Mais cirurgias do Projeto Coluna Reta
Implantado pela Prefeitura de Volta Redonda visando prevenir e oferecer tratamento, correção da escoliose idiopática por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto Coluna Reta realizou mais duas cirurgias no último sábado, dia 7, no Hospital São João Batista (HSJB). Segundo o ortopedista especialista em coluna, Juliano Coelho, responsável pelo projeto, foram atendidas duas pacientes, de 15 e 16 anos, que passaram por tratamento cirúrgico de escoliose.
Triagens nas escolas
As triagens realizadas nas escolas têm por finalidade obter um diagnóstico precoce para evitar uma situação em que o procedimento cirúrgico seja inevitável. O Coluna Reta realiza, ainda, atendimentos no Estádio Raulino de Oliveira às sextas-feiras pela manhã. Se algum estudante apresentar início de escoliose, ele é encaminhado para fazer o exame de raio-x e passa a ser acompanhado. O tratamento inclui fisioterapia e, se necessário, é oferecido colete para o paciente, último recurso antes da cirurgia.
Parque Aquático Municipal
O Parque Aquático Municipal, na Ilha São João, com entrada gratuita, conta com três piscinas, sendo uma para social, outra voltada para as crianças e uma olímpica em uma área de 11,3 mil m², o espaço é uma ótima opção de lazer. Para ter acesso a todo o conteúdo do Parque Aquático Municipal, é necessário fazer a carteirinha do parque e, o principal: ser morador de Volta Redonda.
Carteirinha
A carteirinha do parque é entregue na hora, mas o morador também deve passar por um exame dermatológico para entrar nas piscinas. Os exames acontecem no Parque Aquático Municipal de segunda a quinta-feira, com distribuição de 150 senhas. Vale lembrar que o exame é válido durante seis meses e para fazê-lo é obrigatório estar com traje de banho e, no caso das mulheres, sem esmalte nas unhas.
Aumento no número de cadastros
Com a chegada do verão, a secretaria do Parque Aquático Municipal vem registrando aumento significativo no número de novas carteirinhas, exames dermatológicos e frequentadores. Em setembro, 281 cadastros foram efetivados; sendo que em outubro o número subiu para 347, e em novembro registrou 239.
Castramóvel na Região Leste de Barra Mansa
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais (SMPA), e em parceria com a Fundação Educacional Dom André Arcoverde, começou nesta segunda-feira, dia 9, o serviço gratuito de castração de cães e gatos na Região Leste. Uma unidade móvel está estacionada próxima à Policlínica do bairro Nove de Abril, na Rua Álvaro Rego Millen, número 57, até sexta-feira, 13. O secretário de Proteção e Bem-Estar dos Animais, Alexandre Caneda, ressaltou a importância da iniciativa.
Ordem de chegada
O Castramóvel ficará no local durante toda a semana, das 8 horas até as 17h30min, e o atendimento será feito por ordem de chegada. Todas as raças a partir de seis meses podem fazer a castração. Para a cirurgia é obrigatório 12 horas de jejum dos animais. Depois da cirurgia, o pet sai com a medicação para realizar o pós-operatório e a recuperação e a cicatrização ficam sobre a responsabilidade do dono. Para saber mais sobre as atividades realizadas pela Secretaria, a pessoa deve ligar para o telefone (24) 9 8120 – 0153.
Obras do Hospital Veterinário Municipal
Iniciativa que vai impactar nos cuidados médicos de cães e gatos do município e cidades do entorno, as obras do Hospital Veterinário de Volta Redonda, que está sendo erguido no bairro Rústico, prosseguem em ritmo acelerado para a conclusão da unidade, prevista para entrar em atividade em 2025. Os serviços estão sendo tocados em várias frentes, todas elas nos estágios finais.
Piso na maior parte das escadas
A maioria dos cômodos já recebeu os caixonetes das portas, enquanto a tubulação de gases medicinais já foi concluída em sua parte interna, faltando apenas a ligação com os tanques que ficarão do lado externo do hospital, ainda não instalados. A maioria das escadas também já recebeu o piso.
Apresentação de exercício simulado
Na última sexta-feira, 6, a Defesa Civil de Resende apresentou o planejamento do exercício simulado previsto para acontecer no próximo sábado, dia 14. A reunião foi realizada no auditório do Senai Resende.
O objetivo da realização do simulado de Colapso de Edificação da Defesa Civil é promover a interação entre os órgãos de defesa e os agentes da Prefeitura de Resende, para discutir as ações de controle de emergências provocadas pelo clima.
Padroeira de Resende
Fé e tradição marcaram o domingo, dia 8, em Resende, com a procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O evento, parte da festividade anual, incluiu missa, almoço e shows musicais, tendo como ponto central a Igreja da Matriz, no Centro. Entre os participantes estavam o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o prefeito eleito Tande Vieira e o vereador Felipe Guinane. Durante o discurso, Diogo destacou a importância do evento e se despediu da prefeitura após oito anos de gestão. “Agradeço o carinho de todos e peço à Nossa Senhora que continue protegendo nossa cidade e abençoando Tande e Davi neste novo ciclo”, afirmou.
Um fato na foto
Natal Luz Quatis 2024 encanta moradores e visitantes
A abertura do “Natal Luz Quatis 2024” foi um sucesso, reunindo centenas de pessoas no Centro, no último sábado, dia 7. O evento contou com a presença do prefeito Aluísio d’Elias e do secretário de Cultura, Leandro Sant’Anna, além de uma programação diversificada, incluindo cantata de Natal do grupo “Feliz Idade” e shows de Julinho Marassi, Gutemberg e Carlos e Jader. A chegada do Papai Noel animou as crianças, que participaram da contagem regressiva para o acendimento das luzes natalinas. A decoração, com destaque para o “corredor de luzes” na Rua Nossa Senhora do Rosário e o presépio na Praça da Igreja Matriz, encantou o público. Iniciativa da prefeitura em parceria com o Governo do Estado e a Funarj, o projeto, em sua quarta edição, promove o espírito natalino e fomenta o turismo quatiense.