>
a voz da cidade 970 x 150 px

Notas & Notas – 12 de julho de 2024

Por Andre
a voz da cidade
bnr am aniv barra mansa 970x150

UBSF DO VILA AMERICANA SEM ENERGIA

Foto: Divulgação/PMVR


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou, na manhã de quinta-feira, dia 11, que a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Vila Americana estava sem energia elétrica devido à queda de um poste em decorrência de um acidente de trânsito nessa quarta-feira, dia 10.

LIGHT ACIONADA

Na ocasião, a Light, concessionária de energia, foi acionada para prestar a manutenção necessária no local. Com isso, os atendimentos na UBSF foram suspensos, as consultas e os exames agendados começaram a ser remarcados assim que a energia elétrica foi estabelecida.

JESPA 2024 CELEBRA SUA 41ª EDIÇÃO

Foto: Divulgação/PMPA


A próxima edição dos Jogos Esportivos de Paty do Alferes 2024 (Jespa) promete agitar o município do interior do Estado entre os dias 12 e 28 de julho. Por meio da Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Rio, uma série de materiais esportivos será destinada para a disputa da 41ª edição da competição, que faz parte do calendário de eventos da região desde 1977.

MAIS DE MIL ATLETAS

Afinal de contas, o Jespa reúne cerca de 1.200 atletas, divididos em quatro equipes em torneios de diversas modalidades esportivas, como basquete, ciclismo, corrida rústica, futebol de campo, futsal, futevôlei, handebol, tênis de mesa, vôlei e vôlei de areia. O evento, que acontece durante o período das férias escolares de julho, tem fomentado não apenas a inclusão e prática esportiva como a economia local com o aumento do fluxo de turismo e de entretenimento.

ARRAIÁ DU ABRAÃO

Foto: Divulgação/PMAR


Acontece até domingo, dia 14, na Vila do Abraão, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, mais uma edição do Arraiá du Abraão, que vai contar com shows musicais, apresentações de quadrilhas juninas, DJ’s e oficinas de forró gratuitas. Nesta sexta-feira, dia 12, o Trio Saragaço faz a recepção àqueles que chegarem ao Cais de Turismo da Vila do Abraão. Mais tarde, no mesmo dia, às 16 horas, acontece oficina de forró gratuita com participação do Trio Ipaum Guaçu, na Casa de Cultura Constantino Cokotós.

MAIS PROGRAMAÇÃO

Finalizando a sexta-feira, a partir das 19 horas, o palco principal do evento, na Praia do Abraão, recebe as apresentações do DJ Sérgio e das quadrilhas juninas Balança Mais Não Cai, Escorrega, Dito Peres, Juniarte, Arrasta Pé e Zé do Brejo, com o show do Trio Saragaço encerrando o primeiro dia do evento. No sábado, dia 13, o Cais de Turismo do Abraão recebe o Trio Caxadaço às 9 horas. O mesmo grupo também se apresenta às 16 hoars na Casa de Cultura Constantino Cokotós, junto com a oficina de forró gratuita. A partir das 19 horas, apresentam-se o DJ Sérgio e as quadrilhas juninas Ciça, Zé Pirraça, Zé Piri e Espigão, abrindo a noite para o Trio Nordestino, que finaliza o sábado com um show a partir das 23 horas.

ÚLTIMO DIA DE FESTA

O último dia do Arraiá do Abraão começa com o Forró do Brão no Cais do Turismo, às 9 horas. Dando continuidade à programação de domingo, às 16h, será realizada a última oficina de forró gratuita do evento, com a presença do Forró do Brão. O evento chega ao fim com as apresentações do Dj Sérgio e das quadrilhas juninas Cumpadre Nequinho, Nova Geração, Emoções, Dona Junina, Zé Buscapé e Academia Junina, a partir das 19 horas, e da banda Raiz do Sana, às 23 horas, que fecha o Arraiá du Abraão em 2024.

CUIDADOS COM A ESPOROTRICOSE

Foto: Divulgação/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, promove junto aos animais – e também com os seres humanos – um trabalho de prevenção e cuidado em relação à esporotricose. A doença pode causar uma micose gerada por um fungo encontrado no solo, palha, vegetais, e árvores, podendo ocasionar lesões graves na pele, especialmente nos gatos. A doença tem cura, mas pode se agravar se não for tratada.
A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância, Millena Borges, detalhou mais sobre o acompanhamento feito pelas equipes da Secretaria de Saúde.

AVERIGUAÇÃO

“As equipes de Vigilância, quando solicitadas, vão às residências nos bairros, avaliam a situação e orientam os moradores. O exame é feito através de imprint (procedimento que coloca a área lesionada do tecido em contato com a superfície de uma lâmina de vidro lisa parecido com o processo de obter impressão digital) na ferida do felino. Caso o resultado seja positivo, o veterinário orienta e entrega o receituário para que o tutor possa tratar. Nós queremos chamar atenção por ser uma doença negligenciada por muitos, e as pessoas não sabem que nós realizamos esse diagnóstico gratuito”, explicou Millena, que ainda ressaltou que a esporotricose é uma zoonose de extrema importância em saúde pública.

NÃO ENTERRAR O CORPO

A veterinária também pontuou que, caso o animal venha a óbito, não deve ter seu corpo enterrado. “É necessário ligar para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e solicitar o recolhimento, pois o fungo pode se alastrar pelo solo”, frisou. Quem quiser saber mais informações ou precisar da presença da Vigilância em Saúde Ambiental pode entrar em contato pelo telefone: (24) 3512-0722.

RENOVAÇÃO DE FROTA

Foto: Divulgação/K-Infra


A K-Infra Rodovia do Aço anuncia a renovação completa de sua frota de guinchos e pipas na BR-393, reforçando seu compromisso com a segurança e o atendimento de excelência aos motoristas. Os novos veículos, mais modernos e eficientes, passam a circular a partir do dia 13 de julho, sábado. No ano passado, a frota de socorro mecânico e combate a incêndios percorreu 897.445 quilômetros pela BR 393, uma distância superior a 22 voltas ao redor do planeta.  


DISTRIBUIÇÃO

A distribuição dos veículos permanece a mesma, com cinco unidades de guinchos leves alocados nos SAU’s ao longo da rodovia em Sapucaia (Km 125), Três Rios (Km 159), Paraíba do Sul (Km 194), Vassouras (Km 230) e Barra do Piraí (Km 268). Duas unidades de guincho pesado estarão localizadas nos SAU’s de Três Rios (Km 159) e Vassouras (Km 230), enquanto um guincho extrapesado ficará alocado na base de Vassouras (Km 230). Os dois caminhões-pipa estarão posicionados nos SAU’s de Três Rios (Km 159) e Vassouras (Km 230).

BALANÇO DE ATENDIMENTOS

Em 2023, os veículos foram acionados para diversos atendimentos: guinchos leves realizaram 10.212 atendimentos, com uma média mensal de 851 atendimentos; guinchos pesados foram acionados 3.721 vezes, com uma média mensal de 310 atendimentos; e os caminhões-pipa responderam a 2.425 chamados, com uma média mensal de 202 atendimentos.

FORMATURA DE QUASE 400 ALUNOS

Foto: Divulgação/PMVR


A Fundação Beatriz Gama (FBG) formou mais 349 alunos nos cursos profissionalizantes do programa “Volta Redonda Formando Profissionais”, realizados durante o primeiro semestre de 2024. A entrega dos certificados aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 11, na sede da instituição, e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além dos professores e coordenadores da FBG.

CURSOS

Foram certificados os formandos nos cursos de Maquiagem; Mecânica de Autos; Manicure (do básico ao alongamento de unhas com gel); Cabeleireiro; Confeitaria; Corte e Costura; Depilação; Ornamentação de Eventos (básico e avançado); Estética Corporal, Empreendedorismo; Informática; Elétrica Predial; Capacitação Gradual para Leitura; Xadrez; e Barbeiro.

CENTRO DE ALZHEIMER É PREMIADO

O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos –, da Prefeitura de Volta Redonda, foi agraciado com o “Prêmio Zilda Arns 2024”. O diploma de menção honrosa, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados aqueles que contribuem ativamente com a defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas, foi entregue nessa quarta-feira (10), em Brasília.  A diretora do Departamento de Proteção Especial Social (Dpes), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Mariana Pimenta, e a coordenadora do Centro-Dia Synval Santos, Danielle Freire, representaram Volta Redonda na cerimônia de entrega, no Salão Nobre da Câmara, e receberam a honraria das mãos da deputada federal Laura Carneiro, que fez a indicação ao prêmio.

INFORMANDO AO PREFEITO

Na tarde desta quinta-feira, dia 11, as duas estiveram no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto para mostrar o diploma conquistado pelo município. O deputado estadual Munir Neto, que estava à frente da Smas, que coordena o Centro para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, quando o serviço foi implantado em 2014, também estava no gabinete.

O prefeito Neto e o deputado Munir fizeram questão de fazer uma videochamada para agradecer à deputada Laura Carneiro pelo reconhecimento do trabalho.

PASTORES NA PREFEITURA

Integrantes do Conselho de Pastores de Volta Redonda (Copevre) estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 11, no Palácio 17 de Julho, sede da Prefeitura de Volta Redonda. Os líderes religiosos vieram agradecer a parceria com o Poder Público nas ações sociais realizadas pelas instituições. “É uma parceria que vem dando certo. O Poder Público e o Compevre estão juntos há 24 anos, e somos muito gratos a Deus por isso. Volta Redonda está completando 70 anos, uma cidade maravilhosa, abençoada, que é exemplo e modelo, e nós, como pastores, só temos que agradecer por essa parceria”, destacou o presidente do Compevre, bispo Cláudio Dantas, que ressaltou que na próxima semana os líderes religiosos irão visitar a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João.

CÂMERAS COM PARCERIA PRIVADA

A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop-VR) realizou nesta semana um encontro para debater a ampliação do monitoramento de câmeras no munícipio. O objetivo é incorporar câmeras particulares ao sistema de monitoramento por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), obedecendo o critério de viabilidade e interesse público para ampliar a prevenção e interação da população com a segurança pública em Volta Redonda.

INCORPORAÇÃO

O secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique, avaliou o encontro como fundamental para a segurança pública do munícipio. “A reunião com as empresas de segurança que trabalham com monitoramento na região serviu para fomentar a cessão das imagens de interesse público para o Ciosp. Nós vamos dar continuidade para incorporarmos essas imagens ao sistema; dessa forma, a gente torna a cidade mais segura, aumenta a capacidade de visualização das câmeras e, ao mesmo tempo, aproxima a população da segurança pública.”

LEI PERMITE QUE POPULAÇÃO CEDA IMAGENS

Volta Redonda conta com uma lei municipal que prevê que o Poder Público pode receber, de forma gratuita, imagens de câmeras de segurança privada que sejam direcionadas para vias públicas. As imagens devem atender a critérios como interesse público e viabilidade técnica que atendam às especificações da Semop, incluindo equipamentos compatíveis com o sistema do Ciosp e capacidade de armazenamento das imagens por no mínimo 20 dias.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos