Notas & Notas – 13 de junho de 2024

0

COLONIA DE FÉRIAS SESC-RJ

Foto: Divulgação


O Sesc Barra Mansa abriu as inscrições para as colônias de férias, cujas atividades vão acontecer de 16 a 26 de julho. As inscrições exclusivas para comerciários e seus dependentes podem ser feitas até domingo, dia 16. Já de segunda-feira, dia 18 a domingo, dia 23, para quem possui convênio com o Sesc. E a partir do dia 25 de junho, as inscrições serão abertas para o público.

VAGAS LIMITADAS

As vagas são limitadas e estão distribuídas em 11 unidades do Sesc no Estado: Barra Mansa, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Ramos, São Gonçalo e São João de Meriti, Campos, Grussaí, Tijuca e Três Rios. As inscrições, que variam entre R$ 170 e R$ 336, devem ser feitas diretamente nas respectivas unidades.

ATIVIDADES

As colônias de férias do Sesc RJ promovem um espaço onde as crianças de seis a 12 anos são estimuladas a exercitarem o corpo e a mente em atividades prazerosas que estimulam o convívio social e geram conhecimento. As atividades vão acontecer no turno da tarde, 13 às 17 horas, de terça a sexta-feira. Serão exploradas dinâmicas motivacionais, de autoestima e respeito ao próximo, experimentações de modalidades olímpicas e paralímpicas, oficinas, atividades recreativas, jogos, atividades culturais, entre outras atividades.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Carteira do Sesc, se tiver; cópia de RG do responsável; cópia certidão de nascimento ou RG do menor; comprovante de residência; atestado médico atualizado; 2 fotos 3×4; laudo médico para crianças com deficiência; e pagamento da taxa conforme categoria.

CARDIOPATIA CONGÊNITA

Foto: Divulgação


Em conscientização à importância do diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, o dia 12 de junho busca informar à população sobre a condição que afeta a estrutura do coração, consequência de alterações no desenvolvimento durante a gestação. Segundo o Ministério da Saúde, 6% dos bebês nascidos no país têm alguma cardiopatia congênita, o que representa cerca de 29 mil casos por ano.

ALERTA MÉDICO

Dra. Fátima Casal – Foto: Divulgação

A cardiologista pediátrica, Dra. Fátima Casal, explica que a cardiopatia congênita é a terceira causa de mortalidade infantil no Brasil, por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria, no departamento de cardiologia, instituiu o dia 12 de junho, como o dia de conscientização desta condição. Segundo a cardiologista pediátrica, a detecção precoce da cardiopatia congênita é essencial para um tratamento eficaz e melhora da qualidade de vida dos pacientes. “É possível detectar a malformação ainda na gestação com a realização do Ecocardiograma Fetal. Caso seja identificada uma cardiopatia, realizamos uma classificação da gravidade da condição e orientamos a gestante. Em alguns casos, o ideal é que o nascimento da criança já aconteça em centros especializados para cirurgia cardíaca pediátrica. Quanto mais rápida for a correção da cardiopatia, melhor será o resultado no desenvolvimento e qualidade de vida dessas crianças”, explicou a médica.

PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

A médica reforça que na região Sul Fluminense, o Hospital Unimed Volta Redonda firmou uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para realização de cirurgia cardíaca pediátrica na unidade, possibilitando que famílias do interior tenham acesso ao procedimento de alta complexidade sem precisar se locomover para outras regiões. “Desde 2022, o Hospital Unimed Volta Redonda tem o serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica com uma equipe especializada no cuidado de cardiopatias congênitas. Agora, a unidade também atende o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou a cardiologista.

OBRAS DA ESTRADA DA BANQUETA

Foto: Divulgação/PMAR


A Prefeitura de Angra dos Reis continua investindo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da Banqueta. O bairro, que passou por uma grande transformação nos últimos anos com a entrega de unidades de educação e saúde, áreas de lazer e posto de policiamento, agora contará com uma nova via de acesso. A Estrada da Banqueta está passando por um processo de alargamento e receberá ciclovias, calçadas e iluminação em LED. O prefeito Fernando Jordão e o secretário de Obras e Infraestrutura, Alan Bernardo, estiveram presentes no local na terça-feira, dia 11, para acompanhar o progresso dos trabalhos.

REFORMA NA ESF BALNEÁRIO

Após visitar as obras na Estrada da Banqueta, a comitiva da prefeitura acompanhou os trabalhos de reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Balneário. Com as obras, a unidade será climatizada e contará com cinco consultórios, incluindo um odontológico, além de sala de triagem, vacinação, curativo, almoxarifado e administração. “Estamos trabalhando para oferecer um serviço de saúde pública cada vez mais qualificado para nossos moradores. A previsão é que, até o final de julho, a Prefeitura entregue essa unidade de saúde totalmente nova à população”, destacou o prefeito Fernando Jordão.

COMILANÇAS DAS FESTAS JUNINAS

Das coisas boas trazidas pelos portugueses para o Brasil um dos maiores destaques é a Festa Junina, introduzida pelos descobridores no século XVI. Lá por Portugal e Europa eram conhecidas como Festas Joaninas, em referência a São João, mas logo foi alterada para se referir ao mês em que ocorre e passou a celebrar ainda outros ícones católicos: Santo Antônio, São Pedro e São Paulo.

INÍCIO OFICIAL

O calendário oficial se inicia nesta quinta-feira, dia 13, dia de Santo Antônio, e segue até 29 de junho, Dia de São Pedro e de São Paulo. E assim, este mês marca não só o início do inverno, mas o mês de muita tradição, onde os santos ainda são celebrados como prevê a tradição, e com as comidas típicas ganhando protagonismo especial.

CONSELHO NUTRICIONAL

Mas como fazer boas escolhas na hora de decidir o que comer nestas festas? A nutricionista Marcella Tamiozzo lembra que, para quem não tem nenhuma restrição alimentar por conta de alguma patologia já diagnosticada, se for apenas pelo controle de peso, não há motivos para não se deliciar com os alimentos típicos da época. “Já que é uma vez só durante o ano, não tem problema sair um pouquinho da dieta desde que consuma tudo com moderação, sem exageros. Quem procura controlar o peso, dê preferência para o milho cozinho, espetinhos de carnes magras de boi ou frango, substitua o cachorro-quente por um lanche com carne desfiada no lugar da salsicha, procure consumir mais raízes como batata-doce, aipim cozido e não fritos. Os caldos, principalmente o caldo verde, que tem um valor calórico mais baixo, além de amendoins e castanha, são opções nutritivas para o organismo”, afirmou.

CHAPEUZINHO VERMELHO

Foto: Divulgação


As cidades de Barra Mansa e Resende, no Sul Fluminense, nos dias 15 e 16, respectivamente, recebem o Diversão em Cena, que apresenta o espetáculo musical Chapeuzinho Vermelho. Através da magia da encenação, os pequenos são transportados para um mundo de fantasia e aprendizado, que estimula a criatividade, a imaginação e o senso crítico. Promovido há 14 anos pela Fundação ArcelorMittal, o Diversão em Cena é o maior programa para formação de público de teatro infantil no país e está presente em mais de 60 territórios, em todas as regiões do Brasil.

Deixe um Comentário