Notas & Notas – 12 de setembro de 2019

0

CONTRATO RENOVADO COM O VOLTAÇO

A diretoria do Volta Redonda Futebol Clube confirmou nesta semana que o zagueiro Daniel Felipe, de 27 anos, permanece no Esquadrão de Aço para a próxima temporada. O novo contrato vai até o final de 2020. Revelado pelo Madureira, o atleta chegou ao Voltaço em 2016, quando participou da equipe campeã da Série D do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, teve uma rápida passagem pelo América-RN no primeiro semestre e retornou ao Esquadrão de Aço para a disputa da Série C daquele ano. Desde então, é um dos principais nomes da defesa tricolor, com mais de 60 jogos.

HOMENAGEM AS FORÇAS DE SEGURANÇA

Hoje, o Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa fará uma homenagem as Forças de Segurança do município, às 16 horas. A honraria acontecerá na Associação Comercial Industrial e Agropastoril (Aciap), que fica na Avenida Domingos Mariano, no Centro.

MAIS UMA DISCUSSÃO

As últimas sessões da Câmara de Vereadores de Volta Redonda têm sido de muitas discussões. A última aconteceu na sessão terça-feira, 10, quando a maioria dos parlamentares votou contra o requerimento do vereador Carlinhos Santana, que solicitava saber o porquê do prefeito Samuca Silva ter pagado R$ 21 milhões de auxilio alimentação. Santana declarou que a população tem o direito de saber quem embolsou esse montante.

COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, participou nesta quarta-feira, dia 11, em Brasília (DF), de videoconferência com as Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Na ocasião foi lançada campanha publicitária de Combate ao mosquito Aedes aegypti, além de novos dados epidemiológicos de dengue, zika e chikungunya.

FEITO CAFÉ NA PRAÇA

Hoje às 21 horas o duo Feito Café faz mais uma apresentação especial ao vivo em um restaurante, na Praça Zumbi dos Palmares, no centro de Angra dos Reis. Formado por Hugo Oliveira e Lê Pacheco o duo promete apresentar clássicos e novidades da MPB, do Folk e do Pop Rock, nacional e internacional, além de composições próprias. O show é mais um teste para as apresentações que o duo vai começar a fazer a partir do começo de outubro em bares, restaurantes e hotéis da região, na intenção de angariar fundos para a gravação de um novo trabalho musical.

ROGÉRIO LOUREIRO DOARÁ SALÁRIO DE SECRETÁRIO

A decisão anunciada pelo novo secretário de Emprego de Volta Redonda, Rogério Loureiro, de doar integralmente seu salário no cargo público para instituições beneficentes repercutiu positivamente nas redes sociais. Apenas a publicação na página do secretário no Facebook alcançou aproximadamente 400 reações positivas em menos de 24 horas, com mais de 100 comentários de apoio e vários compartilhamentos. Rogério tinha se comprometido quando se candidatou a deputado estadual em 2014 e 2018 a doar o seu salário caso fosse eleito. Ele, que esteve preste a assumir o mandato em 2017 chegou a fazer um cadastramento de entidades e informou que usará esse mesmo cadastro para fazer a doação do seu salário já a partir do próximo mês. Cada mês o secretário escolherá uma instituição da cidade para doar seu salário.

52ª EXAPICOR

Foto: Divulgação


A 52ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor), que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro deste ano, está cheia de atrativos para o público infantil. A ‘Fazendinha’, exposição de animais de pequeno porte, é uma das atrações que se repete em mais uma edição, devido ao sucesso dos anos anteriores. Este ano, a mostra da propriedade rural com pequenos pets vem com novidades, como a oportunidade que a criançada terá para alimentar os cabritinhos utilizando mamadeiras. O evento ainda contará com o tradicional circo, que contagia tanto as crianças quantos os adultos com espetáculos protagonizados pelos originais artistas no picadeiro. A entrada é franca nos dois espaços da festa realizada na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina.

Sobre a fazendinha – continnua

Nesta edição, a ‘Fazendinha’, com estrutura oriunda do município mineiro São João Del-Rei, contará com várias espécies de animais, entre elas: oito pôneis; duas mini vacas; quatro mini cabras; oito cabritinhos; duas lhamas; duas jumentinhas; cerca de 80 pássaros exóticos; e aproximadamente 100 peixes ornamentais. O original circo, famoso por desenvolver trabalhos sociais na região, fará espetáculos envolvendo palhaços, carro maluco, equilibristas, malabaristas, dançarinos, trapezistas e táxi maluco.

