Notas & Notas

0

TAPA BURACOS

O domingo foi dia de operação Tapa-Buraco em Volta Redonda. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura, aconteceram em diversos bairros da cidade. Foram utilizados ao todo cerca de 25 toneladas de massa asfáltica. A operação segue de forma ininterrupta em todo município, seguindo o cronograma da secretaria. As vias que receberam a operação Tapa-Buraco são dos bairros Água Limpa, São Sebastião, Santa Rita do Zarur, Santa Cruz, além do estacionamento em frente ao Hospital São João Batista, utilizado por pacientes. O secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, acompanhou os serviços, destacou que a ação nos fins de semana evita transtornos ao trânsito. “A operação nos finais de semana evita um transtorno no trânsito, por isso estamos realizando essas operações. Estamos atuando nos pontos mais críticos da cidade, conforme cronograma e demanda da população. Utilizamos só neste domingo 25 toneladas de massa asfáltica”, destacou o secretário.

OPERAÇÃO ESPECIAL NO FERIADO DO DIA DO TRABALHO

A CCR NovaDutra realiza a partir desta sexta-feira operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros que utilizarão a via Dutra durante o feriado do Dia do Trabalho. A operação contará com papa-filas nos pedágios; equipes extras do SOS Usuário em pontos estratégicos da rodovia; além de veiculação de dicas de segurança na saída e no retorno do feriado na CCRFM 107,5. No trecho paulista da rodovia, o tráfego deverá ficar intenso entre 16 e 20 horas da sexta-feira, dia 27 e entre 7 e 13 horas do sábado, dia 28. No retorno, o tráfego deve ser maior na terça-feira, dia 1°, das 16 às 20 horas. No trecho fluminense, a previsão é de tráfego intenso entre 14 e 20 horas de sexta-feira, dia 27 e entre 7 e 13 horas de sábado, dia 28. No retorno, o tráfego deve ser maior na terça-feira, dia 1º, das 16 às 20 horas.

TREINAMENTO FUNCIONAL E HIDROGINÁSTICA

O bairro do Bonfim, em Angra dos Reis, passou a contar, nesta semana, com aulas de treinamento funcional. A atividade teve início na quinta-feira, dia 19, e é uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da secretaria executiva de Esporte e Lazer. As aulas acontecem sempre nas terças e quintas, das 18 às 19 horas, na Praia do Bonfim e são comandadas pelo professor de educação física, Marcelo Medeiros. A prefeitura também está oferecendo atividades no bairro vizinho ao Bonfim, a Vila Velha. Lá nas segundas e quartas, das 7h30min às 8h30min  acontece o treinamento funcional e na sexta-feira, às  7h30min, começou a ser oferecida, na sexta-feira, dia 20, aula de hidroginástica, também com o professor Marcelo Medeiros.

COMO PARTICIPAR

As inscrições podem ser feitas nas Associações de Moradores dos bairros e o interessado deve levar duas fotos 3×4, cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e tem um prazo de um mês para entregar o atestado médico.

POPULAÇÃO PODE FISCALIZAR E VALIDAR PLANO DE MOBILIDADE

Foram prorrogadas até o dia 16 de maio as inscrições para o preenchimento das vagas de vacância do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (Comutran). De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), quem se inscrever vai participar da eleição de membros remanescentes que irão representar a sociedade civil no conselho. O secretário da pasta explicou que dentre as funções do Comutran está a de validar e fiscalizar o Plano de Mobilidade de Volta Redonda.

ELEIÇÃO

A eleição para vagas remanescentes do Comutran será realizada no dia 19 de maio, das 8 às 11 horas, e as vagas disponíveis para ser um membro do Comutran são para representantes dos pedestres (uma para suplente), dos skatistas (uma para titular), motociclistas (um suplente), pessoas com mobilidade reduzida (um suplente), sindicatos (um suplente). Também estão abertas vagas para usuários de transporte coletivo (um para titular e um para suplente), entidades Profissionais e Conselhos de Classe (uma para titular e uma suplente), e para instituições de pesquisa acadêmica (uma para titular e outra para suplente.

GERAÇÃO DE RENDA E NOVOS NEGÓCIOS

Ter conhecimento sobre empreendedorismo e assim poder começar um negócio próprio. Uma turma formada por 25 jovens, de diversos bairros de Angra dos Reis, com idades entre 18 e 29 anos, está tendo essa oportunidade. Eles fazem parte do projeto Inova Jovem, parceria da Secretaria Nacional da Juventude, com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

Emergência nuclear em pauta

A Defesa Civil de Angra dos Reis, em parceria com a Secretaria de Educação, lança em seu auditório hoje, às 10 horas o “Preparando o Amanhã”. O programa é voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal com o objetivo ensinar como funciona o plano de emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), com palestras que vão acontecer de maio a agosto. De acordo com o coordenador de emergência nuclear da Defesa Civil e organizador do programa, José Lucas, todas as escolas municipais serão atendidas, inclusive na Ilha Grande.

PRESENTES

O evento de lançamento do projeto vai contar com a presença de representantes da educação do município e autoridades de segurança federal como o Gabinete de Segurança Institucional, através do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear (Sipron), a Marinha do Brasil, além da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Eletronuclear. Dentro do cronograma do ‘Preparando o Amanhã’ está prevista uma visita dos alunos à usina nuclear de Angra dos Reis. O organizador do programa conta ainda que pretende estender as palestras a escolas da rede estadual e privada de ensino: “É importante que as nossas crianças conheçam sobre a usina do nosso município. Muitas pessoas não sabem os pontos positivos e benefícios que esta usina traz para nós”, concluiu.

JOVEM TRABALHADOR

Hoje, dia 24, comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, que ressalta a importância dos jovens no mercado de trabalho. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania aproveita a data para promover palestras com orientações para jovens angrenses, entre 16 e 29 anos, afim de prepará-los melhor para o mercado de trabalho. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 9 horas, na Casa Larangeiras, no Centro. Os temas das palestras serão: Mercado de Trabalho, com o professor Luciano Nóbrega e Jovens Empreendedores, com o professor Everton Costa. Ambos os docentes fazem parte do Acessuas Trabalho, programa de promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho, do governo federal. Além das palestras, o grupo #PrimeiroAto realiza uma apresentação em referência aos jovens.

AÇÃO ALUSIVA AO ABRIL AZUL

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a IAGES – empresa que presta serviços ao município, vai promover na próxima quarta-feira, dia 25, uma programação alusiva ao Abril Azul, mês dedicado às ações que ajudam a conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança e afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. As atividades, que são gratuitas e abertas ao público, irão começar às 10 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, onde ficará um trailer com panfletos explicativos sobre o autismo. As mães da Comissão Divulgadora do Autismo (CDA) também estarão presentes no evento.

ATUALIZAÇÃO PARA MÉDICOS

Médicos da Rede Pública de Saúde de Volta Redonda e profissionais de instituições privadas participaram de atualização sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Profissionais. A capacitação foi promovida pela secretaria de Saúde de Volta Redonda em duas etapas: na quinta-feira, dia 19, e na quinta passada, dia 12. Os responsáveis pelas palestras foram o médico infectologista Eduardo Rafael Candanoza, que atua e a coordenadora do setor de epidemiologia, Milene Paula de Souza.

IDENTIFICANDO SINTOMAS

De acordo com Milene, o objetivo da capacitação é apresentar o cenário atual da doença, como identificar os sintomas e conduzir o atendimento ao paciente, além de mostrar o acesso à medicação. “Também é importante fazer a coleta do material para confirmação da doença e a notificação dos casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disse Milene.

MUTIRÃO DE LIMPEZA E CAPINA

A Prefeitura de Volta Redonda realizou  no fim de semana um mutirão de limpeza e capina em diversos bairros da cidade e no Cemitério Municipal. O mutirão, que faz parte do ‘Volta Redonda Cidade Limpa’, foi coordenado pela secretaria municipal de Infraestrutura (SMI). Os serviços aconteceram nos bairros Vila Santa Cecília (Jardim dos Inocentes), Volta Grande, Água Limpa, São Sebastião, entre outros.

UM FATO NA FOTO

Até quando?

Em janeiro deste ano alguns bairros de Volta Redonda foram afetados por um forte temporal, sendo alguns, até hoje, com danos visíveis. Quem passa pela Casa de Pedra, por exemplo, se depara com parte da calçada, que cedeu na ocasião, ainda isolada. Os pedestres estão passando pela rua e os veículos grandes, como caminhões e ônibus, que seguem sentido ao bairro Sessenta, passam por um trecho da contramão. O local está marcado apenas com uma grade de proteção e quem não tem o hábito de passar pelo bairro, é surpreendido já em cima da mesma. Os moradores estão pendurando pedaços de pano para reforçar a sinalização, mas o que eles querem saber mesmo é quando o trecho será restaurado. A imagem é da repórter do A VOZ DA CIDADE, Mônica Vieira.