Notas & Notas

0

VÍTIMA DE ACIDENTE

Um homem, que até o fechamento desta edição não tinha a identidade divulgada, ficou ferido e precisou ser encaminhado para o Hospital de Emergência após um acidente ocorrido ontem pela manhã no Km 333 da Rodovia Presidente Dutra, em Resende. A batida envolveu um caminhão e uma carreta. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, houve uma colisão traseira entre um caminhão Iveco, placas de Osasco (SP), e uma carreta com placas de São José dos Campos (SP). Os ocupantes do caminhão Iveco sofreram ferimentos leves, tendo o passageiro ficado preso nas ferragens. Eles foram socorridos para a unidade médica citada. Já o motorista da carreta nada sofreu. A unidade médica não informou o estado de saúde das vítimas.

MELHOR IDADE ATIVA GANHA ÔNIBUS PERSONALIZADO

Os cerca de 1,5 mil idosos que participam do programa Melhor Idade Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Resende, já contam com um ônibus personalizado que vai permitir a realização de diversos passeios pela região. A entrega do equipamento, feita nesta terça-feira, durante um aulão de confraternização realizado no Parque Tobogã, na Vila Julieta, onde reuniu centenas de integrantes do Melhor Idade Ativa, além de 12 professores de educação física que atuam no programa, secretários e vereadores. Durante a entrega do ônibus, que ganhou uma adesivação especial com fotos dos próprios integrantes do programa, o secretário de Esporte e Lazer do município, Jorge Alberto Moisés, anunciou também o retorno do baile da terceira idade, que será realizado uma vez por mês, e a implantação de um curso básico de informática voltado exclusivamente para os idosos do Melhor Idade Ativa.

DUZENTAS PESSOAS

As aulas, que são gratuitas, beneficiarão inicialmente 200 pessoas. A seleção dos inscritos está marcada para o próximo dia 10 de abril, às 14 horas, no Espaço Z, no Centro da cidade. Após a entrega do ônibus, os integrantes do programa participaram de um grande aulão de ginástica realizado na quadra coberta do Parque Tobogã, fizeram exercícios de respiração para “voltar à calma” e fecharam a manhã participando de um café de confraternização comemorativo à Páscoa, celebrada no último domingo. A iniciativa, segundo o secretário, visa iniciar os idosos no mundo da tecnologia, ampliando seus horizontes e permitindo que eles possam usar ferramentas importantes como a internet para estudar, buscar informações sobre algum tema de seu interesse, e ampliar seus relacionamentos familiares e de amizade.

COMO PARTICIPAR – NOTA DE CONTINUAÇÃO

Para participar e ter acesso as atividades como alongamento, ginástica, caminhadas, passeios, palestras, bailes, cursos gratuitos e eventos, basta fazer a inscrição no polo mais próximo de sua casa. Lá, além de preencher uma ficha com informações gerais, o idoso também deverá apresentar um atestado médico comprovando que ele está apto a realizar as atividades físicas propostas pelo programa.

OBRA DE CALÇAMENTO

Construção de 3,8 metros de calçamento com rampas de acessibilidade para deficientes, implantação de sinalização viária com a demarcação de faixas e placas de trânsito. Essa é a obra que foi iniciada no final de 2017 e ontem foi retomada pela Prefeitura de Pinheiral, após a liberação de recursos para a primeira medição-, na Avenida Nilton Penna Botelho. A ação está sendo realizada na gestão do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, na avenida que é o principal acesso de entrada até a cidade, após a mesma ter ficado seis anos sem receber nenhum investimento em sinalização ou recapeamento asfáltico.  O projeto de acessibilidade será executado em toda extensão da avenida que abrange os bairros Rolamão, São Jorge e que se estende até a entrada do bairro Três Poços.

A OBRA

A obra foi possível, após a ida do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, à Brasília, onde junto com o deputado federal, Alexandre Serfiotis, conseguiu o reaver o projeto para que os valores fossem pagos e executada a benfeitoria que garantirá o direito de ir e vir dos cadeirantes, assim como, contribuirá para que pedestres não corram mais risco de atropelamento ao andar na rua. Aliás, a boa notícia – sobre a garantia da primeira etapa de recursos-, foi anunciada pelo prefeito diretamente do Ministério das Cidades, em Brasília, no mês de fevereiro deste ano.

CÓDIGO DE OBRAS EM DEBATE

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR) realiza nesta quarta-feira, às 18 horas, a segunda parte da oficina sobre a modernização da legislação sobre Código de Obras. O evento acontece no auditório da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. O Código de Obras estabelece normas técnicas para todo tipo de construção e define os procedimentos de aprovação de projeto e licenciamento para execução de obras, além dos parâmetros para fiscalizar o andamento das obras.

MESA REDONDA

Acontece, hoje, em Volta Redonda, a I Mesa Redonda do Semestre com o tema “Crise e Intervenção no Rio de Janeiro: uma perspectiva constitucional”. O evento, que será promovido pela LADI-UFF/VR, em parceria com o Centro Acadêmico de Direito da UFF/VR, o advogado Marco Aurélio Lagreca Casamasso e a advogada Ana Alice de Carli, vai ser realizado a partir da 18 horas na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado. Teremos, ainda, como palestrante convidado o Procurador da República de Volta Redonda Lucas Horta de Almeida. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link http://bit.ly/2GWvX6h. No final do evento serão expedidos certificados de atividade complementar aos participantes. Aos discentes das disciplinas de Constitucional I, II, III, Processo Constitucional e Estágio Supervisionado IV que apresentarem relatório ao final do evento, será concedido 0,5 ponto.

ACELERANDO

Dando continuidade ao serviço de limpeza e capina em diversos bairros da cidade, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda estão trabalhando todos os dias, em pontos estratégicos, principalmente em vias de maior movimento, canteiros e praças. Entre os bairros beneficiados ontem estão Village Santa Helena, Três Poços, Casa de Pedra, Nova Primavera, Laranjal, Bela Vista, São Luiz, Ipê Amarelo, Cidade Nova, Morada da Colina, Santo Agostinho, Roma, Vila Rica, além da Beira Rio e do Cemitério Municipal. O secretário Municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, destacou que está atendendo determinação do prefeito Samuca Silva

MUTIRÃO

Segundo informou o secretário Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda, Toninho Oreste, um grande mutirão de limpeza será feito na sexta-feira, 6, em todo o Conjunto Habitacional Vila Rica e no bairro Tiradentes, com podas, retirada dos entulhos, limpeza de bueiros e outros serviços.

ATLETAS DE ITATIAIA PREMIADOS

Itatiaia foi representada no pódio durante a 26ª Corrida da Páscoa, realizada na cidade de Caieiras, no interior de São Paulo. O evento ocorreu no último domingo e contou com a participação de quatro atletas da cidade. No Feminino, Maria Carolina Varjão terminou a competição em segundo lugar na faixa acima dos 65 anos, e 29ª no geral. A outra atleta da cidade, Maria José de Queiroz, finalizou a corrida na primeira colocação, na faixa de 50 a 54 anos, e sétima no geral. Já no masculino, a cidade contou com mais dois atletas. Carlos Alexandre ficou em primeiro lugar na categoria 35 a 39 anos, e sétimo no geral. O outro competidor, Fernando Cícero dos Santos, acabou a competição em segundo lugar na categoria acima dos 65 anos, e 44º no geral. “Foi uma corrida de superação, muitas subidas com grande grau de dificuldade e descida forte. Mas graças a Deus, superamos esse desafio”, disse o atleta Fernando Cícero, ao comentar sobre a corrida. Os atletas receberam apoio da Prefeitura de Itatiaia com transporte até o evento, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

TROCA DE HIDRÔMETROS

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Volta Redonda iniciou na segunda-feira, dia 2, a troca de hidrômetros em Volta Redonda. Registros da autarquia apontam que a cidade tem 68% de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e cerca de cinco mil hidrômetros parados, o que compromete a medição. A manutenção não vai gerar custo para os usuários. A previsão é trocar cerca de 11 mil hidrômetros até o final de 2018. Os bairros foram divididos por setores. Neste mês de abril serão 13 bairros. Serão dez setores no total. O setor 1 compreende os seguintes bairros: Vila Santa Cecília, São Carlos, Nova Primavera, Minerlândia, Ponte Alta, Morada da Granja, Santa Inês, São Cristovão, Siderópolis, Sidervile, Sessenta, Vila Elmira e Paraíso. O usuário que tiver dúvida pode solicitar ao Saae a realização do teste pelos telefones 115 ou (24) 3344-2900. Ou ainda pode ir pessoalmente ao setor de atendimento do Saae.

UM FATO NA FOTO

Amiguinhos do Batalhão

Ontem pela manhã, alunos da Escola Municipal Lemgruber Portugal, de Piraí, visitaram a sede do 10° Batalhão da Polícia Militar. A iniciativa partiu do comandante da unidade, tenente-coronel Roberto, após a escola ser uma das contempladas com o recebimento de doação de material escolar no início do ano letivo. As crianças participaram de várias atividades e viram como é o trabalho da polícia; receberam diplomas e kits com lanches. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina administrativa da unidade e mostraram que são verdadeiros “Amiguinhos do Batalhão”, agindo com obediência e lealdade, valores estes inerentes ao Policial Militar.