Notas e Notas- 27 de maio 2019

0

SEGUNDO JOGOS DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RESENDE

A abertura dos Jogos de Integração da Educação Infantil de Resende foi marcado com uma grande festa. Promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Educação do município, o evento, que está em sua segunda edição, busca proporcionar a aproximação entre os alunos de diferentes unidades escolares, promovendo a cidadania, solidariedade e a paz através de atividades lúdicas.

A secretária de Educação, Rosa Flech, e a presidente do Instituto de Educação de Resende (Educar), Alice Brandão, estiveram na cerimônia de abertura dos jogos acompanhado do prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) que até ajudou um dos estudantes a acender a pira Olímpica.
A garotada, que chegou cheia de energia, aproveitou para se divertir. Os jogos acontecem nesta segunda-feira, dia 27.

PORTO REAL REALIZA SESSÕES DO CINEMA NA PRAÇA

A Prefeitura de Porto Real, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Turismo do município, com apoio do Instituto Dagaz, realizará o evento Cinema na Praça, com exibição do filme “Hey Arnold!”. O evento acontecerá em três dias diferentes sempre às 19 horas. Nesta segunda-feira, dia 27, o cinema acontece na Escola Municipal Sebastião Barbosa, no bairro Bulhões. Na terça-feira, dia 28, a sessão é  na Quadra da Escola Municipal Cruz e Souza, no bairro Jardim das Acácias. Para encerrar o evento acontece na quarta-feira, dia 29, na Quadra da Escola Municipal Professora Eliana Provazzi, no Novo Horizonte.

“O desenho conta a história de Arnold, um garoto de nove anos e de seu amigo de vizinhança, Gerald, um garoto esperto que sempre tem uma lenda urbana na manga e consegue contar histórias de congelar a espinha. No filme, Arnold e seus amigos de escola embarcam em uma eletrizante aventura para salvar o bairro”, explicou o secretário de Educação, Robson Paulino da Silva.

DECLARAÇÃO PARA ACESSO A FESTA DE ITATIAIA

Já está disponível no site da Prefeitura de Itatiaia o termo de responsabilidade que permitirá a entrada de crianças menores de 14 anos, autorizadas pelos pais e responsáveis, a entrarem na Expo Itatiaia 2019. O evento em comemoração aos 30 anos do município acontece entre os dias 29 de maio e 02 de junho, na Fazenda Aleluia, que fica próximo à entrada do Parque Nacional. É importante que os pais que desejam levar seus filhos estejam com a declaração preenchida, junto com a cópia das identidades (dos pais e filhos). Somente desta forma será feita a verificação para acesso às festividades. A entrada é gratuita e o horário de abertura dos portões está previsto para às 18 horas.

Preparativos finais 

Quem passou pela estrada do Parque Nacional nesta sexta-feira, dia 24, na altura da Fazenda Aleluia, pôde acompanhar o trabalho de instalação da infraestrutura que irá abrigar a Expo Itatiaia 2019.

O palco principal de 20 metros quadrados já está praticamente pronto, e agora o trabalho está sendo executado na finalização dos três camarins que vão receber nomes como os das cantoras Aline Barros e Iza; dos cantores Luan Santana, Péricles e Felipe Araújo; e dos grupos Clareou e Novo Som.

A fazenda, que sediará a festa, já foi praticamente toda gradeada com as estruturas metálicas de isolamento. São aproximadamente 500 metros de extensão, respeitadas as exigências do corpo de bombeiros, em dimensões de placas de 2 metros de comprimento por 1,10, de altura.

Também já estão prontas as 30 barracas da praça de alimentação. E as próximas etapas serão a montagem das cinco torres de segurança que serão utilizadas pela Policia Militar, e a instalação dos sistemas de iluminação do palco principal e do regional.

Mobilização Nacional das Operações Lei Seca do Brasil

Na última sexta-feira, 11 estados brasileiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da mobilização Nacional das Operações Lei Seca, em pontos de maior circulação de veículos no país. Durante a ação, 16.869 motoristas foram abordados, 12.586 fizeram o teste com o bafômetro e, dentre estes, cerca de 514 foram flagrados com sinais que indicavam o consumo de álcool ao conduzir veículo automotor. Eles foram autuados, sofrendo as sanções administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tendo sido impedidos de continuar dirigindo, após as medidas da fiscalização. Dos casos citados, 84 condutores foram detidos e encaminhados à delegacia.

PRF TAMBÉM ATUOU

As blitzes, que contaram com 2.045 agentes, aconteceram em ruas e avenidas de pontos estratégicos em todo o país. Nas Rodovias Federais as operações foram realizadas pela PRF.  Esta ação integrada, realizada no período que compreende a campanha do Maio Amarelo, destaca a importância da preocupação com um trânsito mais seguro, mas não para por aí; a mobilização nacional continuará sendo realizada uma vez por mês, integrando as operações Lei Seca do país e levando a mensagem de que o consumo de álcool e direção não combinam com um trânsito seguro.

Festa do Divino movimentará Angra

De 31 de maio a 9 de junho, Angra dos Reis vai celebrar a Festa do Divino Espírito Santo, considerada a maior manifestação religiosa e cultural do município.  O objetivo do evento, realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, é manter viva na memória dos moradores a tradição de um dos festejos mais antigos da cidade.

Diretoria eleita

Aconteceu na última sexta-feira a eleição da nova diretoria da Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária ficando eleitas: Presidenta – Nilda Barbosa Soares, Vice Presidenta – Josinete Maria Pinto, Secretária – Lúcia Helena Alves de Oliveira, Segunda Secretária – Francisca Imaculada Marques, Tesoureira – Nelcina da Silva Belló, Segunda Tesoureira – Ivanir Andrade, Conselho Fiscal: Rosa Maria da Silva Collistet, Vania Lúcia dos Santos Collistet, Edna Maria Pereira. Suplentes: Maria Aparecida Pedro, Vanea dos Santos Faria,  Alvina Pimentel Costa.

A eleição aconteceu na sede provisória da Associação sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral constituída pelas Associadas: Dalva de Oliveira Forastieri- presidente da comissão, Dulcenéia Siqueira Rocha – fiscal, Fatima Natalina da Silva Cabral – secretária, Maria  Luiza da Silva – mesária e Tereza Aparecida Rosa- mesária.

Conscientização para a prevenção do câncer de boca

Como forma de alertar, conscientizar e prevenir a população sobre o câncer de boca, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou na manhã deste sábado, 25, atividades alusivas ao Maio Vermelho. O evento ocorreu na Praça da Matriz, no Centro, e contou com exames bucais para a detecção de alterações e lesões e a distribuição de informativos sobre a doença. Através do atendimento em Saúde Bucal, ofertado por meio Programa Saúde da Família, o município faz as buscas de possíveis casos de câncer de boca já na primeira consulta.

A doença registra 14 mil novos casos por ano no país, segundo dados do Ministério da Saúde. No município em 2017 foram realizados 92 atendimentos para verificação de suspeita da doença. Quatro casos foram confirmados. Em 2018, foram contabilizados 171 atendimentos, com cinco casos confirmados. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, a orientação do ministério é procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, já que permite identificar lesões suspeitas.

VR do Rock Festival agita Volta Redonda

Mais uma edição do tradicional VR do Rock Festival aconteceu neste fim de semana em Volta Redonda. Ao menos quatro mil pessoas passaram pelo evento, que teve como atração principal a banda Ratos de Porão e Dead Fish, além das bandas regionais.O evento teve uma superestrutura com dois palcos ao lado da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. E ainda praça de alimentação, incluindo foodtrucks com chopp artesanal, comida japonesa, baiana, crepe, hambúrguer artesanal, pizzas e doces, além de posto médico equipado pela secretaria de Saúde e muita segurança garantida pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

Um fato na foto

 

Mais de 20 bairros recebem limpeza em Volta Redonda

As equipes da secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda, fizeram um trabalho intenso de limpeza das vias públicas, com a retirada de terra, raspagem de barro, capinas de mato e deixaram varias ruas e avenidas lavadas, limpas e acessíveis para o movimento de veículos e pessoas. Cerca de 20 bairros foram atendidos nesses dias com a solução de diversas demandas da população.

Entre os vários trabalhos, as equipes concluíram a limpeza das margens direita e esquerda do córrego Vila Rica/Tiradentes e lavaram com caminhão pipa a Rua N, no Açude I; a Avenida Antonio de Almeida, no Retiro; a Rua Bruxelas, no Jardim Ponte Alta; a quadra coberta e a praça de lazer do bairro Jardim Ponte Alta, tirando o barro das últimas chuvas. Na Avenida Europa, próximo ao Escadão do São Carlos, onde muita terra desceu e estava acumulada, um trabalho mais pesado foi realizado, repetindo a operação de faxina na Rua da Mantiqueira, que liga os bairros Açude e Retiro.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !