Notas & Notas – 13 de janeiro de 2019

0

CANTEIROS DA RUA DO ROSÁRIO ESTÃO COM FLORES

Os canteiros da Rua do Rosário, no bairro Manejo, em Resende, estão floridos. A Prefeitura fez a colocação de flores e plantas em canteiros localizados em frente ao colégio Oliveira Botelho. O trabalho de jardinagem tem como objetivo ornamentar e construir uma cidade mais bonita para a população que transita pelo local diariamente. O local concentra um grande fluxo de pessoas devido a unidade escolar próxima e ao fato de fazer parte do trajeto do transporte público. Outros locais da área urbana do município já receberam o serviço de valorização de espaços públicos, como Campos Eliseos, principal Centro Comercial da cidade, os canteiros de outras principais vias, além do canteiro da UPA e do Hospital de Emergência.

JUSTIÇA GRATUITA NA IGREJA DA PRAÇA MATRIZ DE QUATIS

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro divulgou o calendário de atendimentos em Quatis do projeto “Justiça Itinerante”, que é realizado na cidade, através de uma parceria com a prefeitura. Em 2018, o projeto realizou quase mil atendimentos em nosso Município.
Prestados aos moradores de baixa renda, os atendimentos acontecem na Praça Getúlio Vargas, a praça de igreja matriz, sempre de 9 às 15 horas, por meio de um ônibus do projeto. Os atendimentos serão realizados em 2019 nas seguintes datas: 18 de janeiro; 01 e 15 de fevereiro; 15 e 29 de março; 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio; 07 e 28 de junho; 12 de julho; 09 e 23 de agosto; 13 e 27 de setembro; 04 e 18 de outubro; 08 e 22 de novembro e 06 de dezembro.

O “Justiça Itinerante” oferece assistência jurídica gratuita nas áreas de família (separação consensual); divórcio; pensões alimentícias; reconhecimento de paternidade; guarda, tutela e adoção de crianças, além registro de nascimento e óbitos. A equipe do projeto é formada por um juiz de direito, um promotor de justiça e um defensor público, além de serventuários da justiça, psicólogos, oficiais de justiça, assistentes sociais, psicólogos e estagiários de Direito.

PORTO REAL REALIZA CADASTRAMENTO DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

A Prefeitura de Porto Real, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Turismo (SMECT), inicia, nesta segunda-feira, dia 14, o processo de cadastramento e recadastramento para o Transporte Público Universitário. O universitário deve comparecer à sede da Secretaria de Educação do município, situada à Rua G, número 392, bairro Nova Colônia, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. É necessário ter em mãos: cópia do RG e CPF; comprovante de residência emitida pela Unidade de Saúde da Família (USF) de referência do bairro onde o estudante reside e comprovante de matrícula (declaração emitida pela universidade ou boleto de pagamento de matrícula ou mensalidade). É imprescindível o comparecimento do universitário, pois a foto 3×4 para a carteirinha será tirada no ato do cadastro.

A SMECT ressalta a importância do cadastramento e recadastramento, pois através dos mesmos será definido o número de veículos necessários para atender os universitários. O aluno que não efetuar o cadastramento/recadastramento não poderá utilizar o transporte.

PROGRAMA ESTRADA PARA A SAÚDE

Em 2018, os programas Estrada para a Saúde e Estrada para Saúde Empresas desenvolvidos pelo Instituto CCR e realizado pela CCR NovaDutra, atendeu 2.352 profissionais do volante. Em 25 ações entre os meses de janeiro e novembro, o programa foi realizado em postos de serviços às margens da via Dutra, em Roseira (SP) e Resende (RJ), e também em seis empresas ao longo da rodovia. Os programas têm como principal objetivo proporcionar aos motoristas a prevenção de doenças e cuidados com a saúde.

Ações 

As ações mensais realizadas pela Concessionária acontecem em parceria com escolas de enfermagem e profissionalizantes, que levam exames gratuitos, como aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, avaliação de stress, sessões de massagem relaxante e cortes de cabelo.

PROJETO BOTINHO

A Prefeitura de Angra dos Reis e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio de seu 10º Grupamento sediado na cidade, iniciaram o Projeto Botinho na terça-feira, na Praia Grande. A iniciativa atende a 100 crianças e adolescentes, entre sete e 17 anos, com educação física e palestras, e terminará em 24 de janeiro. As atividades acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 11 horas.

ATIVIDADES 

As atividades físicas desenvolvidas na Praia Grande durante o Projeto Botinho são a natação, corrida, técnicas de salvamento e identificação de riscos na praia. Existem também práticas para os pais e mães dos alunos, como aulas de aeroboxe, zumba e o circuito funcional. As palestras serão sobre educação ambiental, conservação da vida marinha e saúde bucal, com especialistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do CBMERJ.

DUPLICAÇÃO DE AVENIDA

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras, vai iniciar na próxima semana as obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna da Silva e a readequação viária da Avenida das Caravelas. O projeto abrange toda a extensão da principal entrada da cidade e consiste em três trechos. O primeiro começa na linha férrea, próximo à Santa Casa, até a entrada principal do Iate Clube Aquidabã, que receberá um recapeamento na pista já existente.

DEMAIS TRECHOS

O segundo vai desde a portaria do Aquidabã até a Praça Stela Maris, perto da rodoviária. Nesta extensão, a pista de rolagem será duplicada e receberá calçada e ciclovia. Além disso, o sistema de rede de drenagem pluvial e o canteiro central serão revitalizados. Já o terceiro e último trecho começa da Praça Stela Maris e vai até a entrada do bairro Marinas. Neste espaço, as pistas serão readequadas para atender as necessidades do projeto, que contará com uma nova rotatória e a construção de muro de contenção.

VALOR 

Ao todo, serão utilizados cerca de 34 mil metros quadrados de revestimento asfáltico na obra, que terá custo inferior a R$ 8 milhões. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em oito meses.

CADASTRAMENTO DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Começa nesta segunda-feira (14), o cadastramento para vagas remanescentes do transporte universitário oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itatiaia.  O serviço atende alunos de Itatiaia que estudam em faculdades nos municípios de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Cruzeiro. O cadastro deve ser feito até o dia 31 de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, no setor de Transporte Concedido, localizado no prédio da Prefeitura, no Centro.  No ato do cadastramento é necessário apresentar o comprovante de matrícula, cópia do comprovante de residência, cópia do RG, cópia do CPF e duas fotos 3×4.

RETORNANDO EM FEVEREIRO

O serviço de Transporte Universitário  retornará no mês de fevereiro e todo os estudantes cadastrados receberão uma carteirinha que é obrigatória para o embarque e aquele que não tiver uma frequência na utilização do veículo será desligado do benefício. De acordo com o último levantamento realizado pelo setor, atualmente 549 alunos são atendidos pelo serviço em todo o município. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Departamento de Transporte Concedido que fica na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro (sede da prefeitura).

Lei de Ordenamento Náutico é publicada

Foi sancionada pelo prefeito Fernando Jordão e publicada no Boletim Oficial do Município de Angra dos Reisa Lei Municipal n° 3.830/2018, que regulamenta atividades náuticas em Angra dos Reis, incluindo escunas, saveiros, veleiros, traineiras, catamarãs, lanchas, infláveis, táxis náuticos, pedalinhos, caiaques, banana-boats, jet-skis, stand-ups, equipamentos de mergulhos e similares.

A Lei é de autoria da Prefeitura de Angra (TurisAngra) e foi aprovada na Câmara Municipal. Nela constam as normas para o turismo náutico, turismo de aventura, pesca esportiva e amadora, prestadores de serviços turísticos, atividades de cruzeiros, embarcações e guia de turismo.

Construída com participação

Segundo o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), João Willy, a Lei foi construída com a participação de todos os atores envolvidos com o turismo náutico e representantes da sociedade civil organizada: trade da Ilha Grande, representante do Parque Estadual da Ilha Grande (Inea); agências de turismo; saveiros; Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau; Capitania dos Portos; Sebrae e vereadores.

– Com a entrada da Lei em vigor, Angra dos Reis só tem a ganhar. Vamos ter como oferecer mais ordenamento e segurança para os moradores de Angra e os milhares de turistas que visitam nossa cidade todos os anos – avaliou o presidente da TurisAngra. A Lei do Ordenamento Náutico completa está disponível no site oficial da Prefeitura (https://bit.ly/2SNkQmt)  e vai entrar em vigor no dia 10 de fevereiro.

Refresco!

Na tarde de domingo, os termômetros marcaram cerca de 35º em Volta Redonda, a solução encontrada pelas crianças para dar um alivio a todo esse calor foi se refrescar no chafariz da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira Rio. A imagem foi registrada pela repórter Franciele Aleixo.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !