Notas e notas – 16-08

0

DESCARTE CORRETO DE LIXO

As Escolas Municipais CIEP e Cruz e Souza, de Porto Real, receberam ontem, a Campanha Cidade Limpa, que visa orientar os estudantes sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico. A ação foi iniciada na última semana pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), onde os profissionais irão em todas as escolas do município para realizar a distribuição de panfletos orientativos.  Segundo a SMOSP, a campanha tem o intuito de fazer com que os alunos entendam a importância da maneira correta de descartar o lixo doméstico e levando o panfleto informativo para suas casas, é uma forma de conscientizar também os familiares.

MAIS DE 100 EMPRESAS NA RODADA DE NEGÓCIOS

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, informou que 110 empresas já foram inscritas para a Rodada de Negócios que vai acontecer no Sesc, no dia 22 de agosto. Por conta da grande procura, as inscrições, que haviam sido encerradas, foram reabertas nesta segunda-feira, 15. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/RJ), o Sicomércio-BM e a Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), além do Metalsul.

COMPRA RJ

A Rodada de Negócios faz parte do programa Compra RJ, que tem o objetivo de criar oportunidades para que micros, pequenas, médias e grandes empresas tenham acesso a grandes compradores (públicos e privados), incentivando a comercialização de produtos e serviços fluminenses. Além disso, os empresários também poderão ter acesso a crédito com taxas exclusivas. O evento vai acontecer no dia 22 de agosto, em dois horários: das 9 às 13 horas (Rodada de Negócios) e das 14 às 18 horas (Rodada de Crédito), no Sesc, que fica na Avenida Tenente José Eduardo, n° 560, no bairro Ano Bom. Para se inscrever como fornecedor na Rodada de Negócios, os interessados podem se cadastrar pelo link: https://forms.office.com/r/NivY3xf4dn.

REVITALIZAÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA

A Prefeitura de Vassouras entregou no sábado (13), a revitalização da Quadra Poliesportiva do bairro Barreiro. O espaço esportivo é o primeiro do bairro e vai atender não só o Barreiro, mas também os bairros vizinhos.  O prefeito Severino Dias, e a vice-prefeita Rosi, estiveram presentes, junto a outras autoridades municipais, como vereadores e secretários, para fazer a entrega simbólica da obra para a população. O nome Quadra Poliesportivo Jorcelino Gomes de Souza, foi escolhido para homenagear uma figura muito querida, que fez a diferença na comunidade. A família do homenageado também estava presente na cerimônia.

MAIS 20 VEÍCULOS IRREGULARES SÃO RECOLHIDOS

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e o 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) retiraram 20 veículos irregulares das ruas em uma semana (entre os dias 8 e 14 deste mês), na operação “VR em Ordem”.  Foram 16 motocicletas e os quatro automóveis removidos ao Depósito Público Municipal. Entre as irregularidades estavam veículos sem placa ou conduzidos por pessoas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com categoria diferente; estacionamento sobre calçada ou em frente a garagem, bloqueando a passagem de veículos e pedestres. Já com relação as motos, por chassi e escapamento adulterados (moto barulhenta).

CNH FALSA-

Em um dos casos, os agentes flagraram um condutor de 51 anos com uma CNH falsa. Eles desconfiaram da cor e textura do papel. O homem revelou que teria comprado o documento falso pela internet há alguns anos por cerca de R$ 2 mil. Ele foi conduzido à 93ª DP (Delegacia de Polícia) e indiciado por falsificação de documento público.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

Mais um importante investimento foi entregue à população de Pinheiral na última quarta-feira, 10 de agosto. Dessa vez, a comunidade do bairro Três Poços pôde comemorar a finalização das obras de drenagem e pavimentação da Rua Euclides Vicentini, que dá fim aos alagamentos e inúmeros transtornos no local. Paga com recursos próprios do município, a obra contemplou também a Rua Helena Corrêa de Miranda, que dá acesso a Volta Redonda, e a Rua I. “Aproveito o momento para dizer que em breve iremos pavimentar mais uma rua do bairro Três Poços, a Darcy Brasil, além de já estarmos de olho em um terreno para a possível construção da sede própria da Unidade Básica de Saúde do bairro ou uma Praça de lazer”, disse o prefeito.

OBRA DE REVITALIZAÇÃO

Foi concluído ontem, um novo trecho da revitalização asfáltica da Avenida Dom Pedro II, no entorno do bairro Village. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), que acompanha o serviço, informa que a revitalização segue em direção ao bairro Vila Real, sem intercorrências. O secretário de Obras, Silvinho, explica que além do trecho já citado, outros pontos da via receberão os serviços de revitalização. “As obras estão avançando rápido e sem dificuldades. Se for necessário alguma alteração no trânsito, a prefeitura irá informar a população com antecedência” – pontuou Silvinho.

600 COROINHAS E SERVAS DO ALTAR

A igreja Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda ficou pequena para receber mais de 600 Coroinhas, Servas do Altar e seus familiares na celebração que marcou o 1º Encontro da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda das crianças, jovens e adultos deste serviço litúrgico. A Santa Missa aconteceu no sábado, 13 de agosto, presidida por Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano. Na Diocese, o ofício conta com mais de mil Coroinhas e Servas do altar divididos nas Paróquias e Comunidades dos Vicariatos de Barra do Piraí, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Com importante papel na igreja, o Coroinha ou a Serva do Altar é o menino ou menina que, nos Templos, ajuda no serviço litúrgico da Missa. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.

PALESTRA NA ACADEMIA DA SAÚDE

Os alunos da Academia da Saúde da Vila Odete, em Itatiaia participaram na segunda-feira, dia 15, de mais uma palestra realizada na unidade, cujo o tema dessa vez foi o “Luto”. A iniciativa faz parte do projeto “Saúde e Bem-estar” que está sendo desenvolvido nas Academias de Saúde do Campo Alegre e Vila Odete, em parceria com o NASF/AB -Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica.

Durante a palestra, a psicóloga Viviane Almeida explicou como o luto pode se transformar em um processo de adoecimento, os tipos de perdas, as fases do luto e as maneiras de vivenciar o luto de forma saudável.

As palestras do projeto são ministradas por uma psicóloga, uma assistente social e uma nutricionista do NASF e os encontros são realizados periodicamente.

 

CRAS ITINERANTE NO ÁFRICA II

O “Cras Vai Até Você”, projeto itinerante da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia, estará nesta terça-feira, dia 16, no período de 9 horas ao meio-dia, na localidade do África II, no bairro Penedo. Os moradores terão acesso a serviços como retirada de vias de documentos (RG, CPF, certidões de casamento, nascimento, título de eleitor, etc) e orientações sobre Cadastro Único, o programa Supera RJ e a Carteira do Idoso.

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marise de Carvalho, o projeto “Cras Vai Até Você” já visitou diversos bairros e realizou centenas de atendimentos. “É muito importante que os usuários estejam atentos aos dias de visita nas comunidades. É uma grande oportunidade de tirar dúvidas e ter acesso a benefícios e programas”, explica a secretária.

NOVA QUADRA DE ESPORTES EM FALCÃO

Os moradores Do distrito de Falcão, em Quatis, já contam com uma nova área de esporte e lazer. A Prefeitura de Quatis inaugurou na última sexta-feira, dia 12, a Quadra de Esportes Luis Ricardo de Rezende Pacheco. A nova quadra foi entregue a comunidade pelo prefeito Aluísio d’Elias e o vice Paulo Vitor da Silva, o Vitinho. Também participaram da inauguração os vereadores Carlos Alberto Reygio, Casoba, Luiz Fernando Faria, o Maninho e Alex d’Elias. Após a cerimônia, para estrear o mais novo espaço, aconteceu o amistoso de futsal entre os times Asa Branca Master e Falcão Master. Com a obra de revitalização, a quadra passa a contar com arquibancada, piso tátil, bancos de reservas e de torcedores, pintura interna e externa e iluminação.

MAIS OBRAS

Com mais uma reforma realizada no município, o prefeito Aluísio afirma que vai continuar trabalhando pelo esporte e garantiu mais reformas em outras áreas de lazer do município. “A quadra será para vocês e todos que queiram praticar atividades esportivas e sociais. Esse é o compromisso da nossa gestão, concluir obras que estavam estagnadas, construir novas obras necessárias para o município, entregar serviços de excelência, porque esse é o objetivo, devolver para a população a aplicação efetiva de política pública. Imensamente grato por mais essa entrega ao nosso município. Seguimos trabalhando”, enfatizou.

HOMENAGEM

Durante o evento, foi realizada uma homenagem a Luis Ricardo de Rezende Pacheco, que leva o nome da atual quadra. Aos 13 anos, Luis Ricardo faleceu em um acidente de carro no dia 26 de dezembro de 1980, na estrada que liga Falcão à Ribeirão de São Joaquim. O garoto estudou no ensino fundamental em Falcão e concluiu o restante dos períodos na sede do município. Maria Elisa Pacheco, mãe de Luis Ricardo, foi recebida no local do evento para prestigiar a homenagem. A quadra também leva uma simbólica homenagem ao morador do distrito e amante do futebol, Foguete. Quem passar pela área externa da quadra poderá ver o desenho de uma camisa de número 5 com o seu nome, a qual era usada por ele. Sua esposa, Marília Ribeiro, foi quem esteve na cerimônia e presenciou o marco simbólico.

DESCARTADOS CASOS DE VARÍOLA EM QUATIS

Em comunicado veiculado na segunda-feira, dia 15, nas Redes Sociais, a Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde descartou os casos suspeitos da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município. Dos três casos suspeitos da doença, o último que estava sendo aguardado o resultado dos exames laboratoriais deu negativo para o vírus nesta segunda-feira. “A Secretaria ressalta que neste momento não se encontra mais nenhum registro de casos suspeitos. Solicitamos a população, que em caso de início súbito de lesão em mucosa e/ou erupção cutânea, em qualquer parte do corpo, além de febre, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e adenomegalia (ínguas), que a população procure imediatamente atendimento hospitalar”, informa o comunicado. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (24) 3353-2624 ou 3353-2918.

SERVIÇOS SUSPENSOS NA SALA DO EMPREENDEDOR DE QUATIS

Os serviços e atendimentos na Sala do Empreendedor em Quatis serão suspensos nesta terça-feira, dia 16, em virtude de um curso de capacitação no Rio de Janeiro, que vai contar com a participação da equipe. Dessa forma, a Sala do Empreendedor ficará fechada e só retornará com o funcionamento na quarta-feira, dia 17.