Notas e notas -18-05

0

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM 

Foto: Divulgação

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, esteve presente nesta terça-feira, dia 16, na Escola Vocacionada Socioambiental Ciep – 483 – Ada Bogato, localizada no bairro Paraíso de Cima, para uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem. A ação contou com uma roda de conversa sobre resíduos e reciclagem, idealizada pela professora Lívia Barcelos, com a participação dos alunos do 5º ano, além de mulheres catadoras da comunidade e integrantes da Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa (Coopecat), a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa e o coordenador de resíduos sólidos do Saae, Sérgio da Silva.

PROJETO LAÇO AZUL 

O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), promoveu na última semana um curso de capacitação básica em autismo para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que participam do projeto “Laço Azul”. Os pais foram orientados sobre os níveis do TEA, as ações que ajudam a eliminar comportamentos indevidos e a importância do ato de brincar com os filhos – uma prática que auxilia e estimula no desenvolvimento da criança diagnosticada com autismo.

METEORO EM ANGRA DOS REIS 

Foto: reprodução

Um meteoro foi visto durante a madrugada de segunda-feira, dia 15, cruzando o céu em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O fenômeno foi registrado por câmeras de monitoramento do Clima ao Vivo e da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros). Um dos lugares contemplados com esse acontecimento foi Angra dos Reis.

PROFESSORES NOMEADOS

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou 337 professores classificados nos concursos promovidos pela Secretaria de Estado de Educação em 2013 e 2014. As nomeações foram publicadas na edição de quarta-feira, dia 17, do Diário Oficial, e os profissionais, selecionados para os cargos de Professor Docente I – 18 horas e Professor Docente I – 30horas. Os professores, inclusive, já participaram do Programa Integração e Acolhimento dos Novos Servidores. A iniciativa tem como objetivo apresentá-los à estrutura da Secretaria de Educação, aproximar os docentes da pasta e, ainda, disponibilizar informações gerais sobre a rede.

COMBATE AS QUEIMADAS

A fim de traçar estratégias para combater as queimadas no município a Prefeitura de Pinheiral realizou uma reunião na quarta-feira, dia 17, entre as equipes da Defesa Civil, Fiscalização de Ordem Pública e Trânsito e Transporte, Serviços Públicos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Entre as estratégias de prevenção que foram definidas estão ações de conscientização da população sobre os riscos das queimadas por meio das redes sociais da prefeitura, campanha educativa ‘Fumaça zero’ nas escolas e para a população em geral a notificação de proprietários de terrenos sobre a importância da limpeza e retirada de lixo.

FESTIVAL DE DANÇA 

O festival de dança ‘O Corpo Negro’, realizado pelo Sesc RJ, começa em Barra Mansa, nesta sexta-feira, dia19, com uma maratona de espetáculos de dança e mostra audiovisual. A programação gratuita vai acontecer na unidade local do Sesc (Avenida Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom). A partir das 19 horas na tenda do parque aquático, os espetáculos de dança começam com a performance “Minas de ouro”, com as Minas do Samba, uma intervenção urbana guiada pelo sambar e pelo conceito “Escrevivência”, elaborado pela escritora Conceição Evaristo.

 ‘POLÍTICA DE CUIDADOS PARA A PESSOA IDOSA’ 

Os Centros Dia para Idosos da Prefeitura de Volta Redonda são referência para todo o estado do Rio de Janeiro. Por isso, o município foi convidado para participar do seminário “Política de Cuidados para a Pessoa Idosa”, promovido pelo Ministério Público do Rio (MPRJ). O evento, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, na sede do MPRJ, no centro da capital carioca, terá a participação de equipe da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), responsável pela gestão do Centro Dia para Idosos e do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Synval Santos).

OBRAS NO BAIRRO INDUSTRIAL

No dia 16, o prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, ao lado do secretário de Infraestrutura, Israel Cunha, e do secretário de Governo, Diego Boechat, se reuniram com a equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, na Zona Especial de Negócios (ZEN), na estrada Quatis x Floriano. Na ocasião, foi realizada a assinatura e entrega da Ordem de Serviço que dará início às obras do novo Bairro Industrial do município. O projeto da obra foi realizado pela Prefeitura, e será executado pelo governo do Estado. O local vai receber obras de rede coletora de esgoto, distribuição de água potável, drenagem pluvial, calçadas e pavimentação.

RENOVAÇÃO DE CONTRATO

O projeto de Equoterapia da Univassouras, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos foi novamente certificado pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil). A certificação é um reconhecimento da eficiência do trabalho, que é realizado desde 2009, e que tem validade até maio de 2024, podendo ser renovado. O projeto oferece às pessoas com deficiência ou necessidades especiais a prática de equoterapia, que vem a ser um método que utiliza o cavalo na busca de melhorias nos aspectos físico, psicológico, emocional, cognitivo, entre outros. Por ser multidisciplinar, o projeto envolve diversos cursos e alunos da Univassouras.

RUA DO “FERRO VELHO” É PAVIMENTADA 

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Quatis concluiu a obra de pavimentação asfáltica da Rua Carlos Inácio da Silva, conhecida como “Rua do Ferro Velho”, no bairro Pilotos. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o local se encontrava em condições precárias e nunca havia sido pavimentado, o que causava transtorno aos moradores da comunidade que utilizam a via. Em breve, o local vai receber instalação de iluminação de led.

ENTREGA DE RENDA DE VENDA DE LIVRO

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari, realizou, essa semana, a entrega do valor arrecadado com a venda do livro “Igualdade e Progresso”, do Desembargador Wagner Cinelli, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  (APAE) e a ONG integração. O livro, recém lançado, reúne textos e artigos sobre temas relacionados à violência de gênero e empoderamento feminino e tem entre os seus destaques, registros das placas com mensagens de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, colocadas em todo o município de Itatiaia pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

OBRAS NA CRECHE BULHÕES

As obras de construção da creche na Vila Marina, no bairro Bulhões, em Porto Real, avançaram mais uma etapa nesta semana. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Sebastião da Silva, o Silvinho, a escada de acesso ao segundo piso recebeu concretagem; batentes das portas e os revestimentos de parede estão sendo feitos e a caixa d’água está sendo construída. Ele ainda disse que a construção da creche é, sem dúvida, um enorme benefício para os moradores do bairro, especialmente para as mães que precisam trabalhar e necessitam de um lugar para deixar seus filhos, onde recebam toda a atenção e cuidados necessários.

Médio Paraíba recebe 20 novas ambulâncias

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), oficializou na segunda-feira, 15 de maio, em Volta Redonda, o recebimento das 20 novas ambulâncias doadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e cedidas pelos municípios consorciados, além da implementação das Unidades de Suporte Avançado (USAs) que irão dar apoio ao atendimento da demanda do SAMU 192 na região, gerido pelo consórcio. Com 28 médicos atuando junto a enfermeiros e condutores treinados, as unidades serão destinadas às cidades de Rio Claro, Piraí, Valença, Volta Redonda e Barra Mansa para cobertura em casos de urgência e emergência de toda a região do Médio Paraíba, somando forças com as equipes já existentes. Na região, são 21 ambulâncias distribuídas nos 12 municípios e em 15 bases descentralizadas. Em breve, o projeto também contará com médicos nas bases do SAMU de Barra do Piraí e Resende, que passam por reformas e adequações para que o projeto seja colocado em funcionamento.

Foto: Divulgação

Deixe um Comentário