Notas e Notas – 25-03

0

CONTROLE DO AEDES 

Com o objetivo de reduzir os dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Porto Real, através do setor de Vigilância Sanitária, promoveu nos últimos meses diversas ações visando o controle do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana). Em visitas realizadas a 240 imóveis o índice do LIRAa para o bairro Jardim das Acácias e arredores registrou 2,1%, porcentagem que corresponde a médio risco de infestação pelos mosquitos.

QUASE 12 MIL VISITAS 

O prefeito Ailton Marques enfatizou o papel da população no aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de controle de endemias. “É indispensável a atuação de cada cidadão para que possamos reduzir cada vez mais esses índices. Os agentes de endemias realizaram quase 12 mil visitas em menos de três meses, porém o comprometimento de todos é fundamental para o sucesso de todas as ações realizadas pela Secretaria de Saúde, no que diz respeito à luta contra os mosquitos transmissores dessas doenças”, disse.

Denúncias

O setor de Vigilância Sanitária também baseia muitas de suas ações em denúncias realizadas pela população. Em caso de qualquer suspeita de foco do mosquito transmissor das arborviroses, o setor deve ser acionado através do telefone da Secretaria de Saúde: (24) 3353-4899.
Fevre melhora índices do Ensino Fundamental

Além da aprovação de estudantes em vestibulares através do projeto Fevre Rumo às Universidades, a Fundação Educacional de Volta Redonda se destacou também na aprovação de alunos do ensino regular (do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental). De 2017 para 2018, a fundação obteve resultados expressivos em quatro das suas cinco unidades. A diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho Reis, explicou que o resultado é fruto de uma reformulação do trabalho da Implementação Pedagógica.

SALDOS POSITIVOS

No saldo geral de todas as escolas, o índice médio de aprovação passou de 84,98% em 2017 para 86,72% em 2018. Três unidades se destacaram com crescimento nesse período. O Colégio José Botelho de Athayde registrou crescimento de 5,7%, o João XXIII, 4,2%, enquanto o Prof.ª Themis de Almeida Vieira ampliou o índice de aprovação em 2%. As melhores médias ficaram com o Colégio Prof.ª Delce Horta Delgado, que manteve 93,7% de aprovação no comparativo, e com o J.B de Athayde, que passou de 88,5% em 2017 para 94,2% no ano seguinte. Outro ponto que passou por mudanças e que resultaram em melhorias foi a reformulação da dependência do Ensino Fundamental.

NOVE MIL VAGAS

Os cobradores de ônibus ganharam mais tempo para realizar sua inscrição no Projeto Qualificação Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros. Devido ao sucesso, as inscrições foram prorrogadas até às 17 horas do dia 18 de abril e continuam sendo feitas exclusivamente pelo site do site do Sest Senat (www.sestsenat.org.br). São oferecidas nove mil vagas em 46 Unidades do Sest Senat para cobradores de ônibus com vínculo empregatício com empresas de Transporte Coletivo de Passageiros em todas as regiões do país. Vale ressaltar que o treinamento e todo o processo de mudança da categoria da CNH serão totalmente gratuitos para o profissional.

Como participar 

Para participar da iniciativa, é fundamental ler o edital. O documento informa todos os requisitos e procedimentos necessários. Todas as informações estão disponíveis na página do projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros. Entre as exigências estão as seguintes: o candidato deverá comprovar vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.

palestra em comemoração ao mês da mulher

Você controla as suas emoções ou se vê escrava delas? Têm consciência de suas atitudes ou reage no automático? Aquilo em que você acredita vem de onde? Como essas crenças podem estar comprometendo os seus resultados e a sua felicidade? Essas e outras questões serão debatidas na próxima terça-feira, dia 26, no Centro Cultural Fundação CSN, das 14 às 17 horas, através da palestra “Produzindo Qualidade de Vida” com o coach Djalma Magalhães. O evento, organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, faz parte das comemorações do mês da mulher.

OBRAS NA ESTRADA BOM RETIRO 

A Prefeitura de Resende iniciou, na semana passada, as obras de recuperação da Estrada Bom Retiro, que liga Quatis a Resende. O local estava há muito tempo sem qualquer intervenção e repleto de buracos. A prefeitura lembra que, anteriormente, tinha uma frota reduzida para atuar nesses locais da zona rural, o que prejudicava o trabalho de manutenção e recuperação das estradas, afetando diretamente a população que utiliza as estradas rurais. Agora, o pleno funcionamento das novas retroescavadeiras e máquinas pesadas, a administração municipal terá mais condições para recuperar as vias, proporcionando qualidade tanto aos operadores, quanto à população.

MANUTENÇÃO DA RJ 151

Estão na reta final a manutenção da Estrada RJ 151 que corta o distrito de Visconde de Mauá, além das localidades da zona rural, Rio Preto, Bagagem e Vargem Grande, atrapalhando o ir e vir de motoristas. As chuvas do último final de semana fizeram com que barreiras caíssem na RJ 151. Mesmo sendo uma estrada estadual, a Prefeitura de Resende enviou maquinários para desinterditar os trechos da via que sofreram com os deslizamentos de terra, deixando já no domingo o tráfego livre. O trabalho foi rapidamente realizado por meio da utilização das novas máquinas adquiridas pelo Poder Executivo, como a Patrol e as Retroescavadeiras. “Esse trabalho garante que a nossa população não fique prejudicada e consegue trafegar com mais segurança pelas estradas rurais”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) em suas redes sociais.

INSCRIÇÕES DA UNIPOP
A Universidade Popular de Volta Redonda (UNIPOP), iniciou na última semana  as inscrições online para cursos e atividades que iniciam na primeira semana de abril e seguirá até julho, quando acontecerá uma nova chamada. Nessa primeira etapa, as inscrições devem ser feitas através do linkhttps://forms.gle/yTnkMv7cazrrDH4HA até o dia 27 de março.

UNIVERSIDADE POPULAR 

A Unipop é uma iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda junto às Instituições de Ensino Superior da região. Sua criação foi pensada como uma estratégia de aproximação da população com as faculdades, ampliando esta relação e gerando novas formas de contato e acesso à Rede Superior de Ensino. As chamadas para os cursos da UNIPOP são semestrais. Para participar dos cursos e projetos neste primeiro semestre o procedimento é o seguinte: primeiro, fazer a inscrição online; em seguida, a CoordJuv entrará em contato, por telefone, com os primeiros que preencherem as vagas, para que levem as documentações. As matrículas acontecerão presencialmente nos dias 28 e 29 de março. As aulas estão marcadas para começar no dia 1º de abril.

SÁBADO NA ESCOLA

No sábado, dia 23, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Jiulio Caruso, do bairro Conforto, em Volta Redonda, tiveram o primeiro contato com o curso de aprofundamento de conteúdo nas disciplinas de matemática, português e inglês que serão oferecidos durante todo o ano através do programa municipal Sábado na Escola. Cerca de 50 alunos vão realizar o curso que tem como objetivo aprimorar o conhecimento desses alunos que realizaram uma prova na escola para que fossem selecionados. Para que eles participassem das aulas foi realizada uma prova onde os mais bem colocados foram chamados a participar das atividades.

MANEJO E SINALIZAÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda realizou no sábado o Primeiro Minicurso de Manejo e Sinalização de Trilhas Ecológicas no Parque do Ingá, no bairro Santa Cruz. Ao todo 20 pessoas participaram da atividade que contou com conteúdo prático e teórico e foi realizado no parque. O curso tem como objetivo sinalizar e reestruturar as trilhas ecológicas do local. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, o parque está recebendo uma estruturação para receber diversos tipos de grupos. “Pessoas da população, guias da cidade e monitores do parque participaram desse curso. O local está sendo reestruturado para receber grupos diferentes de pessoas. Vamos sinalizar todas as trilhas, o parque está aberto à visitação”, contou.

O PARQUE 

O Parque do Ingá fica no bairro Santa Cruz, ele está aberto para visitação, mas quem deseja uma visita guiada deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) pelo telefone: 3350-7123 ou 3350-7346.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real, informa que os interessados em compor o Conselho Municipal de Cultura, poderão se inscrever até o próximo dia 22, na Casa do Imigrante, das 9 horas ao meio dia e das 13 às 16 horas. “Tal conselho, tem o objetivo de promover a participação democrática dos vários segmentos da cultura no município” ressaltou o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva. Os interessados podem se inscrever nos seguintes temas: Representantes da área musical; da cultura popular;  acervo cultural; de artes visuais e plásticas; das áreas de literatura e teatro; dos artesãos e produtores caseiros e das associações de moradores.

SMI realiza manutenção

A Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda realizou durante o sábado, dia 23, a manutenção dos bairros: Ilha Parque, Ponte Alta, São João, Bela Vista, Parque do Contorno, Buganville, Jardim Belvedere, Siderópolis, Morada da Colina, Água Limpa, Aero, São Geraldo e Dom Bosco. Foi realizada roçada, capina, poda de árvores, limpeza de bueiros e das vias. Cerca de 250 pessoas da equipe da SMI trabalharam nas ruas da cidade.

FLAGRADA

Uma mulher de 31 anos foi flagrada furtando roupas no interior de uma loca do Sider Shopping, em Volta Redonda, na última sexta-feira. Policiais militares foram chamados e capturaram a suspeita do lado de fora da loja. Segundo a PM, ela teria confessado o ocorrido. Foi levada para a 93ª Delegacia de Polícia.

RESENDE PERDEU

O time do Resende perdeu ontem por 2 a 1 para a Portuguesa. O jogo aconteceu no Estádio Moça Bonita. Mesmo com a derrota, o Resende se mantém na Série A do Estadual. A vitória de ontem da Portuguesa foi sua primeira no Carioca 2019 na última rodada. O time disputa então a seletiva do ano que vem.

UM FATO NA FOTO 

 

O JOGO ACABOU

Oito máquinas de caça-níquel, oito chaves de controles de máquinas, um caderno de anotações de apostas foram apreendidos no Loteamento Sofia, em Barra Mansa, na noite de sexta-feira, 22. Quatro pessoas estavam no local no momento da chegada dos policiais da 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM).  Um deles era o administrador do local. Os demais, três mulheres, estavam jogando. Os materiais foram levados para a 90ª Delegacia de Polícia. No local, o jogo clandestino vai dar um tempo agora.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !