>
728x90 vacina (1)

Notas e Notas

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

Melhorias em unidades escolares 

A Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, iniciou uma série de reformas para promover melhorias nas unidades escolares. Quatro escolas municipais estão sendo contempladas nessa primeira etapa de obras. Uma delas é a Escola Municipal Domingas Alves Ferreira, no Vale do Sol que começou a receber as obras essa semana.

DEMAIS ESCOLAS 

A Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Cruzeiro também já está recebendo as obra que foram iniciadas na última semana. No bairro, as melhorias contemplam não só a escola, mas também a quadra poliesportiva do bairro, que fica ao lado da escola e, é utilizada não só por alunos, mas pela comunidade. Outras duas escolas municipais Maria do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, e o Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, também estão recebendo as melhorias desde o dia 21 de maio. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância dos investimentos para melhorar ainda mais a qualidade da Educação que é oferecida em Pinheiral.

Mudas recebidas

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral recebeu na manhã de ontem cerca de 1,5 mil mudas de árvores nativas da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). As mudas vão ajudar na recuperação de algumas áreas desmatadas dentro do município. O secretário Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, destacou a importância das mudas para que possam ser intensificados os trabalhos de preservação do meio ambiente. Pinheiral recebeu 100 mudas de Pau Viola, 170 de Saboneteira, 180 de Ingá de Metro, 150 de Mutambo, 100 Pitanga, 180 Ipê Rosa, 100 Urucum, 200 Ipês Amarelo Cascudo, 100 Cedro Rosa, 150 Jenipapo, 20 Guapuruvu e 50 Sibipiruna.

Hospital de Valença recebe novos médicos

Através de uma parceria da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e da Prefeitura Municipal de Valença (PMV), o Hospital Escola de Valença (HEV) recebeu novos médicos contratados. A iniciativa tem como objetivo melhorar o tempo e a qualidade dos atendimentos. Além disso, o sistema de atendimento foi informatizado e dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão agregados. As medidas melhoraram significativamente o fluxo de atendimentos. O acordo firmado numa reunião entre FAA e PMV, realizada há cerca de duas semanas, estabeleceu que seriam contratados mais 13 médicos plantonistas, sendo sete pela FAA e seis pela Prefeitura.

Números apresentados 

Na mesma reunião, representantes da FAA apresentaram números que diagnosticavam os problemas acerca dos atendimentos realizados no Hospital. Esses números apontavam a falta de médicos como um empecilho para atender a demanda de pacientes do município. O Conselho Federal de Medicina (CFM) exige um médico para cada 36 atendimentos em 12 horas no Pronto Socorro, além de um médico exclusivo para sala vermelha. Os números apresentados mostram que, nos 20 primeiros dias do mês de maio, foram atendidos, em média, cerca de 224 pacientes por dia, sendo 170 durante dia e 54 ao longo da noite. Este atendimento era realizado por três médicos no período diurno e dois médicos no período noturno. Porém, para atender a exigência do CFM, foi ampliado o número de médicos.

MÃO ALTERADA

Uma equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU) esteve no início dessa semana no bairro Vila Mury, em Volta Redonda, alterando a mão da Rua José Alves Pereira. Em fevereiro deste ano, o vereador pastor Washington Uchôa (PRB) esteve no bairro, juntamente com o arquiteto da STMU, Renato de Almeida, após ter sido procurado por um morador, para tentar solucionar o problema que vinha causando transtornos para algumas pessoas.

PROCURADO POR AMIGO ANTIGO 

O vereador disse que foi procurado por um antigo amigo, que é cadeirante e disse que há alguns anos tiraram a mão dupla da Avenida das Magnólias e isso estava prejudicado os moradores, que precisavam dar uma grande volta para terem acesso a algumas ruas. E, após alguns estudos feitos pela STMU, ontem a equipe esteve no bairro fazendo a alteração de mão da Rua José Alves Pereira, que vai facilitar o dia a dia de quem mora na área. O morador agradeceu ao parlamentar e a equipe da STMU pelo apoio e por atender uma antiga solicitação de muitos outros moradores.


REVITALIZA RESENDE CHEGA A PRAÇA DO BAIRRO CABRAL 

O programa Revitaliza Resende, implementado pela prefeitura, já chegou ao bairro Cabral. A beneficiada desta vez está sendo a praça do Cabral/Paraíso, que está recebendo várias intervenções. Entre elas, reforma de todo piso, com instalação de novos blocos intertravados, nova iluminação com LED, colocação de quiosque com mesas e bancos. Vale lembrar que a obra já havia sido iniciada no ano passado, porém foi paralisada devido ao descumprimento de contrato da empresa que venceu o processo licitatório de execução das intervenções. Com um novo processo realizado, a obra finalmente está sendo retomada.

BISPO VISITA PORTO REAL 

O novo bispo da Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, visitou, no sábado, dia 1º, Porto Real. Ele esteve na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e foi recepcionado pelo prefeito Ailton Marques e outras autoridades como a vereadora Fernandinha e a secretária e o subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, respectivamente, Creusa Martins Mothé e Philippe Paiva. “Para nós é uma honra poder receber o bispo Dom Luiz em nossa cidade. A valorização da fé é importantíssima, pois tem como objetivos a propagação de valores sociais como o amor e a esperança, desenvolvendo na humanidade um senso crítico de responsabilidade e solidariedade”, destacou o prefeito.

SEMANA MEIO AMBIENTE EM VR

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado ontem quarta-feira, 5, e durante toda a semana também é celebrada a Semana do Meio Ambiente. Em Volta Redonda, diversos programas e ações vêm sendo realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e estão tornando a cidade um local mais verde e com mais qualidade de vida para a população. Entre as ações, estão a preservação de áreas verdes do município e o combate ao desmatamento e outras agressões contra a natureza.

OCORRÊNCIAS 

No período entre janeiro e o dia 20 de maio deste ano, foram registradas em Volta Redonda mais de 1,3 mil ocorrências destinadas ao Departamento de Controle Ambiental (DCA) e à Seção de Fiscalização Ambiental (SFA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). As ocorrências são relacionadas a queimada e desmatamento irregulares, emissão de poluentes, poluição sonora e de rios e lagos, fiscalização ambiental, além de situações como mato alto e maus tratos a animais.

REFORÇO 

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, Maurício Ruiz, o município ganhou um reforço para combater esse tipo de ocorrência. Foi criada a Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Municipal e que está sob a direção da (SMMA), atuando especificamente no combate a crimes ambientais. Disse o secretário que, em relação à fiscalização de desmatamento na cidade, foram atendidas mais de 1,2 mil denúncias nos últimos seis meses. Também foram apreendidas quatro motosserras na cidade, interditados mais de 25 obras irregulares.

TAC’S

Em 2019, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) firmou 19 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’S), com valor correspondente a R$ 61.070,25. Todo esse valor foi revertido em serviços como consultas, remédios e castrações para os animais que são vítimas de maus tratos ou pertencem a acumuladores, uniformes e coletes para os guardas ambientais, entre outros. O valor dos TAC’s representa aproximadamente 5% do valor total das infrações de R$ 1.449.607,00. Para o prefeito Samuca Silva, Volta Redonda está no caminho certo para se tornar uma cidade mais verde, investindo efetivamente em ações ligadas ao meio ambiente.

728x90 vacina (1)

Um fato na foto

 Alunos aprendem a fazer iogurte natural

A professora de Ciências do Colégio José Botelho de Athayde, no bairro Vila Americana, em Volta Redonda, Andrezza Rodrigues, fez uma aula prática para duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), orientando-os na produção de iogurte natural, dentro do objetivo de divulgar os hábitos de manter uma alimentação saudável. A aula aconteceu no refeitório da escola e participaram cerca de 70 alunos. As embalagens foram colocadas em uma caixa térmica onde permanecem de quatro a seis horas para a metabolização, processo em que a bactéria viva se alimenta dos ingredientes do leite e se transforme em iogurte. Após este período, pode se acrescentar açúcar, adoçante ou mel, e escolher um tipo de fruta, bater no liquidificador. O ensinamento será também tema da prova de Ciências em salas de aulas para medir o aprendizado dos estudantes.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos