Notas e Notas- 17 de setembro 2019

0

ATLETAS RECEBIDOS COM DESFILE A CÉU ABERTO

Foi com um ‘desfile a céu aberto’ que os atletas pinheiralenses campeões foram recebidos no município nesta segunda-feira,16, pelas ruas da cidade e, logo depois, com a entrega de um certificado de homenagem do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, na sede da Prefeitura Municipal de Pinheiral. Os atletas do programa Ginástica de Trampolim, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, representaram a cidade participando do Campeonato Sul-Americano realizado na cidade de Paipa, na Colômbia, e voltaram para a cidade com 12 medalhas, sendo destas, quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Participando pela primeira vez de um evento internacional, a delegação composta por sete atletas de Pinheiral foram integrados à Seleção Brasileira de Ginástica e se juntaram a cerca de 57 atletas que competiram pelo país, nos dias 3 a 9 de setembro.

AS MEDALHAS

O atleta Rhuan Muniz conquistou a medalha de bronze na modalidade de trampolim individual e a de ouro na modalidade de trampolim sincronizado, bem como, Caio Santiago e Tabatha Beatriz que também garantiram uma medalha de ouro na mesma modalidade. A ginasta, Letícia dos Santos Nery da Silva, 8 anos, conquistou a medalha de ouro no trampolim sincronizado e a prata do duplo minitrampolim. Ainda na modalidade de trampolim sincronizado, Maria Clara Ramos conquistou o quinto lugar, assim como Vitória Januário que além da medalha em trampolim sincronizado garantiu o quarto lugar em duplo minitrampolim, seguido por Caio Santiago e Miguel Cheren, em quarto e quinto lugar, respectivamente.

I SIMPÓSIO DE SEGURANÇA

Três dias de evento, com sete palestras, dois painéis de segurança pública nas esferas municipal e estadual e uma tenda de exposições das forças de segurança no Cais de Santa Luzia, além de apresentações de bandas sinfônicas do Colégio Naval, de Volta Redonda e da Polícia Militar. Assim foi o I Simpósio de Segurança Pública em Angra dos Reis, o primeiro realizado no Sul Fluminense, que reuniu, no Colégio Naval, de quinta, DIA 12 a sábado, dia 14, autoridades, agentes da segurança pública, empresários e sociedade civil. Ao final do evento, organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, o sentimento era de missão cumprida.

DOMINGO NA ESTAÇÃO

A Prefeitura de Vassouras tem promovido por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo eventos diversos e atrações artísticas aos domingos na antiga Estação Ferroviária de Vassouras através do projeto “Domingo na Estação”. O objetivo do projeto foi integrar o espaço da estação onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) com a Feira do Produtor que trocou de endereço no início do ano e passou a funcionar na rua Barão do Amparo, que margeia a estação. Encontro de carros antigos, de motociclistas, atrações musicais e brinquedos têm movimentado os domingos na cidade, oferecendo mais uma opção de lazer para os turistas e visitantes e para os próprios moradores de Vassouras que tem comparecido em grande número e prestigiado as atrações.

PARTICIPAÇÃO DO CAMINHÃO-PALCO

No último domingo, 15 de setembro, o Domingo na Estação contou com a participação do caminhão-palco da Fundação CSN que esteve em Vassouras pela segunda vez este ano por meio de uma parceria com a MRS Logística. A atração foi concorrida e quem passou por ali foi presenteado com uma linda apresentação do Grupo dos Tambores de Aço do projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN. O Domingo na Estação acontece todos os domingos pela manhã na antiga Estação Ferroviária de Vassouras, no centro da cidade, variando entre pequenas, médias e grandes atrações, mas sempre com música (mecânica ou ao vivo) e brinquedos para as crianças aproveitarem gratuitamente.

SEMANA DO TRÂNSITO EM RESENDE

Hoje, a partir das 13 horas, a Divisão de Educação para Trânsito, órgão vinculado à Prefeitura de Resende, dará início a uma série de atividades que marcarão a Semana Nacional do Trânsito. A programação, que se estende até o dia 27 deste mês, inclui palestras, atividades recreativas, premiação de trabalhos apresentados por alunos das escolas municipais, além de um passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial sem carro.  A atividade desta terça-feira é a escolha dos cartazes e maquetes com alunos do 4º e 5º anos da rede municipal, na sede do DET. No dia 18 acontecerá a palestra e atividade lúdica com o tema “Placas de regulamentação, jogos e dinâmica sobre trânsito”, às 13h30, na Escola Um, com alunos do 2º ao 5º ano.

OS 50 ANOS DO ‘BALAIOS MC’ EM PENEDO

Neste fim de semana, Penedo recebeu o ‘Festival Balaios’ que comemorou o aniversário de 50 anos do moto clube com muita música e diversão. O evento recebeu o apoio da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Guarda Municipal. Cerca de 800 pessoas compareceram ao espaço de exposições próximo ao Hotel City Park e puderam celebrar esse reencontro em uma festividade tradicional, cheia de estilos e personalidades marcantes. Para o secretário de Turismo, Alexandre Rezende, a cerimônia reúne motociclista

O ‘BALAIOS MC’

O ‘Balaios MC’ fundado em 1969, rapidamente se difundiu como um símbolo da contracultura no país, inspirados pela cultura que à época vinha do Rio de Janeiro. De acordo com seus membros, a filosofia é caracterizada por um espírito de rebeldia, criatividade e contestação. O nome do clube faz referência à revolta da Balaiada, ocorrida no Estado do Maranhão.

ENCONTRO COM O SECRETÁRIO

O vereador Neném, de Volta Redonda, participou ontem de um encontro com o Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Mauricio Batista. O objetivo foi acertar todos os pontos que ainda faltam para ficar legal, como mais ônibus nos horários de aulas, incluir o bairro Aterrado no itinerário e também sobre a aceitação do cartão de passe dos estudantes pela empresa Cidade do Aço. O parlamentar destacou que segue empenhado em resolver tudo o mais breve possível.

SEMINÁRIO DIOCESANO 

Ontem, em visita à Cooperativa Folha Verde em Volta Redonda, o coordenador do Movimento Pela Ética na Política (MEP), José Maria da

Silva, o Zezinho, conversou com as trabalhadoras e trabalhadores. Eles falaram sobre a grande expectativa sobre o importante evento, o ‘Seminário Diocesano: Cuidar do Nosso Lixo’, que vai acontecer no próximo sábado, 21, em Barra Mansa. Zezinho declarou ter notado o quanto estão animados. Disseram que a expectativa é grande e que vai ser bom para verem o trabalho e as dificuldades do grupo.

APOIO AO EVENTO

Os catadores Fátima Santos, a Fatinha, e Euvaldo Santana, falaram da força dos parceiros na realização e apoio do evento socioambiental. Eles contaram que conversaram com o bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, que garantiu apoio da Diocese ao evento e ao Fórum Justiça e a Rede de Economia Solidária Dom Helder Câmara, que também faz parte da realização do evento. Sem falar das oito instituições e grupos no apoio.

DESAFIOS

Os catadores destacaram que dobrar a produção, de 50 toneladas mês para 100, vai acontecer com o envolvimento de todos no ‘cuidado’, poder público, sociedade e cada cidadão fazendo sua parte. Vale lembrar que representantes da Associação Nacional dos Catadores, várias cooperativas de catadores da região e de empresas já confirmaram presenças no Centro de Promoção Humana (CPH), em Barra Mansa. Para participar interessados deverão se inscrever pelo site Diocesevr.com.br.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Teve início ontem a VI Semana Municipal do Direito à Educação Inclusiva, promovida pela Secretaria de Educação de Piraí. A programação se estenderá ao longo da semana com atividades diversas abertas para o público e outras especiais desenvolvidas nas escolas. O 1º Simpósio de Gestores da Educação Especial Inclusiva do Médio Paraíba foi a atividade inicial da Semana, e contou com representantes do Atendimento Educacional Especializado de Piraí, Barra do Piraí, Resende, Mendes, Rio Claro, Quatis, Volta Redonda e Japeri. Alunas da E. M. Lúcio de Mendonça também realizaram uma apresentação de dança.

O PROPÓSITO

O propósito da Semana é promover o debate acerca da inclusão e as políticas públicas para sua promoção, que não deve ficar restrita apenas ao meio escolar mas atingir a sociedade como um todo. O tema trabalhado este ano é ‘Educação Inclusiva: Qual a diferença que você pode fazer neste trançado?’, colocando todos os sujeitos sociais como partes iguais dessa composição.  “É bonito olhar para trás e ver a visibilidade que esse trabalho de inclusão já alcançou em relação ao início. A política de Inclusão é um desafio imenso, e é por isso que essas atividades são tão importantes”, disse a secretária de Educação Sandra Gomes Simões.

PRAZO DE INSCRIÇÕES NO FIM

Para quem tem interesse em se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está com inscrições abertas até o dia 19 de setembro para os cursos de informática e introdução à robótica. Inscreva-se no site www.faetec.rj.gov.br ou no polo de Barra do Piraí localizado na Rua José Bento de Oliveira, 1005, bairro Química.

CLUBE DO CHORO CAIÇARA

Centenas de pessoas que foram à Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra, na tarde de domingo, puderam conferir mais uma edição do Clube do Choro Caiçara, evento que, mensalmente, reúne músicos da cidade e região para interpretar esse gênero musical surgido no século 19. O projeto, que acontece aos terceiros domingos, começou em março, idealizado pelo músico João Paulo Moreira, para ser um evento voltado para a família angrense e com o objetivo de reunir músicos e amantes da música de Angra e região.

MINISTRANDO PALESTRA

O prefeito de Piraí, Luiz Antonio (PDT), ministrou a palestra ‘O Usos das Tecnologias na Cidade: O Desafio da Saúde’, na última semana, no Fórum de Tecnologia Pública de Piraí, realizado na Agremiação, no Centro. O FxTec, organizado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, trata de inovação, alinhamento e estímulo do desenvolvimento da tecnologia no Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. Foi apresentado o e-SUS, o sistema de prontuário eletrônico. O FxTec reuniu agentes públicos, empresários, comerciantes, prestadores de serviços e líderes de setores produtivos na região do Médio Paraíba.

 INDEPENDENTE É CAMPEÃO DOS VETERANOS 

Em jogo bastante equilibrado e com poucos gols, o Independente venceu a equipe da Vila Odete por 2 a 0, neste domingo, dia 15, e conquistou o título do Campeonato de Veteranos de Itatiaia. A decisão foi disputada no Estádio Municipal Antônio Corrêa. Os gols da partida foram marcados por Rodrigo. Além da premiação com taças e medalhas pra o campeão e vice-campeão, o torneio premiou com troféus, Josiel, da equipe Marrocos como artilheiro, com nove gols, e o goleiro Plinio, do Independente, como o menos vazado, com quatro gols sofridos. Com o sucesso dessa edição, a ideia é que a competição continue no calendário municipal para os próximos anos.

INSCRIÇÕES PAR CURSOS TERMINAM NESTA SEXTA 

As inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição veiculada à Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação, terminam nesta sexta-feira, dia 19. São mais de nove mil vagas distribuídas em unidades de todo o Estado e mais de 30 opções de cursos. O cadastro deve ser feito por meio do site www.faetec.rj.gov.br. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF.

 

Um fato na foto

ALADIM ATRAI MAIS DE MIL EXPECTADORES

Quase mil e quinhentas pessoas prestigiaram a apresentação do espetáculo infantil ‘Aladim’, promovido em Resende, no sábado, 14, no Parque das Águas. Além de um show de produção, os artistas encantaram o público em mais uma das parcerias entre prefeitura e a ArcelorMittal, que já trouxe os espetáculos infantis ‘Peter Pan’, ‘Bela e a Fera’ e ‘Saltimbancos’ para a região, uma vez que além de Resende o evento também é atração em Barra Mansa. Em breve, novos espetáculos serão exibidos em Resende e Barra Mansa, através do AcelorMittal Cultural.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !