Notas & Notas – 10 de setembro de 2019

0

VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL

O Sebrae realiza hoje o ‘Meet Up – tendência na gastronomia e valorização da produção local’, em Ipiabas, Barra do Piraí.  O encontro tem por objetivo conectar produtores da região com empresários de bares, restaurantes, lanchonetes,  cafeteria, hotéis, supermercado, armazéns etc que desejam inovar com novos produtos e gerar oportunidades de negócios.  O evento será das 13 às 18 horas, na Pousada Hostel Vale do Café,  com palestra com a Chef Ro Gouvêa sobre ‘Valorização da produção local’.

GRATIFICAÇÃO POR APREENSÃO

O Governo do Estado poderá instituir o Programa de Incentivo à Apreensão de Armamentos de Alto Poder Bélico. O objetivo é dar uma gratificação financeira ao policial que apreender fuzil ou metralhadora em bom estado de funcionamento. A determinação é do projeto de lei 24/19, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Alerj vota hoje, em primeira discussão. A proposta estabelece uma gratificação no valor de cerca de R$ 15,4 mil, para a apreensão de cada fuzil ou metralhadora em bom estado e em funcionamento.

ENTREGA DE NOVA AMBULÂNCIA

Foi com a chegada de uma nova ambulância para compor e integrar a frota de seis novas ambulâncias da Secretaria de Saúde de Pinheiral, que o desfile em comemoração a Independência do Brasil, foi finalizado do último sábado. Além do tradicional hasteamento da bandeira realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, junto com a sua vice, Sediene Maia e a sua equipe de secretariado acompanhou os desfiles de cinco mil alunos de 29 escolas da rede pública, estadual, federal e particular.

LEI MARIA DA PENHA

Um homem de 48 anos foi preso na noite de domingo, dia 8, após denúncia da ex-mulher. Segundo ela, que tem 39 anos, ele a agrediu no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. Agentes do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) estiveram no bairro após informações da vítima, que estava na sede da 90ª Delegacia de Polícia (DP) registrando a ocorrência. O suspeito foi localizado, preso e encaminhado para 90ª DP, onde permaneceu preso pelo artigo 129 – Lei Maria da Penha.

SEGUE NA SEMIFINAL

No fim da tarde desta segunda-feira, dia 9, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) puniu o Esporte Clube Rio São Paulo pela escalação irregular do goleiro Phillipe, na partida contra o Maricá, no dia 18 de agosto, na quarta rodada do segundo turno da Série B2 do Campeonato Carioca. O Alvinegro do Campinho perdeu quatro pontos, mas isso na interfere nem na sua posição do Grupo A, onde a equipe segue na primeira colocação, e nem na classificação geral, onde acabou na vice-liderança. Diretoria afirmou que não recorrerá da decisão.

TRÂNSITO ALTERADO NO CENTRO DE QUATIS

Foto: Divulgação


A Guarda Municipal orienta os moradores e visitantes sobre as novas regras no tráfego pelo Centro de Quatis. A Avenida Avelino Batista Soares, entre a Praça dos Expedicionários e a Rua coronel José Leite, tem a mão dupla novamente desde segunda-feira. Assim, o estacionamento de veículos do lado direito deste trecho passou a ser proibido, no sentido em direção à prefeitura. Agentes da Guarda Municipal reforçam a orientação aos motoristas, que vem sendo divulgada também através de novas placas de sinalização afixadas durante o fim de semana no local e da pintura de uma faixa amarela. O trecho em questão se localiza próximo à agência da Caixa Econômica Federal.

COLETIVOS INTERMUNICIPAIS

Com relação aos ônibus das linhas intermunicipais que chegam ao Município, o itinerário não vai ser alterado em razão do retorno da mão dupla na Avenida Avelino Batista Soares (trecho entre a Praça dos Expedicionários e a Rua coronel José Leite). Os coletivos continuarão dobrando à direita quando saírem da Avenida Euclides Guimarães Cotia e virando à esquerda na Rua Coronel Alfredo Dias de Oliveira, em frente à banca de jornal da Praça dos Expedicionários, de onde seguem pela Avenida Nossa Senhora do Rosário. Na Avenida Nossa Senhora do Rosário, se localiza o ponto principal de desembarque de passageiros vindos de Porto Real, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

VAGAS PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abriu as inscrições para 1.572 vagas nos cursos de Qualificação Profissional no Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e na Costa Verde. O candidato deve se inscrever somente por meio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) até o dia 19 de setembro. Os cursos têm duração de 10 semanas e são gratuitos.

CURSOS OFERECIDOS

Na região do Médio Paraíba serão ofertadas 722 vagas nos cursos de Excel Avançado; Informática I e II; Introdução à Robótica; Montador e Reparador de Computadores; entre vários outros. Já para o Centro-Sul Fluminense são 751 vagas para os cursos de Informática I e II; Montador e Reparador de Computadores; Informática Comercial; Recepcionista em Meios de Hospedagem; Manicure e Pedicure; Organizador de Eventos. Já na região da Costa Verde serão oferecidas 63 vagas na Faetec de Mangaratiba nos cursos de Excel Avançado; Informática I; Informática Comercial e Montador e Reparador de Computadores. Na unidade Angra dos Reis serão ofertadas 36 oportunidades nos cursos de Informática I e II e Informática Comercial. Totalizando em toda a região da Costa Verde, 99 vagas para os cursos de Qualificação Profissional.

SORTEIO DAS VAGAS

Em todo o Estado, a oferta de oportunidade chega a quase 10 mil. O sorteio público das vagas será feito no dia 20 de setembro, a partir das 10 horas, e a listagem completa será publicada no site da instituição. Após a publicação, os candidatos sorteados terão de 23 a 26 de setembro para efetivar a matrícula. As aulas começam em 07 de outubro.

FEIRA VIRTUAL DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

De 9 a 13 de setembro, a Estácio promoverá sua 3ª Feira Virtual de Estágios e Empregos, da qual poderão participar alunos, egressos e não alunos. Para acessar o conteúdo, os interessados deverão fazer seu pré-cadastro no link: portal.estacio.br/feira-empregabilidade/. Durante este período, 24 horas por dia, será possível conferir carreiras em evidência e mais de sete mil vagas que serão oferecidas para estudantes de todo o Brasil. Empresas como White Martins, Lojas Americanas, CIEE, Grupo Seres, Cervejaria Ambev, Amil, IBM, Itaú Unibanco, OLX, Editora Globo, dentre outras já aderiram à iniciativa.

NOVO PRESIDENTE DA PREVIBAM

Foto: Divulgação


O Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam) conta com uma nova presidência. Anderson Brasil Fonseca assumiu o cargo no fim da última semana. O novo gestor é servidor público efetivo, com 34 anos de carreira, tendo anteriormente ocupado a função de subcontrolador geral do município. O novo presidente informou que sua administração será pautada em ampla transparência da aplicação dos recursos financeiros e contará com a participação dos servidores, através dos conselhos deliberativo e fiscal do Fundo de Previdência Social.

FEIRAS DE TURISMO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA

Com o objetivo de fortalecer as ações de promoção de Angra dos Reis como destino turístico, a prefeitura, por meio da TurisAngra, irá participar das principais feiras de turismo do Brasil e da América Latina. De 19 a 24 de setembro, a TurisAngra estará na São Paulo Boat Show e, de 25 a 27, será a vez da cidade ser divulgada na Abav – Feira das Américas, também em São Paulo. No mês de outubro, entre os dias 5 e 8, Angra dos Reis será apresentada ao público internacional, na FIT América Latina, em Buenos Aires, na Argentina.

EMPRESAS CADASTRADAS

As empresas de turismo de Angra dos Reis, legalizadas e com o certificado do Cadastur, podem entregar seus materiais na sede da TurisAngra (avenida Júlio Maria, 10, Centro) para que sejam distribuídos junto ao material institucional. Quem deseja ter o material divulgado na São Paulo Boat Show e na Abav tem até 17 de setembro para entregá-lo. Já o prazo de entrega de material pelas empresas interessadas em divulgar seu negócio na FIT é 2 de outubro. Vale ressaltar que não é obrigatório o certificado do Cadastur para os restaurantes. Segundo a TurisAngra, também está prevista a divulgação de Angra dos Reis no Festival de Turismo de João Pessoa (PB), em outubro, e no Festuris Gramado (RS), em novembro.

FESTA DO FEIJÃO PORTO REAL

Foto: Dorinha Lopes/PMPR


Cerca de 2,5 mil pessoas estiveram presentes na Festa do Feijão Porto Real, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMDR) e realizada no Horto Municipal, entre os  dias 6, 7 e 8 de setembro. Com o objetivo de resgatar a valorização de uma das culturas agrícolas mais importantes do município, a ocasião iniciou com a apresentação da Vitrine Tecnológica, que foram amostras de grãos de feijão plantados no solo do município e que se destacaram quanto às condições climáticas.

SOBRE O EVENTO

O evento seguiu com shows musicais de artistas regionais; apresentação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Banda Musical, da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação; e finalizou com uma grande feijoada e diversas outras atrações. Com o cenário montado de uma mini mercearia, o stand da SMDR, expunha muda de hortaliças (alface, jiló e mostarda), mostras de tomate, pimenta, ovos caipiras, beterraba, repolho, sementes de arroz e o feijão Porto Real.

CONCURSO DE REDAÇÃO

A SMDR realizou na sexta-feira, dia 6, na abertura da Festa do Feijão, a premiação dos primeiros colocados no Concurso de Redação, cujo tema foi a história e a importância do feijão na cidade e a festividade relacionada ao tema. O morador do bairro Vilage, Eduardo Watanabe, que é estudante do 7º ano da Escola Municipal Maria Hortência Nogueira, obteve a primeira colocação, após escrever sobre o valor histórico do feijão para o município.

POSTO DE POLICIAMENTO DE ANGRA

A prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, vai entregar nesta quinta-feira, dia 12, às 19 horas, o Posto de Policiamento do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), na Garatucaia. Às margens da rodovia Rio-Santos, o posto vai funcionar onde há alguns anos existia um Centro de Informações Turísticas. O local passou por obras, realizadas pela equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público, e agora fará parte do projeto Cinturão de Segurança, composto também pelo Posto de Policiamento da Serra D’Água (já inaugurado) e o do Parque Mambucaba, que será construído. Juntos esses três postos vão policiar as entradas de Angra dos Reis.

FUNCIONAMENTO

O Posto de Policiamento da Garatucaia começará a funcionar na próxima quinta-feira, com três policiais do Proeis, custeados pela prefeitura, que vão trabalhar em dois turnos de 12 horas. No local ficará baseada ainda uma das viaturas compradas pelo município.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência de Saúde Mental, ligada à Secretaria de Saúde, preparou um cronograma de palestras sobre prevenção ao suicídio para a campanha ‘Setembro Amarelo’. Nos dias 18 e 27 deste mês, os encontros acontecerão nos seguintes locais: na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação, às 19 horas; e no Senac Resende, no Jardim Jalisco, às 14 horas. O objetivo principal destes eventos é levar informações sobre o tema para o maior número de pessoas possível, visando orientá-las a respeito de apoio profissional, além de construir uma rede de ajuda.

LIDERANÇA EMPREENDEDORA

Na tarde de ontem, os servidores que exercem a função de Agentes de Desenvolvimento, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Itatiaia apresentaram os trabalhos de conclusão do curso de ‘Liderança Empreendedora’ oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, os profissionais certificados mostraram os pontos discutidos em sala de aula e descriminaram para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristian Carvalho Soares, a relação de atividades que poderão contribuir para a gestão empreendedora no Município.

OUTROS PONTOS

Ainda foram tratados pontos importantes para as estratégias de governança, como a resiliência econômica, inteligência fiscal, justiça fiscal, inovação pública, marketing de cidades, blocos regionais e agenda de prevenção de impactos. O projeto agora segue para receber atualizações e a promessa é de que posteriormente seja transformado em uma cartilha técnica, com o objetivo de propagar o aprendizado.

Um Fato na Foto

A montanha de escória…

Foto: Fábio Guimas

O registro foi feito pelo repórter fotográfico do A VOZ A CIDADE, Fábio Guimas, na última semana, quando a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj esteve em Volta Redonda para averiguar as montanhas de resíduos produzidas pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e que estão no pátio da Harsco. A determinação da Justiça era que a montanha passasse dos 20 metros no ano passado para quatro metros. Mas, conforme divulgado e como é possível verificar na foto, não foi isso que a comissão verificou. A própria CSN teria informado que não seria possível chegar ao volume determinado pela Justiça, conforme contou o deputado Gustavo Schmidt (PSL), que preside a comissão. Uma audiência pública tratará sobre o que foi verificado. A CSN disse que está buscando maneiras de solucionar o caso. Inicialmente, a decisão daria um prazo de até 120 dias para resolver o problema, o que aconteceria em dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !