Notas & Notas – 14 de agosto de 2019

0

TRILHA DA MEIA-NOITE

Foto: Divulgação


Na noite da última segunda-feira, dia 12, em Volta Redonda, foi realizado o lançamento oficial da XXVIII edição da Trilha da Meia-Noite, o maior e mais tradicional evento off road do estado do Rio de Janeiro. O evento que é uma realização do Jeep Clube de Volta Redonda será disputado no dia 12 de outubro, com largada da Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília. Para edição desse ano, a competição contará com a ‘Corrida de Rua’ que é uma novidade do evento. A largada dos competidores da corrida será às 19 horas. Ainda no evento, haverá disputa na modalidade mountain bike, com largada prevista para às 16 horas. Às 17 horas será a vez dos motociclistas seguirem para disputa. Já às 18 horas acontecerá a largada para a tradicional disputa dos veículos off roads.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Os interessados em participarem de uma das modalidades da XXVIII edição da Trilha da Meia-Noite poderão acessar o site: https://www.jcvr.com.br/ e se inscrever.

SALÃO DO TURISMO NO RIO

A Prefeitura de Volta Redonda vai participar, entre os dias 22 e 25 de agosto, do Salão do Turismo, evento que acontecerá no Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é promover os produtos turísticos do Estado Rio de Janeiro. O salão será realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo, a Fecomércio-RJ e a InfoGlobo, em paralelo ao evento Rio Gastronomia. O Salão do Turismo terá palestras, feira de artesanato, pocket shows e atrações turísticas. Volta Redonda participará com os outros 14 municípios da região do Vale do Café. O município levará duas atrações culturais, sendo uma delas o Bloco da Vida, que também irá interagir com o público.

CAMPANHA DO AGASALHO

Aquecer o inverno de quem mais precisa. Com essa proposta, após três meses de ações internas e externas, a Campanha do Agasalho na via Dutra, realizada pelo Instituto CCR e pela CCR NovaDutra, arrecadou 12,5 mil peças. A campanha foi realizada por três meses, envolvendo colaboradores e usuários da rodovia. Com o final da campanha, as peças angariadas foram encaminhadas para Fundos Sociais de Solidariedade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba e Itatiaia, no Sul Fluminense.

A CAMPANHA

Durante a campanha, de abril a julho, foram disponibilizadas caixas nas unidades de trabalho da CCR NovaDutra para doações dos colaboradores e em postos de coleta externos. Para os usuários da rodovia, foram disponibilizadas caixas nos postos parceiros; no trecho de São Paulo, no Posto Arco Íris, em Roseira, no Vale do Paraíba; no trecho do Rio de Janeiro, no Posto Graal Jardim Itatiaia e no Graal Embaixador Resende.

TRÂNSITO ALTERADO

O trânsito no Jardim Martinelli, em Penedo, sofrerá alteração no próximo domingo, dia 18. A mudança acontecerá no período da manhã por conta da corrida ‘A Muralha Up and Down  – Marathon 2019’. De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito, das 8 às 12 horas não será permitido o acesso de veículos a Penedo pelo bairro Jardim Martinelli, apenas a saída.

A MURALHA UP AND DOWN MARATHON

A Muralha Up and Down Marathon é uma corrida de pedestre conceitual em subida e descida que será realizada no trecho Penedo (Itatiaia) e Visconde de Mauá (Resende). A largada da prova acontece no dia 18 de agosto, às 6 horas, em Visconde de Mauá, na localidade Campo Alegre e a chegada no Centro de Penedo, na  Rua Olaria, próximo ao Campo Finlândia s/n.

CINEMATECA SERÁ INAUGURADA HOJE

A Prefeitura de Barra Mansa, a MRS Logística e o Grupo Incentivar inauguram nesta quarta-feira, o Projeto Cinemateca – Escola e Vida. Às 9 horas, alunos da Escola Belo Horizonte, no bairro Vista Alegre recebem uma biblioteca contendo 150 livros diferentes de obras editoriais infantis, sendo um deles em braile, direcionado à educação de alunos com deficiência visual, além de 40 mídias de DVD socioeducativas e um sistema de home theater. Às 13 horas será a vez dos educandos da Escola Leonísio Sócrates Batista, no Roberto Silveira. A cinemateca visa atender a demanda dos alunos e da comunidade, tornando-se um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas.

14ª AGROFEST

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realiza entre os dias 15 e 18 de agosto, a 14ª edição da Agrofest – Festa da Agricultura Familiar, em Santa Rita de Cássia. Entre as atrações do evento estão grupos de forró e sertanejo, praça de alimentação, exposição de verduras e degustação de saladas. A entrada é gratuita e durante todos os dias do evento serão disponibilizados ônibus extras. Integrando as ações da Festa está o Dia de Campo, que acontece a partir das 13h30min, desta quinta-feira, dia 15, na Fazenda Sede Velha, Estufa do Nilton. Direcionado a produtores rurais, técnicos e estudantes o Dia de Campo visa oportunizar conhecimentos, como manejo agroecológico de pragas e doenças, benefícios da correção do solo e crédito rural Plano Safra 2019/2020.

SERVIÇO DE ASFALTAMENTO

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está finalizando o serviço de asfaltamento de uma nova via, que ligará a Avenida Brasil à Avenida das Mangueiras, no Centro de Penedo. O trabalho teve início na segunda-feira, dia 12. A via, de sentido único, será uma nova opção de tráfego para moradores e turistas, o que irá melhorar o trânsito na área central da localidade, que recebe milhares de turistas durante todo o ano. O trecho foi aberto, em setembro de 2018, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, em Penedo.

ESTUDANTES APRENDEM A PREVENIR CATÁSTROFES

Foto: Divulgação


Estudantes de Volta Redonda aprendem como prevenir e como agir em casos de catástrofes naturais por meio do jogo de tabuleiro ‘Riscolândia’, aplicado por agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O jogo, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, apresenta aos alunos como funciona a Defesa Civil para que sejam multiplicadores de informações na família e na comunidade.

DEMANDAS REFERENTES A REALIZAÇÃO DE OBRAS

Foto: Divulgação


O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro recebeu esta semana, em seu gabinete na Alerj, a visita do líder comunitário de Varginha, localidade de Valença, Márcio da Silva – conhecido como Marcinho Varginha. O objetivo da reunião foi dar encaminhamento, junto ao governo estadual, a três demandas referentes à realização de obras. Marcinho solicitou a implantação de academias ao ar livre nos bairros Varginha, Canteiro e no Conjunto Habitacional Campo Alegre; além de pavimentação asfáltica nas ruas Zilma Soares de Souza e Geralda da Conceição, ambas em Varginha – totalizando pouco mais de dois quilômetros de asfalto. Por fim, o deputado se comprometeu também a procurar a Cedae para pedir melhoria no abastecimento de água do Vale Verde I e II e da Santa Terezinha.

MUTIRÃO RETIROU 750 TONELADAS DE ENTULHO

Números da Secretaria de Infraestrutura mostram que, nos primeiros 12 dias de agosto, a prefeitura de Volta Redonda retirou cerca de 750 toneladas de entulho das ruas da cidade. A operação é parte do trabalho de Mutirão dos Bairros criado pelo prefeito Samuca Silva para melhorar o dia a dia da população. O projeto de Mutirão dos Bairros também está sendo desenvolvido nos Centros Comerciais, como Vila Santa Cecília e Amaral Peixoto. Em breve chegará ao Aterrado, Retiro, Santo Agostinho.

PREVENÇÃO À HANSENÍASE 

A Prefeitura de Barra Mansa por meio da Secretaria de Saúde realizou ontem, um evento de orientações sobre o combate à hanseníase, doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. A iniciativa aconteceu na Praça da Liberdade Dante Santos da Fonseca, localizada na Avenida Joaquim Leite, Centro. A equipe esteve presente no local de 8 às 12 horas e realizou distribuição de folders e informativos, além de orientação médica e nutricional.

FORNECENDO INFORMAÇÃO

A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase de Barra Mansa, Juliana Russi, destacou como fundamental a conscientização em relação à hanseníase. “É uma doença curável, com tratamento gratuito, medicação fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e acompanhamento médico. O nosso objetivo maior é fazer essa divulgação e mobilizar o maior número de pessoas para se orientarem em relação a hanseníase”, afirmou Juliana.

FORNECIMENTO DE ÁGUA INTERROMPIDO

Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão realizando o conserto de um cano da rede de captação de água que se rompeu no bairro Benfica. Com a realização do serviço, o fornecimento de água na cidade segue interrompido em 17 bairros da área central de Itatiaia. De acordo com a Secretaria de Obras, os bairros que estão com o abastecimento de água temporariamente comprometidos são: Campo Alegre, Nova Conquista, Vila Pinheiro, Jardim Itatiaia, Centro, Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Maia, Vila Odete, Jardim Paineiras, Vila Paraíso, Vila Niterói, Vila Martins, Country Clube, Jardim Lugano, Casal Garcia e Bela Vista. A orientação é para que a população  economize água, evitando o desperdício.  A Prefeitura  informa que tão logo o trabalho seja executado, o sistema voltará ao normal.

ALMA DE POBRE

Afonso Padilha em seu novo show de stand up comedy ‘Alma de Pobre’, no qual fala sobre estigma social, usando histórias pessoais pra ilustrar que não importa o quanto você ganhe dinheiro, continuará sendo pobre. A apresentação acontece dia 20 às 19h30min e 21h30min no Teatro Gacemss em Volta Redonda.

ALMEJANDO PRESIDÊNCIA

Em visita a Barra do Piraí ontem, o governador Wilson Witzel, demonstrou mais uma vez seu desejo de ser presidente da República. Durante inauguração da agência do Rioprevidência, disse que o presidente do fundo, Sergio Aureliano Machado da Silva, seria um dia ministro da Previdência. Em sua fala, deu a entender que Sergio não estaria sozinho lá em Brasília, mas sim com ele. Para quem foi considerado um azarão na eleição de governador nada é impossível.

LADRÕES ARROMBAM LOJA NO CENTRO

Arrombada durante a madrugada de ontem, uma grande loja de departamento localizada na Avenida Domingos Mariano, no Centro de Barra Mansa. Ao chegarem ao estabelecimento pela manhã para trabalhar, funcionários descobriram o arrombamento. A informação é de que aparelhos de celular foram levados.

CAMPEONATO CARIOCA SUB-20

Em partida válida pela terceira rodada do segundo turno da Série B2 do Campeonato Carioca Sub-20, realizada na tarde ontem no Estádio Flávio Teixeira dos Santos o Esporte Clube Rio São Paulo derrotou o Barra Mansa Futebol Clube pelo placar de 2 x 0. Na próxima rodada o Barra Mansa recebe no Estádio Leão do Sul, o CEAC/Araruama no domingo, dia 18, às 12h45min. Já o Alvinegro do Campinho enfrenta o Maricá, em Maricá, no sábado, dia 17, às 15 horas.

ESCREVENDO O FUTURO

Desde a última segunda-feira diretores de escolas públicas podem indicar os melhores textos e documentários produzidos por estudantes para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). O tema da competição é ‘O Lugar Onde Vivo’. Além das categorias poema, memórias, crônica e artigo de opinião, a novidade de 2019 é a categoria documentário para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. O envio do material pelos diretores deve ser feito acessando o link: http://bit.ly/2YMfwa6.

Um Fato na Foto

Serra das Araras interditada

Foto: Divulgação/PRF

No fim da tarde de ontem uma carreta transportando telhas tombou na pista e interditou a pista de descida da Serra das Araras. O acidente aconteceu no Km 222 da Via Dutra, em Paracambi. De acordo com informações dos agentes da Polícia Rodoviária (PRF) que atenderam a ocorrência não houve vítimas. Até o fechamento desta edição, o trafego sentido Rio estava sendo feito pela pista de subida.