Notas & Notas – 10 de julho de 2019

0

OPERAÇÃO BOA VIAGEM

Com a aproximação das férias de julho, o Detran inicia na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 10 horas, a segunda fase da Operação Boa Viagem, que tem o objetivo de alertar a importância da revisão do veículo antes de pegar a estrada. Agentes da coordenadoria de Educação e da coordenadoria de Fiscalização abordam condutores e distribuem material sobre educação no trânsito. A ação será realizada em seis regiões do Estado do Rio. Na primeira semana da operação, o Detran irá visitar os municípios de Teresópolis, Barra Mansa e Itaguaí. Na segunda semana, a ação chega a Miguel Pereira, Niterói e Rio de Janeiro.

SOBRE AS BLITZES

As blitzes são realizadas nos moldes da Operação Detran Seguro e orientam os motoristas sobre a manutenção do veículo, para que a viagem não se transforme em um transtorno. A Operação Boa Viagem foi lançada em junho e precedeu o feriado prolongado de Corpus Christi. As próximas estão previstas para os meses de outubro, próximo ao Dia do Servidor Público, novembro, na Proclamação da República, e dezembro, para as festas de fim de ano.

‘NITERÓI ALÉM DA PONTE’ EM ITATIAIA

O projeto ‘Niterói Além da Ponte’, evento que reúne artistas dos mais diversos estilos musicais, chega em Itatiaia e irá acontecer na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre, entre os dias 12 e 14 deste mês, a partir das 18 horas. A comemoração recebe o apoio da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Superintendência de Cultura, que abraça a iniciativa da Prefeitura de Niterói, em promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

PROCON-BM E OAB FISCALIZAM AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Foto: Chico de Assis/PMBM


O Procon de Barra Mansa está intensificado as ações de fiscalização em bancos no município. Na última segunda-feira, dia 8, em parceria com a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, a operação foi realizada em seis agências localizadas na Avenida Joaquim Leite, Centro, e no bairro Vila Nova, com a finalidade de verificar o cumprimento da Lei federal 10.048/2000, que garante atendimento prioritário a pessoas idosas ou com deficiência, e a resolução do Banco Central do Brasil nº 3.694/09, que entre outras situações dispõe sobre o acesso de clientes e usuários de instituições financeiras aos canais de atendimento. A iniciativa contou com a participação de um cadeirante.

AJUSTES

Durante a operação foi contatado que dois bancos, o Itaú e a CAIXA do Centro, precisam ajustar a altura do caixa eletrônico e do caixa de atendimento para melhor atender aos cadeirantes. O Santander também se encontra em situação semelhante agravada pelas condições do sistema de elevador que está operando com precariedade. Já no Banco do Brasil a dificuldade está concentrada na ausência de uma rampa de acesso entre a calçada pública e a instituição.  Na CAIXA da Vila Nova e na agência central do Bradesco não foram encontradas irregularidades.

DENÚNCIAS

Outros problemas relacionados ao atendimento bancário podem ser denunciados no Procon-BM, localizado no pátio da prefeitura, com atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas.

REVITALIZAÇÃO DO PSF PARAÍSO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende segue com o programa Revitaliza Resende. Desta vez, a unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Paraíso será reformada e revitalizada, para colocar um ‘ponto final’ nos problemas estruturais. As obras tiveram início no último dia 2 de julho e a previsão de conclusão é para antes do fim de 2019. De acordo com relatos de profissionais que atuam no posto, os principais problemas observados eram as infiltrações no teto e nas paredes, que acabavam gerando mofo.

MAIS FRUTOS DO REVITALIZA RESENDE

A lista de intervenções em andamento com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público de saúde oferecido em Resende inclui as unidades: Parque Minas Gerais (unidade fixa e temporária, com estrutura metálica), Engenheiro Passos, Capelinha, Fumaça, Centro, Baixada Olaria, Surubi Velho, Jardim Primavera. Já as unidades Vargem Grande, Morro do Cruzeiro, Vicentina, Novo Surubi, Fazenda da Barra II e III já foram totalmente concluídas e entregues à população.

PROJETO TARDEZINHA EM FAMÍLIA

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, retornará com o projeto “Tardezinha em Família” no próximo sábado, dia 13, a partir das 8 horas, na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Para a reestreia haverá uma roda de samba com o grupo de pagode “Jeito de Ser” juntamente com o apoio da Kombi da Estação do Chopp. A iniciativa que acontece junto a Feira de Produtores Rurais e Artesãos é aberta a população. O evento foi iniciado em setembro de 2018 e permaneceu até abril desse ano, movimentando toda a cidade durante os sábados.

SEMANA DO NORDESTINO

A Prefeitura de Resende promoverá mais uma Semana do Nordestino, nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, na Área de Exposições da cidade. A terceira edição do evento, que acontece em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), está com a programação recheada de atrações. Além da homenagem aos nordestinos, a festa promete muita animação com os shows de Kika Porto, Forroçacana, Trio Baião Lunar, Xoxote, repentistas de São Cristóvão e, para fechar com chave de ouro, Bonde do Forró, entre outros. A entrada é franca.

PORTO REAL É DESTAQUE NA ATENÇÃO À SAÚDE

Porto Real alcançou, nesse quadrimestre, um destaque de relevância dentre os 11 indicadores do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (Prefaps) do Médio Paraíba. Com evidência nas consultas de enfermagem, o acesso à Atenção Primária, registrou cobertura da população estimada na área geográfica de cada Unidade de Saúde da Família (USF), sendo que a pontuação máxima foi de 4 (pontuação que vale de 0 a 4).

PLANIFICA SUS

Segundo a diretoria da Atenção Básica, o Prefaps, aliado a implantação do Planifica SUS, estará fortalecendo o atendimento na Atenção Primária, uma vez que os indicadores são uma constante no cotidiano da Saúde, em apoio ao trabalho de porta de entrada. Entre os 11 indicadores estão: consultas médicas de Atenção Básica; preventivo; cobertura vacinal; acompanhamento de casos de sífilis e tuberculose, de saúde bucal; entre outros. O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, ressaltou que será recebido do estado, o valor correspondente a 100%, o equivalente à cobertura à Saúde da Família.

ESPETÁCULO A BELA E A FERA

O Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, em Resende, vai virar palco, no próximo dia 20 do grande clássico de Jeanne-Marie LePrince de Beumont. Após as apresentações ‘Pequena Sereia’ e ‘Peter Pan’, a história do jovem príncipe transformado em uma Fera, vai encantar toda família em mais uma apresentação da parceria entre a Prefeitura de Resende e o programa ArcelorMittal Cultural. Nas edições anteriores, os espetáculos reuniram cerca de 600 pessoas cada e o próximo encontro promete ser melhor ainda. O evento é livre.

SARAU POÉTICO NO ESPAÇO Z

Marcando a apresentação de encerramento do semestre com crianças e adolescentes do Curso de Teatro da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, acontece hoje, no Espaço Z, um grande evento cultural. O Sarau Poético Fernando e Cecília, será às 19 horas, com entrada franca e classificação livre. O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, s/n, no Centro.

WORKSHOP

Alunos de Psicologia e Enfermagem da Estácio Resende participaram de um workshop em Barra Mansa sobre técnicas de abordagem a tentativas de suicídio. O evento foi presidido pelo major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Diógenes Martins Munhoz, um dos maiores especialistas sobre o assunto no mundo e autor do livro ‘Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio’.

MARATONA AQUÁTICA NA BISCAIA

A equipe Baratas da Costeira foi a primeira colocada por equipe na prova de 1 quilômetro – categoria velocidade – na II Etapa do Circuito Estadual Top Five de Maratona Aquática, que aconteceu no domingo, dia 7, na Praia da Biscaia, em Angra dos Reis. Os três primeiros lugares na prova de mil metros três atletas angrenses subiram no pódio: Vanderlei Vieira, o Delei, foi o 1º colocado; Jefferson Souza Guimarães, o Dudu da Defesa Civil, em 2º lugar; Adriano Camargo, o 3º colocado.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS

O Executivo será obrigado a oferecer a vacina contra a gripe nas escolas estaduais anualmente para profissionais que atuam nas unidades.  É o que determina a Lei 8.461/19, de autoria do deputados Márcio Canella (MDB) e do ex-deputado Waguinho, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial de ontem.

SEGUNDA ETAPA DO XXIII JEMUPI

Iniciou na última segunda-feira, dia 8, e vai até quinta-feira, dia 11, a terceira etapa do XXIII Jogos Estudantis do Município de Pinheiral (JEMUPI), na Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Centro. O evento é realizado pela Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo. Em maio desse ano já ocorreram os jogos na modalidade atletismo (corrida de pista, revezamento, saltos e arremessos).

MANDADO DE PRISÃO

Na segunda-feira, dia 8, em Resende, os agentes do 37ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) cumpriram um mandado de prisão no bairro Fazenda da Barra III. Segundo a Polícia Militar, o homem foi localizado por volta das 13h4min na Rua 2. A equipe não informou o crime pelo qual o suspeito é investigado, mas o mesmo foi encaminhado para a 89ª DP para o cumprimento de prisão temporária.

MORRE JOSÉ CARLOS FARIA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-secretário de Saúde Dr. José Carlos Franco Faria. O médico, que era especializado em ginecologia e obstetrícia, morreu na manhã de ontem aos 86 anos, vítima de câncer. Rodrigo Drable lembrou que o médico foi Secretário de Saúde durante os governos do seu avô Marcello Drable. “Eram grandes amigos e fui herdeiro dessa amizade. Ele também foi escritor e historiador de nossa cidade. Barra Mansa perdeu um filho ilustre! Um filho que amava sua cidade, e que deixou seu nome marcado na nossa história”, disse o prefeito.

O MÉDICO

Dr. José Carlos estava morando no Rio de Janeiro, mas passou a maior parte da sua vida prestando serviços médicos no município. Na Santa Casa de Barra Mansa, desde 1957 ajudou a trazer muitas vidas ao mundo. Durante as décadas de 60 e 70, se dedicou a acompanhar o time do Barra Mansa Futebol Clube, do qual foi um dos diretores.

CERTIFICADO DO PROERD

Foto: Evandro de Souza/PMVR


Cem alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, em Volta Redonda, receberam certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia de formatura, na quadra poliesportiva da unidade, que funciona no bairro Santa Cruz, reuniu estudantes, professores e familiares. O instrutor do Proerd na Escola Lund, o soldado da PM Fabrício Gliosci, informou que o programa permanece por seis meses dentro da escola. As crianças recebem o material e há uma didática preparada pela coordenação do programa, no Rio de Janeiro, que deve ser seguida. Já foram formados 1,5 milhão de alunos em todo o estado.

MAIS FORMATURAS

Ainda nesta semana, outras duas escolas de Volta Redonda formam turmas do Proerd. Nesta quarta-feira, dia 10, alunos da Escola Professora Antonietta Motta Bastos, no Conforto; e na sexta-feira, dia 12, é a vez dos estudantes da Escola Municipal João Haasis receberem o certificado.

salários de junho

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, vai quitar nesta sexta-feira, dia 12, décimo dia útil, conforme prevê o calendário oficial, os salários de junho para 465.804 servidores ativos, inativos e pensionistas. O valor líquido da folha de junho é de R$ 1,76 bilhão. Os pagamentos serão efetuados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário.

Um Fato na Foto

Pipa como forma de aprendizagem

Foto: Chico de Assis/PMBM

Um Festival de Pipas foi realizado na tarde de ontem no Parque da Cidade, em Barra Mansa. A realização foi da Secretaria de Educação e envolveu estudantes do Ensino Fundamental II de 13 escolas da rede municipal. Objetivo do evento é incentivar os estudos por intermédio do lazer. A ideia do projeto surgiu no ano passado, entre os professores do Colégio Municipal Padre Anchieta. Inicialmente, o intuito era envolver as disciplinas de arte e matemática, relacionando os conceitos das seguintes matérias na criação e produção da pipa. Posteriormente, foram englobadas todas as disciplinas, visando trazer conhecimento de cada uma delas na atividade, desde a produção até a projeção do brinquedo no ar.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !