Notas & Notas -02 de dezembro 2019

0

Corridas esportivas  em Barra Mansa

Com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Subsecretaria de Esporte, Juventude e Lazer, o Grupo Pra Correr realizou no sábado, 30 de novembro, a 5º Corrida e Caminhada – BM/2019 e a primeira edição noturna do evento. Cerca de 250 corredores percorreram o trajeto de cino quilômetros. O prefeito Rodrigo Drable foi um dos participantes.

A largada do evento aconteceu na Praça da Matriz. Os atletas percorreram parte da Avenida Joaquim Leite, Ruas Francisco Vilela e Ary Fontenele, Avenidas Dario Aragão, João Chiesse Filho, Domingos Mariano, e outro trecho da Joaquim Leite até chegar à Praça da Matriz.

De acordo com o presidente do grupo, Marcelo Oliveira, o intuito da competição foi despertar na população o prazer pelo esporte, combatendo o sedentarismo e promovendo saúde. O Pra Correr é um grupo filantrópico fundado há cinco anos. “A corrida noturna foi uma inovação e estimula as pessoas a se movimentarem, ainda que seja uma leve caminhada.  E com as altas temperaturas é uma opção para os desportistas”, destacou.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Fechando o fim de semana na área esportiva a Fazenda do Turvo, no distrito de Nossa Senhora do Amparo, sediou na manhã de domingo, 1º de dezembro, a Corrida de Obstáculos. O evento reuniu 80 atletas da região.

Angra recebe show de Fernanda Brum

Devido à chuva dos últimos dias, a programação de quinta-feira da Angra Expo foi transferida para hoje. A maior festa evangélica do Sul Fluminense recebe a partir das 19h30min, shows com cantores e bandas locais, Ministração da palavra com o pastor Emerson Pinheiro e, as 22 horas, show de Fernanda Brum.

São Pedro e Rialto disputam o título de campeão

Os jogos da semifinal da Copa Prefeitura de Barra Mansa foram realizados ontem no Estádio Leão do Sul, na Colônia Santo Antônio. Às 9 horas, as equipes do bairro São Pedro e Ary Parreiras disputaram uma das vagas para a final. São Pedro levou a melhor e marcou o primeiro e único gol da partida aos 20 minutos do segundo tempo, com gol de Carlos Augusto, o Cabeça, camisa 23.

O resultado definiu os titulares da final marcada para o próximo domingo, dia 8. Às 10 horas, São Pedro e Rialto disputam o título de campeão no Estádio Leão do Sul.

LIDER VALE MÉDIO PARAÍBA

O Lider Médio Paraíba realiza o II Fórum, no dia 5 de dezembro, nas instalações do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB–FERP), no bairro Aterrado, em Volta Redonda, com o objetivo de apresentar em detalhes as ações desenvolvidas nos eixos de Turismo, Educação, Mobilidade & Logística e Tecnologia.  Iniciado em 2017, o Lider Vale Médio Paraíba contempla a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social, a ser implantado até 2030, nos 12 municípios que compõem a região: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras, e Volta Redonda.

Inovação e Tecnologia das Instituições de Ensino

Hoje, o Centro Tecnológico Sul Fluminense vai realizar, em Volta Redonda, no Teatro Gacemss II, o Primeiro Fórum de Inovação e Tecnologia das Instituições de Ensino do Sul Fluminense. O evento, que vai acontecer de 19 às 22 horas, abre espaço para que as Instituições de Ensino possam apresentar suas práticas inovadoras através do Centro Tecnológico que reúne empresas, instituições de ensino e entidades em busca de práticas inovadoras e soluções para demandas das indústrias locais.

Benefícios 

O fórum trará vários benefícios tais como o estímulo à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, valorização do saber inovativo, possibilidades de interação entre as instituições participantes, possibilidade de aplicação das inovações, maior proximidade com o setor produtivo, fortalecimento do ecossistema, entre outros. O evento promete ainda unir a ciência e a arte com apresentações artísticas.

PROJETO PLANTAR FLORESTAS EM RESENDE

Em Resende, ao menos 70 alunos, entre 14 e 17 anos, concluíram as oficinas de Educação Ambiental e Florestas, do projeto ‘Plantar Florestas para colher água’, criado através de um convênio entre Amar, Confiar e a Agevap. A cerimônia de formatura aconteceu no dia 28, no Horto Municipal e contou com a participação dos jovens, da equipe da Amar e professores. Nestas oficinas, os estudantes participaram de aulas expositivas, visitas a campo e plantio de mudas em áreas degradadas de Resende. O objetivo do ‘Plantar Florestas para colher água’ é promover a formação cidadã, com a construção da sociedade sustentável.

PASSEIO ANIMADO

Os alunos do Cemei Julieta Botelho, na Vila Julieta, em Resende, participaram de um passeio especial pela cidade. Todas as crianças da unidade, que atende as primeiras séries de educação infantil, percorreram em um trem recreativo, bairros como Centro, Campos Elíseos e Jardim Jalisco.De acordo com a organização, a iniciativa foi realizada com objetivo de apresentar a história e belezas do nosso município, com um olhar mais divertido! Vale lembrar que a ação aconteceu através de recursos adquiridos pelo centro na venda de produtos em sua tradicional festa junina. O passeio divertido foi acompanhado ainda pelos professores e por personagens infantis.

obras de esgotamento sanitário na bacia do Paraíba do Sul

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) vem, ao longo dos anos, unindo esforços com os municípios e outros Comitês de Bacia, para contribuir com o processo de universalização do saneamento na bacia do Paraíba do Sul. Nesse contexto, em 2017, surgiu o Programa de Tratamento de Águas Residuárias (Protratar), iniciativa que prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área de abrangência da bacia.

primeiro edital

O Programa, que já aportou cerca de R$ 19 milhões no seu primeiro edital, vai disponibilizar mais R$ 20 milhões para as obras nos municípios de Jacareí/SP, Piraí/RJ e Santa Maria Madalena/RJ. Estima-se que 60% da população que reside nesses municípios será direta ou indiretamente beneficiada com os projetos na área de saneamento.  Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada dólar investido em água e esgoto traz um retorno social de 3 a 34 dólares, a depender do contexto e da região.

INVESTIMENTOS 

Prioritariamente, o CEIVAP tem investido na redução de cargas poluidoras na bacia, com programas de coleta e tratamento de esgoto doméstico, incentivo ao tratamento de efluentes industriais, programas de coleta e disposição de resíduos sólidos urbanos e estímulo à sua redução e descarte adequado. Em seu último Plano de Aplicação Plurianual (PAP), que contempla as ações na bacia entre os anos de 2017 a 2020, o Comitê previu investimentos de cerca de 62,8 milhões em projetos na área de saneamento básico, visando à recuperação da qualidade ambiental dos mananciais.

curso técnico pós-médio em Administração 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, informa que a partir do dia 11 de dezembro estarão abertas as inscrições do curso técnico pós-médio em Administração do Colégio Municipal Washington Luiz. Interessados devem se encaminhar ao Ciep 485, Professor João Batista de Barros, na Rua Corina dos Santos, s/nº, próximo ao Senai, no bairro Bom Pastor, para efetuar a matrícula.

VAGAS 

Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas por critério de ordem de chegada. A matrícula será feita a partir das 8 horas. É necessária levar cópia da identidade (RG), do CPF, da Certidão de Nascimento ou Casamento, do comprovante de residência, do Cartão do SUS, como também três fotos 3×4 e histórico escolar de conclusão do Ensino Médio.

Sobre o curso 

O curso técnico pós-médio tem duração de 18 meses e o objetivo de aprimorar os conhecimentos e competências na área de administração, com atuação nas diferentes áreas da organização: protocolo e arquivo; confecção e expedição de documentos administrativos; controle de estoques e operação de sistemas de informação gerencial de pessoal e material. As aulas acontecerão no Colégio Municipal Washington Luiz, que passou por reformas recentemente e é localizado no bairro Saudade.

Viagem da Melhor Idade

A segunda etapa da Viagem da Melhor Idade de Volta Redonda será realizada na próxima semana nos dias 2 e 3 de dezembro. Ao todo, 500 idosos vão passar um dia na Fazenda Ribeirão Hotel, em Vassouras. Eles serão divididos em dois grupos de 250 pessoas. Os beneficiados participam do programa Melhor Idade em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), dos grupos de convivência da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e da Academia da Vida Oscar Cardoso da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os próximos grupos já estão programados para realizar a viagem nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020.

Setorial de Moda se reúne hoje

A Setorial de Moda do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra, realiza hoje, às 18 horas, uma reunião na ‘Casa Rosa’, localizada na Rua Antônia de Vilhena, nº 32, Centro. São convidadas a participar do encontro todas as pessoas que trabalham com moda na cidade. O objetivo é discutir assuntos pertinentes à setorial, assim como transmitir informes do Conselho, os trabalhos por ele desenvolvidos. No encontro também serão elencadas as necessidades que a setorial possui. Estas demandas serão levadas para o Conselho Municipal de Cultura.

Filho é suspeito de matar o pai

Policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados para comparecer ao bairro Javari, em Miguel Pereira onde constatou um homicídio. O próprio filho é suspeito de ter matado o pai a golpes de pedaço de madeira. O crime ocorreu em um local de difícil acesso. Os policiais foram chamados para verificar uma briga entre um jovem e um idoso, ao chegar ao local o idoso já estava morto. O suspeito foi preso.

CONTAS APROVADAS

O município Angra dos Reis teve sua conta de governo do exercício de 2018 julgada em plenário pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e o parecer foi positivo. As contas, sob responsabilidade do prefeito Fernando Jordão, teve superávit financeiro de R$ 54.912.165,06, ficou constatado que, das receitas levantadas por impostos, o Poder Executivo investiu 20,59% em serviços de Saúde e outros 26,21% na área da Educação. Ainda assim, a análise apontou 12 ressalvas, que geraram a mesma quantidade de determinações, além de outras duas recomendações.

Idosa morre atropelada em Barra do Piraí

Uma idosa morreu atropelada na manhã de sábado,30, em Barra do Piraí. O atropelamento ocorreu por volta das 10 horas, no km 280 da BR – 393, próximo ao bairro Califórnia. A informação da Polícia Rodoviária Federal (RPF) é de que a vítima foi atropelada por um ônibus ao cruzar na faixa de pedestre.

Flamengo vence Palmeiras

Depois de levantar a taça do Campeonato Brasileiro na última semana, o Flamengo visitou o Palmeiras (SP), no Allianz Parque, pela 36ª rodada da competição. Com dois gols de Gabriel e um de Arrascaeta, o time da Gávea venceu por 3 a 1. Matheus Fernandes fez o único gol do Palmeiras. O Rubro-Negro recebe o Avaí (SC) no Maracanã na próxima quinta-feira, às 20 horas.

Débitos com Fisco

Cerca de 738 mil micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – começaram a receber notificações para regularizarem a situação. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de serem excluídas do Simples em 1º de janeiro de 2020.

Licenciamento vencido há 24 anos

Um carro, com licenciamento vencido há 24 anos, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma abordagem na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. O caso aconteceu na tarde de domingo (1º) e o condutor estava com a carteira de motorista vencida desde 1994. Policiais estavam realizando uma blitz, no km 489 da BR-101, quando abordaram um carro, com um ocupante. O carro foi rebocado para o Pátio Legal em Angra.

Um Fato na Foto

Aproveitando o bom ambiente para uma soneca

O repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, passando pelo Centro de Barra Mansa registrou um cachorro aproveitando o espaço fresco e tranquilo para dormir um pouco. A imagem é totalmente oposta a que publicamos recentemente sobre um cachorro que foi brutalmente agredido na cidade de Valença. Para quem ainda não sabe os animais – irracionais (Será mesmo irracional?) fazem muito bem ao animal – racional, ser humano (Será mesmo racional e humano? Visto que são tantas atrocidades praticadas tanto com o seu semelhante, quanto aos animais, que paira no ar a enorme dúvida).

 

 

error: Conteúdo protegido !