Notas e Notas

0

PROCON HOJE NO PITEIRAS

O Procon de Barra Mansa realiza nesta quarta-feira mais uma edição do projeto “Procon nos bairros”; dessa vez no Piteiras, de 17 às 20 horas. Os moradores da localidade terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes aos direitos do consumidor. A tenda será montada na Rua Otenílio Machado; em frente à Quadra Poliesportiva João da Bola.

COMBATENDO VETORES 

Aproximadamente 100 agentes da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa recebem esta semana, orientações sobre o combate a vetores. A capacitação está sendo realizada no Parque Natural Municipal de Saudade, de 8 às 14 horas, por técnicos da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde. A abertura do evento ocorreu na manhã de ontem e contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima. Segundo o coordenador da Vigilância Municipal em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, o treinamento tem como foco o aperfeiçoamento dos conhecimentos, principalmente no que se refere ao combate do Aedes aegypti.

ATUAÇÃO

Segundo Antônio Marcos Rodrigues, os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental atuam de maneira regionalizada, na visitação das residências. “Eles vistoriam as áreas externas das casas e orientam os moradores para que eliminem qualquer tipo de recipiente que ofereça a possibilidade de água limpa e parada, pois é ali, que as larvas do Aedes aegypti se desenvolvem. “Nas casas onde os moradores estão ausentes, deixamos um comunicado solicitando que entrem em contato com nosso departamento a fim de agendar a vistoria. Já em casos de terrenos baldios que necessitam de limpeza, acionamos a Fiscalização de Posturas da prefeitura para a identificação do proprietário e notificação acerca da necessidade do procedimento”, explicou.

ACIAP-BM REALIZA PALESTRA SOBRE LIDERANÇA

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap BM), em parceria com o Sebrae/RJ, realiza, nesta terça-feira, a palestra ‘A liderança para atrair e reter talentos’. O evento é gratuito e acontece a partir das 18h30min na sede da Aciap BM, no Centro.

A palestra propõe ensinar a definição de liderança e sua importância para o negócio e para a motivação da equipe como ferramenta essencial para atingir os objetivos que pretendidos pela empresa. As inscrições antecipadas podem ser feitas no telefone (24) 3323-4861.

TORNEIO DE BASQUETE

Domingo foi dia do 1º Torneio de Basquete 3×3 de Volta Redonda, que teve o objetivo de incentivar os novos atletas na modalidade, que se tornou olímpica. A competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo do bairro Três Poços e reuniu 17 equipes de diversas cidades da região. Os três primeiros colocados receberam medalhas. Entre os municípios representados estavam, além de Volta Redonda, Barra Mansa,  Barra do Piraí, Itatiaia, Vassouras e Porto Real. O Basquete 3×3 é disputado em meia quadra com três jogadores de cada lado.

PREFEITO RECEBE MORADORES

O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB), recebeu ontem no Salão Nobre da Prefeitura, uma comissão de moradores da Monsuaba para discutir ações com o objetivo de diminuir a violência que vem assolando o bairro, principalmente no que diz respeito a assaltos e roubos de carros e motos. Algumas ações ficaram definidas. Uma delas é que uma das viaturas compradas pela prefeitura, e que vão ser doadas para a Polícia Militar, ficará na entrada do bairro. Nela ficarão dois policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).  Para oficializar o acordo, o presidente da Associação de Moradores da Monsuaba, Joel Vitorino, fará um ofício solicitando a presença da viatura ao comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mauro.

CONSTRUÇÃO DE DPO 

Outra reivindicação feita pelos moradores foi a reconstrução do DPO que existia na localidade e que acabou sendo demolido em 2011. Ficou acertado que o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade irá a Monsuaba nesta quarta-feira para avaliar o espaço onde o DPO pode ser reconstruído. A intenção da prefeitura é realizar a obra em parceria com a Transpetro, comerciantes e moradores. Além disso, a Secretaria Executiva de Serviço Público começou a roçar o mato na estrada que dá acesso ao bairro e está levando para a comunidade a operação tapa buraco.

DE VOLTA AO PSD

O deputado federal Alexandre Serfiotis não é mais do MDB. Ele retornou ao PSD após o período de “janela partidária”, que terminou no início deste mês. Ele disse que seu retorno ao partido é uma maneira de reconhecer a importância que a legenda teve em sua vitória em 2016. “Este retorno era um desejo expresso pelo meu pai, Jorge Serfiotis, antes de falecer no ano passado e me sinto honrando um compromisso em seu nome. Além das razões pessoais, o PSD é uma sigla moderna, extremamente organizada e profissional, como a política precisa ser tratada”, disse Alexandre, que continua na base do governo federal.

DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO  

A ação Descarte Solidário de Lixo Eletrônico realizado no último domingo, 15, em Volta Redonda, recolheu quase 20 toneladas de material. A coleta de aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, pilhas, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos aconteceu na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília. O evento foi realizado pelo Rotary Club em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. O presidente do Rotary Club de Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, explicou que os aparelhos serão vendidos para empresas especializadas e os recursos revertidos para entidades sociais do município. Disse que, essas empresas fazem o descarte correto desses materiais. Fazem a descaracterização e aproveitamento de matéria prima, que pode chegar a 90% do volume.

PROTOCOLOS DO COMDEC

A Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou o trabalho de notificação das empresas que prestam serviço em Itatiaia e que foram alvos de reclamações por parte dos moradores durante a visita do Ônibus do Consumidor ao município. A ação, em parceria com a Ouvidoria Municipal, aconteceu em fevereiro, em Maringá, onde também foram atendidos os moradores de Maromba e dos Vales do Pavão, Cruzes e da Grama.

NOTIFICAÇÕES 

Segundo a Comdec, as companhias e os estabelecimentos, alvos de reclamações começaram a receber as notificações, por escrito, e tem o prazo de 30 dias para responder. Além das empresas, os moradores que fizeram a reclamação também foram informados por meio de um protocolo, no qual poderão acompanhar o andamento de suas reclamações através do Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060). As informações também poderão ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou presencialmente na sede da comissão de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Atualmente a Comissão de Defesa do Consumidor é presidida pelo deputado Luiz Martins.

ATENDIMENTOS 

Ao todo a equipe do COMDEC registrou 60 atendimentos e 198 reclamações, em Maringá, sendo muitas delas referentes a fornecimento de energia e de falta de sinal por parte das operadoras de telefonia celular, serviços essenciais para os moradores e para o comércio, que muitas vezes  é prejudicado quando precisa receber pagamentos com cartão de débito e crédito. A equipe da Ouvidoria Municipal, que também realizou atendimentos no bairro  contabilizou 36 atendimentos, nas mais diversas áreas. Os moradores que desejarem fazer contato por telefone com a Ouvidoria Municipal podem ligar para (24) 3352 2192 ou (24) 3352 6777 ramal 231. O setor oferece ainda outras opções de contato como o email [email protected] e a ouvidoria online, no site da Prefeitura onde o cidadão poderá registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

TORNEIO DE TÊNIS 

A secretaria de Esporte e Lazer de Itatiaia, em parceria com a Associação de Tênis de Mesa (ATM) do município, realizou, no último sábado, no Ginásio Poliesportivo Jarbas José dos Santos, o II Torneio de Tênis de Mesa. Ao todo, 40 mesa-tenistas participaram do evento que foi aberto a comunidade e teve entrada gratuita.

UM FATO NA FOTO

DOIS EM UM

Dois veículos do Samu compareceram à Avenida Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, para atender a um acidente envolvendo um motociclista, na tarde de domingo. O fato, foi registrado pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas. A história terminaria bem por aqui, se não fosse um morador da cidade relatando que um parente teria acionado o serviço de ambulância pouco depois do ocorrido, dizendo que esperou mais de 20 minutos para ser atendido.