Notas & Notas – 14 de setembro de 2019

0

TROCA DE INFORMAÇÕES

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda recebeu, na quinta-feira, 12, uma equipe do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foram apresentados protocolos e regras para o monitoramento de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos, enxurradas e chuvas intensas; e geológicos, como deslizamentos de terra. E ainda houve um relato sobre as condições locais para que a metodologia do trabalho fosse adequada à realidade do município.

FOCO DA VISITA

De acordo com a tenente-coronel Sílvia Santana do Amaral, que dirige o Cemaden-RJ, o foco da visita é a troca de experiência com os agentes locais. “Atendemos todo o Rio de Janeiro e, apesar de ser um território pequeno, se trata de um terreno heterogêneo. Cada região apresenta características distintas. Para conhecer essa pluralidade e buscar a excelência no trabalho de prevenção de desastres fazemos visitas a todas as regiões do estado”, falou, lembrando que estava acompanhada de nove membros do Cemaden-RJ.

SUCESSO DAS OPERAÇÕES

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, afirmou que o trabalho em conjunto com o órgão estadual é imprescindível para o sucesso das operações. Disse que, com conversa, troca de informações e treinamento, consegue minimizar os efeitos dos desastres naturais na população e até evitá-los.

RETIRADA DE ENTULHO

Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda (SMI) iniciou na quarta-feira, 11, a retirada de entulhos das ruas do bairro Açude 2. O serviço está sendo realizado por solicitação da diretoria da Associação de Moradores, através de um relatório detalhado de ofício que foi protocolado na secretaria no mês de agosto. O presidente da Associação, Alan Cunha, é o compromisso da associação com a comunidade.

LED NO JARDIM DO SOL E ESTRADA SURUBI-BULHÕES

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende vai garantir um sistema de iluminação moderno, eficiente e mais econômico nas estradas de acesso ao Jardim do Sol e Surubi-Bulhões. Após terem sido asfaltadas recentemente, as duas vias passam por obras para instalação de postes e luminárias com LED. O trabalho no Jardim do Sol entrará na reta final na semana, enquanto a Surubi-Bulhões começou a ganhar os primeiros postes na semana anterior.

PLANO MUNICIPAL DO IDOSO

Um grupo técnico intersetorial se reuniu ontem em Volta Redonda, para discutir sobre o andamento da criação do Plano Municipal do Idoso. Na reunião foi apresentada e explicada à matriz lógica, uma metodologia que vai facilitar a explicação técnica da execução das ações propostas. A primeira etapa do Plano Municipal do Idoso aconteceu no mês de maio, com a realização da ‘V Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa’. Após o evento foi feito o levantamento das demandas de idosos inseridos em programas do município e em agosto foi realizado na cidade o ‘Fórum Municipal de Políticas para Idosos’.

SETEMBRO AMARELO

“Acredito que daqui, não só eu, mas outras pessoas sairão de cabeça erguida, porque foi feito um bom trabalho e que vai ajudar bastante pessoas. Até eu mesma precisava ouvir o que foi dito. Pessoas sairão daqui de um modo diferente”. Esse foi o depoimento de Gabriele Florêncio, de 16 anos, aluna do 2º Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Rotary, localizado no bairro Água Limpa, em Volta Redonda, que participou na manhã de ontem, de uma palestra sobre prevenção ao suicídio, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A ação comunitária realizada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Água Limpa e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) aconteceu no pátio da unidade escolar para cerca de 100 alunos entre 15 e 18 anos do Ensino Médio.

POSTO DE POLICIAMENTO

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, inaugurou na quinta-feira, o posto de policiamento do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), em Garatucaia. O posto se localiza às margens da rodovia Rio-Santos, entre Garatucaia e Cantagalo. A inauguração contou com a participação do prefeito de Angra, Fernando Jordão, do secretário-executivo de Segurança, Douglas Ferreira, vereadores de Angra e Mangaratiba (já que o local é bastante próximo do município vizinho) e representantes das Polícias Militar e Rodoviária Federal, além de moradores dos bairros do entorno. O posto já começou a funcionar, com policiais do Proeis, que trabalham em dois turnos de 12 horas. No local ficará baseada ainda uma das viaturas compradas pelo município.

Semana NACIONAL DO TRÂNSITO

Neste sábado, a Divisão Executiva de Trânsito (Detra), vinculada à Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Itatiaia realiza o início da campanha de conscientização sobre a Semana Nacional do Trânsito. A primeira ação será a realização do passeio ciclístico: ‘Pedal Amarelo’ que tem a saída prevista para acontecer às 8h e chegada para 12h, com ponto de saída da Escola Estadual Ezequiel Freire (Ciep 488).

MAIS UMA ETAPA

E na próxima semana, na quarta e quita-feira, dos dias 18 e 19, será feito o seminário: ‘Educação, sinalização e processo administrativo, com ênfase nos procedimentos de fiscalização e aplicação de medidas administrativas.’, no Município de Porto Real. Os alunos das unidades de ensino, escolas Wagner Guimarães e Dom Ottorino Zanon também receberão respectivamente, nos dias 23 e 24 deste mês, a palestra: ‘No trânsito, o sentido é a vida’.

FESTIVAL DE ARRANCADAS E MANOBRAS

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Associação Arena 22, irá promover o 1º Festival de Arrancadas e Manobras, no próximo dia 15 de setembro. O evento vai acontecer na Avenida Getúlio Vargas e vai contar também com exposição de carros antigos e exóticos, clubes automotivos, brinquedos para as crianças e food trucks. O Festival vai começar com atrações na arena com a arrancada e depois acontece um show de whelling, ou seja, manobras radicais com motos e em seguida manobras radicais com carros. Na etapa de arrancada vão ter três categorias: iniciante, desafio e força livre.

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Foto: Divulgação


Termina amanhã o prazo de inscrição para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) que visa preencher 1.674 vagas para o ano letivo de 2020 em cursos técnicos integrados ao nível médio. Os cursos são gratuitos, com oportunidades para os campi Paracambi, Pinheiral, Resende e Volta Redonda. As vagas são para o primeiro semestre de 2020 nos cursos de: Administração, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Eletrotécnica, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Plástico, Química.

AS INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas até amanhã no site do Instituto Selecon no endereço: www.selecon.org.br. Para participar é preciso ter concluído ou concluir este ano o ensino fundamental. A taxa de inscrição é de R$ 70 e o pagamento pode ser feito até segunda-feira, dia 16. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se vai concorrer às vagas da Ampla Concorrência (AC) ou as destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escola Pública.

DIA DA PROVA

A prova está prevista para 13 de outubro. Os inscritos farão uma prova objetiva de Português e Matemática. O resultado preliminar das provas está previsto para o dia 26 de novembro e o final para o dia 5 de dezembro.

TAMBORES DE AÇO

O programa ‘Domingo na Estação’, em Vassouras, apresenta neste fim de semana uma atração especial: O Caminhão Palco da Fundação CSN com os ‘Tambores de Aço’ do Projeto Garoto Cidadão. A atração vai começar às 10 horas da manhã, com entrada franca. O grupo faz uma apresentação com várias canções populares, utilizando instrumentos de percussão inusitados, feitos de aço, que emitem um sonho envolvente.

FRUTO DE AUDIÊNCIA

Um dos principais encaminhamentos da recente audiência pública sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Saudade, realizada pela câmara, foi solicitado ao Executivo, em forma de requerimento. Durante a audiência pública, os presentes solicitaram que fosse enviado um pedido formal ao executivo municipal requerendo a cópia do processo de licenciamento ambiental da ETE junto ao INEA, órgão responsável pela autorização da instalação. O vereador Thiago Valério da Silva (Cidadania), que conduziu a audiência pública, formalizou o requerimento que foi aprovado na última semana.

FESTA DA PRIMAVERA

A Escola Municipal Padre José Wyrwinski, de Itatiaia, convida todos os moradores a prestigiar a Festa da Primavera, que será realizada neste sábado, dia 14, a partir das 13 horas, com a finalidade de celebrar a chegada da nova estação, além de fortalecer a parceria da escola com a comunidade escolar. O evento será aberto ao publico e contará com diversas atrações, como apresentação dos alunos, concurso rei e rainha da Primavera, barracas típicas e show de prêmios. A escola fica localizada no bairro Vila Esperança.

DROGAS NO ROSELÂNDIA

Quinta, dia 12, agentes da 2ª Cia. do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) flagraram um menor, de 16 anos, com drogas no bairro Roselândia, EM Barra Mansa. Segundo registro na 90ª Delegacia de Polícia, os militares faziam patrulhamento na Rua João Olímpio Magalhães quando avistaram o rapaz em atitude suspeita. Ele tentou correr, mas foi flagrado com quatro pinos de cocaína, um de maconha e R$ 155 em espécie. Acompanhado de um responsável, ele foi encaminhado para a sede da Polícia Civil, onde foi enquadrado no artigo 28 da lei 11.343/2006.

CAMPEONATO ESTADUAL

Rio São Paulo e Maricá decidirão o título de returno da Série B2 do Carioca, mas os quatro semifinalistas que vão disputar as duas vagas de acesso já estão garantidos. Além da dupla finalista, Pérolas Negras e Barra Mansa também estão asseguradas na etapa que define quem sobe para a Série B1 em 2020. Resta saber quais serão os cruzamentos.

EVITANDO PELOS ENCRAVADOS

Os esfoliantes corporais com grânulos ajudam na remoção das células mortas, afinando a pele. Assim, facilitam a passagem do pelo. Mas eles têm de ser usados de forma constante, pois toda vez que os pelos crescem podem acabar encravando de novo. Existem bons produtos que levam algum agente bactericida na fórmula, como o Triclosan. Se ainda não dá para investir num tratamento a laser, a saída é usar um creme que ajude a desencravar os pelos e usá-lo com frequência.

Um Fato na Foto

Festa surpresa de aniversário no hospital

Foto: Divulgação

A emoção tomou conta na comemoração do primeiro aniversário do pequeno Ruan Araújo Meyer, que foi celebrado na última quinta-feira. Internado há 19 dias no Hospital Unimed Volta Redonda, Ruan e seus pais Bárbara da Silva Araújo e Márcio Meyer, foram surpreendidos com uma festa recheada de carinho e animação para celebrar aniversário do pequeno Ruan. Por conta de o paciente ser grande admirador dos animais, o tema da festa foi ‘Fazendinha’. E como toda festa, não faltou salgadinhos, doces e bolo de chocolate, além da alegria dos colaboradores do hospital, equipe médica e dos familiares.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !