Notas & Notas – 13 de janeiro de 2022

0

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E RECREATIVAS EM MAGÉ

Projeto “Férias na Escola” vai até o dia 28 de janeiro em 17 unidades escolares – Foto: Lucas Santos/PMM


Teve início nesta semana o projeto “Férias na Escola”, promovido pela Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Educação e Cultura, para oferecer atividades recreativas e pedagógicas para os alunos da rede municipal de ensino durante o período de recesso do ano letivo.

ATÉ 28 DE JANEIRO

De acordo com o prefeito Renato Cozzolino, o projeto que vai até o dia 28 de janeiro conta atualmente com 900 alunos inscritos e divididos em 17 polos de ensino, seguindo os protocolos sanitários. “O nosso intuito é fazer com que as crianças, mesmo nas férias, continuem frequentando a escola. A gente sabe que muitas vezes os responsáveis têm que sair para trabalhar e não têm com que deixar seus filhos. Então a gente criou esse projeto pensando no bem-estar de todas as nossas crianças e tentando facilitar a vida de todos os pais. Quem ainda não se inscreveu, corre lá que vamos funcionar todo o mês de janeiro”, explicou o prefeito que visitou a E.M. São Nicolau, em Suruí, acompanhando o início das atividades. Para mais informações clique aqui.

SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO ELETRÔNICA É ADOTADO PELO DETRAN RJ

O Detran do Rio de Janeiro adotou, desde a última sexta-feira, dia 7, o Sistema de Notificação eletrônica (Senatran). A tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (SNT) permite que o motorista receba multas pelo celular e realize o pagamento com desconto de até 40%. No país, 25 órgãos autuadores estaduais e 570 municipais já aderiram ao sistema. Desde 2018, todas as rodovias federais no Brasil utilizam o sistema.

Para utilizar o SNE, o usuário deve ter uma conta no Gov.br e, em seguida, baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android). É o mesmo APP utilizado para portar as versões eletrônicas da carteira de motorista e do documento veicular. Para mais informações sobre como baixar os aplicativos, clique aqui.

DETRAN RJ EM RIO DAS FLORES

Na quarta-feira, dia 19, o Detran.RJ estará município de Rio das Flores com o Programa Vistoria Itinerante. O serviço, neste formato móvel, evita que as pessoas tenham de se deslocar a outras cidades, proporcionando mais comodidade aos moradores da região. O atendimento será das 8 às 17 horas, na Quadra Poliesportiva Edivaldo Machado, no Centro do Rio das Flores.

OS SERVIÇOS-

Na Vistoria Itinerante, os motoristas terão à disposição os serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, emplacamento e troca de placa para Mercosul, entre outros.

COMO AGENDAR

O agendamento prévio deve ser feito pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.

CONCURSO DO ANGRAPREV

A Prefeitura de Angra dos Reis criou uma comissão para organizar o concurso do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis, o AngraPrev. Essa equipe será responsável por adotar os procedimentos administrativos e legais voltados à realização da seleção de pessoal para a autarquia, além de definir a instituição que coordenará o concurso e os critérios a serem previstos no edital. Apesar disto, não há previsão de data para o concurso, tampouco de conteúdo das provas. Estas informações serão divulgadas, oportunamente, pelos canais oficiais da Prefeitura de Angra dos Reis.

MANUTENÇÃO NA CAPELA MUNICIPAL

Foto: Divulgação/PMI


A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou ontem serviço de manutenção na Capela Municipal, localizada no bairro Vila Odete. O trabalho está sendo feito por uma equipe da Secretaria de Obras, que está renovando a pintura externa e interna do local, além de realizar limpeza.  

REFORÇANDO SERVIÇO DE LIMPEZA

Desde o início da semana, as equipes da Prefeitura de Itatiaia que fazem a limpeza urbana, no município, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estão reforçando o trabalho, realizando recolhimento de lixo verde, entulhos, além do serviço de roçada em ruas dos bairros Vila Paraíso, Vila Odete, Vila magnólia, Vila Esperança, Jardim Palmeiras, Centro da cidade e Belos prados. Ontem os funcionários realizaram o serviço nas dependências da Secretaria de Educação.  De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estas são ações realizadas periodicamente de acordo com o cronograma da empresa contratada e segundo as demandas dos bairros. Para solicitar os serviços, os moradores podem ligar para a Secretaria de Obras, pelo telefone (24) 3352-1566.

PARCERIA ENTRE PORTO REAL E INSS GERA MAIS DE 400 ATENDIMENTOS

O ano de 2021 marcou a retomada de diversos serviços disponibilizados à população através da Prefeitura de Porto Real. Um deles, é o termo de Cooperação Técnica entre o município e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma parceria que resultou em mais de 400 atendimentos no último trimestre do ano. No Posto Avançado do INSS da cidade, a população pode obter informações acerca dos processos em andamento junto ao Instituto, e ainda, fazer o requerimento de diversos benefícios, bem como: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, auxílio doença, auxílio reclusão, pensão por morte, auxílio de prestação continuada (BPC), dentre outros. Local de atendimentoOs atendimentos do INSS em Porto Real são realizados no térreo da Prefeitura Municipal, localizado à Rua Hilário Ettore, 442, Centro – Porto Real/RJ.

CENSO PREVIDENCIÁRIO TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA EM BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam), alerta os servidores ativos, inativos e pensionistas da Administração Municipal sobre o prazo para a realização do Censo Previdenciário. O recadastramento segue até as 17 horas desta sexta-feira, dia 14, no térreo do Centro Administrativo. Para participar é necessária a realização de agendamento prévio clicando aqui. O Censo já foi prorrogado no fim de dezembro de 2021 e não terá o prazo estendido novamente. Quem não participar terá o pagamento suspenso, conforme previsto no Decreto Municipal n° 10.432/21.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO GRATUITO

A Prefeitura de Porto Real, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Turismo, SMECT, iniciou nesta semana o processo de cadastramento e recadastramento para utilização do transporte universitário gratuito. Devido à pandemia, o serviço será feito de forma online pelo link https: https://forms.gle/7PMUCi474XFamsGc9.

CARTEIRINHA SERÁ ENTREGUE NO ÔNIBUS

A SMECT informa que a carteirinha será entregue pelo motorista do ônibus da respectiva faculdade que o universitário informar no ato da inscrição. É importante que todos os que precisam desse auxílio, tanto quem já era usuário, quanto os novos estudantes que ainda não contam com o benefício, façam o cadastro o mais breve possível, evitando assim transtornos e possível perda de aulas.

PROJETO ‘FORMAÇÃO’

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Trabalho, Emprego e Geração de Renda (SETEGRE) lança nesta quarta-feira, dia 12, o projeto “Formação: construindo um futuro promissor”, com o objetivo de oferecer diversos cursos gratuitos de capacitação profissional aos moradores. A primeira etapa terá 120 vagas disponíveis para 6 cursos: Barbeiro, Depilação, Mecânica básica de bicicletas, Montador de móveis, Informática básica e NR 35 – trabalho em altura.

AS INSCRIÇÕES

Para o preenchimento das vagas, a Secretaria de Trabalho abrirá inscrições para um processo seletivo. As inscrições deverão ser realizadas nos dias 17 e 18 de janeiro, pessoalmente, no SiNE, a partir das 09h ás 11h e das 13h às 16h, na Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda situada na Av. dos Expedicionários, nº 575, Centro. Para mais informações os interessados devem clicar aqui.

IMPLANTAÇÃO DE COMPOSTEIRA

Foto: Divulgação/PMI


O prefeito interino de Itatiaia, Thiago Rodrigues Moreira, recebeu na terça-feira, dia 11, a comitiva do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil e demais autoridades, no Colégio Otorino Zanon, no bairro Penedo. O objetivo da visita foi o começo de um estudo técnico para a implantação de uma grande composteira municipal, que processará todo o lixo verde e orgânico, transformando-os em adubo orgânico, de grande utilidade para a implantação de hortas municipais. Também esteve presente o técnico Aldir Carlos, do Nova Terra Brasil, que explicou toda a eficiência e necessidade ecológica desse serviço.