Notas & Notas

0

CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) vai promover, no sábado, 17, o Curso Licenciamento Ambiental. A aula acontece das 8 horas às 18 horas, no Centro Cultural do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), no bairro Três Poços. Com carga horária de 8 horas, o treinamento envolve temas como teoria e prática, além da municipalização do licenciamento, decretos estaduais e federais. Interessados podem se inscrever através do e-mail: [email protected]. O campus do UniFOA de Três Poços  fica na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1.325.

NEQ ITATIAIA COM VAGAS DE EMPREGO

O Núcleo de Emprego e Qualificação de Itatiaia (NEQ) de Itatiaia está recebendo currículos para vagas de Confeiteiro com experiência mínima de seis meses; Movimentador (PCD – Pessoa com Deficiência) com ensino médio completo e desejável ter conhecimentos em informáticas e 5S e Líder de Jardinagem com experiência em área verde, perfil de liderança, gerenciamento de equipe, noções básicas de segurança do trabalho e meio ambiente. Os interessados podem entregar os currículos pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas,  na sede do Núcleo ou enviar para o  e-mail:  [email protected]. Nesse caso, é importante que o candidato coloque como assunto a vaga de interesse para facilitar que o currículo seja identificado mais rapidamente. O NEQ fica na Avenida dos Expedicionários, 575, no Centro. Mais informações pelos telefones (24) 3352-6703.

AÇÕES DE COMBATE A FEBRE AMARELA

A Secretaria de Saúde de Rio Claro está realizando um trabalho de prevenção e combate à Febre Amarela na cidade. Equipes de profissionais da área realizam vistorias e orientações nas principais zonas de risco, além da coleta de larvas para análise. A equipe também disponibiliza a vacina para os moradores das áreas mais afastadas, como por exemplo, Alto do Rio das Pedras, Sertão dos Hortelãs, Rio das Canoas, entre outras.

AUMENTO NAS TARIFAS DE ENERGIA

A indústria do estado do Rio não tem mais como absorver elevados aumentos da tarifa de energia elétrica, como os anunciados na última terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O preço da energia elétrica no Rio de Janeiro já é o mais alto do país, sendo 27% superior à média brasileira. Grande parte disso se deve à alíquota de ICMS praticada no estado: 32%, contra 18% em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo. Como se não bastasse, nos últimos cinco anos, o custo médio da energia para a indústria fluminense aumentou 88% frente a 60% nos demais estados do Sudeste. Ou seja, ano após ano o estado do Rio vem perdendo ainda mais competitividade em comparação aos seus principais concorrentes. Na prática, significa um desestimulo a produção, aos empregos e aos investimentos, justamente quando o setor procura sair da maior recessão da história.

CRÍTICA

O custo e a qualidade da energia elétrica são fatores essenciais à indústria. Por isso, a Firjan reforça a importância do novo marco regulatório do setor elétrico, ainda em discussão por parte do governo federal. Os pilares desta reforma do setor devem ser a qualidade na prestação dos serviços e a busca por preços compatíveis com os praticados no mercado internacional.

ATIVIDADES NOS CRAS

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Assistência Social, informa que estão abertas as inscrições para as atividades nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras). Além do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos também estão disponíveis as oficinas de música, esporte, artesanato, brinquedoteca e outros. O público alvo para as oficinais são: crianças de três até12 anos, adolescentes de 13 até 17 anos, adultos de 18 até 59 anos e idosos a partir de 60 anos. Os documentos necessários para inscrição nas atividades são CPF e RG de um responsável, certidão de nascimento, número de identificação social (NIS) e comprovante de residência.

VAGAS CURSOS GRATUITOS

A TurisAngra esta colhendo bons frutos do cadastramento feito no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). O 5º lote do Programa está ofertando mais de 200 mil vagas nacionalmente para cursos na área de turismo e em outras áreas e o município foi contemplado com algumas delas. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até a próxima segunda-feira (19), através do site: sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

O PROGRAMA

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011, gerenciado pelo MEC, com a finalidade de aumentar a capacitação profissional de jovens e adultos de baixa renda. Os cursos disponíveis para o morador de Angra, da área de turismo, são o de inglês básico (50 vagas), mensageiro (20 vagas),
introdução à linguagem de sinais – libras (20 vagas), espanhol básico (50), recepcionista (50 vagas), Língua Brasileira de Sinais (20 vagas). Há outros cursos também disponíveis. Todos são na modalidade à distância.

PROJETO PARA SER ASTROFÍSICA


A morte do notável cientista, Stephen Hawking, admirado no mundo todo por seus saberes, foi tema também na sala do Movimento pela Ética na Política (MEP) na quarta-feira, 14. Atentem, na esteira da morte do cientista, Ana Clara Lannes, jovem metalúrgica e estudante do MEP(2017\2018) comunicou que cursará matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF), e quer ser astrofísica. Ela declarou que o MEP tem a capacidade de levá-la mais longe do que imagina. E isso, de acordo com ela, não só pela formação da escola, mas pelos professores.

HOSPITAL VITA NÃO PODE FECHAR

Em nota publicada nesta quinta-feira, 15, Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj-RJ) declarou que apoia o corpo clínico do Hospital Vita, de Volta Redonda, na luta contra o fechamento da unidade.
Diz a nota que, com forte atuação no município e na região, a unidade, que conta com 340 médicos, também faz atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece diferentes métodos diagnósticos e especialidades variadas, sendo referência em cirurgias cardiovasculares e procedimentos de hemodinâmica. Ainda conforme a nota, a manutenção do Hospital Vita é importante para a população não só de Volta Redonda, mas de todo o Sul Fluminense. A nota é assinada  pelo presidente do CREMERJ, Nelson Naho e pelo coordenador da Seccional de Volta Redonda do CREMERJ, Nelson Naho.

PREFEITURA ENTREGA QUADRA

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (Democratas) entrega, nesta sexta-feira, a comunidade do bairro Santo Amaro as obras de revitalização da quadra poliesportiva. A entrega das obras será feita às 19 horas.

Além da educação, a prática esportiva e as atividades de lazer também estão sendo beneficiadas e incentivadas na cidade através do programa Revitaliza Resende, que já deu vida nova a diversos equipamentos urbanos do município. A quadra foi totalmente revitalizada e pronta para a prática de diversos esportes.

OUTROS ESPAÇOS

Além do bairro Santo Amaro, o programa Revitaliza Resende também já beneficiou outros espaços esportivos do município, como a quadra da Vila Nova, na região da Vicentina, e a quadra do Jardim Aliança II, na Grande Alegria, que ganharam vida nova após as obras e serviços realizados pela Prefeitura.

REPAROS

Para garantir mais segurança aos moradores que utilizam o local, a Prefeitura fez reparos de segurança na quadra, como a troca das traves e tubulações que estavam enferrujadas, e a substituição de portões e telas que estavam danificados, garantindo um aspecto novo ao lugar. Além dos reparos na estrutura, uma nova pintura foi feita, tanto na área interna quanto na externa, e o parquinho destinado às crianças teve seus brinquedos trocados e a pintura refeita.

TELAS COM INSETICIDA  

Em uma iniciativa inédita no Rio de Janeiro, desde ontem, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o município de Angra dos Reis, começou a instalar telas com inseticida em residências de pessoas que não podem tomar a vacina contra a febre amarela. O projeto piloto tem o objetivo de conter o avanço da doença em regiões com casos já registrados. As telas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e serão entregues às prefeituras, responsáveis pela instalação do equipamento. O primeiro município a receber o material foi Angra dos Reis, local com o maior número de casos da doença no Estado.

UM FATO NA FOTO

O pão nosso de cada dia

O alimento necessário, o que acompanha as manhãs, o lado francês de todo brasileiro: o pão! São transportados até mesmo sem estarem prontos, conforme registrou o repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, no Centro de Barra Mansa; tudo para que o morador possa comprá-lo quentinho logo ao sair do forno de onde for assado. Alguém o preparou, outros cultivaram aquilo que se tornou ingrediente… o processo foi longo até à mordida. Uns preferem com miolo, outros sem. Fato é que tem que saciar; assim como tudo na vida que promove o bom dia!