Notas e notas – 13-08

0

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

Foto: divulgação

O controlador-geral de Barra Mansa, Rodrigo Amorim, se reuniu nesta sexta-feira, 12, com membros da Comissão Permanente de Ética Pública. A pauta do encontro, que aconteceu na prefeitura, foi o novo Código de Ética do Servidor. O documento de conduta profissional serve para estabelecer os deveres dos servidores e parâmetro para eventuais punições por faltas que possam ser cometidas. Ele foi publicado através do Decreto 10.824/22 e é um dos pilares do Programa de Integridade e Compliance, que vem sendo implantado pela administração pública municipal.

COMISSÃO DE ÉTICA 

A Comissão de Ética, que se reuniu com Rodrigo Amorim, é formada por servidores municipais efetivos de diversas Secretarias. Exemplos de conduta adequada ao desempenho de suas funções no dia a dia, eles planejaram uma agenda de comunicação do documento aos demais servidores. “O Código de Ética impacta positivamente sobre o cotidiano, já que cria um ambiente de segurança e contribui para a satisfação do servidor. Também aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, além de melhorar o sistema de governança e a imagem do município perante a população”, ressaltou Amorim.

INTEGRAÇÃO 

Uma reunião com os secretários municipais também está sendo planejada para que eles possam se inteirar ainda mais sobre o novo Código de Ética e divulgá-lo em seus setores. Uma importante ferramenta organizacional para a manutenção das normas de conduta, que permite a aproximação dos servidores com a administração pública, é a Ouvidoria. Assim, possíveis faltas podem ser reparadas e diretamente atribuídas a quem, de fato, as cometer. Denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou sugestões podem ser feitas através dos seguintes canais: Telefone: (24) 2106-9018; – e-mail: [email protected] – Site da PMBM: barramansa.rj.gov.br- Portal Transparência: portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br.

GM RETIRA VEÍCULOS ABANDONADOS DAS RUAS

A Guarda Municipal de Barra Mansa intensificou nesta semana a retirada de veículos abandonados em ruas da cidade. Vários bairros foram percorridos pelos agentes, que apreenderam seis automóveis. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, nos últimos 12 meses, 153 já foram recolhidos das vias públicas. O secretário da Pasta, Capitão Daniel Abreu, destaca que os trabalhos são contínuos devido aos riscos causados por casos como estes. “Estamos realizando o recolhimento de veículos abandonados em vias públicas que prejudicam o trânsito, colocando em risco à saúde devido à proliferação de vetores de doenças. Além disso, o sinal de abandono causa a sensação de insegurança. Estamos buscando realizar esse trabalho de forma a deixar nossa cidade organizada e livre de veículos abandonados. Moradores que souberem a localização de automóveis nesta situação podem entrar em contato com a Guarda Municipal, através dos telefones 153 ou (24) 3028-9369”, ressaltou Abreu.

TRANSPORTADORAS  FISCALIZADAS

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 12, uma operação com o intuito de fiscalizar transportadoras instaladas próximo ao Rio Bocaina, no bairro Siderlândia. O objetivo foi coibir o armazenamento inadequado de combustíveis, a utilização indevida da Área de Preservação Permanente (APP), bem como verificar a existência de licença ambiental e o cumprimento das condicionantes de validade das empresas já licenciadas.

OPERAÇÃO 

“Na operação, participaram cinco agentes e dois engenheiros ambientais da gerência de licenciamento ambiental. Verificamos o funcionamento de empresas de transportes que realizam o abastecimento de veículos e manutenção, que são passíveis de licenciamento ambiental. A falta da licença e uso indevido de áreas de preservação permanente podem acarretar em multa e interdição da atividade”, explicou o gerente de Fiscalização da Secretaria, Felipe Rodrigues. Ainda segundo Meio Ambiente, na operação desta sexta-feira, três empresas foram notificadas e uma multada.

PREFEITURA COM ILUMINAÇÃO DO AGOSTO LILÁS

O Palácio Municipal 5 de Novembro, sede da Prefeitura de Porto Real, está todo iluminado, refletindo a cor Lilás, desde quinta-feira, dia 11. A iluminação é em alusão ao Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha. O prefeito Alexandre Serfiotis contou que este é um dos trabalhos intersetoriais da Secretaria Municipal de Governo, para que as campanhas sejam reforçadas junto à população.

DIREITO DO TRANSPORTE GRATUITOS PARA PCD

O direito ao transporte público gratuito para Pessoas com Deficiência (PcD), foi o tema do terceiro encontro do Projeto Unidade na Diversidade, realizado na quinta-feira, dia 11, no CRAS Novo Horizonte, em Porto Real. A ação contou com representantes das famílias inseridas no público alvo do Projeto, sendo estas, atreladas ao Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família, PAIF.

PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 

Foto: divulgação

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia realizou na quinta-feira, dia 11, uma palestra dentro da programação da Campanha Agosto Lilás. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal. O tema abordado pelo psicólogo e coordenador do Centro de Referência do Homem de Duque de Caxias, Paulo Sarcon, destacou a importância da conscientização dos homens no combate à violência e os tipos de violência: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

MÚSICA NA FEIRA REÚNE SUCESSOS DO PAGODE

Resende recebe nova edição do tradicional “Música na Feira” neste domingo, dia 14, na Feia do bairro Jardim Jalisco. O projeto é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A apresentação ficará por conta do cantor Kadu Silva, a partir das 10h30min.        Neste domingo é celebrado o Dia dos Pais e o Música na Feira poderá ser uma oportunidade para as famílias celebrarem esta importante data. O projeto já é tradicional em Resende e atrai moradores também da nossa região. Assim conseguimos divulgar os artistas locais e ajudar a movimentar a economia local com a venda dos produtos”, disse o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.

FESTA DIA DOS PAIS EM ITATIAIA

Neste sábado, dia 13, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Itatiaia vai realizar uma comemoração especial de Dia dos pais. A festa será realizada até às 13 horas, na Casa da Cultura, no Centro da cidade, e contará com gincanas de pais e filhos, com diversas brincadeiras antigas, torneio de truco e de tênis de mesa, recreação infantil, barbeiro e apresentações musicais. O público contará, durante todo o evento, com a participação da Banda Quartetum Brasil e do DJ Carlos Fialho. A entrada é gratuita.

SAÚDE EM MOVIMENTO

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a ACJ Condomínios lançou na manhã desta sexta-feira, 12, o projeto Saúde em Movimento, que tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis entre suas colaboradoras e integrantes de empresas parceiras.  “A atividade física é fundamental para termos mais qualidade de vida. Por isso lançamos esse projeto, que vai permitir que as nossas colaboradoras e participantes parceiros sejam acompanhados por diferentes profissionais, que abordarão pilares importantes sobre saúde emocional, atividade física e alimentação saudável”, explicou Clarissa Ferreira, diretora da ACJ Condomínios.  No mês de agosto, a empresa vai realizar uma série de ações que envolvem a promoção da saúde e qualidade de vida.