Notas & Notas – 11 de janeiro de 2018

0

TEM INÍCIO FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

A Festa de São Sebastião é considerada um dos eventos religiosos mais tradicionais e importantes de Barra Mansa. Padroeiro da cidade, milhares de devotos ao Santo participam dessa celebração que ultrapassa gerações. A festa começa nesta sexta-feira, e segue com programação cultural e religiosa até o dia 20, na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Igreja Matriz, no Centro. A participação do público é gratuita e a classificação é livre.

180 ANOS

A festa tem como tema ‘180 anos com São Sebastião’, já que este ano a Igreja Matriz de São Sebastião completa 180 anos. Organizada pela Paróquia da Igreja Matriz, o evento faz parte do Calendário Cultural do município e conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura. Tradição há mais de 50 anos, a programação inclui visitas da imagem às paróquias do município, missas, novenas e procissão. Além da programação religiosa, o evento tem ainda apresentações culturais e musicais, sorteios de prêmios e leilão de gados.

O DIA

O Dia de São Sebastião é comemorado em 20 de janeiro. Na data, além das missas, haverá uma procissão em homenagem ao santo. No percurso da procissão, os fiéis passarão pela Praça da Liberdade, e farão o trajeto de volta à Praça da Matriz.

NOVA REDE DE ÁGUA E ESGOTO

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia vem dando continuidade ao trabalho de ampliação das redes de extensão de água e esgoto no município. Desde a última segunda-feira, homens e máquinas estão trabalhando na abertura de uma nova rede, dessa vez na Rua Wanderbilt Duarte de Barros (próximo a ponte), no bairro Vila Pinheiro. De acordo com o responsável pelo setor de Água e Esgoto, Adilson Corrêa Lima,  ao todo são 72 metros de obra de extensão de rede. “Além do fornecimento de água também atenderemos um total de 15 novas casas com a rede de esgoto. A  previsão é que todo o serviço seja concluído nesta sexta-feira”, disse.

LIGAÇÃO DIRETA

Após a conclusão das obras, cada morador deve fazer a solicitação de ligação direta de água e esgoto  em sua residência. Para isso basta comparecer ao setor de protocolo da Prefeitura  e abrir um processo com o pedido. Mais informações sobre a obra podem ser adquiridas na Secretaria de Obras e Serviços Públicos que fica situada na sede da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro. Os telefones de contatos são (24) 3352-1566 ou 3352-6777, pelo ramal 207.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de ontem, uma ação em prol da campanha ‘Janeiro Branco’, na Praça da Matriz, no Centro. A campanha que acontece no decorrer do mês tem objetivo de mobilizar as pessoas a cuidarem da saúde mental, mudando a sua compreensão respeito de doenças que ainda são cercadas de tabus. A ação que contou com oficina de música, fuxico e pintura e atendeu cerca de 600 pessoas que passaram pelo local e se informaram sobre a campanha. Os profissionais do Espaço Reviver, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Caps Infantil e Residência Terapêutica participaram orientando, panfletando e atendendo o público.

CUIDADO COM A MENTE

De acordo com a coordenadora geral da saúde mental, álcool e outras drogas de Barra Mansa, Maria Elvira da Cunha, o município investe nesse trabalho de saúde mental durante todo o ano, mas com a campanha em evidência, se torna um meio mais fácil de divulgar e alertar a população sobre esse cuidado com a mente. A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps adulto), Juliana Lazzarotto, informou que a unidade atende mais de 1,5 mil pessoas com os mais diversos tipos de transtornos mentais e em quadros depressivos. Ainda segundo a coordenadora, a realização de atividades externas é fundamental para que os pacientes se sintam parte da sociedade.

NO CAPSI

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), Ivan Alves da Cunha, explicou que o espaço recebe crianças e adolescentes de zero a 18 anos de idade e o maior objetivo do trabalho desenvolvido é inseri-los na sociedade e, acima de tudo, evitar futuras internações. “Atendemos cerca de 230 crianças e adolescentes com problemas mentais graves e severos. Fazemos um acompanhamento com eles e os inserimos nas escolas”, contou, acrescentando que 90% dos pacientes estão matriculados em escolas da rede.

ESPAÇO REVIVER

O Espaço Reviver atualmente conta com 500 usuários cadastrados e diariamente atende cerca de 50 pessoas. O espaço é voltado para dependentes de álcool e outras drogas em tratamento e conta com uma equipe formada por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, terapia ocupacional e médico clínico geral.

OFICINA DE CAPOEIRA 

Cerca de dez pessoas participaram da aula inaugural da oficina de capoeira oferecida pela Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos na última terça-feira. A oficina acontece no Espaço Mulher no bairro Rolamão. O público-alvo são crianças, jovens e adolescentes. As inscrições ainda podem ser feitas no Espaço Mulher. A oficina é composta por duas turmas, no período da manhã para crianças na faixa-etária de 05 a 12 anos; e outra no período da tarde para a faixa etária de 13 a 18 anos. As aulas são ministradas pela professora Ana Paula Santos Laureano. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3356-3084.

LANÇAMENTO DE PAINEL

Foto: Divulgação


Montado na Praça Sávio Gama, ao lado do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, em Volta Redonda o Painel da Transparência será inaugurado oficialmente na próxima semana. Trata-se, segundo o Governo Municipal de mais uma ferramenta que a população do município vai contar a partir de agora e que já está em teste desde outubro de 2018. Além de mostrar as atividades e prestar contas de todas as ações da prefeitura, o painel vai mostrar também a quantidade de arrecadação do município através de um impostômetro.

IMPORTÂNCIA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Sem Partido), falou sobre a importância do Painel da Transparência, que será inaugurado na próxima semana. Segundo ele, o painel é uma das ferramentas em que o cidadão pode acompanhar também o plano de governo. Disse ainda que, além de mostrar toda a arrecadação do município e todas as ações realizadas com números e gráficos, que são fáceis de compreender, o cidadão vai poder acompanhar o plano de governo e as metas que já foram alcançadas. Através do Painel da Transparência a população ainda vai poder se informar sobre onde procurar os serviços oferecidos pela administração municipal.

SEGUNDO LUGAR

Segundo recente análise realizada pela Controladoria Geral da União, Volta Redonda ficou em segundo lugar do Estado, no ranking da Escola Brasil – Avaliação 360º, e entre as 80 cidades do País mais transparentes. Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes, com base nas estimativas de 2017, do IBGE. A avaliação contempla não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa, publicação de informações na internet. Samuca Silva destacou que o resultado mostra todo o comprometimento da gestão em melhorar a máquina pública e tornar as finanças mais transparentes

OTIMIZANDO O TRANSPORTE

Foto: Dorinha Lopes


A Prefeitura de Porto Real firmou recentemente, três contratos de locação de veículos para atendimento às demandas solicitadas ao Departamento de Transporte, situado na Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP). Os contratos, que têm o prazo de 12 meses, contemplam cinco automóveis com capacidade para cinco passageiros cada; dois utilitários com lotação de 15 pessoas e 4 camionetas, tipo picape, cabine simples.

DINAMIZANDO SERVIÇOS

Na prática esta frota vai dinamizar diversos serviços municipais, dando mais agilidade ao atendimento da população. “É preciso acompanhar de perto o dia a dia do município para dar uma resposta mais rápida às necessidades dos moradores. Os veículos têm esta finalidade”, comenta o prefeito Ailton Marques (PDT), que recebeu os veículos no pátio do Palácio Municipal 5 de Novembro.

ATIVIDADES

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, enumerou algumas atividades que serão desempenhadas com a utilização dos veículos. “Os veículos menores servem às demandas gerais de serviços de todas as secretarias municipais. Já as picapes atuam otimizando os serviços de limpeza, obras, manutenção e reparos em geral, sendo uma delas direcionada ao Departamento de Saneamento Urbano para atender serviços relacionados à água e esgoto”, explicou o secretário.

NOVO HORÁRIO DE VISITA

A partir de agora os visitantes do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal de Emergência de Resende vão poder contar com novo horário de visitação dos pacientes. A prefeitura informa que o horário de visita no CTI foi ampliado. Com a medida, também haverá visitas no período da manhã, às 10h30min, quando os médicos ainda estarão à disposição dos familiares para conversar e tirar dúvidas. A diretoria da unidade hospitalar informa que já no período da noite, o horário permanece o mesmo das 20 às 21 horas. As normas foram ampliadas para proporcionar uma maior humanização ao atendimento oferecido aos pacientes.

VOLTAÇO VENCE E AVANÇA NA COPINHA

Garotos de Aço comemoram vitória sobre o Santo Andre e o avanço na competição – Foto: Divulgação


O Volta Redonda está classificado para segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A classificação veio com a vitória do Esquadrão de Aço sobre o Santo André-SP por 1 a 0. Romário marcou o gol da partida. 
Os Garotos de Aço esperam a outra partida do grupo para saber qual posição do grupo ficará e, consequentemente, conhecer seu adversário, que virá do grupo 31. Caso fique na segunda colocação, enfrentará o Goiás-GO. Se ficar na primeira, o adversário será o Nacional-SP.

DECRETO

Foi informado ontem que o governo federal vai flexibilizar a posse de armas de fogo para moradores de cidades violentas, de áreas rurais, servidores públicos que exercem funções com poder de polícia e proprietários de estabelecimentos comerciais. Existem exigências no texto que devem ser publicado nesta sexta-feira.

SAÚDE PERTINHO DE VOCÊ

O Bracuí será o primeiro bairro a receber, em 2019, o Projeto ‘Saúde Pertinho de Você’, desenvolvido pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde. Nesta sexta, dia 11 e sábado, dia 12, de 9 às 17 horas, os moradores já referenciados realizarão, com horário agendado, exames de mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, densitometria óssea e raio-x digital.

LANCHA PEGA FOGO

Na tarde de ontem, uma lancha pegou fogo no mar de Angra dos Reis, no bairro Bracuhy, enquanto aguardava abastecimento. Segundo o Corpo de Bombeiros, que encaminhou uma equipe para combater as chamas, duas pessoas estavam próximas, o marinheiro e o abastecedor, que não se feriram. O local foi isolado para não haver risco de explosão e o caso será investigado.

BAILE CHARME

O Viaduto Heitor Leite Franco na Avenida Amaral Peixoto em Volta Redonda, recebe neste sábado, a partir das 14h30min,  o Projeto Charme na Praça que realiza no local, mais uma edição do Baile Charme. Essa é a terceira edição que conta com nove DJs convidados, tocando Charme, Melody, Miami, Rasteiro e Soul Music. Evento com estrutura de alimentação e bebidas vendidas no local.

Um Fato na Foto

Painel com horário dos ônibus recebe manutenção

Foto: Fábio Guimas

O painel eletrônico, que mostra em tempo real, o horário em que o ônibus chegará ao terminal da Beira Rio, no Centro de Barra Mansa, recebeu manutenção ontem e voltou a funcionar. De acordo com as pessoas que utilizam as linhas que passam pelo ponto, o painel havia funcionado apenas nas primeiras semanas, desde a inauguração, no dia 6 de dezembro. A Secretaria de Ordem Pública informou que o painel instalado não estava funcionando devido aos constantes picos de energia causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !