Notas e notas – 13-12

0

SALÁRIO DE JANEIRO ANTECIPADO

A Câmara de Vereadores de Resende aprovou, na última terça-feira, a indicação verbal do vereador Edson Vieira Miranda (PPS), o Peroba, reivindicando ao Poder Executivo a antecipação salarial do mês de janeiro de 2019 para todos os servidores municipais. Ao justificar a propositura, Peroba disse que a indicação vem de encontro ao anseio dos servidores municipais que contam com a antecipação salarial para melhor gerenciar seus rendimentos e utilizá-los nas festas familiares de fim de ano. “Acredito que esta atitude vai valorizar um pouco mais os servidores e trará mais dignidade para esta classe que tanto trabalhou durante o ano”, argumentou o vereador Peroba.

CRIANÇAS VENCEDORAS DA COPA REI PELÉ RECEBEM MEDALHAS 

Durante a inauguração do Centro de Excelência Academia de Futebol Pelé, na região da grande Alegria, em Resende, o ex-jogador Pelé, na terça-feira, premiou os participantes de um projeto social de futsal desenvolvido pela Prefeitura, que venceram a Copa do Rei, promovida no último dia 1º de dezembro, no Parque Tobogã. Emocionados, os alunos do time Unidos do Novo Surubi, que ganharam a competição, receberam suas medalhas das mãos de Pelé e ganharam também a oportunidade de conhecer as dependências do Centro de Treinamento.

PROJETO 

O projeto social, que foi iniciado em 2016 por meio de uma parceria com o Resende Futebol Clube, visa a descoberta, a preparação e o desenvolvimento de atletas para o futsal e para o futebol de campo, através de seletiva, conhecia como peneira.

CONFRATERNIZAÇÃO DE IDOSOS 

Idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Itatiaia, participaram, ontem, de uma festa de confraternização. A festividade, que marcou o encerramento das atividades de 2018, foi oferecida para os mais de 250 idosos da unidade. O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB) participou da confraternização. Além da decoração especial com tendas e enfeites natalinos, encenação de uma peça teatral, apresentação de canções natalinas, os idos participaram de sorteios de prêmios e de um almoço servido no local.

QUALIDADE DE VIDA 

Para o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, foi uma grande satisfação participar de mais uma confraternização, além de destacar a importância do CCI. “É uma satisfação muito grande participar dessa festa. Quero reforçar o nosso compromisso com a população de Itatiaia e em especial também com o CCI e com a Secretaria de Assistência Social. Quero lembrar a todos que estamos atentos ao CCI e trabalhando para melhorar cada vez mais qualidade de vida dos nossos idosos melhorando e ampliando os serviços. Reafirmo que muitos são os problemas encontrados e enfrentados, mas estamos trabalhando muito. Sozinhos eu e o vice Jabá não vamos conseguir, mas com juntos com todos vocês vamos construir uma nova cidade e esse é o nosso objetivo”, disse o chefe do Executivo.

CCI 

Para melhor atender os participantes O CCI oferece no município oficinas, confraternizações, palestras e passeios. Todas as atividades são gratuitas e atendem usuários com idade acima de 60 anos. Para que os moradores de outros bairros possam participar, o CCI também oferece aulas em Núcleos como os bairros Vila Flórida, Penedo e Maringá.  Tanto em Penedo, quanto em Maringá as aulas são realizadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do bairro. Em Maringá as aulas também são abertas para os moradores de Maromba. O CCI fica na Rua Coronel José Mendes Bernardes, s/n, Vila Paraíso. Mais informações pelo telefone (24) 3352-3434

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRECHO DA BR-393

Volta Redonda está prestes de conseguir a municipalização do trecho de 12 quilômetros da BR-393 que corta o município. O prefeito Samuca Silva sancionou ontem, no Palácio 17 de Julho, o projeto que autoriza a prefeitura a realizar o convênio de municipalização junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte). Desde o início do mandato, o prefeito Samuca Silva tem se empenhado para conseguir a municipalização da BR-393. Samuca e o presidente da Câmara de Vereadores, Washington Granato, autor do projeto de autorização do convênio, estiveram juntos em Brasília para debater o tema com o DNIT. O convênio entre a prefeitura de Volta Redonda e o DNIT deverá ser assinado ainda em dezembro, em Brasília.

PRAZO ACABANDO

Cerca de 400 beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e mais 2.075 do Bolsa Família, moradores de Resende, poderão perder seus benefícios sociais em 2019, caso não cumpram as exigências do Governo Federal. Para que isso não aconteça, os beneficiários do Bolsa Família precisam apresentar, imediatamente, no CRAS de referência de seu bairro, toda a documentação exigida, de todos os membros da família. Já os beneficiários do BPC têm até a próxima sexta-feira, dia 14, para se registrarem no CadÚnico.

O BPC 

Pago mensalmente pelo Governo Federal, o BPC é um benefício, no valor de um salário mínimo, concedido a deficientes de qualquer idade, ou idosos com mais de 65 anos, com renda per capta de até 25% do salário mínimo e, por isso, incapazes de prover seu sustento. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, responsável pela gestão do Cadúnico em Resende, a partir de novembro de 2017, quando o Governo Federal publicou o decreto 8.805/2016, todas as pessoas que recebem o BPC ficaram obrigadas a se registrar no Cadúnico. O cadastramento deve ser feito no CRAS de referência do beneficiário, ou seja, o mais próximo de sua casa. O atendimento no local é feito de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.

TAMBÉM EM PINHEIRAL  

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como benefício LOAS, têm até dezembro para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O registro é obrigatório. O benefício mensal no valor de um salário mínimo é voltado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até um quarto de salário mínimo por pessoa (R$ 238). Em Pinheiral, o beneficiário ou responsável familiar pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dos bairros Parque Maíra ou Cruzeiro ou um posto do Cadastro Único, munido do CPF de todos os membros da família do beneficiário.

CORAL ALVORADA

O Sider Shopping, em Volta Redonda, está em clima de Natal com a presença do Papai Noel e com a decoração inspirada na alegria do Circo. E para trazer ainda mais toda a magia natalina para a cidade, o Sider realiza mais nesta quinta-feira, 13, às 19 horas, mais uma edição da Cantata de Natal. Haverá apresentação do Coral Alvorada da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). E no dia 21, uma sexta-feira, às 19h30min, a apresentação será do Coral da Primeira Igreja Batista do bairro Retiro. As cantatas acontecem no 3º Piso, na praça de alimentação, com entrada gratuita e classificação livre.

MOSTRA FINAL DE ARTES 

A Academia da Vida, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), que funciona no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, fez nesta semana a mostra final dos trabalhos de artes dos seus alunos. O evento, que aconteceu na sede da academia, teve apresentação do Coral da Terceira Idade e apresentações de teatro, com as peças “Salvar o Planeta” e “Consciência e Liberdade”. Cerca de 120 alunos em quatro turmas participam do curso de teatro. O prefeito Samuca Silva, destacou a importância dos trabalhos dos alunos da melhor idade.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

No próximo ano, a Academia da Vida, em Volta Redonda, vai estar funcionando nas dependências da Ilha São João, dividindo um espaço mais amplo com a secretaria municipal de Esporte e Lazer. As inscrições já estão abertas no Estádio para as novas turmas de 2019. Segundo a diretora da Academia, Márcia Regina da Silva, cerca de 400 alunos terminaram os cursos este ano. Disse a diretora que eles não aprendem somente artesanato, mas o conteúdo, o conhecimento das artes, onde estudaram obras famosas das artistas plásticas Tarsila do Amaral, Beatriz Millazes e a mexicana Frida Khalo. A Mostra é a oportunidade deles mostrarem aos seus familiares o que aprenderam e produziram durante o ano.

 FISCALIZAÇÃO EM BANCOS

O Procon de Barra Mansa fiscalizou na terça e quarta-feira, dias 11 e 12, as agências bancárias do município. A operação teve a finalidade de verificar o cumprimento lei municipal que estipula em 20 minutos o tempo máximo de espera na fila para que o consumidor/cliente seja atendido.O órgão de defesa do consumidor fiscalizou dez agências. Todas cumpriram o prazo estipulado pela legislação.  Para o gerente do Procon, Felipe Fonseca, a grande função do órgão é atender aos consumidores, realizando operações de fiscalização em supermercados, papelarias, entre outros estabelecimentos comerciais, inclusive as agências bancárias.

LEI 

O consumidor/ cliente que esperar mais de 20 minutos pelo atendimento deve se encaminhar ao Procon – BM com o comprovante demonstrando a demora pelos serviços bancários a fim de formalizar a denúncia.  O Procon fica localizado no térreo da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luis Ponce, 263, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30min.

FENÔMENO DO BARRA MANSA

A categoria sub 13 do Barra Mansa Futebol Clube terminou a temporada levantando o troféu de campeão da Copa Ouro 2018. E um dos destaques do elenco foi o zagueiro Natã Puras que, com 12 anos, vem evoluindo com o seu futebol elegante e eficiente.“Uma das principais promessas da base do Barra Mansa, o menino parece de gelo. Ele não erra”, – comentou Genivaldo sobre o jovem Natã.

JOGOS DE AZAR

Um homem, de 53 anos, foi detido na tarde de terça-feira, dia 11, na Rua Maria Resende, no bairro Cambota, em Valença. Segundo a Polícia Militar, ele, que é dono de um bar, foi flagrado em seu estabelecimento com duas máquinas caça níqueis (em funcionamento) e R$ 154 em espécie. Ele foi encaminhado para a 91ª Delegacia de Polícia, onde, após prestar esclarecimentos, foi liberado.

MANUTENÇÃO EM AVENIDA

A Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda realizou ontem a manutenção da Avenida Francisco Cristovão Torres, no bairro São Luiz. O local teve um afundamento da pista, a rede pluvial quebrou e até o momento a secretaria realizou a troca de 15 metros de manilhas. A previsão é de que a obra termine até a sexta-feira, dia 14.

VIAGEM DA MELHOR IDADE

A programação da Viagem da Melhor Idade de Volta Redonda entra na reta final. A semana foi marcada pela participação dos idosos dos Grupos de Convivência da Secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC), que viajaram na segunda e quarta-feira, dias 10 e 12. O roteiro, que incluiu passeio no Cristo Redentor, AquaRio Porto Maravilha, Boulevard Olímpico e visita externa ao Museu do Amanhã, foi escolhido por 275 idosos. Ao todo, 2.930 idosos são cadastrados. O último grupo parte da Ilha São João rumo ao Rio de Janeiro hoje.

UM FATO NA FOTO

Show de estudantes no Espaço Z

 Os alunos dos cursos de música oferecidos pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, de Resende, por meio da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, sobem ao palco do teatro do Espaço Z, situado no Centro, para mais um show de encerramento das atividades. A apresentação de hoje dos adolescentes com idade de 13 a 17 anos e adultos acontecem a partir das 19h30min. Desde a última quarta-feira, aproximadamente 200 alunos, a partir dos cinco anos de idade, estão se apresentando. Ao todo, serão apresentados 30 números musicais, sendo 15 na primeira noite e outros mais 15 na segunda.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !