Notas & Notas- 12 de outubro 2020

0

Arena Esportiva é reaberta em Volta Redonda

Os praticantes de caminhada e corrida de Volta Redonda já podem utilizar a Pista Oficial de Atletismo da Arena Esportiva, que fica no bairro Voldac.  O local está funcionando de terça a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e durante o final de semana, das 7 às 10 horas. O acesso à Arena durante a semana é pela Rua Carlos Marques, que fica ao lado da sede do Núcleo Regional da Corregedoria da Justiça. Nos finais semana a entrada é pela principal do espaço, que na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no portão ao lado do 28° Batalhão da Policia Militar.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

Para utilizar a pista de atletismo é necessário que os novos usuários preencham o formulário de cadastro e o Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q). O principal objetivo do PAR-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde da pessoa que deseja praticar exercícios físicos. Caso tenha alguma marcação positiva no questionário individual será necessária a apresentação de um atestado médico, dizendo que o usuário se encontra apto para a prática de atividades físicas.

SERVIÇOS ESSENCIAIS EM ITATIAIA

Hoje, feriado nacional que comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não haverá expediente nas repartições públicas municipais em Itatiaia. Só os serviços essenciais a população funcionam normalmente.

A população poderá contar com o atendimento 24 horas durante o feriado no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, no bairro Jardim Itatiaia, e no Posto de Saúde de Penedo. As restantes unidades de saúde do município não funcionarão nesse período e voltarão a atender os pacientes normalmente logo na terça-feira, dia 13.

Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o trabalho de recolhimento de lixo seguirá a escala de serviço normalmente. Ao morador é aconselhável depositar o lixo apenas nos dias de coleta.

SEGURANÇA

A Secretaria de Ordem Pública também vai permanecer com os serviços à população. Além da segurança do patrimônio público, a Guarda Municipal fará a controle do trânsito em toda cidade, incluindo Penedo, Maromba e Maringá. Os servidores da Defesa Civil ficarão de sobreaviso para qualquer emergência e poderão ser acionados pelo telefone da Guarda Municipal – 153 ou (24) 3352-6752. É importante destacar que esses contatos devem ser utilizados apenas em casos de emergências. Trotes e informações falsas podem prejudicar o trabalho.

Sider Shopping promove lives para o Dia das Crianças

Durante esse período de ‘quarentena’, os pequenos têm muito tempo livre. E, pensando em comemorar o Dia das Crianças, mesmo que um pouquinho diferente esse ano, o Sider Shopping vai realizar um Festival de Rock Infantil. As apresentações online têm como objetivo alegrar os pequenos que estão em seus lares. As transmissões das lives serão feitas via Facebook do Sider Shopping. A live de hoje traz como tema o Beatles 4 Kids, que conta a história de uma das bandas mais famosas de todos os tempos. No repertório estarão clássicos do quarteto de Liverpool que levarão adultos e crianças ao mundo lúdico dos Beatles.

DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

E para deixar a data ainda mais especial, o empreendimento convida seus clientes a transformarem o dia de outras crianças também em um momento inesquecível. Clientes que doarem um brinquedo para crianças carentes nas lojas Mel for Kids e TDB Kids, no 2º piso do Sider Shopping, ganham 10% de desconto em uma das lojas. Os brinquedos arrecadados serão destinados a SOS Volta Redonda.

Park Sul terá ponto de votação do projeto Heróis da Educação

O shopping Park Sul, em Volta Redonda, finaliza hoje as votações do projeto Heróis da Educação. A iniciativa do Projeto de Lei é da universidade UniCesumar com sede em Maringá/PR e polo na cidade. A ideia é criar a primeira Lei nacional de combate à violência contra os professores. A parceria do shopping com o polo visa mobilizar o maior número de pessoas para que todos participem da votação online. Visitantes, lojistas e consumidores poderão participar da votação, que dura menos de dois minutos. O local de votação ficará no Acesso B.  Quem Quiser também pode votar online, basta entrar no portal www.heroisdaeducacao.com.br e clicar em ‘Quero Assinar’ preenchendo o nome completo, e-mail, CPF, a cidade e um número de telefone.

VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES

O Brasil é o número um no mundo em registro de violência contra Educadores. Um em cada dois profissionais, em média, já sofreram algum tipo de violência nas escolas. Segundo o Sindicato de Professores de São Paulo, as agressões se classificam em 48% verbais, assédio moral 20%, bullying 16%, furto e roubo 8% e física 5%. Muitos acabam desistindo de ensinar por medo. O Projeto de Lei de iniciativa popular precisa de 1,5 milhão de assinaturas para chegar com força na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. O projeto “Heróis da Educação” visa criar um Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Escolar, com o foco na agressão contra professores, foi desenvolvido por dois juristas mestres da UniCesumar. Porém, as medidas beneficiam todos os trabalhadores de uma escola, creche, cursinho ou universidade. O projeto será o único no Brasil estruturado como um plano nacional e com possibilidade de desdobramento a nível estadual e municipal.

 

ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA EM PORTO REAL

Dando continuidade à programação da Campanha do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real, informou que a próxima ação da campanha acontecerá no sábado, dia 17, das 8 às 13horas, na Casa da Mulher Clementina Tavernari. Para esse dia, está previsto a realização de 15 exames de ultrassonografia (USG) mamária e 15 de abdômen total e/ou superior. Outros exames como mamografias bilaterais, preventivos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, também serão realizados durante a ação.

AGENDAMENTO PRÉVIO

Os exames acontecerão por meio de um agendamento prévio, seguindo uma lista de espera das pacientes. Além disso, a Secretaria também reforça que no momento do exame é necessário que as pacientes cumpram os protocolos de segurança, visando o combate à proliferação da Covid-19.

No último dia 3, um mutirão de videohisteroscopia diagnóstica (VHD) foi realizado. A ação aconteceu no Centro de Diagnóstico e Tratamento Henrique Sabadini. Foram realizados 14 atendimentos no dia, todos cumprindo um agendamento prévio das pacientes, evitando aglomerações e obedecendo as norma de segurança contra o coronavírus.

ILUMINAÇÃO NA FAZENDA DA BARRA I

O vereador Odair Ozório (PSD) reivindicou a instalação de iluminação pública na Rodovia Presidente Dutra, na primeira entrada do acesso ao bairro Fazenda da Barra I, em Resende. “Os moradores da localidade contribuem com a taxa de iluminação pública e não gozam desta prestação de serviço. Em consequência disso, cabe ressaltar que no período noturno o local fica sem iluminação alguma, gerando insegurança aos munícipes que lá residem”, explicou o vereador.

Saúde de Angra dos Reis amplia oferta de mamografias e preventivos

Neste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, as ações da Coordenação da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do município, visam estimular a procura às unidades de saúde de forma consciente, adequando os serviços oferecidos à realidade atual sem expor os usuários a riscos. O objetivo é focar na orientação e conscientização, através de palestras para pequenos grupos com horário marcado, oferta de exames colpocitológicos (prevenção de câncer de colo de útero), exame clínico das mamas e orientações através de um canal criado no Youtube com vídeos de conteúdos explicativos sobre o Outubro Rosa. O canal (Universo Feminino Mulher e suas Fases) foi criado por iniciativa dos funcionários da Saúde da Mulher do 4º Distrito Sanitário de Angra dos Reis com o intuito de orientar as mulheres sobre as diversas fases que atravessam durante sua vida, sendo interessante para todos os públicos.

EXAMES OFERECIDOS

Serão oferecidos também agendamentos de preventivos com aumento de oferta das vagas (prevenção de câncer de colo útero), durante o mês de outubro em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde (CEM/UBS/ESF) e oferta de mamografia, sem necessidade de avaliação médica prévia, para mulheres que se encaixam no público-alvo de prevenção de câncer de mama, 50 a 69 anos. Não há demanda reprimida de mamografia no município. Os interessados em fazer o exame devem ir até o posto de saúde. De lá a solicitação seguirá para a Secretaria de Saúde e após o agendamento as pacientes serão informadas do dia, local e horário da mamografia. A programação completa está disponível em http://www.angra.rj.gov.br/

EMPATE SEM GOLS

O Volta Redonda empatou em 0 a 0 com o Boa Esporte-MG, no último sábado, no estádio Luso Brasileiro. Com o resultado, o Esquadrão de Aço permanece na quarta colocação do grupo B. Na próxima rodada, o Voltaço visita o Ituano-SP, quinta-feira, dia 15, às 20 horas, no estádio Novelli Júnior.

Governador está com Covid-19

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, testou positivo para Covid-19. O estado geral de saúde do governador é bom. Ele trabalha de casa e segue orientações médicas, cumprindo as regras do isolamento social e reitera ainda a importância de manter os protocolos sanitários, cuidados básicos e o uso de máscara.

Foragido da Justiça é preso em Quatis

Policias do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam no sábado, dia 10, um jovem, de 19 anos, em Quatis. Os militares tinham informações que havia um mandado de prisão em aberto contra o jovem. Durante patrulhamentona Estrada Quatis x Floriano os militares depararam com o suspeito empurrando uma bicicleta de cor rosa. Foi feita a abordagem e após consulta no Sistema de Segurança foi confirmada que ele estava foragido da Justiça. O jovem foi apresentado na 100ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Real, onde ficou preso.

 

UM FATO NA FOTO

Final do jevre esports 2020 é sucesso em Volta Redonda

A final do Jevre eSports 2020 aconteceu no último sábado, dia 10, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda e foi um verdadeiro sucesso. Por conta da pandemia, os jogos foram realizados de forma virtual. A final reuniu os 10 finalistas e foi transmitida por telão de led. E, mesmo sendo realizado de forma presencial, o evento não gerou aglomerações.

As disputas seguiram através de partidas entre dois jogadores no game FIFA 2020 na plataforma Playstation 4, com participação das escolas públicas e privadas do município. A vencedora da categoria infanto feminino foi a Camila Pires, de 14 anos, estudante do Colégio Getúlio Vargas. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharam troféus. Na categoria infanto (11 a 14 anos), os dois primeiros colocados receberam brindes. Já na categoria juvenil (15 a 18 anos), além dos brindes, os vencedores passarão a integrar a equipe da Smel. Todos os alunos que jogaram receberam medalha de participação.