde o Estado foi dividido em 9 regiões para a formação do comitê de Gestão de Recursos Hídricos.

TONELADAS DE LIXO

Cento e dezessete toneladas de resíduos, entre lixo, terra, entulho, aparelhos de TV, sofás velhos entre outros detritos. Este é total parcial da operação de limpeza no Rio Barra Mansa, realizada em dois dias pela prefeitura local em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). A dragagem está acontecendo na Rua Major Luiz Alves, na altura do número 5, no bairro Boa Sorte, e vai se estender por cerca de três quilômetros do rio até o bairro Nova Esperança. A iniciativa faz parte do Programa Limpa Rio. Todo o material recolhido está sendo encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduo Sólido, no Km 4, exceto os pneus, que têm como destino o projeto Ecopneu.

REFORMA DA PRAÇA DO CABRAL

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (Democratas), esteve no bairro Cabral nesta quinta-feira para acompanhar o início das obras de reforma da Praça que fica Rua Major Leopoldo Gomes de Oliveira, situada próxima a Creche Municipal Favo de Mel. A Praça, que serve de local para lazer e práticas esportivas dos moradores estava completamente abandonada e com a obra será totalmente revitalizada. Diogo junto com o vereador Davi de Jesus (MDB) conversou com a empresa responsável pelos serviços e também com a comunidade que achou importante a reforma na praça que serve de lazer e também como ponto de encontro dos moradores. Estão programadas troca de pavimentação, colocação de quiosques com mesa de jogos, novos bancos, além de um parque infantil com diversos brinquedos. Também está programada uma academia da terceira idade, mesa de ping pong, um novo ponto de ônibus, iluminação, além do parque que vai ganhar novas árvores, rampa de acessibilidade, a quadra poliesportiva será pintada e a creche será revitalizada e ampliada.

AÇÕES DO MAIO AMARELO

A Secretaria de Ordem Pública de Porto Real está intensificando as ações da Campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A Diretoria Municipal de Trânsito, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar realizaram na última terça-feira, diversas atividades no que se refere à educação no trânsito, aplicaram advertências e efetuaram uma apreensão de veículo. Durante o período da manhã, as ações aconteceram na Avenida B, Freitas Soares, onde 200 veículos foram abordados e orientados.“À tarde, na Avenida Dom Pedro II, fizemos 130 abordagens, nove notificações, e quatro apreensões. Entre as autuações notificadas pela Polícia Militar estiveram: falta de habilitação; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida; licenciamento de veículo em atraso; categoria de habilitação diferente da exigida e outras irregularidades sanadas no local como uso do cinto se segurança e crianças no banco da frente do carro”, relatou o diretor de Trânsito, Douglas André de Souza.

IMPORTÂNCIA

O secretário Ordem Pública, Elias Vargas, ressaltou a importância do respeito às leis de trânsito. “Essas ações refletem diretamente no que se refere à segurança e à educação, através do respeito à legislação. Não somente durante o Maio Amarelo, mas também periodicamente vamos realizar diversas ações tanto de educação quanto de fiscalização às leis de trânsito. Priorizamos um trânsito seguro e uma população consciente de seus direitos e deveres”, disse.

ABUSO E EXPLORAÇÃO

A Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será encerrada nesta sexta-feira, com a realização de um seminário sobre o tema em Resende. O evento, que acontece no Espaço Z, no Centro da cidade, das 13 às 17horas, contará com três palestras. A primeira delas, marcada para às 13h30min, será ministrada pela coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Resende, Rosana Lacerda Machado, que falará sobre “A trajetória do CREAS do município”, que está comemorando 10 anos de implantação. Logo depois, às 14horas, o tema abordado será “Impasses e possibilidades no atendimento a crianças em situação de violência”, com a psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eliana Olinda Alves. Já às 15h30min, a palestra será sobre “A atuação do assistente social em situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, tema que será abordado por Felipe da Matta, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio. O seminário será encerrado às 17horas.

UM FATO NA FOTO

Pedindo passagem

Há muito tempo, moradores da Rua Moura Brasil, no bairro 207, em Volta Redonda, sofrem coma falta de espaço nas calçadas. Assim como os eles, demais pedestres são obrigados a dividir o espaço da rua com os carros, já que veículos das oficinas ocupam as calçadas de ponta a ponta. Segundo os reclamantes, o fato já foi comunicado à Prefeitura por várias pessoas, mas até agora nenhuma providência foi tomada. Enquanto isso, os populares seguem ‘pedindo passagem’ aos carros. A foto é de um leitor do A VOZ DA CIDADE.

Deixe um Comentário