ESCOLA ALGODÃO DOCE TERÁ PÁTIO DE RECREAÇÃO

Foto: Divulgação


A Escola Municipal Algodão Doce, no bairro Cidade Alegria, ganhará um novo pátio de recreação com cobertura nos próximos meses. A Prefeitura de Resende, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Educação, está construindo o pátio de recreação desde o dia 12 de agosto. As obras devem ser concluídas no prazo previsto de três meses.  A primeira fase das obras consistiu na instalação de 105 metros quadrados de cobertura metálica. Nesta segunda fase, o piso total da área, que totaliza 210 metros quadros, foi demolido e um novo construído. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, explicou sobre o andamento do projeto.

UNIDADES EM OBRAS

Desde 2017, ao menos 16 das 63 unidades escolares foram totalmente reformadas e ampliadas pelo Revitaliza Resende. Ainda estão em andamento as obras no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria); e da Creche Municipal de Mauá. Também está sendo realizada a ampliação da Creche Municipal São Vicente de Paula.

TARDE DIVERTIDA PARA CRIANÇAS INTERNADAS

Cerca de 25 crianças internadas na UTI Neonatal e Pediátrica, da Unidade de Internação e atendidas pelo Pró Vida, Unidade de Atenção à Saúde participaram esta semana de um momento de muita descontração nas dependências do hospital. Foi uma recheada de diversão com o quarto piquenique do Hospital Unimed Volta Redonda. Além dos lanches doces e salgados, a criançada se divertiu com quebra-cabeça, giz de cera e caderno de colorir. A iniciativa promove interação entre os pequenos e faz parte do Jeito Unimed de Cuidar, compromisso assumido pela Cooperativa que preza por Gentileza, Respeito e Competência.

PEDREIRA DA VOLDAC É TEMA NO UGB

O Projeto Pedreira da Voldac foi discutido na abertura da Semana de Reflexões Acadêmicas do Curso de Arquitetura e Urbanismo 2019. O evento começou ontem, no Centro Universitário Gerado Di Biase (UGB-Ferp), campus Aterrado, Volta Redonda, e encerra hoje. No evento, aulas especiais, debates, palestras, oficinas, cinema, envolvendo professores, alunos e convidados, evidenciaram trocas de conhecimentos e experiências. “Os temas – Diversidade e mistura, Mudanças e emergências, Fragilidades e desigualdades, Transitoriedades e fluxos – nortes do Congresso Internacional de Arquitetura a ser realizado no Rio de Janeiro em 2020, são os referenciais da Semana”.

O MEP NA SEMANA

O MEP, via ‘Equipe Multidisciplinar Projeto Pedreira da Voldac’, também participou do eixo ‘Mudanças e Emergências’. Na mesa, o professor Lincoln Botelho (UGB), mediador, o professor Henrique Barandier (IBAM), palestrante, além de Silvia Real (MEP), debatedora e José Maria da Silva (MEP), observador. Silvia, em nome do Movimento agradeceu a oportunidade e ressaltou que o trabalho do MEP é incentivado principalmente pela reabilitação de áreas perturbadas pelas ações humanas, aliada às dívidas socioambientais da cidade de Volta Redonda com a população.

IMPORTÂNCIA DOS DIÁLOGOS

Silvia Real, ao falar da Pedreira, acrescentou que está convicta na importância dos diálogos das universidades com a sociedade civil organizada, na busca e construção de projetos, no caso para um vazio urbano na Voldac. Disse que isso é será muito benéfico para a população. Dos debates participaram acadêmicos do 9º e 10º períodos de arquitetura e convidados, dentre eles o professor Fernando Pinto (Biólogo) e Cinthia Ribeiro (acadêmica), ambos da equipe do MEP.

XIV MOSTRA DE ARTES DO CAPED

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac), através do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd), vai realizar nesta quinta-feira, 12, às 19 horas, a abertura da sua XIV Mostra de Artes, no espaço de artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O Caped é um Centro-Dia para pessoa com distintas deficiências e segue diretrizes do Sistema Único de Assistência Social. A instituição, que completou 34 anos, atende atualmente 122 pessoas. Nesta Mostra de Artes serão expostas aproximadamente 100 peças.

VEREADORA HOMENAGEADA

A vereadora de Volta Redonda, Rosana Bergone, recebeu na noite de terça-feira, dia 10, uma homenagem de ‘Destaque 2019’, concedida a pessoas, políticos e entidades pelo site Califórnia em Foco e pelo Grupo Amigos Veteranos da Califórnia (AVC).  A homenagem foi concedida à parlamentar como agradecimento por ser responsável pela intermediação junto ao governo federal do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), implantado no bairro Califórnia há mais de dois anos. Além da vereadora, mais 13 pessoas do distrito também foram agraciadas.

INAUGURAÇÕES

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, vai inaugurar nesta sexta-feira, às 11 horas, a obra de drenagem e pavimentação da Rua Domingos Mariano, no Centro, assim como, vai tornar viável a utilização do viaduto da MRS Logística. A solenidade de entrega acontecerá próximo ao campo do Capitólio Futebol Clube, no Centro. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pinheiral e a empresa MRS Logística, o viaduto ficou com as obras paralisadas após o início do projeto de construção, iniciado há cerca de nove anos. A continuidade do projeto foi possível na gestão do prefeito  Existindo desde 26 de outubro de 1923, o Capitólio Futebol Clube é o mais antigo campo de futebol da cidade de Pinheiral e também foi beneficiado pela inauguração do viaduto e pela realização da obra de drenagem e pavimentação da Rua Domingos Mariano.

FUNDAÇÃO ABRINQ CONHECE SERVIÇOS

Foto: Divulgação


Volta Redonda recebeu nesta semana o representante da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, Augusto Guimarães, que é técnico de Referência dos Municípios do Rio de Janeiro do Programa Prefeito Amigo da Criança. No primeiro dia de visita, segunda-feira, dia 9, o prefeito Samuca Silva, assinou o termo de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) se comprometendo a incluir metas e estratégias do projeto no planejamento das ações municipais. “Além de levar em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e a desigualdade”, disse Samuca, lembrando que o objetivo é promover políticas integradas para alcançar o desenvolvimento sustentável.

ACOMPANHANDO VOLTA REDONDA

Augusto Guimarães explicou que acompanha Volta Redonda por conta do programa Prefeito Amigo da Criança. “O papel da Fundação Abrinq, que criou o programa, é auxiliar tecnicamente os prefeitos, ao longo de quatro anos, para que priorizem em suas gestões a criança e o adolescente. O resultado deve ser a implementação de ações políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos desse público”, explicou. Ele acrescentou que escolheu Volta Redonda para aderir ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS pelo município se mostrar engajado com as questões da criança e do adolescente. A visita continuou em outros dias da semana percorrendo escolas e maternidade pública.

VAGAS PARA JOVEM APRENDIZ

Candidatos a vagas para Jovem Aprendiz Volta Redonda 2019 devem ficar atentos. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, está com mais de 150 vagas a disposição para Eletricista Industrial, Mecânico de Manutenção e Operador de Usinagem de Máquinas Convencionais. Os cursos são gratuitos e os aprendizes recebem salário, vale-transporte entre outros benefícios. As inscrições são feitas na Secretaria do Senai no Aero Clube, na Rua Pedro Lima Mendes, 490, no bairro Aero Clube, em Volta Redonda. O edital está à disposição dos interessados no site www.csn.com.br/oportunidades. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (24)3356-9300.

Um Fato na Foto

Meia tonelada de alimentos para o Lar dos Velhinhos

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR

O Lar dos Velhinhos de Volta Redonda recebeu na tarde de ontem, 500 quilos de alimentos arrecadados no fim de semana dos dias 16, 17 e 18 de agosto, durante o 25º Encontro de Veículos Antigos e Fora de Série de Volta Redonda. O evento, realizado na Ilha São João em parceria da prefeitura e Clube de Antiguidades Automotivas do Município, tradicionalmente recolhe doações para entidades beneficentes de Volta Redonda. De acordo com o secretário de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Joselito Magalhães, que acompanhou membros do clube durante a entrega dos alimentos no Lar dos Velhinhos, o objetivo é estimular outras instituições que realizam eventos com entrada gratuita nos espaços públicos, e com apoio da prefeitura, a fazerem o mesmo. O Lar dos Velhinhos atende a 56 idosos. São servidas seis refeições diárias, o que totalizam 15 mil ao mês. O gasto mensal é de R$ 13 mil para alimentação.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !