Notas & Notas

0

EMOCIONANTE E PATÉTICO

O Conselho Nacional do Sesc, que acabou de aprovar a resolução que confirma a intervenção na Regional Rio de Janeiro, sob administração de Luiz Gastão Bittencourt, teve pelo menos dois lances inusitados. Um emocionante. Outro patético. A emoção ficou por conta da distribuição, durante o ato, de uma carta do já conhecido Movimento SOS Sesc/Senac, que em manifestações de rua no Rio de Janeiro e em ações nas redes sociais denunciou publicamente os desmandos do gestor afastado, Orlando Diniz, atualmente preso pela Polícia Federal dentro da Operação Calicute. O relator distribuiu a carta e pediu que todos os conselheiros lessem e refletissem sobre essa manifestação de um grupo que sempre lutou pelo Sesc e pelo Senac no Rio. O lado insólito do evento ficou por conta do papelão da Fecomércio Rio, única regional que votou contra a intervenção. Não por acaso. Mesmo com Diniz preso, sua direção ainda é controlada por prepostos do ex-gestor preso.

MORRE OLGA TUFICK, PIONEIRA DA MÚSICA EM RESENDE – Divulgação

Está sendo velado na capela da Santa Casa de Resende, no bairro Lavapés, o corpo da fundadora e diretora do Centro Musiart, a professora Olga Tufick Simão. Ela faleceu na manhã de quinta-feira em um hospital particular da cidade. O corpo será sepultado, às 10 horas desta sexta-feira, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos. Pioneira em ensinar música, dona Olga Tufick, como era conhecida, fundou a primeira Escola de Música da cidade, o Centro Musiart, situada no Centro Histórico da cidade; que formou vários musicistas da região Sul Fluminense.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Começa no dia 23 de abril e segue até o dia 30 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza de 2018. Em Volta Redonda, o Dia D da campanha acontece no sábado, dia 12 de maio. O município participará da campanha disponibilizando as doses nas 44 unidades da Atenção Básica e na Policlínica da Melhor Idade, que funciona na Rua 546, 95, Jardim Paraíba. O secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. Segundo ele, a vacinação mostra como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

NÚMERO DE ARTESÃOS CADASTRADOS EM ITATIAIA

Com objetivo de ampliar a participação de atuação dos artesãos em Itatiaia, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), protocolou, na terça-feira, a indicação nº 820/2018 solicitando o Executivo que informe o número cadastrados desses profissionais no município. A proposta do vereador foi aprovada por unanimidade pelo plenário. “Essa informação é importante para que possamos elaborar políticas públicas que visam melhoria na condição de trabalho desses profissionais”, argumenta Vaninho.

DEMARCAÇÃO DE TERRA INDÍGENA

No Dia do Índio, ontem, o Ministério Público Federal deu prazo de 30 dias para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) retome cronograma do processo de Demarcação da Terra Indígena Arandu-Mirim, em Paraty. O processo estava parado, porque segundo resposta da Funai, a fundação estava utilizando critério de prioridade na demarcação de outra terra, Tekoha Jeny, em Rio Pequeno. O MPF averiguou que já havia sido expedido relatório quanto à localidade, não sendo mais necessária a utilização deste critério. O MPF deu o prazo de 30 dias para que se retome o cronograma do processo no Arandu-Mirim, no Saco Mamguá. O despacho é resultado de inquérito civil que foi instaurado após chegar ao conhecimento do MPF, que três famílias indígenas, oriundas da aldeia de Parati-Mirim, iniciaram no final de 2004 a formação de novo aldeamento em localidade situada no Saco do Mamanguá, reivindicando posse da terra.

JURAMENTO

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), que também é presidente da Junta Militar, participou nesta semana, da solenidade de juramento à Bandeira Nacional dos cidadãos dispensados do serviço militares. A cerimônia aconteceu na Ilha São João e teve a participação de quase 1,2 mil jovens que completam 18 anos em 2018. O prefeito foi acompanhado do delegado 15ª Delegacia de Serviço Militar, capitão Joenio Goulart Barbosa. Disse o prefeito que já esteve no lugar dos participantes; que foi dispensado do Exército, mas jamais virou as costas para a cidade e nem para o país. Lembrou que a responsabilidade de cada um com o Brasil nunca termina e o futuro do país está nas mãos de cada um deles.

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

Advogados e estagiários de Direito poderão receber a vacina contra a febre amarela, disponibilizada hoje pela Caixa de Assistência aos Advogados (CAARJ), na Subseção da OAB-RJ de Angra dos Reis. A dose será oferecida das 11 às 16horas; assim como aferição da pressão, medição de glicose e colesterol e shiatsu. Os interessados só poderão se vacinar mediante apresentação da carteira da OAB. As doses foram adquiridas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e já percorreram várias Subseções do Estado. É preciso atentar para possíveis restrições, como alergia ao ovo, estar resfriado, recém operado, se tratando de alguma doença, fazendo uso de corticóide, grávida, amamentando ou em tratamento para engravidar. Para pessoas acima dos 60 anos, é necessário documento médico que autorize a vacina.

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril. Foi escolhida essa data, por ser o dia do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecido até hoje, como um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira. E para comemorar, o Sider Shopping, em Volta Redonda, em parceria com o Colégio Radeane e o Ensina Mais, celebra a data, com as crianças de todas as idades, promovendo uma ação especial. Até o próximo dia 29, das 15 às 21horas, no Piso S, serão realizadas diferentes atividades para as crianças. Com entrada franca, a ação contará com brinquedos, oficina de leitura, contação de histórias e oficina de livro, onde a criança colocará toda a sua imaginação e criatividade no papel. Ela poderá escrever, ilustrar seu próprio livro e levar para a casa.

DOAÇÃO

E ainda, haverá um cantinho para doação de livros, que serão destinados ao Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN. “É muito importante incentivarmos cada vez mais as crianças ao hábito da leitura e de uma forma interativa e divertida fica mais fácil a participação delas”, sugeriu a gerente de marketing do Sider Shopping, Camile Teixeira.

ABERTURA DO ITATIART 2018

A Secretaria de Educação de Itatiaia realizou na quarta-feira, na Casa da Cultura, a abertura da edição 2018 do Itatiart. Com o tema “Incentivando a Criatividade e Descobrindo Talentos”, o evento é voltado para estudantes, professores e a comunidade escolar do município. O evento contou com Ca presença de cerca de 300 pessoas, e teve como programação a apresentação do Coral Juvenil da Rede Municipal, leitura de obras de Monteiro Lobato, apresentação musical, hora do conto, apresentação de dança com o grupo Ritmos – Corpo em Movimento, releitura de obras literárias, Orquestra do Sopro e apresentação de contos da peça de teatro “Caravana Sertão”.

META

O Itatiart tem como meta o desenvolvimento sociocultural dos alunos da Rede Municipal de Ensino e visa possibilitar a difusão da cultura brasileira através de atividades e conhecimentos desenvolvidos nos espaços escolares da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. “É um projeto que visa enriquecer a cultura, a leitura, e valorizar os grandes talentos da nossa cidade. O nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação do município, o relacionamento interpessoal entre pais, alunos e profissionais da educação”, disse o secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri. Durante todo o ano, continuarão sendo desenvolvidos nas escolas, estudos sobre a vida e obras dos homenageados que culminarão em apresentações culturais e exposições, a serem exibidas para a comunidade escolar no mês de outubro, quando será o encerramento do Itatiart.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A Escola Municipal Rubens Machado, do bairro Vale Verde, em Volta Redonda, tem usado a tecnologia a favor dos estudantes. Com a ajuda de um aplicativo chamado “Plickers”, a partir de orientação da secretaria municipal de Educação, o professor de Geografia está aplicando provas digitais nas turmas do 7º Ano. A ideia de usar o novo método surgiu após um projeto de sustentabilidade que visava economia de papel. Os alunos aprovaram a novidade!

UM FATO NA FOTO

‘Prisão irregular’

A cena acima chamou a atenção de quem passava pela Rua Andrade Figueira, no Centro de Barra Mansa, na manhã de ontem. Um cavalo foi amarrado ao poste; bem próximo ao terminal rodoviário da via, tentou se soltar e quase foi atingido por um ônibus. Além de tudo isso, o animal foi preso em frente a uma garagem. A imagem foi enviada por um leitor ao A VOZ DA CIDADE.