Notas & Notas

0

O POVO FALA
Nenhum governante gosta de lidar com ataques de oposição. Mas quando o ataque vem precedido de aumento de taxa a coisa fica um pouco complicada. Talvez a criação da taxa de iluminação pública de Volta Redonda, já aprovada pelo Legislativo, e a de Barra Mansa, que será votada pela câmara, será a primeira grande complicação dos prefeitos Samuca Silva e Rodrigo Drable, prefeitos de Volta Redonda e Barra Mansa, respectivamente. Isso porque, as cidades são as únicas da região a não terem a tão falada taxa. A melhor solução para qualquer coisa na vida é sempre o diálogo e a conversa. E na política a afirmação também se aplica.
FALANDO SOBRE
Pensando assim, o prefeito de Volta Redonda, falou na última semana sobre o assunto. Segundo ele, a melhor forma de lidar com boatos e informações falsas é levar esclarecimento para a população. “Para que as famílias da nossa cidade não se sintam enganadas ou deixadas de lado, venho me posicionar oficialmente sobre a Contribuição de Iluminação Pública. Pessoalmente, eu sou contra e não gosto da ideia de apresentar mais uma contribuição à câmara e, consequentemente, aos cidadãos, mas temos que abordar esse assunto e esclarecê-lo”, disse se referindo a uma obrigação que tem que ser seguida por determinação do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público.
SEM AFETAR
“Sobre o polêmico assunto da Contribuição de Iluminação Pública, não há necessidade de pânico. A maior parte da população não vai ser afetada. Imóveis com uma média de uso de até 200 kWh não entram na cota de contribuição, ou seja, mais de 70% das residências de Volta Redonda não precisará pagar”, contou o prefeito, dizendo que não é interesse da prefeitura criar mais gastos para o cidadão e que em 2018 impostos municipais não terão aumento.
VISITA SURPRESA
E falando em Samuca Silva, ele fez no sábado uma visita surpresa ao Hospital do Retiro para conhecer de perto as principais demandas da unidade. Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, do secretário de Saúde, Alfredo de Peixoto, de assessores especiais e outros integrantes do governo, Samuca ouviu as críticas, elogios e sugestões sobre o atendimento no Hospital. “Para conhecer de perto, na ponta, os problemas da unidade, nada melhor do que ouvir direto de quem precisa do sistema público. É fundamental que a população nos diga o que está bom e o que não está”, comentou o prefeito. Está marcada para hoje uma reunião com todos os responsáveis pelo hospital e pela saúde de Volta Redonda para realizar um balanço da visita e apontar as soluções. Samuca Silva adiantou que fará um choque de gestão no setor administrativo do hospital.
TUTUCA GARANTE APOIO DE MARIO ESTEVES


Durante a inauguração do terceiro andar da Nova Santa Casa de Barra do Piraí que aconteceu na última sexta-feira, o prefeito Mario Esteves anunciou que vai apoiar o deputado estadual Gustavo Tutuca (PMDB), nas próximas eleições. Tutuca foi responsável pela liberação dos equipamentos hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde que equiparam o novo setor. “Eu vou me envolver pessoalmente na eleição estadual. Se um deputado faz um gesto como esse, é preciso que o poder público retribua. Independente de você ter ficado contra mim, politicamente falando, Tutuca, hoje nós estamos do mesmo lado, e você vai ter o meu apoio”, destacou. Tutuca está afastado da Alerj porque está ocupando a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
INSTALAÇÃO DE COBERTURAS
Teve início na última semana a instalação dos pontos com cobertura nas novas paradas de ônibus do Centro de Quatis. O serviço começou pela parada de embarque da Avenida Euclides Guimarães Cotia, próximo à loja Arte Móveis, onde foram colocadas as estruturas metálicas. A cobertura vai ser afixada até esta semana. Pontos com cobertura serão instalados também nas paradas da Rua coronel Alfredo Dias de Oliveira e na Avenida Nossa Senhora do Rosário. Estas melhorias fazem parte do novo sistema viário do Município, cuja implantação começou em agosto, através da mudança do itinerário do transporte coletivo e do sentido de várias ruas e avenidas do Centro.
ACADEMIA INAUGURADA
A Prefeitura de Barra Mansa inaugura hoje a Academia ao Ar Livre no bairro Mangueira, na Região Leste. A cerimônia tem início às 18h30min e acontecerá na Rua Waldomiro Peres Gonçalves. Em fevereiro deste ano, a prefeitura inaugurou no mesmo local um campo de grama sintética em uma praça de área total de 1887 metros quadrados. A academia funcionará ao lado do campo. A academia será mais uma opção de lazer para a comunidade que não existia no bairro.
TROCA DE LÂMPADAS
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, e Secretaria Executiva de Obras, Parques e Jardins, iniciou a troca das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED (diodo emissor de luz, em português) nos parques de iluminação pública da cidade. As duas entradas da cidade (trevo principal e do Morro da Cruz) já foram contempladas, assim como outros pontos do cento da cidade. A intenção é realizar, aos poucos, a substituição em todos os pontos. A prefeitura informa que com o que foi realizado, a economia no consumo já chega a 60%.
PRÓXIMOS LOCAIS
As próximas lâmpadas a serem trocadas, serão as localizadas da Estrada do Shopping Piratas até o bairro Marinas. Os lugares já substituídos são: frente do Teatro Municipal, Ladeira do Convento São Bernardino de Senna, calçada da Casa de Cultura, Casa Larangeiras, Igreja Matriz, Igreja Santa Luzia, Praça e chafariz da Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), em frente ao Mercado do Peixe e monumento dos Reis Magos (Praia do Anil).
ANGRA REPRESENTA BRASIL
Angra dos Reis estará representada na “Conferência das Cidades – Implementando uma Nova Agenda Urbana na América Latina e no Caribe”, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, na cidade de Santiago, no Chile. O evento é realizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) das Organizações das Nações Unidas (ONU), com apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá e da Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), que concluiu a primeira etapa do Plano de Ação desenvolvido em Angra dos Reis, uma das únicas três cidades contempladas com esta cooperação internacional para desenvolvimento de projeto de gestão de risco de desastres por eventos extremos e por condutas humanas na América Latina e Caribe. A segunda etapa do Plano será em Angra dos Reis nos dias 16 e 17 de outubro. Todas as despesas serão arcadas pela entidade que fez o convite.
PROGRAMA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
Os contribuintes de Volta Redonda terão, a partir da próxima segunda-feira, 2, a oportunidade de isenção de juros e multa em dívidas com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR). É que foi sancionado, na quarta-feira, 27, pelo prefeito Samuca Silva (Podemos), a Lei Municipal 5.391, que institui o parcelamento de débitos com a autarquia municipal. O programa abrange dívidas contraídas com o Saae até 31 de dezembro de 2016, de pessoas físicas e jurídicas. Os débitos poderão ser pagos à vista ou parcelados, o valor mínimo da parcela deve ser R$ 21,60. Essa, segundo o prefeito, é uma oportunidade única para os moradores que estiverem em débito quitarem suas dívidas, já que será oferecido até 100% de desconto em juros e multa. É também, de acordo com Samuca, mais uma medida construída através do diálogo. Explicou ainda que, os recursos arrecadados serão usados exclusivamente para a melhora na rede de abastecimento da cidade.
OUTUBRO ROSA
Acontece hoje o lançamento da campanha Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. A ação será da Secretaria de Saúde de Volta Redonda a partir das 10 horas, na Policlínica da Mulher. O evento de abertura da campanha vai ter apresentação de vídeo sobre o Outubro Rosa e promover orientações às pacientes da Policlínica. O público alvo do Outubro Rosa, que vai até o próximo dia 31, é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia. A programação do Outubro Rosa inclui ainda o Dia D da campanha, sábado, dia 07, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, estarão abertas para realizar o exame preventivo. E uma caminhada pela prevenção, no sábado, dia 28 de outubro, em parceria com o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer).

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !