Notas & Notas – 10 de janeiro de 2019

0

ADEUS, IVAIR

Foto: Arquivo


Foi enterrado ontem, às 16 horas, no Cemitério Parque São Francisco, em Barra Mansa, o corpo do motorista Ivair de Oliveira Silva, de 62 anos. Ivair, que era morador do Centro, lutava contra um grave problema de saúde há alguns anos. Ele trabalhou no jornal A VOZ DA CIDADE e em outros veículos de comunicação da região. “A todos os familiares e amigos de Ivair, nossos votos sinceros de carinho e solidariedade neste momento de dor”, expressa toda a equipe do A VOZ DA CIDADE.

OPERAÇÃO LEI SECA

A delegada da Polícia Civil, Verônica Stiepanowez de Oliveira, tomou posse, ontem, como coordenadora-geral da Operação Lei Seca, no auditório do prédio anexo, do Palácio Guanabara.  Ela substitui o tenente-coronel Marco Andrade, que esteve na função por nove anos. A delegada está na corporação desde 2002 e foi lotada nas principais delegacias da Baixada Fluminense e do Interior do estado.

HOMEM OSTENTANDO ARMA

O homem que aparece em um vídeo, que estava circulando pelas redes sociais nos últimos dias, com uma arma exposta foi detido na terça-feira, 8, no bairro Açude IV. No mesmo dia, policiais militares apreenderam uma pistola. A polícia acredita que a arma possa ser a mesma exibida pelo suspeito. Ela vai ser periciada no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no Rio de janeiro.

TOFFOLI REJEITA AÇÃO

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, rejeitou ontem, o pedido feito pela Federação Nacional dos Advogados para suspender a decisão do governo federal que extinguiu o Ministério do Trabalho e determinou a redistribuição das atribuições da pasta entre outros ministérios. Na decisão, Toffoli entendeu que a federação não tem legitimidade legal para entrar no Supremo com uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) para questionar a extinção.

ESTATÍSTICA 2018 DO 10° BPM

O 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM), por meio de sua assessoria, usou as redes sociais recentemente para apresentar as estatísticas de ocorrências do ano de 2018, o que foi qualificado como um recorde da unidade. Foram 1.305 ocorrências de drogas; 179 de armas apreendidas e 944 prisões realizadas. “Obrigado a todos que fizeram nosso Batalhão, um Batalhão de sucesso”, publicou a equipe de comunicação da unidade.

FLOR DA PELE

A mulher negra é a protagonista da exposição “Flor da Pele”, no Sesc Barra Mansa. Delicadeza e força são retratadas em pinturas e desenhos em uma exposição gratuita, até o fim de Janeiro. A exposição Flor da Pele, do artista visual e educador Helder Holiveira, retrata o cotidiano, vivência e belezas da mulher negra na contemporaneidade, por meio de desenhos e pinturas com características do estilo Grafitti. A exposição compõe a programação realizada pelo Sesc Barra Mansa para o Projeto IMÓ, que visa construir momentos de reflexão sobre as questões relacionadas à afrodescendência.

OBRAS NA ILHA GRANDE

Atendendo a um pedido da Prefeitura de Angra, uma equipe da Enel, concessionária de energia responsável pelo abastecimento de Angra dos Reis, esteve na cidade, ontem, para apresentar o projeto contendo as obras emergenciais na Ilha Grande, previstas para terem início no próximo mês e duração de um ano.  O objetivo é melhorar a qualidade do serviço na região, evitando as constantes quedas de energias, que causam transtornos para os moradores e prejudicam o turismo.

COORDENADORIA DE DESAPARECIDOS

A Coordenadoria de Desaparecidos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criada, ontem, no Palácio Guanabara, pelo governador Wilson Witzel e a secretária Fabiana Bentes. Para estar à frente da coordenadoria, que dará suporte às famílias, foi escolhida a mãe do lutador de MMA Vitor Belfort, Jovita Belfort, que teve a filha, Priscila, desaparecida há 15 anos. “A coordenadoria vai permitir que as políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de investigação de desaparecidos sejam uma realidade. Vai integrar várias secretarias e ajudará o Instituto Felix Pacheco a estruturar a coleta do material genético junto às famílias, que hoje têm pessoas desaparecidas. Enfim, uma política pública que começa a ser estruturada a partir de hoje (ontem)”, afirmou o governador.

INICIATIVA INÉDITA

A iniciativa, inédita no Estado do Rio, vai planejar e executar ações para consolidar um sistema estadual de referência na elaboração de políticas públicas e atendimento aos desaparecidos e suas famílias. “Vamos lutar por um cadastro único e pela criação do Alerta Pri (nome em homenagem a Priscila Belfort), que será semelhante ao alerta Amber, dos Estados Unidos, que avisa quando uma pessoa some e divulga seus dados. A coordenação dará ferramentas para que as políticas públicas possam se estender pelos governos seguintes”, disse a secretária, que explicou que a ideia é firmar um acordo com as empresas de telefonia para que, a cada caso de desaparecimento, os celulares emitam o aviso.

REFLEXO DA CHUVA

A Prefeitura de Paraty, por meio da Defesa Civil e secretarias de Ordem Pública e Obras, realizou esta semana ações de manutenção nas áreas mais afetadas pelas chuvas da última sexta-feira, 4. No bairro Parque da Mata, foi concluída a desobstrução das galerias e providenciada a limpeza e capina das ruas. Na estrada do Corisco, foi sinalizado o trecho onde parte do asfalto cedeu. A prefeitura informa ainda que, após uma vistoria, a Defesa Civil interditou, preventivamente, a passarela que liga o bairro Parque Dom Pedro à Mangueira. A Secretaria de Obras e Defesa Civil estão avaliando as condições da passarela para definir a reforma emergencial que será feita no local.

CAPINA E ROÇADA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) segue realizando os serviços de limpeza urbana por diversas áreas do município. A Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRS) enviou equipes para os bairros Jardim América, Vila Maria, Saudade, Vila Independência, Santa Rosa, Ano Bom, Paraíso de Cima e Vila Elmira com objetivo de executar os procedimentos. O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, destacou a necessidade da realização dos serviços. “Estamos em uma época do ano em que chove com mais frequência, por isto é sempre importante estar atento para a manutenção da limpeza urbana, já que os entulhos podem obstruir a rede de águas pluviais e o entupimento de bueiros. A CRS trabalha para prevenir essas situações”, salientou Fanuel.

MAIS SERVIÇO

A Gerência de Limpeza Urbana também está atuando com serviços de poda baixa, roçada, pintura de meio-fio, limpeza de córregos, coleta de volumosos, recolhimento de entulhos e raspagem de sarjetas.

R$ 18 MILHÕES INVESTIDOS

O prefeito Fernando Jordão, secretários e os vereadores Titi Brasil e Zé Augusto participaram da reunião, ocorrida no Salão Nobre da prefeitura. Na ocasião, a Enel informou que serão investidos R$ 18 milhões na troca da rede de média tensão e de 377 postes de madeira por estruturas metálicas, em 15 quilômetros dentro da Ilha Grande, trecho para o qual obteve licença ambiental. Acompanhando toda a fiação estará um cabo guia, cuja função será ajudar a proteger a rede, evitando que galhos caiam sobre ela. “Nosso foco é seguir investindo na modernização da rede e, consequentemente, na qualidade do fornecimento de energia, beneficiando a todos os nossos clientes”, comentou Marcus Alex, Responsável de Operações da Enel na Região Sul do Estado.

ATENDIMENTO ÓTICA CIDADANIA

Foto: Divulgação


A Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim, localizada no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, em Volta Redonda produziu quatro mil óculos em 2018 e atendeu 3,3 mil pacientes no mesmo período. Oferecendo gratuitamente óculos de grau à população de Volta Redonda, a ótica passou por melhorias durante o ano passado que refletiram no atendimento. De acordo com a coordenadora da Ótica da Cidadania, Rejane Ribeiro, havia uma demanda reprimida até o fim de 2017 e com a implementação de algumas medidas, essa demanda acabou. Disse que, antes, a ótica chegava a registrar até 500 atendimentos em um único dia.

CONSERTOS

Em 2018, além de outros atendimentos, a Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim de Volta Redonda realizou 1.172 consertos de óculos. Entre os mais comuns estão haste e armação quebradas. O secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, explicou que a reorganização dos procedimentos e a humanização no tratamento com os pacientes colaboraram para a melhora no atendimento da ótica. A Ótica da Cidadania conta uma equipe formada por profissionais de atendimento, administrativo e para fabricação dos óculos.

‘CLUBINHO DO SIDER’

Devido ao grande sucesso das edições anteriores, o “Clubinho do Sider” está de volta. No próximo domingo, 13, a criançada que é fã da famosa boneca Baby Alive, terá um encontro pra lá de especial e divertido. No evento, cada criança poderá trazer sua própria Baby Alive, para que possa, junta, brincar e se divertir. Férias é para brincar e este tipo de evento é uma ótima oportunidade para as crianças se socializarem e fazerem novas amizades. O encontro acontecerá das 16 horas até às 19 horas, no 3º piso, próximo à praça de alimentação, a classificação é livre e a entrada é gratuita”.

Para participar do ‘Clubinho do Sider’, no Sider Shopping, em Volta Redonda, evento, a criança terá que estar acompanhada do seu responsável. No local, um monitor fará a recepção. Os interessados em participar das brincadeiras devem levar as suas bonecas para essa grande passeio.

FOGO NO CAMPO DE FUTEBOL

Foto: Divulgação


Um incêndio em um campo de futebol localizado na Rua Coronel Alfredo Sodré, na região da Vila Santa Cecília, em Resende, foi registrado na tarde de quarta-feira, dia 09, incomodou os moradores dos arredores do bairro. De acordo com a comunidade, o fogo na vegetação se alastrou rapidamente e a fumaça densa tomou conta dos arredores do campo de futebol. Moradores ficaram incomodado com o forte cheiro e com a fumaça. Bombeiros do 23º Grupamento de Resende compareceram no local e depois de alguns minutos conseguiram apagar as chamas. Esta foi a primeira queimada em vegetação registrada no município. Os bombeiros acreditam que o fogo tenha sido causado pelo calor intenso e o tempo seco. Nenhuma pessoa ficou ferida.

SALDÃO DE NATAL

O Resende Shopping inicia nesta quinta-feira, dia 10, o Saldão de Natal. Até domingo, dia 13, as lojas oferecem descontos de até 70% em diversos produtos. A liquidação é ideal para aqueles que pouparam durante o período de Natal e agora podem aproveitar os preços de início de ano. Os lojistas também apostam nas facilidades de pagamento para atrair consumidores, com parcelamento sem juros nos cartões de crédito. “Os lojistas têm em mente a necessidade de renovar os estoques em janeiro e todo o esforço é válido para atrair clientes que economizaram nos últimos meses. Por isso, os descontos são bem atrativos”, garante o superintendente do shopping, Alessandro Machado, que espera um aumento de até 15% no fluxo de clientes no período da promoção. As lojas do Resende Shopping funcionam de segunda a sábado de 10 às 21 horas, e aos domingos de 14 às 20 horas.

Um Fato na Foto

Melhorando a comunicação da Polícia Militar

Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A Prefeitura de Angra segue colaborando com a Polícia Militar no combate à criminalidade no município. Ontem, o prefeito Fernando Jordão entregou para a Polícia Militar 25 rádios de comunicação, que serão utilizados pelos agentes lotados no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), mantido pela prefeitura, que permite que PMs possam trabalhar em seu horário de folga mediante gratificação. A entrega dos aparelhos aconteceu na sede da 2ª Cia. do 33º BPM, no São Bento. Os 25 equipamentos foram adquiridos em regime de comodato pelo município, ao custo mensal de R$ 2.500. Os rádios estarão interligados a um sistema moderno, com três repetidoras instaladas em pontos estratégicos do município. A imagem é do fotógrafo Wagner Gusmão

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !