Angra celebra Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Lapa
Tradicionalmente realizada na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, a festa em celebração a Nossa Senhora da Boa Morte e a Nossa Senhora da Lapa acontece, esse ano, Igreja Matriz da cidade, marco central da cultura religiosa no Centro de Angra dos Reis, nesta quinta e sexta-feira, dia 14 e 15. Organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o evento conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
Repique fúnebre
Nesta quinta-feira, dia 14, haverá o repique fúnebre dos sinos em dois horários, ao meio-dia e às 18 horas, seguido por missas diante da imagem da Boa Morte de Maria, presente na cidade desde 1826. Ao final da última missa solene, será realizada a procissão com cortejo fúnebre, conduzindo a mesma imagem pelas ruas do Centro.
Alvorada festiva
Já na sexta-feira, dia 15, data em que se celebra a Solenidade da Assunção de Maria, a programação contará com alvorada festiva, repique dos sinos, missas ao meio-dia e às 18 horas. Uma procissão com o andor de Nossa Senhora da Lapa encerra a programação. Aline Ribeiro, filha da festeira Carol Ribeiro, será o Anjo Cantor.
Lanche especial pelo Dia do Estudante
A manhã desta quarta-feira, dia 13, foi especial no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, no bairro Conforto, em Volta Redonda. Uma merenda comemorativa, com cachorro-quente, pipoca, suco e picolé, foi servida aos alunos como parte das ações pelo Dia do Estudante, 11 de agosto, desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Educação nutricional
Além das ações comemorativas, a Secretaria Municipal de Educação dá continuidade ao Projeto de Educação Nutricional, iniciado em 2024 nos Centros de Educação Infantil com o tema: ‘Alimentação Saudável – Conhecendo as Frutas’. Em 2025, o projeto avança com o tema ‘Conhecendo os Legumes e Verduras’, ainda focado na Educação Infantil. Para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o tema inicial será ‘Açúcar nos Alimentos’, abordando a importância de entender e controlar o consumo de açúcar para uma alimentação mais saudável.
Papatinho no Festival da Juventude
A Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, será palco no próximo dia 23 para o Festival da Juventude, iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). Com início previsto para as 18 horas, o evento contará, entre outras apresentações, com show especial do produtor, beatmaker e DJ Papatinho, um dos maiores nomes do beat nacional e um dos responsáveis por reunir as estrelas cariocas Anitta e Ludmilla com o lendário rapper Snoop Dogg no hit ‘Onda Diferente’.
Celebração da juventude
O Festival da Juventude é mais do que um evento musical, é uma celebração da nossa juventude e da cultura urbana. O secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, disse que o objetivo é proporcionar um espaço de encontro, aprendizado e diversão, valorizando talentos e trazendo grandes nomes como o Papatinho para inspirar nossos jovens. Lembrou que a iniciativa é um momento de mostrar que Volta Redonda investe na juventude e acredita no seu potencial.
Carteirinha para protetores independentes
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda promoveu na noite dessa terça-feira, dia 12, a entrega das carteirinhas de protetores independentes de animais, cadastrados por meio de chamamento público. A cerimônia, que também comemorou o Dia Nacional do Protetor de Animais, celebrado em 10 de agosto, ainda reuniu representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades, que atuam na mesma causa, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
Fortalecer as parcerias
O documento visa fortalecer as parcerias do Poder Público com a rede de proteção animal e viabilizar ações conjuntas, como campanhas de castração, feiras de adoção, palestras educativas e suporte com lares temporários. Com validade de um ano, a carteirinha garante participação das ações promovidas pela SMPDA – como campanhas de castração, feiras de adoção e programas educativos, incluindo a possibilidade de obter senhas adicionais para o programa municipal de castração.
Professores da UFRJ ministram aulas no MEP
A partir de consulta feita aos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão do MEP, sobre a temática a ser discutida, na terça-feira, dia 12, professores do Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ministraram aula na sala do Movimento Pela Ética na Política modo remoto. A aula foi sobre o tema: ‘O Protagonismo da Floresta Amazônica na Preservação do Planeta’.
Segunda experiência
Foi a segunda experiência realizada na sala do MEP. “A primeira foi em 2024, com a magistral aula professor José Abdalla Helayel, cientista do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF)”, informou o coordenador da Equipe Socioambiental do Movimento, Pedro Paulo Vidal, ao abrir a aula e agradecer a disponibilidade dos professores do projeto curso de extensão da UFRJ. A professora Irinéa Pereira, conselheira do MEP e ligada ao projeto da UFRJ, acompanhou e facilitou o diálogo dos estudantes com os professores.
Iprevi participa do VI Seminário do TCE-RJ
A diretora-presidente do IPREVI, Alessandra Marques, participou do VI Seminário de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), promovido pelo TCE-RJ nos dias 11 e 12 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades e especialistas para debater a gestão e fiscalização dos RPPS. Alessandra foi palestrante pelo segundo ano consecutivo.
Painel sobre Educação Previdenciária
No painel “O Poder do Conhecimento”, Alessandra discutiu como a educação previdenciária contribui para uma gestão eficaz dos RPPS. O debate contou com outros especialistas e foi transmitido ao vivo. Ela compartilhou estratégias aplicadas no Iprevi e destacou a importância da formação contínua para servidores e gestores da área.
Reconhecimento e boas práticas do Iprevi
Alessandra ressaltou a atuação do IPREVI ao longo de seus 12 anos de gestão, destacando os avanços, prêmios e o papel da autarquia como referência no setor. Também enfatizou o apoio da AEPREMERJ na capacitação técnica e a parceria com a Prefeitura de Ita
Capacitação em Porto Real
Os profissionais da Prefeitura de Porto Real que atuam no Setor Administrativo participaram nesta semana de uma capacitação sobre o novo sistema de Protocolo Eletrônico. O treinamento aconteceu no auditório do Horto Municipal, no Centro da cidade. O objetivo foi de levar mais transparência e agilidade para os munícipes, que agora podem abrir e acompanhar os processos de forma online. De acordo com a secretária de Administração, Viviane Gonçalves, o sistema também elimina a utilização de papéis, tornando a prefeitura um local mais sustentável. “Nós iniciamos com os profissionais que lidam diretamente com público e em breve os demais setores também serão capacitados”, destacou Viviane.
‘Café compartilhado’ na Vila Flórida
Os participantes da Melhor Idade do bairro Vila Flórida tiveram recentemente um momento especial com o Café Compartilhado, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer. O encontro proporcionou um momento de confraternização e interação social, fortalecendo os vínculos entre os idosos da comunidade. Antes do café, os participantes participaram de diversas atividades físicas e exercícios voltados para o público da Melhor Idade. As atividades têm o objetivo de manter os idosos ativos, reforçando a importância da prática regular de exercícios para um envelhecimento saudável, prevenindo problemas de saúde e estimulando a qualidade de vida.
Cuidados
A iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde física e mental da população idosa e promove integração social, oferecendo momentos de lazer e convivência. Os interessados em participar podem comparecer a uma das aulas que acontecem às segundas e quartas-feiras, às 8h15min, na quadra do bairro Vila Flórida, ou entrar em contato diretamente com a Secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone (24) 3352-6444.















