Notas & Notas- 14 de fevereiro 2020

0

SE BEBER, NÃO DIRIJA

É cada vez maior o número de pessoas que morrem vítimas de acidente de trânsito provocado por motoristas que dirigiam embriagados. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2018, revelou que mais de três milhões de pessoas morrem por uso nocivo de álcool, sendo a cerveja a bebida mais consumida, principalmente entre jovens com idades entre 20 e 39 anos. Do total de mortes, 28% são resultado de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito.

EFEITOS DO ÁLCOOL

A médica da Concessionária CCR NovaDutra, Cacilda Couto, explicou quais são os efeitos e como o álcool age no organismo do motorista. De acordo com ela, o álcool provoca danos imediatos, mas também a médio e a longo prazo. “O corpo tem dificuldades para eliminar o álcool, podendo levar de 12 a 24 horas. Entre os danos provocados está a diminuição da capacidade de concentração e raciocínio, reflexo e a força muscular”, explicou. Ainda, segundo Cacilda, além de afetar o sistema nervoso e motor, o álcool prejudica a capacidade de decisão do motorista.

SOBRE A CAMPANHA

Mesmo sabendo dos riscos, muitos motoristas insistem em dirigir após consumirem bebidas alcoólicas. Por esse motivo, a CCR NovaDutra iniciou nesta segunda-feira, dia 10, a campanha de segurança e conscientização sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. A ação educativa terá a distribuição de folhetos da campanha ‘Dirija com Responsa. Se beber, não dirija’, veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5, mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e a instalação de faixas educativas ao longo da rodovia. De forma lúdica, a campanha utiliza duas ideias ruins na época de Carnaval: o ‘Beberrones’, que junta bebida e direção, e o ‘Pé-de-Chumbo’, que gosta de acelerar demais nas rodovias. Para combatê-las existe o personagem ‘Responsa’, arqui-inimigo das más ideias de trânsito.

LANÇAMENTO DE ENCONTRO ANUAL

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza nesta sexta-feira, dia 14, o lançamento do VIII Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas, ECOB. A reunião será às 9h30min no auditório da Agevap, localizado na Rua Elza da Silva Duarte, 48 (loja 1 A), Manejo, Resende. Neste encontro, os convidados poderão conferir uma apresentação sobre o evento, que este ano, através de uma parceria com a Prefeitura de Itatiaia, será sediado pela primeira vez na região, em Penedo. Para esta reunião de lançamento do ECOB são esperados representantes de instituições públicas e privadas da região do Médio Paraíba. O evento será entre os dias 18 e 20 de maio. A expectativa é que reúna representantes de nove comitês fluminenses.

DIA DAS MÃOS TALENTOSAS

O projeto ‘Amor em Movimento’ irá realizar na segunda-feira, dia 17, a partir das 9 horas, um evento beneficente denominado Dia das Mãos Talentosas, na Casa Rosa de Barra Mansa, que fica localizada no Centro. Durante todo o dia serão ofertados serviços de manicure, design de sobrancelhas, bazar de roupas e festival de tortas, todos oferecidos com baixo custo. Quem não puder participar da atividade, poderá ajudar adquirindo o convite à R$ 5. Toda a verba será revertida para as atividades da instituição. O objetivo é arrecadar fundos para a Casa Rosa. Quem quiser ajudar, pode fazer a doação através da conta do projeto Associação Amor em Movimento: Caixa Econômica Federal, agência: 0176, conta-corrente: 5433-2. Outras informações pelo telefone (24) 99943-8542.

Setorial de Artes Cênicas se reúne

A Setorial de Artes Cênicas do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria-Executiva de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra dos Reis, realizará no sábado, dia 15, às 13 horas, uma reunião no ‘Mambucaba Cultura e Arte’, localizado  na Rua das Flores, 420, na Vila Histórica de Mambucaba. O encontro será conduzido pelo Conselheiro Titular, Ronaldo de Oliveira, e tem o objetivo de discutir assuntos relacionados ao setor cultural, assim como transmitir os informes do conselho e os trabalhos realizados.

MAIS AMBULÂNCIAS PARA RESENDE 

A Prefeitura de Resende recebeu nesta quarta-feira, dia 12, mais dois veículos para integrar a frota municipal destinada ao atendimento da população. São duas Volkswagen Saveiro Robust devidamente adaptadas para prestarem serviços de ambulância Tipo A, próprias para fazer as chamadas remoções simples e prontas para atender a Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se da segunda leva de veículos anunciados pela administração municipal em 2020. Em janeiro, seis carros de passeio modelo Kwid, da Renault, já haviam chegado para a rede de Saúde da cidade.  Também em janeiro, a Prefeitura acertou a chegada de mais uma Van para fazer transporte de pacientes e funcionários da secretaria.

INVESTIMENTOS 

O projeto de renovação da frota teve início em 2017 e alcançou todas as esferas da administração municipal. No entanto, um dos principais beneficiados é o setor da Saúde. Entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, a prefeitura já havia adquirido oito carros Nissan March. Parte dos veículos de passeio comprados foi destinada ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto os demais estão sendo utilizados nas demandas de rotina da secretaria e ao Programa Saúde da Família.  Antes disso, em 2018, quatro vans da Renault e um microônibus já haviam sido adquiridos, também para o TFD. Neste mesmo ano, foi comprado um trailer móvel odontológico, também em 2018. Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde.  Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.

PROJETO PARA TESTE RÁPIDO DE LEPTOSPIROSE

O Ministério da Saúde e a Fiocruz Bahia lançou na quinta-feira, dia 13, projeto para avaliar a implantação de teste rápido para diagnóstico de leptospirose. O projeto tem como objetivo avaliar a efetividade do TR DPP® Leptospirose para auxílio na conduta diagnóstica e manejo clínico da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados do teste serão comparados com os demais métodos já existentes na rede.

AULAS DE CANTO E CORAL PARA IDOSOS

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para as aulas gratuitas de Canto e Coral para idosos. As atividades acontecem nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) Alegria, Paraíso e Tobogã e com inscrições durante todo o ano. Podem participar pessoas com idade acima de 60 anos e as inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, em cada polo do CCI. No ato da inscrição, os participantes devem apresentar cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência e um atestado de saúde.

SOBRE AS AULAS 

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, as aulas de Canto e Coral no CCI Paraíso acontecem às terças-feiras, de 9h30min às 11 horas. As atividades estão previstas para começar no dia 18 de fevereiro. No CCI Tobogã, o Coral Sonho Meu acontece às quartas-feiras, de 9 às 11 horas, as aulas já começaram, mas ainda tem inscrições abertas. E no CCI Alegria as aulas acontecem todas as sextas-feiras, de 9 às 11 horas, com previsão para começar no dia 21 de fevereiro.

POSTO DE ATENDIMENTO DO SAAE-BM

Nesta sexta-feira, dia 14, a Prefeitura de Barra Mansa irá realizar a cerimônia de inauguração do Posto de Atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no bairro Vista Alegre. Com o novo investimento municipal, o acesso ao serviço prestado pela autarquia será ampliado na comunidade e em localidades vizinhas. O Posto de Atendimento do Saae contará com uma área de 100m² e seu funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados de 9 às 14 horas.

COPA AGULHAS NEGRAS DE BASQUETE 

A organização da 1ª Copa Agulhas Negras de Basquete divulgou nessa semana os dados da primeira etapa da categoria Sub-18. O destaque é o atleta de Porto Real, Luiz Felipe Oliveira, que anotou 21 pontos e é atualmente o ‘cestinha’ da competição. Luiz Felipe treina na Escolinha de Basquete na quadra do bairro Nova Colônia, onde as aulas acontecem toda segunda e quarta, das 15h30min às 17h30min.

TIME SUB-18 DE PORTO REAL

O time Sub-18 de Porto Real volta à quadra no domingo, dia 16, contra o Tobogã Resende, a partir das 9 horas, no Espaço Esportivo do Bairro Village, em Porto Real. “A Secretaria de Esporte e Lazer parabeniza o jogador Luiz Felipe Oliveira e também a todos os atletas pela disposição e empenho durante a Copa. Esses resultados, como a pontuação de cestas, refletem diretamente no placar geral, contribuindo para elevar a moral e a autoestima do jogador. Agora, o foco é trabalhar o coletivo e fazer com que toda a equipe evolua ainda mais nos próximos jogos”, considerou o secretário da pasta, Antônio Sebastião da Silva.

CARNAVAL DE PARATY

A Prefeitura de Paraty, através das secretarias de Turismo e Cultura, divulga a programação do carnaval 2020. A abertura acontece na sexta-feira, 21 de fevereiro, com a Banda Santa Cecília e o Bloco Assombrosos do Morro na Cerimônia de entrega da chave da cidade ao Rei Momo que acontece na quadra da Praça da Matriz. Em seguida a programação continua com o bloco Meninos do Pontal pelas ruas do Centro Histórico, arrastando milhares de foliões.

BOMBEIROS

O deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) esteve no quartel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro para conversar com o comandante Roberto Robadey sobre a situação do aumento do efetivo de Paraty. Ele esteve acompanhado do prefeito Luciano Vidal. Foi informado pelo comandante que o governador Wilson Witzel enviará à Alerj um projeto de lei que cria o Bombeiro Militar temporário, o que aumentará o efetivo em três mil homens.

ENCONTRADOS

Na madrugada de ontem, a família da jovem Maria Fernanda, de 17 anos, que estava desaparecida desde sábado, dia 8, fez contato com o A VOZ DA CIDADE confirmando que ela foi encontrada. Também foi localizado João Pedro, que havia sumido no mesmo dia que a adolescente. Os dois são de Volta Redonda e Barra Mansa, respectivamente, e estavam no Rio de Janeiro.

FINAL DA TAÇA GUANABARA

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) informou que a final da Taça Guanabara, entre o Flamengo e o vencedor de Boavista x Volta Redonda, que se enfrentam no domingo, dia 16, será disputada no dia 22 de fevereiro, às 18 horas, no Maracanã. O sorteio do mandante da decisão será realizado nesta sexta-feira, dia 14, às 14 horas, em sua sede.

CREDENCIAIS PARA ESTACIONAMENTO

O Departamento de Trânsito de Pinheiral está realizando o serviço de emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. O serviço é realizado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos na Praça São Jorge, 194, Rolamão. Idosos e Pessoas com Deficiência têm o direito de estacionar nas vagas especiais de estacionamento. Para usufruir deste direito, é necessário obter a credencial, documento impessoal e intransferível, que deve ser afixado no veículo ao estacionar.

Um Fato na Foto

Bronca pelas redes sociais

O vereador Darlei, de Piraí, visitou a quadra da Fraternidade no distrito Arrozal. Ele contou que já fez diversas solicitações à prefeitura para limpeza e manutenção no local e que nada foi feito. “Fiz indicações por três anos seguidos. Única área de lazer do bairro, onde as crianças brincam”, disse. No vídeo divulgado pelo vereador em suas redes sociais, uma situação preocupante: grande quantidade de água parada no local, o que basta para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. “Isso é uma falta de respeito, covardia. Independente de política, isso não existe”, concluiu o parlamentar.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !