Notas & Notas – 14 de julho de 2021

0

PESQUISA DO IBGE

O volume de serviços cresceu 1,2% na passagem de abril para maio e superou, pela segunda vez este ano, o nível em que se encontrava antes da pandemia de Covid-19, em 0,2%. Com dois meses seguidos de resultados positivos, o setor acumulou alta de 2,5%, ainda insuficiente para recuperar as perdas de março (-3,4%), mas dá sinais de aquecimento na maior parte dos seus segmentos de atividades. Mesmo assim, ainda se encontra 11,3% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. No ano, o setor acumula alta de 7,3% e nos últimos 12 meses registrou -2,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira, dia 13, pelo IBGE.

VISITANDO OBRAS DOS POSTOS DE SAÚDE

Prefeito nas obras do posto do bairro Mangueiras – Foto: Paulo Dimas PMBM


Na manhã desta terça-feira, dia 13, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, dos vereadores Deco e Paulo da Gráfica, e de representantes de associação de moradores, visitou as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) Braulino de Brito, no bairro Mangueira e a Unidade Básica de Saúde (UBSF) Josefa Bruno Galvão, no bairro Goiabal, que estão sendo reformadas e ampliadas.

OS CONSULTÓRIOS

O USF Braulino de Brito terá consultório ginecológico, consultório odontológico, dois consultórios extras para atendimento, sala para aplicação de vacinas e sala de curativos, além de copa, banheiros e sala de reunião para funcionários do posto. No momento, está sendo realizada a parte dos revestimentos internos e externos, e parte elétrica. O prazo de entrega é de aproximadamente dois meses. Já o UBSF no bairro Goiabal contará com três consultórios, sendo um odontológico, um ginecológico e um geral. A unidade também terá uma recepção, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de curativos, sala de vacina e central de esterilização.

CAMPANHA DE PREVENTIVOS

Foto: Divulgação


Mais uma etapa da Campanha de Exames Preventivos 2021, desenvolvida pela Prefeitura de Resende, será realizada em 11 unidades de saúde, nesta quarta-feira, dia 14, no horário estendido, das 17 às 21 horas. Os mutirões são voltados para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama. A campanha tem como finalidade otimizar o número de preventivos feitos na rede pública, dando oportunidade às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para realizar os exames periódicos no horário de expediente dos postos de saúde e policlínicas.

AGENDAMENTO

Nesta edição de 2021, os exames devem ser agendados previamente, por ligação telefônica, em uma das unidades disponíveis em cada etapa. A marcação busca evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de agilizar os atendimentos. A campanha preventiva visa atender mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente, aquelas com vida sexual ativa.

COMO PARTICIPAR?

As mulheres devem comparecer ao posto de saúde ou à policlínica, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser beneficiada nesta campanha, basta residir em Resende e apresentar a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade e CPF. No decorrer da campanha, as mulheres podem ser agendadas em unidades fora da sua área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Algumas etapas da campanha são organizadas para o atendimento das mulheres em suas unidades de referência.

ESTIAGEM REDUZ FORNECIMENTO DE ÁGUA EM ITATIAIA 

A Prefeitura de Itatiaia informa que devido à falta de chuvas, o volume de água no Centro de Captação do bairro Benfica está abaixo do esperado para esta época do ano. Em decorrência da redução, para garantir o fornecimento de água nas residências, o abastecimento poderá ser reduzido ou interrompido, no período das 14 às 18 horas, nos bairros da área central da cidade. O Centro de Captação do Benfica é responsável pelo abastecimento dos bairros, Centro, Belos Prados, Vila Maia, Vila Odete, Vila Paraíso, Jardim Paineiras, Vila Magnólia, Vila Esperança, Vila Niterói. A orientação é para que os moradores economizem água.

CAMPANHA ABRAÇO QUENTINHO

A Campanha do Agasalho “Abraço Quentinho”, promovida pela Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, encerrou na semana passada, o recolhimento, higienização e doação de mantas, cobertores e agasalhos para a população em vulnerabilidade social. A campanha contou com diversos pontos de recolhimento espalhados pelo município, onde foram arrecadados cerca de duas toneladas de roupas e outros artigos para o inverno.

VACINA CONTRA A INFLUENZA

A Secretaria de Saúde de Porto Real informa que a vacinação contra a Influenza (H1N1), já está aberta para o atendimento ao público geral. Para ser vacinado, o morador precisa ter idade igual ou superior a seis meses de vida. Para ser atendido, é necessário que o munícipe que ainda não é cadastrado na Rede Pública de Saúde, que procure a USF mais próxima de sua residência para a realização do cadastro e assim receber a vacina. O atendimento acontecerá em todas as Unidades de Saúde da Família (UFS). Das 8h30min às 11 horas o atendimento acontece nas USFs dos bairros Freitas Soares e Jardim das Acácias. Já das 13 horas às 15h30min, a imunização ocorre nas USFs dos bairros São José, Bulhões, Centro, Novo Horizonte e Jardim Real.

DRIVE THRU DA 2ª DOSE EM QUATIS

Foto: Divulgação


Nesta quarta-feira, dia 14, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria de Saúde, realizará o 40º Drive Thru de Vacinação contra a Covid-19. A vacinação é destinada a aplicação da 2ª dose para vacinados com a 1ª dose da AstraZeneca e CoronaVac. A imunização acontece das 9 às 14 horas na Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como Praça da Matriz. Para a imunização, deverá ser apresentado o comprovante que recebeu quando foi vacinado com a primeira dose. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (24) 3353-2624, ou com a agente de saúde do seu bairro, ou vá até a Casa da Criança.

error: Conteúdo protegido !