Notas e Notas 21-06

0

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA 

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue com o planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE). Na última terça-feira, dia 18, as atividades foram na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, com a presença de alunos de mais duas unidades, para uma sequência de atendimentos em escolas da zona rural. As próximas ações acontecem no dia 25 de junho, na Escola Municipal Hetelvina Carneiro e no dia 2 de julho, na Escola Municipal Rio Preto.

MAIS DE 100 ALUNOS

Em sua primeira etapa, as equipes do PSE atenderam cerca de 120 alunos, contando, além da E.M. Moacir Coelho da Silveira, com as unidades E.M. Adelaide Lopes Salgado e E.M. Alberto Ferraz, ambas da Capelinha.  As ações desenvolvidas foram de combate ao Aedes Aegypti, promoção de Saúde – Higiene Pessoal, com uma equipe da Saúde Bucal, do PSF Serrinha, prevenção ao uso de tabaco, com o Programa Antitabagismo; gravidez na adolescência, com o Centro de Assistência ao Adolescente (CAAR), além da visita do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

PRÓXIMA ETAPA 

Na próxima etapa, no dia 25 deste mês, a atividade na E.M. Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande, convida também alunos da E.M. João Rodrigues e E.M. São Vicente Ferrer, ambos do distrito de Fumaça. As atividades abordarão o combate à dengue, saúde bucal, com o PSF Pedra Selada, higiene pessoal, alimentação saudável, com a participação do NASF, e prevenção ao uso de tabaco. Já a terceira e derradeira etapa desta sequência chegará à E.M. Rio Preto, com a participação da E.M. Francisco de Souza Aguiar, na Bagagem. A novidade fica por conta da equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que levará conhecimento mais aprofundado sobre o combate ao Aedes Aegypti. Além disso, as ações também serão voltadas para a saúde bucal e para a higiene Pessoal, através da equipe do PSF Rio Preto. As ações acontecem das 9 às 11 horas.

Redução de alíquota de ICMS

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (ACIAP BM) sedia na próxima terça-feira, dia 25, às 17 horas, palestra com o tema ‘Redução do ICMS nas contas de energia e telefonia’. O evento é gratuito e acontece no auditório da entidade. A palestra será ministrada pelos advogados tributaristas Gardênia Montenegro e Victor Marinho, da Monteiro e Monteiro Advogados Associados.

Esclarecer dúvidas 

A dupla irá esclarecer as principais dúvidas dos convidados com relação ao benefício de redução do ICMS nas contas. A redução na alíquota do ICMS de 32% para 18% sobre os serviços de energia elétrica e telefonia das contas atuais e futuras, além da restituição de todos os valores pagos indevidamente de agosto de 2004 até os dias de hoje, é resultado de uma ação coletiva patrocinada pelo escritório de advocacia que conquistou esse direito para os associados da ACIAP BM.  As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo telefone (24) 3322-2415.

SEMANA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS 

A palestra “Cuidando de Quem Cuida”, do projeto Escola Preventiva, da Coordenadoria de Prevenção às Drogas (CMPD), abriu na quarta-feira, dia 19, a Semana de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas de Volta Redonda. A Creche Municipal Nosso Espaço, que fica no bairro Volta Grande, recebeu a equipe da coordenadoria nos turnos da manhã e à tarde para conversar com os pais dos alunos. A diretora da unidade, Áurea Penna, afirmou que a palestra também lança o programa “Escola e Família de Mãos Dadas, Semeando Valores”. “Essa demanda veio dos pais. Em reunião do Conselho Comunitário Escolar, os pais admitiram que têm dúvidas em relação à criação dos filhos e acham que a troca de experiência com os profissionais da escola vai ajudar na hora de impor limites ou regras às crianças”, contou.

EQUIPE DA CMPD 

Ela explicou que convidou a equipe da CMPD para iniciar esse projeto, pois a prevenção às drogas deve ser um trabalho conjunto entre a escola e a família.“Trabalhamos com 230 crianças de um a quatro anos e sabemos da importância da infância na formação do indivíduo”, disse a diretora. Tatiana Aline da Glória Dias, mãe de Thiago com dois anos e quatro meses, e Rosângela de Almeida Cabral, mãe de Samuel de quatro anos, fazem parte do Conselho Comunitário Escolar e aprovaram a iniciativa da diretoria da Creche Nosso Espaço, que acatou um pedido dos pais dos alunos. “Era um anseio nosso criar esse momento de troca com os profissionais da escola. Queremos ouvir a opinião deles a respeito da educação de nossos filhos. Saber dizer não, sem culpa, é um desafio”, exemplificou Tatiana, que também adorou as brincadeiras lúdicas junto com as crianças, realizadas após a palestra só para os pais.

PROMOVENDO A PREVENÇÃO 

O coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Cunha, lembrou que a trabalho com a criança e a família promove a prevenção. “O que a criança vê, ela faz. Não adianta falar, se não der o exemplo. E, sempre digo, o que acontece na infância não fica na infância, levamos para o resto da vida”, afirmou. Ele acrescentou que a Semana de Prevenção às Drogas é de 19 até 26 de junho, mas em Volta Redonda a programação será estendida até o final do mês.

ATENÇÃO, MEIS!

Você que é microempreendedor em Paraty a prefeitura informa que conta com a Sala do Empreendedor, que dá suporte para manter esses profissionais regularizados. O vencimento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é hoje.  A sala funciona das 9 às 15 horas. Informações através do telefone (24) 3371-9935.

FESTA JUNINA

A festa junina para idosos acompanhados pela unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro de Quatis foi realizada na última quarta-feira, dia 19. Os preparativos foram feitos pelos próprios idosos que formam o público-alvo do evento, com ornamentação onde aconteceu a festa e a preparação dos comestíveis típicos da época, entre eles, canjica, canjiquinha, cachorro quente e salsichão. Os idosos ainda se apresentaram no dia da festa dançando quadrilha. A unidade se localiza na Avenida Euclides Guimarães Cotia 78, ao lado da loja Arte Móveis.

ESPAÇO ABERTO: MRS E COMUNIDADE

A equipe da Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, participou de mais uma edição do “Espaço Aberto: MRS e Comunidade” que foi realizado na última semana, em Santanésia, no distrito de Piraí. O evento teve o objetivo de deliberar sobre temas importantes tanto para a empresa quanto para as pessoas que vivem nas proximidades da linha férrea, oportunizando diálogo aberto entre 1º, 2º e 3º Setor. “No evento foram apresentadas ações e iniciativas que contribuíram para a melhoria dos espaços dos municípios em torno da ferrovia, a troca de experiências, esclarecimentos e parcerias”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello.

FESTIVAL DAS CATARATAS 

Na última semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, participou do 14º Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu. O evento contou com grandes personalidades da política e do turismo mundial, como o ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Alvaro Antonio, a ministra do Turismo do Paraguai e outras autoridades. O evento foi um grande recorte sobre o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (e outras áreas correlatas) nacionais e internacionais. A Feira ocorreu no Rafain Palace Hotel & Convention em Foz do Iguaçu.

CONVERSANDO COM MINISTRO

Wanderson teve oportunidade de conversar com o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro sobre Vassouras e as demandas do turismo no município.  Conversou também com Hans Donner, ícone da Rede Globo, sobre a ideia de criar em Vassouras o Museu das Novelas para exibir peças e figurinos das produções que foram feitas na cidade ao longo dos anos. Segundo Wanderson, divulgar Vassouras nesses canais é parte central da estratégia de promoção do destino da secretaria de turismo de Vassouras. “Fizemos um folder novo, em boa quantidade para distribuir aos turistas que vêm para a nossa cidade. Mas para distribuir também nas grandes feiras e eventos do turismo e poder referenciar Vassouras de forma mais didática e atrativa”, falou o secretário.

RODA DE CONVERSA

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH) de Porto Real, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou nessa semana uma roda de conversa com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova Geração da Melhor Idade, no Horto Municipal. O tema do encontro foi o Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 15 de junho. “No evento, debatemos sobre a violência física, psicológica, econômica e sexual. Através da roda de conversa buscamos criar uma consciência social e política, sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. A partir daí, trabalharmos de para o resgate da autoestima dos participantes”, destacou a secretária da SMASH, Creusa Martins Mothé.

CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS

A secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Barra do Piraí convoca os beneficiários do Bolsa Família para realizarem o cadastro anual do benefício. O beneficiário deve comparecer a unidade de saúde mais próxima até o dia 30 de junho para realização da pesagem de crianças entre zero e sete anos e gestantes. Não esquecendo de ter em mãos o cartão do Bolsa Família, a carteirinha de vacinação atualizada e, no caso das gestantes, o cartão de acompanhamento pré-natal.

UM FATO NA FOTO

Vamos brincar?

“Brincadeira de criança, como é bom, como é bom; Guardo ainda na lembrança, como é bom, como é bom”. Esse é um trecho da música Brincadeira de Criança, do Grupo Molejo. Uma loja de decoração do Centro de Barra Mansa, pintou essa amarelinha na calçada. Seja criança ou adulto quem passa pelo local tem vontade de pular. Vai me dizer que ao ver a foto não pensou nisso? O registro foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

21

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !