Notas & Notas – 11 de setembro de 2021

0

AMBULATÓRIO DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Foto: Divulgação/PMM


A Prefeitura de Magé inaugurou nesta sexta-feira, dia 10, o ambulatório de intolerância à lactose infantil que contará com uma equipe multiprofissional composta por pediatra e nutricionista e atenderá crianças de um mês a 12 anos. O ambulatório funcionará às sextas-feiras no Centro de Especialidades de Magé e oferecerá um serviço multiprofissional de acompanhamento, tratamento e recuperação de pacientes com sintomas de intolerância à lactose.

IMPORTÂNCIA DA UNIDADE

O prefeito Renato Cozzolino falou sobre a importância do ambulatório para a população mageense, pois agora haverá como identificar o problema mais cedo. “Estamos lançando aqui mais uma especialidade que é de intolerância à lactose, porque sabemos a importância desse atendimento em Magé. Detectar essa necessidade nas crianças desde pequeno é necessário para o tratamento adequado. Em menos de um ano de mandato, conseguimos entregar esse ambulatório e é mais um passo na saúde da nossa cidade. Todas essas crianças serão tratadas com muito amor e carinho pelos nossos nutricionistas e pediatras”, comentou o prefeito.

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO

Em Itatiaia as eleições continuam suspensas, mas o novamente pré-candidato a prefeito, o advogado Adalberto Bisol (PDT), tem se movimentado. Ele se apresentou ao reitor da UFF, Antonio Cláudio, e debateu sobre a expansão do campus da universidade para o Parque Nacional de Itatiaia (PNI). O projeto faz parte dos debates eleitorais, iniciados com o Plano de Governo Participativo, lançado por Bisol em junho. De acordo com a proposta, Itatiaia poderá ter a expansão da Universidade Federal Fluminense abrigada no antigo Hotel Simon, que está abandonado. O Instituto Chico Mendes, órgão gestor do Parque Nacional e responsável pela massa falida do Hotel Simon sinalizou positivamente para o projeto. “Há uma indicação, um estudo realizado que indica que a melhor função para aquele espaço é se tornar em universidade”, argumenta.

VOCAÇÕES

Bisol também argumentou que os cursos de Hotelaria, Gastronomia, Turismo, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas estão de acordo com as vocações econômicas de Itatiaia e pediu as orientações do Reitor sobre o tema. Drº Antonio Cláudio foi solícito e informou que apoia o projeto de forma imediata com professores e conhecimento técnico. Ele disse que há muitos cursos técnicos, com menor carga horária, que poderiam compor um projeto deste porte inicialmente, para que depois, com tudo mais estruturado, fosse feita a oferta de cursos com nível superior.

ESTANDE NO ‘DOMINGÃO DE COMPRAS’

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, realizará neste domingo, dia 12, na Avenida Joaquim Leite, no Centro, de 9 às 16 horas, o ‘Domingão de Compras’. O evento contará com um estande de algumas secretarias do município, entre elas, a de Finanças. O intuito do estande é aproximar os munícipes dos atendimentos e serviços que a pasta oferece, além de promover uma integração entre as secretarias presentes, unindo entretenimento com informações técnicas. Estarão presentes atendentes da gerência de atendimento e arrecadação para tirar dúvidas da população, ouvir sugestões e críticas, para que o atendimento ao público se torne cada vez melhor e eficaz.

POSTO DIGITAL DO DETRAN.RJ

Em mais uma etapa de seu processo de transformação digital, o Detran está lançando o Posto Digital Detran.RJ, um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran usando login e senha para realizar serviços e obter documentos. Inicialmente, será possível consultar dados do veículo e da carteira de habilitação, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito, e, ainda, fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) – documento necessário para a venda de veículos que já tenham o Certificado de Registro de Veículo (CRV) digital.

COMO ACESSAR

O acesso ao Posto Digital Detran.RJ é feito pelo site do Detran (detran.rj.gov.br). O usuário precisará ser cadastrado no portal gov.br, do Governo Federal, onde já está inscrito quem obteve acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito e tem a acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento digital (CRLVe) de seu veículo.

VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS EM RESENDE

Foto: Divulgação/PMR


Acontece neste sábado, dia 11, mais uma edição da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Resende. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ainda imunizará cães e gatos nos postos fixos, que são as Unidades de Saúde da Família (USFs/postos de saúde), e volantes em Vargem Grande e na Vila da Fumaça. Já nas localidades de Jacuba, Rio Preto e Bagagem, haverá apenas busca ativa/posto volante, ou seja, a aplicação da vacina será itinerante. A vacinação será realizada entre 9 e 15 horas. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%.

PÚBLICO-ALVO

A vacinação é destinada aos animais com mais de três meses de idade, que estejam gozando plena saúde. Segundo o diretor do CCZ, o médico veterinário Bruno Marins Souza, os tutores dos animais devem garantir a proteção com a manutenção da vacina antirrábica todo ano, mas precisam estar atentos a algumas restrições. “É fundamental lembrar que não estão aptos para a imunização: as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos”, disse Bruno.

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA FEIRA

Foto: Divulgação/PMR


A Secretaria Municipal de Saúde de Resende promove uma ação da campanha de vacinação contra a Covid-19, na Feira Livre do Parque das Águas, neste domingo, dia 12. A aplicação da primeira dose será destinada para a população acima de 18 anos, no horário de 9 às 13 horas. Nesta iniciativa poderão ser vacinadas as pessoas desta faixa etária, que residem em bairros de dentro ou fora da área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (postos de saúde). Não é necessário agendamento, basta ir até a Feira Livre, localizada em frente ao Parque das Águas, com a documentação necessária. Para a ação deste domingo, os munícipes devem estar munidos de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver).

ORDENAÇÃO EM RESENDE

A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda realiza neste sábado, dia 11, a ordenação diaconal do seminarista Mayron José Alexandre Pereira. A cerimônia acontece às 10 horas na Igreja São Sebastião, no bairro Campos Elíseos, em Resende. A ordenação será transmitida pela rádio Sintonia do Vale 98,9 FM e também pelas redes sociais da Diocese.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Estácio Resende iniciou uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados, desde que em bom estado, para doar no Dia das Crianças. Alunos, colaboradores e comunidade poderão participar com doações de brinquedos até o próximo dia 30, das 10 às 20 horas, e que deverão ser entregues na sala da matrícula da Estácio Resende, que fica na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília. Vale lembrar que para acessar a universidade o uso de máscara é obrigatório, como medida de segurança.

Os brinquedos arrecadados serão doados a uma instituição infantil da cidade, ainda a ser definida pela organização da campanha. A entrega dos brinquedos poderá ser conferida no Instagran  @estacioresende em outubro.

ANGRA VACINA ADOLESCENTES DE 12 A 14 ANOS

Angra dos Reis segue avançando na imunização dos seus moradores contra a Covid-19. Desde quinta-feira, dia 9, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, está vacinando os adolescentes de 14 anos. Já na próxima semana, receberão a primeira dose todos os adolescentes de 13 anos (dias 14 e 15) e de 12 anos (dias 16 e 17). As vacinas estarão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), com agendamento, e nos Centros de Especialidades Médicas (CEMs), sem agendamento, das 9 às 16 horas. A listagem completa com os endereços e telefones das unidades está no site www.angra.rj.gov.br/unidadesdesaúde.

DOSE DE REFORÇO

Além de vacinar os adolescentes, Angra dos Reis também iniciou a aplicação da dose de reforço nos idosos. Os asilados foram vacinados na última quinta-feira, dia 9. Os idosos com 85 anos ou mais deverão tomar a dose de reforço a partir da próxima de terça-feira, dia 14. Já os com 70 anos, serão vacinados a partir do dia 21 de setembro.

Um Fato na Foto

GM de Volta Redonda recupera mais dois carros furtados

Foto: Divulgação/PMVR

Agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) recuperaram entre a noite de quinta-feira, dia 9, e à tarde de ontem, mais dois carros furtados. Os veículos foram encontrados nos bairros Vila Mury e Vila Santa Cecília, respectivamente. Um deles havia sido furtado pela manhã em Barra Mansa. Com isso, a GMVR completa três veículos recuperados na semana, um a cada dia (quarta, quinta e sexta-feira). O comandante da GMVR, João Batista dos Reis, destacou a importância da presença da força de segurança nas ruas de Volta Redonda. “Tivemos uma recuperação por dia (quarta, quinta e sexta-feira). Esse saldo demonstra a importância da presença da Guarda Municipal e de seus agentes nas ruas de nossa cidade. Uma Guarda mais presente é a garantia de maior segurança, como foram nestes casos em que foi possível a localização e o encaminhamento desses veículos aos seus devidos proprietários”, disse o comandante.

error: Conteúdo protegido !