Notas & Notas – 13 de novembro de 2019

0

NOVAS VIATURAS EM ANGRA

Uma cerimônia, na tarde de segunda-feira, dia 11, marcou a entrega de oito novas viaturas que vão auxiliar o ordenamento do trânsito em Angra dos Reis. As duas picapes e as seis motocicletas, adquiridas pela prefeitura, passam agora a ser utilizadas pelos agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito, possibilitando a extensão das ações de fiscalização nos bairros. Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito, Ricardo Ferreira, a compra dos novos veículos foi possível através de um convênio entre a Prefeitura de Angra e o Detran. A entrega dos veículos foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Claudinho, e pelos vereadores Sargento Thimoteo, Flavinho e Titi Brasil.

DESCONTO NO IPTU 2020 DE VOLTA REDONDA 

O cadastramento para aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência requererem a isenção de 50% do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) de 2020, em Volta Redonda começou há pouco mais de dois meses e 10,1 mil pessoas já garantiram o benefício. O atendimento vai até o próximo dia 29 de novembro no prédio do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), ao lado da prefeitura, na Praça Sávio Gama, no Aterrado, ou na sede do programa Na Hora, na Avenida Antônio de Almeida, no Retiro. O horário de funcionamento é sempre das 12 horas às 17h30min.

CHAMADA ESCOLAR DO EJA

Ainda dá tempo para que os interessados em participar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se inscrevam na Chamada Escolar 2020 de Volta Redonda. As inscrições acontecem nas unidades escolares de 1º ao 5º ano e serão encerradas nesta quinta-feira, dia 14, em Volta Redonda. O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que oferta educação básica a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino convencional. As inscrições para o EJA podem ser feitas a partir dos 15 anos pelo responsável legal. Os alunos com mais de 18 anos podem fazer o próprio cadastro. Os documentos exigidos são o documento original da certidão de nascimento do candidato ou da carteira de identidade; comprovante de residência e declaração ou comprovante de trabalho. O

SEMINÁRIO DE ALFABETIZAÇÃO

Com o objetivo de promover reflexões acerca do processo de alfabetização na rede pública municipal de ensino de Volta Redonda, a Secretaria de Educação (SME) vai realizar o Primeiro Seminário de Alfabetização. O encontro será na quarta-feira, dia 13, no Auditório da SME, e serão apresentadas as ações do Grupo de Apoio Municipal à Alfabetização (Gama) realizadas durante o ano letivo de 2019 e que passaram por três eixos norteadores: Monitoramento e Acompanhamento da Aprendizagem, Formação Continuada e Reconhecimento dos Saberes do Professor Alfabetizador.

DIA DA QUALIDADE

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR) realizou ontem, dia 12, a partir das 20 horas, o evento ‘A hélice tríplice na prática’ em comemoração do Dia da Qualidade. O evento é de graça e pôde participar qualquer pessoa que tivesse interesse na área. Para a presidente da AEVR, Laura Jane Lopes Barbosa, discutir a qualidade dos serviços desenvolvidos e prestados nos diferentes setores da sociedade é de extrema importância para incentivar a melhora da produção e do desempenho dos profissionais da região.

MEGAVESTIBULAR PARA 2020

Nesta quarta-feira, dia 13, a Estácio realiza o primeiro ‘Megavestibular’ para ingresso nos cursos de graduação presencial e a distância em 2020. O vestibular ocorrerá nos campi e polos EaD de todo o país, incluindo Resende e Volta Redonda. As provas serão realizadas em quatro horários: às 10, 13, 18 e 19h30min. Os aprovados terão descontos especiais, caso a matrícula seja confirmada no mesmo dia. Os calouros que participarem da campanha vão garantir 50% de desconto durante o primeiro semestre e, a partir do segundo semestre, o desconto passa a ser de até 30% durante todo o curso. As inscrições para o ‘Megavestibular’ são gratuitas, no portal https://matriculas.estacio.br/megavestibular .

CURSO BÁSICO DE CUIDADOR

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Gabinete da Vice-Prefeitura em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Procuradoria Municipal iniciou na última segunda-feira, dia 11, a segunda turma do Curso Básico de Cuidador de Idosos e Pessoas com Limitações Físicas. A aula inaugural do curso gratuito aconteceu no salão do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira e contou com a presença dos 100 moradores que vão participar de mais essa ação, que visa oferecer formação rápida para capacitar as pessoas ao mercado de trabalho e ajudar na geração e renda. O curso possui carga horária de 70 horas que serão divididas em oito módulos e distribuídas em 12 semanas.

AÇÃO CÍVICO-SOCIAL DE SAÚDE

Foto: Divulgação


Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), as unidades de saúde de Porto Real receberam na segunda, 11, a Ação Cívico-Social (Aciso). Um cronograma de atividades que faz parte da Manobra Escolar 2019, realizada pela Aman na região Sul Fluminense. Ao todo, as unidades receberam 23 profissionais de 15 especialidades diferentes, como: cardiologia; clínica geral; gastroenterologia; geriatria; ginecologia; mastologia; neurologia; odontologia; ortopedia; otorrinolaringologia; pediatria; psiquiatria; urologia; farmácia e veterinária.

BANDA NO PALÁCIO MUNICIPAL

Segundo o responsável pela Aciso, o major Barbosa, a capacidade é de 350 atendimentos. Além das atividades na área de saúde houve também a apresentação da Banda dos Alunos Músicos da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) do Rio de Janeiro, no pátio do Palácio Municipal 5 de Novembro, na sede da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, e na Unidade de Saúde da Família do bairro Jardim Real.

OFICINA DE RECICLAGEM

Foto: Divulgação


Em clima de Natal, a segunda edição da Oficina de Reciclagem aconteceu dia 11, no Centro de Referência de Assistência Social do Paraíso, em Resende. Foram utilizados vidros variados com tampas e retalhos coloridos, levados pelos alunos. A ação que é uma parceria da prefeitura com a Funasa visa diminuir o impacto causado pelo consumismo e resíduos descartados no meio ambiente, além de conscientizar as pessoas sobre recipientes que possam virar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

NOVOS MEMBROS DO TRE

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) elegeram, em sessão do Tribunal Pleno de segunda-feira, três novos membros para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE): Cláudio dell’Orto, Antônio Carlos Amado e Peterson Barroso Simão. A vaga para membro efetivo será preenchida pelo desembargador Cláudio dell’Orto (ex-presidente da Amaerj). Ele assumirá a partir do dia 6 de dezembro, em razão do término do biênio do desembargador Carlos Santos de Oliveira (presidente do TRE-RJ). Para membros substitutos do TRE foram eleitos os desembargadores Antonio Carlos Amado e Peterson Barroso Simão. Suas vagas correspondem, respectivamente, ao final do biênio de Nagib Slaibi Filho (11 de dezembro) e Luiz Fernando Pinto (26 de janeiro de 2020).

PALESTRA AUTOESTIMA E SUPERAÇÃO

Importantes lições sobre autoestima foram repassadas pela psicanalista Jane Portugal durante a palestra ‘Autoestima e Superação’,  realizada  Casa da Cultura, no Centro.  A palestra, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, aconteceu na segunda-feira e reuniu moradoras de várias partes da cidade. No encontro, Jane Portugal contou um pouco da sua história de superação ao enfrentar um câncer duas vezes e tendo como consequência a amputação de um braço. A palestrante   também falou como buscou forças para superar o fato,  para desenvolver a sua autoestima, para buscar novas possibilidades na vida e para conseguir passar uma mensagem positiva para outras pessoas.

TRABALHO

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, na Rua Cel José Mendes Bernardes, nº 14, Centro. No local é oferecido acompanhamento social, principalmente às vítimas de violência doméstica, e o atendimento é feito por profissionais das áreas jurídica, social e psicológica. Para mais informações (24) 3352 1339.

JORNADA PEDAGÓGICA

Foto: Divulgação


A IV Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental I de Barra Mansa, “Fazendo Arte na Escola”, aconteceu ontem na Escola Municipal Iracema Pamplona. A atividade foi à primeira etapa da palestra, que contou com a participação de aproximadamente 200 professores. Outro encontro com o mesmo tema está marcado para o dia 27 de novembro, na Escola Municipal Leonísio Sócrates Batista. A Jornada é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e teve como principal objetivo a integração entre os docentes, com ênfase na nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que amplia o estudo de Artes nas escolas.

INVESTINDO EM INOVAÇÃO 

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem incentivando o fortalecimento do empreendedorismo no município e organiza nesta quarta-feira, às 14 horas, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma reunião com gestores, estudantes e demais pessoas interessadas em construir uma rede para a comunidade de inovação da região da Costa Verde. O nome escolhido para a comunidade é ‘BIG Valley’, uma referência à Baía da Ilha Grande.

OBJETIVO

As comunidades de inovação têm como objetivo engajar lideranças, estudantes, empreendedores em geral ou qualquer pessoa que deseje desenvolver novos negócios, startups ou simplesmente para troca de conhecimento. A reunião conta com a mentora Luiza Luth, da Comunidade Rio Sul Valley, que vai explicar como funcionam os ecossistemas de inovação, os planos de ação, a construção de identidade etc. Quem quiser participar da reunião pode se inscrever pela plataforma sympla.com.br, em ‘Vamos construir a Big Valley’ (https://is.gd/N2sOdF).

CONSCIÊNCIA NEGRA

Sábado, dia 16, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Calçadão Dama Do Samba Paula De Jesus, em Barra Mansa, recebe além da Tradicional Feira Afro e do Samba no Calçadão, o Desfile Diáspora Fashion com as marcas de Moda Afro sob a liderança do Fuzuê Cultural e da estilista Negrita Karine. A partir do meio dia, haverá feijoada e feijão tropeiro. O evento conta ainda com apresentação de Capoeira, da poetisa Jéssica Regina e tenda da saúde.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que analisa População em Situação de Rua, realizará audiência pública nesta quarta-feira para discutir esse problema que crescente e traçar uma radiografia atualizada da questão em todo o estado. O encontro acontecerá às 10 horas, na sala 311 do Palácio Tiradentes, e será presidido pelo deputado Danniel Librelon (PRB).

CONCURSO PÚBLICO

Começaram na segunda-feira, dia 11, em Volta Redonda, as inscrições para o concurso público para contratação de 606 professores, entre docentes I e II. O Edital 009/2019 já está disponível para os interessados e as inscrições vão até dia 25 de novembro. Os candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet poderão realizar suas inscrições na sede do Na Hora, situada na Rua Antônio de Almeida, nº 46, bairro Retiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17 horas. A prova acontecerá no dia 22 de dezembro.

MIL NOVOS APROVADOS

O governador Wilson Witzel anunciou a convocação de mais mil aprovados no concurso de 2014 da Polícia Militar para iniciar ainda este mês o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com o objetivo de reforçar o policiamento no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante cerimônia de formatura de 375 policiais militares em Sulacap, Zona Oeste do Rio, na última semana.

VOLANTE NO RESENDE FC

O Resende Futebol Clube segue se reforçando para disputar o Campeonato Carioca 2020. Desta vez, o Gigante do Vale acertou a contratação do volante Rezende, que defendeu o Madureira, por onde disputou o Estadual e a Copa Rio, e a Portuguesa, onde esteve presente na Série D do Brasileirão, na atual temporada. Júlio César de Rezende Miranda, de 24 anos, iniciou sua carreira na base no Madureira, clube que também chegou aos profissionais.

REAPLICAÇÃO DE PROVA

Quem se sentiu prejudicado por problemas logísticos durante a realização da prova do Enem, pode solicitar até o próximo dia 18 a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela ‘Página do Participante’, dentro do site do Enem. Ainda em novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, vai conceder ou negar o direito à nova oportunidade de realizar a prova. A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.

Um Fato na Foto

Brinquedos adaptados no Parque Tobogã

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Resende está instalando na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecidas como Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta, brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. O governo reforça que é um importante passo no processo de modernização da cidade com a instalação de um kit inclusivo, composto por gangorra, skate, balanço e tirolesa. Após o Parque Tobogã o próximo local a ser contemplado com os brinquedos será o Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !