Notas & Notas – 12 de abril de 2019

0

MENSAGENS DEFESA CIVIL

O serviço de envio de mensagens da Defesa Civil Estadual já conta com mais de 1,6 milhão de cadastros. Com o intuito de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, os alertas somam, aproximadamente, 270 envios por mês. A Defesa Civil do Estado monitora as condições climáticas e faz o alerta às cidades. Os gestores municipais disparam as mensagens para os celulares cadastrados na localidade em risco. O serviço ganhou, recentemente, espaço em uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional. Para cadastramento, é preciso enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. O serviço é gratuito.

CESVA/FAA REALIZA AULA INAUGURAL

Foto: Divulgação


O Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA) promoveu nessa semana a aula inaugural do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Estiveram presentes no evento, que aconteceu no Salão Nobre Dom André Arcoverde, professores preceptores e alunos do CESVA/FAA. O PET-Saúde tem como objetivo selecionar projetos que promovam a integração ensino-serviço-comunidade, com foco no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP).

UBM OFERECE CURSO DE EXTENSÃO

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão de Search Engine Optimization (SEO). A capacitação irá ensinar estratégias de integração de equipes para alcançar os melhores resultados de SEO, criando palavras-chaves que impulsionem o conteúdo de um site e utilizando as melhores ferramentas e códigos de otimização. Voltado para profissionais das áreas de Comunicação e Tecnologia da Informação, o curso propõe formas de aumentar o acesso de um site, através de um conjunto de técnicas que permitem que o site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. A capacitação será ministrada pela jornalista Isabela Sperandio, que hoje atua como gerente de desenvolvimento de audiências & SEO do Grupo Abril e desenvolveu a estratégia de SEO Editorial no EL PAÍS BRASIL.

INSCRIÇÕES

O curso rápido acontecerá no dia 27 de abril. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 (sábado) no UBM campus Barra Mansa ou pelo site www.ubm.br. Mais informações sobre investimento e inscrição disponíveis na Diretoria de Extensão e Educação Continuada do UBM, pelo telefone (24) 3325-0262 e também pelo site da instituição.

FEIRA DE PRODUTORES RURAIS E ARTESÃOS

A Feira de Produtores Rurais e Artesãos de Pinheiral deste sábado, 13, terá uma programação especial para animar o público. A partir das 8 horas, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, o evento contará com a apresentação de Klebeir Barbosa e, logo após, a programação continua na ‘Tardezinha do Barão’ que começará, às 13 horas, com a apresentação de diversos músicos da cidade. Muitos já confirmaram presença como os músicos Gustavo Sabença, Jefferson Torres, Aline Gouvêa, Andréa Dias, Silvio
Nogueira e Nandão.

CAPUTERA I E II

Na manhã de ontem, a Defesa Civil de Angra dos Reis, emitiu um alerta de desmobilização para os moradores do bairro Caputera I e II, que foram orientados a deixar suas residências por conta do risco de deslizamento de terra e transbordamento do Rio Caputera. Segundo os agentes, a localidade já está segura para que a população retorne para suas casas. O alerta de evacuação foi enviado na terça-feira, 9, após uma forte chuva que atingiu o município, chovendo cerca de 120 milímetros em 24 horas.

ALERTAS DE DESMOBILIZAÇÃO – continuação

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Angra, Lauro Oliveira, existem quatro estágios de alerta. O de avisos meteorológico (quando há probabilidade de chuvas fortes); de alerta (quando a chuva atinge altos índices no município); de evacuação (quando ela atinge um ponto crítico em algum bairro); e de desmobilização (que diz que todos podem voltar a normalidade).

ARRECADANDO

Por conta das chuvas na última e dessa semana em todo o Estado, muitas famílias estão sem moradia, não só em Volta Redonda, mas em toda a região Sul Fluminense. Diante da situação, o Sider Shopping, em Volta Redonda, está como ponto para arrecadar doações de roupas e sapatos para serem entregues às famílias que perderam tudo.  Podem ser doados alimentos para cesta básica, como arroz, feijão, fubá, enlatados, entre outros, além de móveis, entre camas, colchões, armários, fogões, geladeiras e outros. O local de doação fica no Espaço Família- Piso Térreo no Sider Shopping que funciona no horário de segunda a sábado de 9 horas às 21 horas e domingo de 15 horas às 21 horas.

MODA COR NO LIQUIDA VR

O Moda Cor é um dos expositores da 7ª edição do Liquida VR, que começou ontem, na Ilha São João, em Volta Redonda. O estande reúne marcas de diversos segmentos de afroempreendedores que participam da Capacitação em Moda Afro – parceria entre o Instituto Dagaz, Sebrae Volta Redonda e Meninas de Lenço. A maior Feira de Liquidação do Sul Fluminense, realizada pela Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), segue até domingo, 14. O evento é patrocinado pelo Sebrae Rio, e conta com apoio do Governo Municipal, Facerj, CSN e Transporte Excelsior. A entrada para o evento é a doação de um quilo de alimento não perecível e o estacionamento no local é gratuito.

CANSADOS DE ESPERAR

Foto: Divulgação


Dizendo cansados de esperar a boa vontade do Poder Público de Volta Redonda, os próprios moradores da Rua Monteiro, no bairro Vila Rica, de Três Poços, se revoltaram e decidiram botar a mão na massa. Com medo de sofrer mais com as fortes chuvas, se reuniram para desobstruir bueiros, capinar e fazer pequenos reparos no asfalto.

SERVIÇO DE ROÇADA CHEGA NA REGIÃO DAS BARRAS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende começou a fazer o serviço de capina e roçada na região das Barras, que engloba mais de cinco bairros localizados as margens da Via Dutra. O trabalho teve início no bairro Morada da Barra, onde as equipes realizaram corte da grama e depois, na limpeza dos resíduos gerados pelo serviço. Vale lembrar que com o período de chuvas fortes, o mato cresce muito mais rapidamente. “A região das Barras ficou por longos anos em estado de abandono, sem cuidados nos setores da educação, saúde, assistência. Claro que falta muito, mas aos poucos, com gestão e planejamento, a dignidade está sendo devolvida à população, com a construção do novo CRAS Parque Minas Gerais, entrega dos novos Postos de Saúde, inauguração de escola, além da revitalização de unidades de ensino”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) em sua rede social.

PALESTRA E OFICINA NA ESTÁCIO RESENDE

Nesta sexta-feira, dia 12, a Estácio Resende promoverá uma palestra na Unidade, a partir de 19 horas, voltada aos alunos de Pedagogia, com o tema “Socorro e Urgência em Ambiente Escolar”, ministrada por André da Conceição, superintendente de Enfermagem do Hospital de Emergência de Resende, ex-aluno do curso de Enfermagem da Estácio e que atualmente cursa Pedagogia na instituição. Serão abordadas orientações de primeiros-socorros em escolas, como em caso de curativos em machucados, situações de engasgo e massagem cardíaca. Já a partir de 20h40min, tem início a oficina “Utilizando Linguagens de Sinais – Libras”, também voltada para alunos do curso de Pedagogia. A ação irá preparar os estudantes para uma apresentação musical em Libras, que acontecerá em maio durante a Semana Acadêmica.

DE OLHO EM DISTRIBUIÇÃO DE CASAS

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Município de Angra dos Reis (RJ) e Banco do Brasil para que cumpram rigorosamente os princípios constitucionais da publicidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, equidade e isonomia, além do contraditório, da ampla defesa e do recurso, na utilização dos critérios de seleção dos candidatos e na execução do processo seletivo para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, devem respeitar a destinação de pelo menos 3% das unidades habitacionais a idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais e com mobilidade reduzida.

VALE DA BANQUETA

No Residencial Vale da Banqueta, em Angra, além de não cumprir esse percentual, a seleção dos beneficiados por parte do Município é alvo de diversas representações de candidatos excluídos sem quaisquer justificativas, pois não existe procedimento administrativo específico para o trâmite e análise dos requerimentos.  Dentre as representações feitas pelos cidadãos ao MPF, destacou-se a ocorrência de “sorteios” dirigidos para favorecimento pessoal de candidatos inscritos, sob influência ou determinação de relacionamentos pessoais ou interesses políticos. Em apuração, o MPF constatou que a falta de critérios e estudo de vizinhança possibilitou invasão do projeto por facção criminosa que tem cobrado por segurança, gás, Internet e televisão dos moradores.

PEDIDOS

O MPF requer, na Justiça, a concessão da tutela de urgência e de evidência, liminarmente, para determinar que o Município de Angra dos Reis, no prazo de 30 dias, tome as providências necessárias para cumprir rigorosamente os princípios constitucionais na utilização dos critérios de seleção dos candidatos para o Minha Casa, Minha Vida, bem como dê publicidade a todo o processo de seleção dos candidatos. Além disso, devem observar a destinação de 3% das unidades habitacionais a idosos.

AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Município de Angra dos Reis e Banco do Brasil para que cumpram os princípios constitucionais da publicidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, equidade e isonomia, além do contraditório, da ampla defesa e do recurso, na utilização dos critérios de seleção dos candidatos e na execução do processo seletivo para os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida.

NOVIDADES A CAMINHO

A próxima semana pode ser de grandes novidades para os barra-mansenses. Após contabilizar sérios problemas por conta das chuvas, com dezenas de desabrigados, boas notícias serão dadas para a população. Uma dica? A espera já dura muitos anos.

TRÁFICO DE DROGAS

Um jovem de 18 anos foi preso na quarta-feira, dia 10, suspeito de tráfico de drogas. Segundo informações do 38° Batalhão da Polícia Militar (BPM), o flagrante aconteceu no bairro Habitat, em Três Rios. Ele foi flagrado com 94 pinos de cocaína. O caso foi registrado na 108° Delegacia de Polícia (DP), onde o suspeito permaneceu detido à disposição da Justiça.

JOGOS DE TABULEIRO

Domingo a partir das 15 horas, acontece o 4º Encontro de Jogos de Tabuleiro no Resende Shopping, a inscrição é apenas a doação de 1 kg de ração para gatos ou cães ou pagamento da taxa de R$ 5. O evento é uma mistura de diversão e solidariedade, pois, além de o participante poder brincar com diferentes jogos, ele ainda ajuda os animais de rua da cidade. A diversão será garantida com os jogos War, Detetive, Batalha Naval, Perfil, Imagem & Ação, Uno, além de outros jogos de tabuleiro que marcaram gerações.

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

A Prefeitura de Porto Real informa que por motivo de manutenção no sistema do Ministério do Trabalho, não haverá atendimento no Posto do SINE, situado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, na sexta-feira, dia 12. Nessa data não serão realizados atendimentos como emissão de CTPS (Carteira de Trabalho) e solicitação de Seguro Desemprego. As demais atividades não sofrerão alterações.

Um Fato na Foto

Precisando de ajuda

Foto: Divulgação

A exemplo de dezenas de pessoas da Cidade de Volta Redonda, a aposentada Josefa Ana, a ‘Dona Zefinha’, de 88 anos, moradora da Rua São Judas Tadeu, nº 81, no bairro Retiro, é mais uma vítima das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. A idosa, que teve a residência alagada no último domingo, dia 7, perdeu tudo e está precisando de ajuda. Até o momento, ela conseguiu uma geladeira e um fogão, mas ainda está precisando de roupas, calçados, colchão, cama, guarda-roupa e armário de cozinha. Quem quiser ajudar a aposentada pode entrar em contato pelo telefone (24) 3338-9017. Ela está provisoriamente abrigada na casa de uma filha, mas deseja voltar para sua casa.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !