VISITA GUIADA
Adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pinheiral fizeram uma visita ao 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Volta Redonda. A visita guiada pelas dependências do quartel faz parte de mais uma etapa do projeto “Quero Ser Grande”, que tem o objetivo de oferecer novas perspectivas profissionais e pessoais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer as seções do batalhão e suas respectivas funções. Os adolescentes foram recebidos pelo comandante do 28º BPM, tenente-coronel Márcio Guimarães. Também participaram da visita, a juíza da Vara Única de Pinheiral, Denise Ferrari, e a Promotora de Justiça, Bárbara Nascimento. A visita aconteceu um dia antes da troca de comando, que foi ontem. Saiba mais sobre o assunto na página 7 desta edição.
PROGRAMA ESTRADA PARA A SAÚDE
A terceira edição do Estrada para a Saúde – programa desenvolvido pelo Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra e patrocinado pela Mercedes-Benz, acontece nesta quarta e quinta-feira, em Resende, no Sul Fluminense. As ações gratuitas para caminhoneiros serão no Posto Olá Resendão, localizado no km 304 da pista sentido Rio de Janeiro da Via Dutra, das 11 às 20 horas. Durante o evento, os profissionais do volante poderão participar de uma série de atividades, como: aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia, visão e avaliação de risco cardíaco. Nesta edição do Programa Estrada para a Saúde, a CCR NovaDutra conta com os seguintes parceiros: Posto Olá Resendão e Colégio Bom Pastor de Barra Mansa.
PROJETO CIRANDA DO CUIDAR
Moradores do bairro Vila Elmira, em Barra Mansa, receberam ontem, o projeto Ciranda do Cuidar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Unidade Saúde da Família Onofre Ruela, com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Usuários que passaram pelo local tiveram a oportunidade de receber informações sobre o Bolsa Família – programa social criado pelo Governo Federal para superação da pobreza e inclusão socioeconômica das camadas mais pobres da sociedade brasileira. Também foram abordados temas como o direito das mulheres, a violência doméstica, febre amarela, dengue, zika vírus e chikungunya, além dos programas desenvolvidos de maneira contínua pela Saúde do município, como o combate à hanseníase, teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis – HIV, sífilis, hepatites B e C. Paralelo as atividades, foram realizadas as consultas médicas convencionais.
ANGRA EM ALERTA CONTRA A CONJUNTIVITE
Assim como em todo o Estado, é notório o aumento de casos de conjuntivite no município. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que as pessoas que tenham contraído a patologia procurem uma unidade de saúde. “Existe uma orientação do Estado sobre um surto de conjuntivite neste ano. Mesmo sem termos notificação de surto no município, os profissionais médicos foram orientados sobre prevenção e tratamento da doença”, informou o superintendente de Atenção à Saúde, Felipe Borges.
ATUALIZANDO CASOS
O A VOZ DA CIDADE fez uma matéria no dia 16 deste mês informando o aumento dos casos de conjuntivite em Barra Mansa. Ontem, a prefeitura informou atualizações a respeito da doença. Segundo a gerente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Fernanda Chiesse, em fevereiro foram registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, 179 atendimentos pela doença, já no período de 1º a 27 de março, foram 1401 casos, um aumento de 683%.
CONCERTO DA OSBM
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) realiza hoje, o segundo concerto da sua Temporada 2018. Ele acontece no Instituto Cultural Municipal, em Barra Mansa, às 20 horas, com entrada franca e censura livre. Com regência de Nilton Soares, a apresentação terá a participação dos trompetistas Alexandre Inácio e Filipe Fraga, solistas da OSBM. No repertório, obras de Villa-Lobos, Vivaldi e Mozart. O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR Nova Dutra, Saint Gobain e Ministério da Cultura, e apoio do Instituto Cultural Municipal e Transporte Generoso.
OFICINA PÚBLICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A Prefeitura de Pinheiral, em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e a Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), realizará a 1ª Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O objetivo é apresentar os resultados obtidos através do diagnóstico do sistema de gestão e gerenciamento dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos no município de Pinheiral, além das etapas futuras do Plano Municipal. O evento acontecerá hoje, às 18h30min, no auditório da prefeitura.
AUTORIZAÇÃO DO INEA
A secretária Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, Daniela Vasconcelos, informou que, qualquer obra nas margens do Rio Paraíba do Sul, como ocorreu recentemente na Avenida Beira Rio, e de córregos não podem ser autorizadas pelo município e existe um prazo que tem que ser respeitado para a intervenção. A competência, segundo ela, é do Governo do Estado, e só ele pode autorizar. Cabe a prefeitura respeitar o prazo determinado pela legislação ambiental federal e aguardar autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é de até seis meses de prazo para emitir uma licença ambiental, mantendo a distância de 100 metros das margens do rio.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NOS CRAS
A Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda está promovendo desde segunda-feira, 26 até amanhã, uma série de atividades como oficinas, reuniões e atividades com grupos familiares em unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atividades Múltiplas (CAM) e outros pontos de Volta Redonda. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, o objetivo é garantir segurança de acolhida e de convivência familiar e comunitária, além de aquisição de potencialidades tanto das famílias como do bairro.
MAIS DE 90 MIL PESSOAS IMUNIZADAS
O Ministério da saúde ampliou a área de recomendação para vacinação contra a Febre Amarela, visando imunizar o maior número de pessoas e protegê-las contra a circulação do vírus no próximo ciclo da doença. Em Resende, a meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 107.482 pessoas. Dessas, mais de 90 mil já foram imunizadas com a dose única (0,5 ml), o que significa que elas estão protegidas para o resto da vida, sem precisar de doses de reforço.
ESTRATÉGIA
Para o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, a estratégia de vacinação em todo o país será feita de forma gradativa, sendo que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação é uma medida considerada importante. “A decisão do Ministério da Saúde reafirma a importância da vacinação como único instrumento eficaz de combate à proliferação, em nosso país, desta doença que possui uma altíssima taxa de letalidade. Esta ação é de prevenção, não de emergência, pois a melhor forma de evitar o vírus é vacinando a população”, destaca Vieira.
VACINAÇÃO
Alexandre Vieira destaca que a vacina continua sendo aplicada em todos os Postos de Saúde de Resende, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e no Centro Municipal de Imunização, em frente ao Colégio Santa Ângela, no período das 8 às 14 horas. A vacina é indicada para pessoas com idade entre nove meses e 60 anos, sendo que os idosos precisam apresentar uma autorização do médico que acompanha seu estado de saúde regularmente. As contraindicações são para os pacientes com reação alérgica à proteína do ovo; mulheres gestantes ou que estejam amamentando bebês menores de nove meses; pacientes que fazem radioterapia e quimioterapia; que utilizam corticóides; pessoas em tratamento com imunossupressores e portadores de doenças autoimunes. Também não devem se vacinar bebês menores de nove meses; pessoas que tomaram a vacina nos últimos 10 anos; portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas; e portadores de HIV/AIDS (só com autorização médica).
CASOS NO BRASIL E REGIÃO – NOTA DE CONTINUAÇÃO
Entre 1º de julho de 2017 e 13 de março de 2018, foram confirmados em todo o país 920 casos de febre amarela, com 300 óbitos. No total, foram notificados neste período 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 ainda permanecem em investigação. Já na região Sul Fluminense e na Costa Verde o número de casos confirmados este ano chegou a 68, com 30 mortes. Em Resende, graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura, que realizou dois dias D de vacinação, levou equipes móveis para indústrias e o comércio, nenhum caso da doença foi registrado até agora.
UM FATO NA FOTO
ATENÇÃO, MOTORISTAS!
Obras na pista sentido Rio de Janeiro, próximo ao “retão” de Resende, estão deixando o trânsito lento no local. Motoristas que precisam passar pelo local devem redobrar a atenção; a velocidade no trecho é de 80 Km/h. A imagem acima foi registrada ontem pela jornalista do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo.